Ir para conteúdo
Tio_Maluco

[TechTudo] Como funciona o cartão de crédito digital no Brasil

Recommended Posts

Os cartões de crédito digitais são a nova febre entre usuários de smartphone. Sem anuidade, eles atraem a público jovem, que faz tudo pelo celular e não quer pagar nenhuma tarifa só para ter um cartão. O jeito fácil de solicitar online, sem necessidade de ir a uma agência física ou enviar documentos em papel, é outro fator decisivo para a crescente adesão ao serviço.

Desde o lançamento do Nubank, em 2015, o mercado brasileiro viu proliferar os aplicativos de banco digital com oferta de cartão de crédito sem anuidade. AgibankCredicard Zero e Pag são alguns dos principais nomes que vêm ajudando a mudar o comportamento dos clientes de instituições de crédito. A seguir, o TechTudo[/size] fez um apanhado para explicar melhor sobre esse tipos de serviço e suas vantagens.

ccz.jpg


Cartões de crédito digitais: sem anuidade e procedimentos completamente online (Foto: Divulgação)
 
Cartão físico x cartão virtual

Quando se trata de cartão de crédito digital, o erro mais comum é confundi-lo com cartão de crédito virtual. Embora tenham nomes praticamente iguais, os serviços são diferentes. O que é chamado de cartão digital é um cartão comum, físico, tal como o que você já tem do seu banco.

A diferença do cartão digital para o tradicional está principalmente na forma de solicitar, que é toda online. Além disso, a já mencionada ausência de taxas de manutenção é uma característica comum a todos os serviços do tipo. Mas a aparência e forma de utilização é a mesma do velho cartão com anuidade, pedido na agência bancária.

O cartão virtual, por sua vez, é um recurso para fazer compras pela internet de forma mais segura. Ele possui um número diferente do cartão físico, assim como data de validade e código de segurança. Por existir apenas virtualmente, ele é gerado imediatamente pelo aplicativo, e pode ser apagado também a qualquer momento.

nubank.jpg


Nubank oferece recurso de cartão de crédito virtual para compras online mais seguras (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


Abertura de conta pela internet

A velocidade e a falta de burocracia para abrir conta em uma plataforma digital é o grande diferencial desse serviço. Prometendo uma vida livre das filas de banco, Nubank, Agibank, Pag e Credicard Zero trazem aplicativos para Android e iPhone (iOS), por onde o cliente faz todas as operações financeiras.

De maneira resumida, os apps pedem para que o usuário forneça dados pessoais como CPF, RG, endereço e telefone, além de dar informações de renda e profissão. Os sistemas também pedem o envio de uma selfie e a digitalização dos documentos, que são registrados para análise. O cartão de crédito é emitido caso o usuário seja aprovado nessa avaliação, que considera se a pessoa está negativada e outros dados financeiros.

O Nubank e Credicard Zero permitem que os usuários realizem o cadastro inicial pela web. No entanto, todos eles exigem a instalação do aplicativo no celular, por onde é possível monitorar gastos, conferir e pagar a fatura, fazer transferências e controlar as transações de maneira geral.

 agibank-abertura1.jpg


Aplicativo do Agibank e outros bancos digitais concentram todas as funções da conta (Foto: Raquel Freire/TechTudo)


Bandeiras e programas de recompensas

Pelo menos até o momento, todos os cartões digitais do mercado brasileiro são da bandeira Mastercard. Agibank, Nubank e Pag iniciaram as operações já com a modalidade internacional, enquanto o Credicard Zero passou a emitir cartões para uso no exterior posteriormente.

A bandeira conta com o programa de fidelidade Mastercard Surpreenda. O sistema dá pontos nas compras efetuadas com o cartão de crédito, que podem ser trocados por benefícios como cosméticos, restaurantes, viagens e shows. No entanto, a participação não é automática; é preciso se cadastrar no site de programa para começar a acumular os pontos.

Além desse, cada operadora pode oferecer seu próprio sistema de recompensas. O Nubank tem o "Nubank Rewards", que traz como diferencial a possibilidade de abater parte da fatura ou de gastos frequentes, como do Uber ou Netflix, com a pontuação. Ele é contratrado à parte e tem um custo mensal ou anual, dependendo da escolha do cliente.


3.nubank-rewards-e-um-programa-de-fideli


Nubank Rewards é um programa de fidelidade próprio da operadora (Foto: Divulgação/Nubank)

O Credicard Zero não tem exatamente um programa de fidelidade, mas parcerias com várias empresas para concessão de descontos a seus clientes. Entre as companhias afiliadas estão Uber, Credicard Hall, DecolarNetshoes, Zattini, ExtraMagazine LuizaPontofrio e FastShop.


Instituições por trás dos cartões digitais

O maior banco por trás de um cartão digital é o Itaú Unibanco, responsável pelo Credicard Zero. Os outros três serviços tratados aqui são brasileiros. O Agibank é o novo nome comercial do Agiplan, banco fundado no Rio Grande do Sul. O Pag pertence ao Grupo Avista, instituição financeira sediada em Barueri, São Paulo. O Nubank nasceu como uma startup, já com esse nome, em São Paulo.

Neon Pagamentos e os problemas com o Banco Central

As irregularidades e indícios de crimes financeiros apresentados pelo Banco Neon, parceiro da operadora de contas digitais Neon Pagamentos, despertaram a desconfiança de muitos usuários para as fintechs. Isso porque o Banco Central decretou liquidação extrajudicial do banco, fazendo com que várias funções da conta digital fossem bloqueadas.

A intervenção do BC não teve como alvo principal a Neon Pagamentos, e sim o Banco Neon S.A., sediado em Belo Horizonte. No entanto, as empresas de tecnologia precisam operar em conjunto com uma instituição financeira para atuar no sistema bancário. Com o banco parceiro suspenso, a maior parte dos recursos da conta digital foi bloqueada.

A empresa, que afirma ter mais de 600 mil usuários, já conseguiu um novo parceiro para voltar às atividades " o Banco Votorantim. Com isso, serviços como cadastro, saques em bancos 24 horas, transferências e compras na função débito já voltaram a funcionar. Outras operações, como cartão de crédito, depósito por boleto e pagamentos continuam desativados.


Com informações: NubankAgibankCredicard ZeroPagAgência Brasil e Neon Pagamentos.
 
Fonte TechTudo

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Para quem tem nubank igual eu, não preciso de mais nenhum...

Fácil de solicitar, não precisa nem comprovar renda, vc manipula tudo pelo aplicativo no celular.

Fez uma compra? Poucos minutos depois, vc tem a confirmação no aplicativo. Se não foi uma compra que vc fez, é so contestar.

Enfim, para "atolar o patê" nos outros bancos que adoram cobrar anuidade, nubank é um cartão 100% gratis. Sem anuidade, internacional.

Para quem tiver a oportunidade de ter um, não deixe essa oportunidade passar!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Para quem tem nubank igual eu, não preciso de mais nenhum...

Fácil de solicitar, não precisa nem comprovar renda, vc manipula tudo pelo aplicativo no celular.

Fez uma compra? Poucos minutos depois, vc tem a confirmação no aplicativo. Se não foi uma compra que vc fez, é so contestar.

Enfim, para "atolar o patê" nos outros bancos que adoram cobrar anuidade, nubank é um cartão 100% gratis. Sem anuidade, internacional.

Para quem tiver a oportunidade de ter um, não deixe essa oportunidade passar!

 

De fato, o Nunbank é realmente ótimo, tenho ele e vale muito a pena.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Neon >>>>> numbank

 

É bom, mas ainda prefiro ainda o nubank.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tenho o cartão do mercado pago e é muito bom não tem nenhuma taxa e só gasto o que tem em minha conta, nunca fico devendo nada, é como um debito só que funciona na função credito pra comprar em lojas online;

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Nem sabia da existência dele.

 

se vc experimentar vc muda, o nunbank era pra ser como o neon eh. =]

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...