Ir para conteúdo
kabanas22

[MeuPS4] O PlayStation 4 é o melhor console da história da Sony?

Recommended Posts

spacer.png

Dono incontestável da geração, console marcou época, mas já pode ser considerado superior a seus antecessores?

 

O ciclo do PlayStation 4 parece já estar se encerrando, mas ele vai pendurar os DualShocks em grande estilo, provavelmente no fim do ano que vem. Afinal, o console foi líder absoluto da geração, com quase 100 milhões de unidades vendidas e games inesquecíveis. Fica uma responsabilidade enorme para o seu sucesso. Porém, como é a relação com os anteriores?

 

A marca PlayStation nasceu em 1994 com o primeiro videogame da Sony, e viveu grandes momentos com o PlayStation 2, de 2000, e o PlayStation 3, de 2006. O Play 2, inclusive, é, até hoje, o mais vendido da história dos games, com mais de 155 milhões de unidades. Ou seja, tem muito background na empresa japonesa antes do PS4.

 

Contudo, há quem acredite que o PlayStation 4 é o grande console da franquia. O domínio dele frente à concorrência nos últimos anos é impressionante. E o Meu PS4 vai analisar o retrospecto do aparelho em relação aos seus “irmãos mais velhos”. Afinal, não são apenas vendas que dizem o quão marcante foi um produto para sua indústria, não é mesmo?

 

A origem
O início dos anos 90 foi o “boom” dos games. E o PlayStation foi um dos responsáveis por isso. Afinal, vendeu mais de 104 milhões de unidades. Ele é o quarto mais comercializado da história, atrás apenas do PS2, Nintendo DS e Game Boy. Ou seja, dentre os chamados “consoles de mesa”, ele é o segundo.

spacer.png

 

O aparelho, de geração 32-bits com leitor de CD, marcou época, com títulos inesquecíveis. Porém, a maioria deles vinha de third-parties. De exclusivo, só mesmo Crash, que virou o “mascote” da marca, e o jogo de corrida Gran Turismo. Mas os destaques mesmo foram de outras empresas.

 

Resident Evil, Silent Hill, Tomb Raider, Medal of Honor, Dino Crisis, Twisted Metal, Final Fantasy, Winning Eleven, Syphon Filter. Quem teve o prazer de jogar isso no aparelho original, sem dúvidas, não se esquece. E, claro, o saudosismo vem à mente quando o jogador fala do primeiro PlayStation.

 

Porém, o seu sucessor veio para provar que ele era somente o primeiro passo. Afinal, o PlayStation 2, emoções à parte, foi muito mais marcante do que o console original.

 

A popularização
A liderança dele na história das vendas de consoles de todos os tempos é indiscutível. O PlayStation 2 foi o que popularizou, de fato, a marca. Claro, muita gente migrou do PS1, porém a quantidade de novos usuários que chegaram ao Play 2 – e o têm até hoje como inesquecível – é absurda.

spacer.png

 

Só no primeiro dia após seu lançamento, em 2000, no Japão, foram mais de 980 mil PS2 vendidos. Os destaques foram o começo da conexão online, a nova versão do DualShock, e a retrocompatibilidade com games e acessórios do seu antecessor. Era um pacote completo. Especialmente com os novos jogos exclusivos.

 

Sim, ele também teve games de third-parties inesquecíveis. Mas foram os títulos da própria Sony Computer Entertainment que brilharam nessa geração. ICO, Shadow of the Colossus, God of War, Jak and Daxter, Ratchet & Clank… Tudo isso abriu espaço para as sequências e as novas criações do PS3 e do PS4.

 

O PlayStation 2 era uma clara evolução do 1. Não chegou a ser um grande salto em termos de tecnologia, como foi dele para o PS3, mas sim um upgrade. A Sony pegou o que foi bem sucedido no seu primeiro console, aprimorou e lançou o segundo – agora, adotando o preto como cor. Não poderia ter dado mais certo, não é mesmo?

 

A dúvida
O sucesso do PlayStation 2, porém, teve um ponto “negativo”: o PlayStation 3. O console não foi o que todos esperavam. Dos quatro até hoje, é o que vendeu menos, com “só” 87 milhões de unidades. Ele teve um começo conturbado no mercado e só fez sucesso mesmo muitos anos depois do lançamento, com a versão Slim.

spacer.png

 

A apresentação do console foi desastrosa. O joystick novo foi reprovado pelos fãs, o preço (US$ 600) assustou e o trabalho com third-parties para criarem jogos não foi fácil, devido às características do console. Até a fabricação do PS3 teve problemas, a distribuição dele para o mundo, também. Enfim, foi um começo com o pé esquerdo.

Talvez por isso a Sony tenha investido tanto em exclusivos; e que bom que fez isso, aliás. A franquia Uncharted, The Last of Us e God of War 3, por exemplo, são experiências muito aclamadas pelo público e crítica desse período. Sem dúvida, eles foram os responsáveis por muitas vendas do console.

 

Além, claro, de blockbusters de outras empresas. Vale destacar GTA V, que é um sucesso até hoje, seis anos depois. Produto mais lucrativo da história do entretenimento, o game, com história envolvente e componente online viciante, fez tanto sucesso que ganhou até versão para o PS4 posteriormente.

 

O PlayStation 3 consolidou a “presença da Internet” nos jogos, valorizando a jogabilidade online e também as relações sociais pelo console. Além disso, era reprodutor de Blu-Ray, facilitando o acesso a filmes nesse formato. Foi descontinuado em 2017, mas longe de ser aquela decepção do começo. É uma bela história de volta por cima.

 

O auge
O lema do PlayStation 4 diz tudo: “4 The Players”. Ou seja, “para os jogadores”. A Sony ouviu seu público, aprendeu com a sua história e lançou o seu videogame mais refinado. Seu primeiro ano foi tímido em termos de jogos, mas a chegada ao mercado foi bastante superior ao que vimos no PS3. A reta final forte da última geração foi decisiva para isso.

spacer.png

 

Tanto que muitos títulos de sucesso, como The Last Of Us e o próprio GTA V, “voltaram”, com edições adaptadas para as novas possibilidades técnicas trazidas pelo PS4. Com os gráficos em um nível bem acima do que se viu anteriormente e novas tecnologias para a interação com os amigos, ele chegou com tudo.

 

Mas o que chamou a atenção mesmo foram seus jogos. A Sony abriu os cofres, comprou estúdios e licenças, reviveu clássicos, criou novidades… A era que vivemos, sem dúvida, pode ser considerada de ouro para a empresa e para os games em geral. O PlayStation 4 atropelou seu concorrente inicial, o Xbox One.

 

Uncharted 4, Uncharted Lost Legacy, Horizon Zero Dawn, God of War, Marvel’s Spider-Man, Bloodborne, Days Gone. Sem falar no que ainda está por vir, como Death Stranding, The Last of Us Part 2 e Ghost of Tsushima. Nesse quesito, que é o mais importante, nenhum outro console da Sony agradou tanto os jogadores.

 

Assim como seus antecessores, também teve uma versão Slim, que agradou. Mas inovou com uma edição “.5”. O PS4 Pro, que é um upgrade para o console se adequar aos novos tempos de TVs de alta resolução, com suporte ao 4K. Além do PSVR, óculos de realidade virtual que trouxe a tecnologia imersiva para todos a um preço acessível.

spacer.png

 

Ou seja, o PlayStation 4 não é o que mais vendeu, mas é o que teve mais jogos exclusivos de qualidade e o que mais inovou. Ser o mais poderoso é óbvio, afinal, ele é mais recente. Porém, ter a coragem de investir tanto e conseguir entregar algo com tamanha qualidade, tanto em hardware quanto em software, não é fácil.

 

Por isso, não é nenhum absurdo dizer que o PlayStation 4 é o maior console da história da marca PlayStation. Pelo menos, até o seu sucessor ser lançado, não é? Mas como o PS3 já nos mostrou, nem sempre o aparelho que vem depois de um hit consegue superá-lo. Resta torcer para que a Sony tenha aprendido com isso e se supere mais uma vez.

 

Fonte: meups4

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tirando os portáteis, tive todos os Playstation..todos para sua época foram épicos..e sempre o seguinte superou as expectativas..já tive o XBox 360 quando também tinha o PS3, mas os jogos exclusivos foram que me cativaram e me levaram a manter apenas a Tia Sony..e não me arrependo em nada de ter comprado eles..

Tomara que siga nesta linha..que o próximo venha a agregar muito mais a toda a comunidade..mantendo sempre a qualidade e dedicação que sempre tiveram..a marca é forte e ultimamente esta difícil ser superada..os números falam por si só..

E na minha opinião o 4 é o melhor console da Sony..

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Em termos de biblioteca, que é o que importa para mim, o PS4 fica atrás do PS3 e do PS2, embora tenha ótimos jogos também.

 

Mas minha lista de pendências de PS4 ainda é grande, talvez mais para frente a minha percepção mude.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pra mim tá sendo o melhor.

 

Foi o que eu mais aproveitei desde o início dessa geração. Tanto nas jogatinas onlines (no início da geração jogar BF com 64 players simultâneos foi um experiência única), quanto nos excelentes exclusivos, muitos jogos japoneses (jrpg, musou, luta de anime) que a biblioteca do ps4 é bem ampla pra quem curte jogos de nicho também.

 

Espero que essa geração dure mais um pouco mesmo depois do lançamento do ps5.

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Nunca tive o PS2 (e nem PSP) da tia Sônia. De todos os consoles que tive o ranking fica assim, justamente o console mais vendido rsrs 

 

Listar todos os consoles que eu tive e na ordem de preferências, visando aos jogos EU JOGUEI... pois não joguei todos os jogos possíveis por console, então não darei notas aos jogos que me falaram que era legal e tals, e se eu joguei certos games remasterizados/remake em um console mais novo é ponto pra ele e não pro console original rsrs... enfim bora lá:

 

- Super Nintendo  

- PS4  

- PS3

- PSOne 

- Master System

- PS Vita

- GameBoy

- PC  (rrssr)

 

Edit:

pensando aqui, os melhores exclusivos e jogos ícones de outros consoles tiveram remasters/ remake para PS3 e principalmente para PS4, acho impossível estes dois consoles ficar atrás dos outros dois consoles mais antigos da Sony. 

Remake dos 4 games do Crash Bandcoot, trilogia do Spyre, remasterização do Final Fantasy 7 8 e 9 para PS4 e ainda um Remake do FF7 ainda pra sair.  Residents Evil da vida... e outros games de PSOne que não me recordo agora

Do PS2 os remasters God of War, Ico, Shadow of Colossos, trilogia do Sly Cooper, trocentos games do Ratchet & Clank, trilogia do Prince of Persia, Jak e Daxter, Final Fantasy X/ X-2 FF12, Metal Gear Solid, Davil May Cry e uma outra porrada de games ai que não me vem a cabeça.

 

Muitos reclamam de remasterizações eu já adoro, não tive PS3 pra mim é a oportunidade de joga-los. Sem falar nas ótimas lembranças de rejogar games com uma qualidade melhorada como os games que já havia jogado no PSOne ;]

 

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
2 horas atrás, MARGOVE disse:

Tomara que siga nesta linha..que o próximo venha a agregar muito mais a toda a comunidade..mantendo sempre a qualidade e dedicação que sempre tiveram..a marca é forte e ultimamente esta difícil ser superada..os números falam por si só..

Retrocompatibilidade, velocidade carregamento dos jogos, qualidade gráfica (com o Ray tracing) e já com várias afirmações e algumas suposições de games para a futura geração... acredito que será o melhor salto de geração de todos os tempos da titia 

 

59 minutos atrás, jon86rodriguez disse:

Espero que essa geração dure mais um pouco mesmo depois do lançamento do ps5.

Acredito que mais uns 1 ano de lançamentos frenéticos ainda, +1 ano de bons lançamentos e a partir do 3º ano (SENDO MUITO OTIMISTA) começa a desandar, por conta da retrocompatibilidade e a vasta compra do 1ºano do console PS5 batendo recordes de vendas de consoles rsrs

 

1 hora atrás, samuel_hsc disse:

Em termos de biblioteca, que é o que importa para mim, o PS4 fica atrás do PS3 e do PS2, embora tenha ótimos jogos também.

Mas minha lista de pendências de PS4 ainda é grande, talvez mais para frente a minha percepção mude.

PS3 já tem 10 anos, certamente vc jogou por varios destes anos aí... vc com seu PS4 provavelmente jogou pouca coisa ainda comparado com o PS3. Deve ser por isso. Bom, sei lá tbm rsrs Opinião cada um tem o seu kkkkk  eu mesmo acho que o PS4 mesmo com menos tempo de casa acho que em proporção de games superou o PS3 porém andando de mãos dados as Garapas veio em grande peso tbm, ultrapassando tbm negativamente em questao de games. 

 

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pra mim o melhor ainda foi o ps1. Ele mudou do plano 2d para o mundo 3d. Essa diferença ainda é pra mim a maior revolução da indústria. As gerações só aperfeiçoaram. Algumas inovações não vingaram (3d, sensor de movimento, etc) e convenhamos alguns jogos do ps1 são lembrados como melhores de todos os tempos, como Metal Gear, FFVII, Castlevania Symphony of The Night, Resident Evil.

  • Haha 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
5 horas atrás, kabanas22 disse:

Ou seja, o PlayStation 4 não é o que mais vendeu, mas é o que teve mais jogos exclusivos de qualidade e o que mais inovou. Ser o mais poderoso é óbvio, afinal, ele é mais recente. Porém, ter a coragem de investir tanto e conseguir entregar algo com tamanha qualidade, tanto em hardware quanto em software, não é fácil. 

Isso é piada com minha cara não é?
Escrever uma matéria com esse absurdo demonstra uma de 3 coisas

1- Uma total falta de noção sobre o que foi lançado nos outros consoles

2- Sensacionalismo barato para falar de algo recente apenas para causar

3- um protecionismo torto a geração mais apática da geração pela sua falta de jogos no mínimo surreal graças a morte dos estúdios B...

 

Serio, isso vai além do gosto pessoal por uma geração e começa a beirar uma piada de mal gosto com consoles que já tiveram em sua lista de exclusivos SRT Alpha Gaiden (que ainda briga pelo posto de melhor jogo de seu gênero), klonoa, suikoden, gta san andreas, gran turismo 3, final fantasy vii, metal gear solid, ace cmbat, thousand arms, dark cloud, devil may cry, final fantasy x, vragrant story, siren, onimusha 2, onimusha 4, soul calibur 3, god hand, valkyria profille, okami, trails in the sky, kingdom hearts, jak, persona, persona 2, persona 3, persona 4, megate nocturne, kesen, kuon, gungrave, katamari damacy, super robot taisen Z, Tales of destiny, super robot taisen alpha 2, original generations, sakura taisen, armored core, odin sphere, rogue galaxy, dragon quest viii, vii e a lista segue pq se eu ficar listando ps1 e ps2 eu fico o resto do mês citando porcaria de exclusivos de peso, algo quase inexistente nessa geração ¬¬"

 

Enfim, eu gosto do ps4, tem jogos que eu amo nele assim como o ps2.

Eu também não me dou bem com a geração 32 bits por ser um período transitório cujo qual eu jamais me adaptei, mas ambas as gerações tinham mais exclusivos por ser fácil e recompensador focar em apenas uma fanbase ¬¬"

  • Curtir 1
  • Esplêndido 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Considero o pior console da Tia Sonya.

Por mais que tenha bons títulos e tenha dominado a geração, não ganha de nenhum PS anterior quando considero biblioteca. Bem, sendo justo, ele é melhor que o PSVits nisso, mas como console de mesa, considero o pior, com larga margem.

 

Se eu fosse listar por preferência pessoal, listaria assim:

- PS1

- PSP

- PS3

- PS4

- PSVita

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...