Ir para conteúdo
Jotabe_2010

Aprenda a desfragmentar a HD do seu PS3.

Recommended Posts

medo de fazer isso... so farei quando eu assinar a PS+ e o salvamento em nuvem

quando sera q terenos esses beneficios?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
medo de fazer isso... so farei quando eu assinar a PS+ e o salvamento em nuvem

Tamy, a grande maioria dos jogos permite reaizar o backup dos saves em pen-drive/hd externo. Eu mesmo tenho poucos jogos com Save bloqueado para cópia.

E o problema de HD Corrompido você pode ter mesmo sem realizar o procedimento, pois caso seu hd possua algum problema, no momento que o console resolver salvar na área defeituosa, você corre o risco dele dizer que o hd precisa ser formatado. Faz poucos dias que um amigo trouxe-me um PS3 que pedia para realizar a verificação do HD toda vez que o aparelho era ligado, e mesmo ele possuindo a conta Plus foi impossível subir os saves para a nuvem.

 

quando sera q terenos esses beneficios?

Difícil dizer quando tal recurso será liberado para todos, mas sinceramente, na minha humilde opinião não contaria com isto, pois para quem é assinante o espaço é super limitado, apenas 150 MB. Lembrando que possuem jogos com saves acima dos 10 MB, este espaço é pequeno.

E para eles liberarem para todos os usuários da PSN exigiria um investimento muito elevado, uma vez que se eles permitem que você faça backup de seus saves online, eles precisam também garantir a integridade e disponibilidade destes arquivos, o que implica em investimento de redundancia e segurança. E convenhamos, não estamos falando de coisas baratas aqui. Sei bem o quando a empresa que eu trabalho investe apenas para termos a garantia de backup dos dados do dia a dia, e olha que nem somos uma empresa tão grande. Sem contar no trabalho exigido para verificação destes dados constantemente.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Por enquanto, resolvi o meu problema:

 

Galera é o seguinte, meu PS3 estava com algo como o YLOD, eu ligava ele, aparecia a luz verde, aí uma amarela, seguida de 3 bips e led vermelho piscando.

 

Tentei ligar varias vezes até que aconteceu de ligar e pedir para restaurar o sistema de arquivos, cliquei OK, ele restaurou e reiniciou, porém voltou na mesma tela, pedindo restauração novamente, e isso foi acontecendo sucessivas vezes.

 

Aí pesquisei de tudo, desde poeira acumulada no interior do console até YLOD e queima de HD. Quando cheguei neste tópico resolvi tentar o menu do sistema do PS3. Entrei nele e tentei a opção 3 (restauração de arquivos), nada aconteceu, simplesmente voltou na mesma zica de antes (restauração atraz de restauração). Parti então para a opção 4 (Recriar o banco de dados) e aí apareceu o seguinte: Não é possível acessar o disco rígido.

Quando vi isso já veio na mente: Pronto, cagou de vez.

 

Realmente pelo o que achei na net era HD Corrompido, necessitava da troca de HD. Mas como eu teria que gastar para isso e mesmo assim perderia tudo, resolvi então partir para opção 5, Restauração do Sistema.

Fiz, e essa é certeza, perde TUDO, desde a configuração da data até todos os saves e jogos. Porém meu PS3 voltou a funcionar e ainda não gastei com um HD novo. Vou esperar um pouco, se voltar a dar merda terei realmente de investir em um novo HD.

 

De qualquer forma eu também perderia tudo trocando o HD, só estou torcendo para que ele não trave de novo.

 

Depois que fiz o procedimento me liguei que talvez tivesse uma chance de recuperar o saves com a troca do HD... só que como eu tenho vários dos meus saves salvos em um pen drive não cheguei a surtar...muito =)

 

É isso aí galera, vou ter que baixar tudo de novo, mas pelo menos nem sinal daquela "espécie" de YLOD, sei lá o que era.

 

Se por acaso há uma melhor solução, isso aqui pelo menos vai servir de aprendizado, rsrs'.

 

Qualquer coisa que acontecer, posto aqui. Falo!

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pois é galera, infelizmente aquele maldito YLOD voltou.

 

Assim como eu imaginava, restaurar o sistema (formatar o HD) não resolveu o meu problema!

Porém agora já consigo iniciar o PS3, antes, como falei na minha ultima postagem, ao ligá-lo aparecia a tela de restauração do sistema de arquivos e mesmo eu fazendo a restauração de arquivos o console reiniciava e a tela de restauração aparecia novamente.

 

Fato é que só consigo ligá-lo para jogar se eu fizer a mesma coisa que eu fazia antes, tentar ligá-lo trocentas vezes até o maldito resolver funcionar.

 

Pra piorar a situação, no dia seguinte a restauração do sistema liguei o PS3, ele não desligou, mas a tela ficou toda preta e de vez em quando piscava vermelho. Apertei o botão para desligá-lo e a tela ficou toda vermelha... pronto, já pensei: A cagada, que era feia, agora virou diarreia.

Isso mesmo, algo parecido com a Red Screen of Dead (Tela Vermelha da Morte, ou RSOD).

Então, pesquisei um pouco sobre esse problema, que eu já sabia que existia, e descobri que pudesse ser o cabo HDMI. Troquei ele pelo cabo AV, santo cabo AV, e o problema sumiu.

 

Bom, então é isso aí, continuo com o maldito YLOD, e agora quando consigo ligar o PS3 para jogar tenho de jogar na velha resolução do santo cabo AV... que pelo menos NUNCA deu problema. Que bom se o HDMI fosse igual...

 

Minha ultima tentativa para resolver o YLOD vai ser trocar o HD, porém vou emprestar o de um amigo meu para testar no meu PS3, se sumir esse lazarento desse problema, aí eu compro um HD novo. Mas se o problema persistir levarei em uma assistência técnica, se o conserto for muito caro e não me der certeza que o console vai voltar a funcionar perfeitamente, o jeito vai ser comprar um novo PS3 e aí vou enchê-lo dessas tralha para evitar o YLOD porque puta que pariu mano, que troço mais filha de uma...

 

Falo! Qualquer coisa que acontecer posto aqui!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

gente, ajuda aí....

 

Se eu fizer a opção "3", eu perco o que? além disso, terei que colocar a senha da minha conta PSN de novo? Porque eu emarcado para esqueci, e está ,marcado para entrar automáticamente,e não quero correr nenhum risco...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tem escrito lá brother:

 

 

3) Restore File System

- Nada demais acontece aqui, ele "defragmenta" o seus sistema de arquivos e o PS3 volta funcionar normalmente um pouco mais rápido.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Deu zica aqui tbm ... a mesma coisa que aconteceu com o Danilo

 

Mas eu tenho backup.. se umas semanas atras... tranquilo ol

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Meu PS3 algumas vezes em que acabou a energia quando ligava dizia que era recomendável passar uma ferramenta lá da Sony que verificava os dados, sempre passei e nunca aconteceu algo de mais... Será que se eu passar a opção 3 ele achará algo corrompido no HD e impossibilitará o PS3 de inciar corretamente? Sei que um HD desfragmentado é bem melhor para se usar e por isso quero fazer, mas tô com medo. rs (sempre faço no meu PC e no Notebook)

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Meu PS3 algumas vezes em que acabou a energia quando ligava dizia que era recomendável passar uma ferramenta lá da Sony que verificava os dados, sempre passei e nunca aconteceu algo de mais... Será que se eu passar a opção 3 ele achará algo corrompido no HD e impossibilitará o PS3 de inciar corretamente? Sei que um HD desfragmentado é bem melhor para se usar e por isso quero fazer, mas tô com medo. rs (sempre faço no meu PC e no Notebook)

cara se ta com medo nem faz, alias isso ai seila se é util mesmo, tem um motivo pra não estar no menu pricipal do vg, isso é pra ser usado quando for realmente nescessario.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tenho o meu faz quase uns 2 anos, mas ainda não sinto lerdeza nele.

Mas quando começar a sentir, farei a opção 3 sem emdo algum. :champion:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tem só uma coisa, esta opção 3 não desfragmenta nada... pq o SO do ps3 e derivado UNIX... problema de desfragmentação é coisa de windows...rsrsrs

 

Não sou PHD no assunto, mas se tiverem duvidas, no proprio topico citado ai como fonte, tem a opinião e o esclarecimento de quem entende...

 

:sarcastic:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Perdi o medo e farei nessa madruga!

Até porque de um tempo pra cá, alguns jogos que tenho no HD andam dando umas travadinhas que não davam antes... Se faço semanalmente em meu PC e em meu notebook e noto melhoras (Inclusive faço no meu segundo HD do PC que está o Linux instalado nele e também noto melhoras significativas) não tem porque dar problema...

 

Postarei o resultado depois!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Deixei fazendo hoje... disse que algo estava corrompido, pediu pra continuar e PIMBA! Fez na boa... ao contrário do que muitos ainda pensavam, aqui não se formata nada... Não tive tempo de testar pois estava acabando a minha hora de almoço, mas o XMB em si já ficou uns 30% mais rápido!

 

Aposto que os jogos de HD vão parar de rodar dando LAGs gigantes... Posto mais detalhes a noite ou amanhã... Por enquanto, recomendado!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

OS LAGs continuam, porém menores... melhorou em torno de 15-25% no geral... Já o XMB ficou espantosamente mais rápido... inclusive dentro dos jogos.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Só lembrando que fiz a opção 3.

 

Vi muita gente dizendo que a opção 4 apaga somente as pastas (por exemplo, pasta de mp3 de rock) mas antes disso move os arquivos para fora delas... para a raiz. Dizem que apaga também as mensagens da PSN... ainda não tentei...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Vocês indicam fazer essa desfragmentacao de quanto em quanto tempo?

 

Depende do uso do PS3...

Por exemplo, num PC, se você usa ele todo dia, o dia inteiro... Pelo menos 1 ou 2 vezes por mês é bom.

 

Já no PS3, desfragmentar 2 vezes por mês é bom.

Todo dia uso ele e segundo meus cálculos loucos aqui e analisando o HD do meu PS3 profundamente, esse tempo tá de bom tamanho...

 

Mas não adianta desfragmentar a cada 1 semana, por exemplo... Principalmente se você usa muito pouco, pois não notará melhora no desempenho do PS3, tanto no XMB, quanto in-game. E a chance de algum dado estar fragmentado será muito baixa.

 

Recomendo fazer na primeira semana e na última semana do mês.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Algo só fragmenta quando é muito utilizado com várias inclusões, alterações e exclusões. Não precisa fazer isso sempre não.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...