Ir para conteúdo
gabricj

I Am Setsuna - Guia de Troféus

Recommended Posts

full-icon.png
Guia de troféus: I Am Setsuna

 

ÍNDICE

 

  1. Introdução
  2. Sobre o jogo
  3. Tutorial
  4. RoadMap
  5. Troféus

 

INTRODUÇÃO

 

- Dificuldade Estimada do Jogo: 50.7/100 *

- Pontos de dificuldade: 1954 *

- Tempo Aproximado de obtenção dos troféus: Entre 30 e 40 horas.

- Offline: 50, sendo 40 :bronze:7 :silver:2 :gold:1 :platinum:

- Troféus que você pode perder: Nenhum. Após zerar, o jogo coloca você de volta no último save antes de enfrentar o chefe final.

- Minimo de Jogadas: 1.

- A dificuldade afeta os troféus: Não há escolha de dificuldade.

- Troféus Bugados: Não.

- Cheats impedem troféus?: Não há cheats.

 

* Estes valores podem variar conforme o tempo e crescimento da base de dados.

 

SOBRE O JOGO

 

I am Setsuna é um jogo de RPG japonês produzido pela Tokyo RPG Factory e publicado pela Square Enix, para PS4, PS Vita e PC. O jogo possui as lutas baseadas em turnos, apresenta um estilo retrô, apesar dos gráficos mais modernos, e bebe muito da fonte de Chrono Trigger e outros RPGs mais antigos. Por isso traz muitas lembranças da época do Super Nintendo e do primeiro Playstation.

 

O jogo conta a história de Setsuna, uma garota que deve dar continuidade a uma tradição milenar: a cada dez anos, um sacrifício deve ser feito para impedir o avanço dos monstros no mundo. A própria protagonista tem ciência de que está em rota para a morte, mas não deixa de demonstrar otimismo e alto astral para com seus companheiros, além de um altruísmo exemplar que apenas uma personagem de videogame poderia ter.

 

Em sua peregrinação para as chamadas Last Lands, Setsuna recruta uma série de personagens que agem como seus guardiões (qualquer semelhança com Final Fantasy X é mera coincidência). O grupo que compõe a guarda de Setsuna é divertido e carismático, todo o elenco possui suas próprias lutas internas e, por diferentes motivos, se junta à peregrinação de Setsuna pelo bem maior.

 

I Am Setsuna não possui falas, com algumas raras exceções nas batalhas, por isso não há dublagem. Quanto às legendas, não possui português nas opções. Apenas inglês e japonês. Além disso, o set de troféus no seu console, por default ficará em japonês se o PS4 estiver configurado para português. Para visualizar os troféus em inglês, altere o idioma do seu console para inglês.

 

É interessante você ter um básico de inglês para entender a história do jogo, que a propósito é muito boa. Mas se não tiver, não se preocupe, o jogo tem uma história bem tranquila de entender. Com meu inglês intermediário, além de conseguir entender perfeitamente a história do game, sabia também exatamente para onde deveria ir e o que fazer para dar continuidade ao jogo. A ausência do português do game não deve ser um impeditivo para jogá-lo.

 

Fonte: uma compilação das análises da IGN, Voxel, Techtudo com minhas próprias palavras.

 

TUTORIAL

 

A seguir deixo algumas dicas importantes que vão facilitar muito a sua platina.

 

1. DINHEIRO:

A única forma de conseguir dinheiro no jogo é vendendo os itens que você ganha ao derrotar inimigos ou coletar os pontos brilhantes no chão, para o Magic Consortium. Tem um Magic Consortium em cada cidade e é o único mercador que permite vender itens. Mas Atenção: Não venda os itens destacados em verde, pois esses são usados para criar as comidas. Portanto, ao encontrar um mercador, venda todos os seus itens que mostram qual a spritnite ele vai liberar. Eu não vendia nem os verdes e nem os que não mostravam a spritnite liberada. Você usa esse dinheiro para comprar itens, armas e talismãs melhores. Spritnites não consome dinheiro para adquirir.

 

2. SPRITNITES:

São as magias, combos e golpes especiais do jogo. A maioria das spritnites você vai precisar vender itens para o Magic Consortium (lembre-se, tem um em cada cidade), para adquiri-las. São poucas as que você adquire via baús ou sidequests. No começo do jogo você possui poucos slots para equipar as spritnites, mas conforme evolui o level dos personagens, novos slots vão sendo disponibilizados. Além disso, talismãs também concedem novos slots para alocação de spritnites. Existem dois tipos de spritnites: Comando e Suporte.

  • As Spritnites de Comando, onde cada personagem tem as suas específicas.
  • As Spritnites de Suporte que podem ser usadas por qualquer personagem.

 

3. MOMENTUM MODE:

Momentum Mode acontece nas batalhas. Você verá um círculo azul de SP (Special Power) ao lado do HP e MP do personagem. Esse círculo vai enchendo de três formas:

  • ao tomar dano,
  • ao realizar um comando (ataque, magia, etc),
  • sozinho ao ficar parado com a barra ATB cheia.

Esse último método é o mais eficaz para encher o SP. Quando o círculo enche, você ganha um SP (Special Power), uma bolinha azul vai aparecer em cima do círculo. Você pode acumular até 3 SP. Mas recomendo usar logo que aparecer a primeira. Não há vantagem em deixar acumular as 3. Com o SP disponível, agora você pode realizar o Momentum Mode:

 

Momentum Mode

No exato momento em que seu personagem realizar a ação, uma luz aparecerá em cima dele. Neste exato momento aperte o botão :square:. Assim você vai consumir um SP e efetivar o Momentum Mode. É difícil pegar o timing correto no início, mas em pouco tempo você pega o jeito.

 

Momentum Mode é muito útil, pois adiciona diversos efeitos adicionais aos seus ataques e magias, como aumento de dano ou maior duração de status positivos em você e negativos nos inimigos. Além disso, é requisito para realizar Fluxation nas suas spritnites. *ATB = Active Time Battle. É a barra amarela em baixo do HP e MP do personagem que enche com o tempo e quando completa permite realizar um comando.

 

4. TALISMÃS:

Semelhante aos acessórios em outros RPGs, aqui o Talismã tem três funções:

  • adicionar slots para mais spritnites;
  • adicionar efeitos bônus para seu personagem e;
  • adicionar Flux Bonus para suas spritnites.

Os slots adicionais aparecem na esquerda, com as letras C, S ou A, se o slot é de Comando, Suporte ou qualquer um dos dois (All). Os efeitos bônus são poucos: poder enxergar o HP dos inimigos ou melhorar a chance de adicionar um Flux Bonus na Spritnite, por exemplo. O terceiro item é o mais importante. Os talismãs podem apresentar de zero a três Flux Bonus. Para que você precisa do Flux Bonus? Por dois motivos. Primeiro, para melhorar as suas spritnites adicionando esses Flux Bonus contidos nos Talismãs. E segundo por causa do troféu :silver: Ruler of Heaven and Earth que pede 200 Fluxations. Comece a se preocupar com ele logo que puder, para não precisar ficar farmando após zerar o jogo.

 

5. FLUXATION:

Spritnites de Comando: Primeiro tenha algumas Spritnites de Comando equipadas. Em seguida, tenha um talismã com no mínimo um Flux Bonus (MP Consumed, por exemplo). Quanto mais, melhor. Cada talismã tem até 3 bonus. Com isso pronto, durante as batalhas, procure sempre encher o seu SP, para poder realizar o Momentum Mode nas suas ações. A dica é sempre atacar seus inimigos sem eles verem você, pois assim você já começa a luta com um SP para cada personagem e com o primeiro ataque. Para ter a chance de fixar o Flux Bonus na Spritnite, você precisa usar suas magias (techs e combos) na batalha efetivando o momentum mode (lembra? Apertando :square: no momento exato). Por que "ter a chance"? Porque o Flux Bonus tem um percentual de chance para realmente ser fixado. Não quer dizer que se você usou uma magia com o momentum mode, já vai fixar o Bonus na spritnite. Acontece é que há uma chance de isso acontecer. Por isso tem que ficar fazendo o tempo todo, sempre que puder. Por exemplo, a magia Cure da Setsuna, com o talismã contendo MP Consumed. Você precisa usar a magia Cure com o Momentum Mode várias vezes para uma vez dar certo. Então no final da batalha, após os itens ganhos, vai aparecer uma tela mostrando quais Spritnites foram fluxonadas com o bonus respectivo. Neste caso, a magia Cure fluxonada com MP Consumed vai gastar menos MP nas próximas vezes que for usada.

 

Cada Spritnite pode ter até 10 Flux Bonus. Inclusive há um troféu para isso: :silver: Spritnite Master. E é por isso que no final da batalha, na tela que mostra as Spritnites Fluxonadas, há a opção de não aceitar o bonus. Eu nunca coloquei "não". Sempre aceitei todos.

 

Spritnites de Suporte: Como você não usa comando para as Spritnites de suporte, o esquema é diferente. Primeiro você deve ter equipado pelo menos DUAS Spritnites de suporte nos personagens. Segundo, ter um talismã que possua o Flux Bonus "Support Bonus". Com isso pronto, nas batalhas utilizes o momentum mode tanto em techs, combos, quanto para os ataques simples dessa vez. A chance de Fluxation em uma Spritnite de Suporte é menor ainda do que uma de comando e muito aleatório. Então apenas fique tentando. Em resumo: tenha o Support Bonus no talismã, duas Spritnite de suporte (no mínimo) e use muito Momentum Mode. Com sorte você vai conseguindo. Antes de chegar em Last Lands eu já tinha as 10 necessárias para o troféu.

 

6. MELHOR LUGAR PARA UPAR OS PERSONAGENS:

Para enfrentar o chefe opcional Ruler of Time e ganhar o troféu :gold: Of Legend and Myth, você precisa ter seus personagens com level 50, no mínimo. Caso contrário você irá sofrer bastante. O level 50 (ou mais) também será muito útil para enfrentar o final boss sem eliminar os 4 chefes auxiliares, logo de primeira, ganhando o troféu :silver: Total Destruction. Portanto, aqui vai uma dica com o melhor lugar para você evoluir seus personagens. Dê preferência para o Endir, Setsuna e Nidr. Em segundo lugar o Kir e Aeterna.

 

Melhor lugar para upar:

Quando você pegar a airship e tiver acesso a qualquer parte do mapa, vá para Floeberg Waters, pela entrada a oeste (entrada esquerda da região). Coma uma comida que aumente o XP ganho (Ocean's Blessing Soup) e salve o jogo. Entre em Floeberg Waters e logo de cara você verá 5 Rocky, inimigos da categoria "Spritnite Monster", onde cada um dá 1.000 de xp. Sendo 5, são 5 mil. Com o prato comido, eles darão cerca de 7.000 XP. Mate-os com magias que afetem todos inimigos, como Fire 2 do Kir, Luminaire, ou qualquer outro combo ou magia que você preferir. Importante é não deixar eles atacarem, porque aí complica. Após derrotar, saia da região para o world map, cure seus personagens, coma outro Ocean's Blessing Soup, salve o jogo e repita. Em poucos minutos você pode evoluir muito. Não tem lugar melhor no jogo para upar.

 

7. MAPA:

O jogo não possui nenhum tipo de mapa para facilitar sua jogatina. Portanto, usei esse aqui como referência para me localizar. Créditos para Tyndis e Netelus, do playstationtrophies.org.

Spoiler

dBvuGDc.jpg

 

ROADMAP

 

Embora o jogo seja de mundo aberto, até você adquirir a airship ele segue de maneira linear, bastando seguir para o próximo destino comentado pelos personagens. Portanto, como não há nenhum troféu perdível, praticamente não há mistérios sobre a ordem que as coisas devem ser feitas. Sendo assim, os passos para platinar o jogo são os seguintes, todos dentro da única campanha que você fará:

 

PASSO 1

Seguir o jogo linearmente até adquirir a airship. Isso representa cerca de 70% do jogo. Todo "ponto brilhante no chão" que encontrar, interaja. Isso faz você pegar um item. Esses itens são importantes para as receitas e para adquirir as Spritnites. Venda seus materiais para comprar as spritnites. Mas não venda os itens verdes, que são usados para as receitas. De vez em quando compre armas e talismãs melhores. Cuidado com inimigos mais fortes que existem em cada área do jogo. A maioria deles mata você rapidinho no primeiro encontro. Deixe-os para depois. Como você não sabe quais são esses inimigos, faça saves constantes. Ao entrar e sair de cada área, salve o jogo, pois aqui não tem auto-save. O único troféu que sugiro você se preocupar desde cedo é o :silver: Ruler of Heaven and Earth, de fazer 200 fluxations, para não precisar grindar no final do jogo (eu ainda precisei grindar cerca de 50 fluxations, sendo esse meu último troféu para a platina). Aprenda o esquema no início e comece o quanto antes, pois assim você vai adiantar diversos troféus e facilitar sua jogatina. Fora esse não se preocupe com outros troféus, apenas aproveite o jogo. Quando você adquirir a airship, siga para o passo 2.

 

Troféus que com certeza você obterá aqui:

 

Troféus que provavelmente você obterá aqui:


PASSO 2

Quando você adquire a airship, você ganha também a world key, chave que abre todos os baús cinzas do jogo, aqueles que estavam trancados. Eles possuem ótimos itens, armas, talismãs, etc. Portanto, sugiro agora fazer algumas tarefas opcionais antes de partir para Last Lands, a área final do jogo.

  • Visite as três ruinas do jogo: Apparth pode ser que você já tenha entrado durante o passo 1. Mas Moolbeld e Laniff só são acessíveis com a airship.
  • Visite a ilha no noroeste do mapa. Lá você encontrará um portal que te levará para uma cidade com os criadores do game e com gráficos 8 bits. Logo que entrar ganhará o troféu. Fora isso, a única coisa interessante aqui é uma arma em um baú bem ao leste da cidade.
  • Salve o jogo e visite Serendale novamente. vá até o pier para reencontrar o chefe que você encarou no início do jogo, o Schwarzstrom. Agora ele está muito mais forte. O troféu pede que você apenas veja ele. Não precisa continuar a luta.

Coma todas as comidas que ainda não comeu durante o passo 1. Abra os baús cinzas do jogo, que não conseguia abrir antes, para pegar itens e equipamentos melhores. Use um Megalixir. Tem 2 em um baú cinza em Nive Village. Evolua seus personagens antes de partir para Last Lands com a dica que deixei no tutorial deste guia. Ideal é um nível perto de 50. Pelo menos o Endir, Setsuna e Nidr. Foram os que eu mais usei na reta final. Kir também é bastante útil com suas magias de fogo e Aeterna com magias de tempo (Haste, Slow, Protect, etc).

 

Neste passo você obterá os seguintes troféus:


PASSO 3

Siga para Last Lands para a parte final do jogo. Derrote o penúltimo boss do jogo (Time Judge). Depois de derrotar esse boss, uma ponte surgirá para você seguir para o final boss. Mas antes disso, um portal será criado ao lado para voltar ao início de Last Lands. Use esse portal para concluir as sidequests dos personagens e demais troféus que possam ter ficado pendentes. Este também é o momento ideal para você seguir para Laniff Ruins e derrotar o chefe opcional Ruler of Time.

 

Neste passo você obterá os seguintes troféus:

 


PASSO 4

Volte para Last Lands para enfrentar o Final Boss. Depois do final boss, você voltará ao save point antes da luta e poderá farmar as fluxations para o último troféu, se é que ainda não conseguiu.

 

Neste passo você obterá os seguintes troféus:

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

TROFÉUS

 

trophy_0.png A Tale from a Land of Snow platinum.png[topo]
Obtained all trophies.

Conquiste todos os troféus do jogo.

 

trophy_10.png From Beyond Oblivion gold.png[topo]
Met the youth.

Faz parte da história e não há como ser perdido

 

Você conhecerá youth depois da batalha final.

 

trophy_33.png Of Legend and Myth gold.png[topo]
Defeated the Ruler of Time.

Derrote o chefe opcional Ruler of Time.

 

Este chefe se encontra no final de Laniff Ruins, ou seja, precisa ter adquirido a airship primeiro. E para fazer ele aparecer, você precisa terminar as sidequests dos personagens, onde você adquire as 7 spritnites especiais. Além disso, você precisa derrotar 6 chefes dentro dessa tumba para o Ruler of Time aparecer. Não precisa ser tudo de uma vez. Você pode matar um ou dois, sair para salvar, recuperar HP e voltar, caso queira.

 

Para derrotar o Ruler of Time, sugiro estar com personagens acima do level 50. No início deste guia, antes do Roadmap eu deixei uma dica com o melhor lugar para upar. 

Caso não tenha visto, repito a dica aqui em spoiler:

Spoiler

Quando você pegar a airship e tiver acesso a qualquer parte do mapa, vá para Floeberg Waters, pela entrada a oeste (entrada esquerda da região). Coma uma comida que aumente o XP ganho (Ocean's Blessing Soup) e salve o jogo. Entre em Floeberg Waters e logo de cara você verá 5 Rocky, inimigos da categoria "Spritnite Monster", onde cada um dá 1.000 de xp. Sendo 5, são 5 mil. Com o prato comido, eles darão cerca de 7.000 xp. Mate-os com magias que afetem todos, como Fire 2 do Kir, Luminaire, ou qualquer outro combo ou magia que você preferir. Importante é não deixar eles atacarem, porque aí complica. Após derrotar, saia da região para o world map, cure seus personagens, coma outro Ocean's Blessing Soup, salve o jogo e repita. Em poucos minutos você pode evoluir muito. Não tem lugar melhor no jogo para upar.


Bosses dentro das ruínas:
Apparth Ruins: Jaboo, Whitewind, Primeval Tortoise, Wolf Baron, Timeslave;
Moolbeld Ruins: Carboceros Beetle, Aurorean Tiger, Stout Sheep, King Hoppy, Rhydderch;
Laniff Ruins: Dysphormic Monster, Grinche, Syg/Quotra/Tronne, Hapsper, Freyja, Time Judge, Ruler of Time.
 

trophy_35.png Moment of Truth silver.png[topo]
Made one monster drop eight materials at once.

Você precisa fazer com que um único monstro drope 8 itens diferentes ao final da batalha. 

 

Há duas formas de aumentar a variedade de itens dropados. 

- A primeira delas é matar os inimigos com os diferentes tipos de kills. Quanto mais, mais itens o inimigo dropará. E para isso, use bastante o momentum mode na batalhas.
- A segunda forma é usar itens que aumentam as chances de drop:

  • Quase todas as comidas aumentam o número de drops.
  • Momentum, uma das melhores armas do Endir, aumenta o número de drop.
  • O talismã Happiness Shard também aumenta a chance de drop.


Mesmo com essas dicas, é provável que você consiga esse troféu ao natural, sem nenhum desses três itens que citei e sem se dar conta.
Eu mesmo consegui sem me preocupar, logo no início do jogo, em Morbrise Mountain, antes de chegar na vila do Kir.
 

trophy_40.png Limit Breaker silver.png[topo]
Inflicted 1000 damage in a single hit.

Provavelmente você vai ganhar esse troféu sem perceber. Eu mesmo ganhei sem me dar conta, antes de adquirir a airship. 

 

Mas, caso não tenha conquistado ao natural, mais para o final do jogo recomendo você upar seus personagens para os chefes finais e opcionais. 
Neste momento, você encontrará chefes opcionais fracos contra alguns elementos, podendo causar até 2000 de dano. 
As técnicas Battlecry (Endir) e Inspire (Setsuna) ajudam bastante a aumentar o dano, também. 
 

trophy_43.png Momentum Master silver.png[topo]
Used Momentum mode 100 times.

Troféu que vai vir com o tempo. Não se preocupe com ele, desde que você aprenda logo a usar o Momentum Mode.
Expliquei no tutorial o que é o Momentum mode, mas vou repetir aqui para vocês. 

Spoiler

Momentum Mode acontece nas batalhas. 
Você verá um círculo azul de SP (Special Power) ao lado do HP e MP do personagem. Esse círculo vai enchendo de três formas: ao tomar dano, ao realizar um comando (ataque, magia, etc) e também sozinho ao ficar parado quando a barra ATB estiver cheia. 
Esse último método é o mais eficaz para encher o SP. 
Quando o círculo enche, você ganha um SP (Special Power), uma bolinha azul vai aparecer em cima do círculo. Você pode acumular até 3 SP. Mas recomendo usar logo que aparecer a primeira. Não há vantagem em deixar acumular as 3.
Com o SP disponível, agora você pode realizar o Momentum Mode. 
No exato momento em que seu personagem realizar a ação, uma luz aparecerá em cima dele. Neste exato momento aperte o botão :quadrado:. Assim você vai consumir um SP e efetivar o Momentum Mode. É difícil pegar o timing correto no início, mas em pouco tempo você pega o jeito.
Momentum mode é muito útil, pois adiciona diversos efeitos adicionais aos seus ataques e magias, como aumento de dano ou maior duração de status positivos em você e negativos nos inimigos.
Além disso, é requisito para realizar Fluxation nas suas spritnites.

*ATB = Active Time Battle. É a barra amarela em baixo do HP e MP do personagem que enche com o tempo e quando completa permite realizar um comando.

 

trophy_47.png Ruler of Heaven and Earth silver.png[topo]
Fluxation occurred 200 times.

Veja no início deste guia toda a explicação detalhada sobre o que é Fluxation. 
Quando terminei o jogo, tinha cerca de 150. Precisei farmar o resto.

 

Como farmar:

  1. Coloque os três personagens com um talismã que possua Fluxation Rate como Bonus Effect.
  2. Aprenda e coma o prato "Fried Dumpling Eggplant", que aumenta a chance de Fluxation.
  3. Coloque Spritnites novas ou que possuam poucas Fluxations adquiridas, para ter mais espaço para Fluxations e para aumentar as chances.
  4. Vá para Dazzshire Woods e enfrente o primeiro Pengy que encontrar.
  5. Fique usando comandos de defesa, como Aura, Enthunder, Provoke, Prayer, Realization, Haste, Protect, etc. Faça isso por 5 minutos e mate o Pengy.

 

Como em cada batalha você adquire no máximo 9 Fluxations, não precisa passar de 5 minutos de batalha. 
 

trophy_48.png Spritnite Master silver.png[topo]
Added maximum Fluxes to a spritnite stone.

Você precisar fixar 10 Fluxations em uma mesma Spritnite. Troféu que vai vir com o tempo. 
Consegui na magia Prayer da Setsuna, pois ficava recarregando o MP dos companheiros com bastante frequência. 

 

trophy_30.png Worldly Wisdom silver.png[topo]
Defeated all the Spritnite-Eaten Monsters.

Spritnite-Eaten são monstros mais fortes do que o normal, mais fortes do que os demais inimigos da área que você estiver. Ao encontrar um grupo, provavelmente eles te matarão em poucos segundos. Por isso mantenha sempre vários saves para não ser surpreendido. Evite-os sempre que puder, no início do jogo. Deixe para derrotá-los quando estiver upando para o Ruler of Time. 

São 15 monstros no total:

- Rocky - em Floeberg Waters, espécie Pengy. É o inimigo da dica que deixei para upar os personagens. 
- Southpaw - em Fridging Caves, espécie Uppa.
- Maloompa] - em Frost Caves, espécie Waloompa. Esse inimigo tem mais de 15.000 de HP. Então cuidado.
- Fallout Shell - no final de Blackwhelm Caves, espécie Skullian.
- Stone Flapper - em Forgotten Shore, espécie White Flapper.
- Atomic Puff-Puff - em Serendale, perto do save point, espécie Puff-Puff.
- Jewelly - em Fridging Heights, espécie Muffy.
- Glowly-Poly - em Mobrise Mountain, entre pelo final e vá para a direita, espécie Roly-Poly.
- Silvara - em Twallusk Mountain, entre pela entrada leste e vá para o norte, espécie Versa.
- Magiconda - em Archimell Ruins, entrando pelo sul, será o primeiro inimigo, espécie Snecter.
- Crystal Shroomback - em Magna Valley, entre pelo sul e vá para o leste, espécie Shroomback.
- Digi Deermon - dentro de Last Lands - Ruined Village, na primeira tela, a esquerda, espécie Lesser Deermon.
- Stoniel - dentro de Last Lands - Ruined Village, na primeira tela a direita, espécie Heroniel.
- Dinotaurus Crystallus - em Royal Ruins (Magna Valley), no final da Dungeon, espécie Dinotaurus Giganteus.
- Zoot-Hoot - em Mysleigh Woods, entrando pelo lado de Morbrise Mountain, vá para o sul, espécie Hoot-Hoot.

 

trophy_31.png Total Destruction silver.png[topo]
Defeated the Dark Samsara's final form.

Ao encarar o chefe final, Samsara, você verá 4 "pilares" ao redor dele, que são outros chefes mais fracos que você pode derrotar para facilitar a luta contra Samsara. 

Porém, para ganhar o troféu, você não pode derrotar esses 4 inimigos extras. Com eles vivos, a batalha será um pouco mais difícil, mas com o grind de xp que você fez para o Ruler of Time, não terá problemas. 
 

trophy_34.png Enlightenment bronze.png[topo]
Made one monster drop four materials at once.

Veja :silver: Moment of Truth.

 

trophy_36.png All-Seeing Eye bronze.png[topo]
Defeated ten enemies with Exact Kill.

Mate 10 inimigos com Exact Kill
Para isso você precisa matar os inimigos com o dano exato que falta para eles morrerem, ou aproximado. Eu percebi que até uns 30 a mais de HP ainda considera Exact Kill.
Não se preocupe com esse troféu. São só 10. Vai vir com o tempo e você nem vai perceber.
Antes de chegar em Purikka, uma das primeiras cidades do jogo, eu já tinha o troféu. 

 

trophy_37.png Crushing Force bronze.png[topo]
Defeated ten enemies with Over Kill.

Mate 10 inimigos com Over Kill
Para isso você precisa matar os inimigos com muito mais dano do que falta de HP para eles morrerem.
Não se preocupe com esse troféu. Também são só 10 e também vai vir com o tempo.
Ganhei esse ainda em Morbrise Mountain, antes de chegar em Hiddbury. 

 

trophy_38.png Infinite Tactics bronze.png[topo]
Defeated enemies with all Kill types.

Derrote inimigos com todos os tipos de kills (tipos de morte). 

 

Existem no jogo 10 tipos diferentes de kills:

- Exact (Mate o inimigo com o dano exato que falta morrer ou perto disso. Notei que com cerca de 30 HP a mais de dano, já conta para o Exact)
- Over Kill (Mate com bastante dano a mais do que falta)
- Fire (Dê o golpe final com uma arma elemental Fire ou com a magia Fire do Kir)
- Water (Dê o golpe final com uma arma ou magia elemental Water)
- Light (Dê o golpe final com uma arma elemental Light ou com a magia Lightning da Setsuna)
- Shadow (Dê o golpe final com uma arma ou magia elemental shadow)
- Time (Dê o golpe final com uma arma elemental Time ou com alguma magia da Aeterna)
- Momentum (Use Momentum Mode no ataque/magia final para matar o inimigo)
- Debuff (Mate um inimigo que esteja com algum status negativo, por exemplo, Stun, Paralysed, Slow, Stone, etc) 
- Link (Mate um inimigo com um combo com outro aliado)

 

Não se preocupe com esse troféu, com certeza você ganhará sem se dar conta. Antes de chegar em Floneia Citadel eu já tinha conquistado o troféu.

 

trophy_39.png Critical Blow bronze.png[topo]
Inflicted 500 damage in a single hit.

Veja :silver: Limit Breaker.

 

trophy_41.png Awakened Power bronze.png[topo]
Used Momentum mode ten times in a single battle.

Use o Momentum Mode 10 vezes em uma mesma batalha.

Muito simples. Em batalhas mais longas ou contra chefes, com certeza você ganhará esse troféu.
Uma maneira para você forçar isso é enfrentar inimigos fracos, deixar apenas um restante, de forma que os golpes dele não te afetem perigosamente e colocar algum status que deixe ele parado ou muito lento, como Slow (Aeterna) ou Stone (Nidr). Assim você deixa encher o seu SP e fica usando magias em você mesmo como Haste, Protect, Aura, Wall, Cure, Prayer, etc. 

 

trophy_42.png Harmonic Heart bronze.png[topo]
Used combos in Momentum mode 30 times.

Use combos entre dois ou três personagens com Momentum Mode, para ganhar esse troféu.
Detalhe que os dois personagens precisam ter um 1 SP cada para gastar. 
Equipe Spritnites nos personagens que permitam usar esses combos. 

 

trophy_44.png Seeker of Power bronze.png[topo]
Fluxation occurred ten times in Command Spritnite.

Veja o tutorial deste guia e o troféu :silver: Ruler of Heaven and Earth

 

trophy_45.png Seeker of Knowledge bronze.png[topo]
Fluxation occurred ten times in Support Spritnite.

Veja o tutorial deste guia e o troféu :silver: Ruler of Heaven and Earth

 

trophy_46.png Seeker of Truth bronze.png[topo]
Fluxation occurred four times in a single battle.

Veja o tutorial deste guia e o troféu :silver: Ruler of Heaven and Earth

 

trophy_49.png Miracle Alchemist bronze.png[topo]
Used one megalixir.

Apenas use um megalixir.

Há vários nos baús de cor cinza espalhados pelo mundo, que você pode abrir depois de adquirir a airship.
O baú de Nive village possui 2 megalixir, por exemplo. 
Além disso, o mercador em Nameless Village também vende o item. 

 

trophy_1.png A New Direction bronze.png[topo]
Met Hapsper.

Faz parte da história e não há como ser perdido.

 

Com certeza será seu primeiro troféu. 
 

trophy_2.png An Uninvited Guest bronze.png[topo]
Met Raishin.

Faz parte da história e não há como ser perdido.

 

Ao entrar em Nive Village, conhecerá Raishin.
 

trophy_3.png Those Who Take Up the Sword bronze.png[topo]
Met Freyja.

 

Faz parte da história e não há como ser perdido.

 

Encontrará Freyja logo que entrar em Purikka. 

 

trophy_4.png The Soaring Shipwright bronze.png[topo]
Met Akash.

Faz parte da história e não há como ser perdido.

 

Ao chegar em Floneia Citadel, você vai procurar por ele. Depois vão dizer que ele está em Tenderville, e você irá procurar ele lá. Tudo isso para voltar e encontrar ele em Floneia Citadel mesmo. Ele está no pub. 
 

trophy_5.png A Stern Leader bronze.png[topo]
Met Hydor.

Faz parte da história e não há como ser perdido.

 

Você encontra Hydor na vila do Kir, Hiddbury, depois de atravessar Morbrise Mountain. 
 

trophy_6.png Hidden Agenda bronze.png[topo]
Met Cornelius.

Faz parte da história e não há como ser perdido.

 

Você encontra o Cornelius quando chegar em Royburg pela primeira vez. 
 

trophy_7.png Forgotten by Time bronze.png[topo]
Met Sayagi.

 

Faz parte da história e não há como ser perdido.

 

Você encontra Sayagi em Gatherington, na casa mais ao leste do mapa.
 

trophy_8.png Keeper of Legend bronze.png[topo]
Met Rhydderch.

Faz parte da história e não há como ser perdido.

 

Rhydderch está no final de Royal Ruins, aquele local que a Julienne precisou abrir com o sangue real. Ele é o chefe que você enfrenta para pegar a airship. 

Depois dele você terá acesso a qualquer parte do mapa. Sugiro então, após adquirir a airship, realizar alguns troféus antes de partir para Last Lands. Veja o Roadmap para saber quais troféus.
 

trophy_9.png A Thousand Winters bronze.png[topo]
Met Eutess.

Faz parte da história e não há como ser perdido.

 

Você encontrará Eutess no final de Last Lands. É o penúltimo chefe. 
Para essa luta, sugiro ter o Kir no grupo para usar Dispel quando o chefe usar Haste em nela mesma. 
Depois de derrotá-la, não avance a ponte para o final boss. Use o portal criado no lado direito para realizar as sidequests de cada personagem e pegar os 7 troféus das spritnites. 

 

trophy_11.png Realm of Sealed Hope bronze.png[topo]
Saw the Apparth Ruins.

Ao sair de Twallusk Mountain você verá a Apparth Ruins do outro lado da ponte. Entre apenas para ganhar o troféu, porque nessa primeira visita você ainda não conseguirá avançar pelo portão. Mais tarde, depois que conseguir a airship e a world key, volte para enfrentar os inimigos aqui dentro, mesmo sendo totalmente opcional.

 

trophy_12.png Realm of Sealed Courage bronze.png[topo]
Saw the Moolbeld Ruins.

Você só tem acesso a esse local depois de pegar a airship e a world key, com cerca de 70% do jogo. 
Com posse disso, veja no mapa a localização e entre para ganhar o troféu. Não precisa avançar pela dungeon.

 

trophy_13.png Realm of Sealed Love bronze.png[topo]
Saw the Laniff Ruins.

Você só tem acesso a esse local depois de pegar a airship e a world key, com cerca de 70% do jogo. 
Com posse disso, veja no mapa a localização e entre para ganhar o troféu. 

 

OBS. Neste local você tem outro troféu para ganhar. Veja :gold: Of Legend and Myth

 

trophy_14.png Ruler of the Waves bronze.png[topo]
Sailed on the exploratory ship.

Depois de adquirir a airship, volte para Serendale.
FAÇA UM SAVE, não se esqueça disso. Entre em Serendale, vá para o leste, pegue a ponte de baixo e chegue até o píer.
Nesse píer fale com o homem ali parado e enfrente o primeiro chefe do jogo, o Schwarzstrom
O problema é que agora ele está muito mais forte, com mais de 11 mil de HP.

Como o troféu pede que você apenas veja ele, inicie a luta, ganhe o troféu, e volte o save que eu disse para você fazer antes de entrar em Serendale.

Matá-lo é totalmente opcional.

 

trophy_15.png A Forbidden Land bronze.png[topo]
Saw ???.

Forbidden Land é uma ilha localizada na parte noroeste do mapa. Entre na floresta, depois entre no portal e chegará a uma cidade com personagens 8 bits. Logo no início já receberá o troféu.

 

trophy_16.png Waves of Change bronze.png[topo]
Obtained the Genesis spritnite.

Todas as 7 sidequests de Spritnites dos personagens abrem somente depois que você liberar a ponte para o final boss.

Para adquirir a Spritnite do Endir, siga o passo a passo abaixo:

  • Tenha o Endir no grupo, preferencialmente já upado, com nível próximo a 50.
  • Vá para Nive Harbor. Fale com o primeiro homem que ver e ele lhe dará uma carta.
  • Vá para Serendale e vá até um altar, uma área com um piso escuro, para uma cena. Então saia.
  • Vá para Morbrise Mountain, siga para o altar e veja outra cena.
  • Vá para Hymncott Forest (em Hymncott Island). Dentro da floresta, o último altar.
  • Depois disso, vá para uma região mais ao sul, em uma ilha, com uma casa chamada Snowfield House.
  • Salve o Jogo e se prepare.
  • Você vai entrentar um chefe jogando apenas com o Endir.
  • Use bastante o comando Battlecry.
  • Tenha Spritnites que aumentem força, defesa e seu HP: Returner, Megalith, Enigma, Avenger, Commanding Wave e Iron Vow.
  • Tenha sua melhor arma upada no máximo.
  • Coma a comida que aumenta seu HP: Purikka Cobbler Salad.

 

Depois que derrotar o chefe, a Spritnite será sua, assim como o troféu. 

 

trophy_17.png Sacred Prayer bronze.png[topo]
Obtained the Holy Light spritnite.

Todas as 7 sidequests de Spritnites dos personagens abrem somente depois que você liberar a ponte para o final boss.

  • Tenha Setsuna no grupo.
  • Vá para Nive Village.
  • Entre na casa do pai dela (casa vermelha) e fale com ele.
  • Vá para Dazzshire Woods e siga para a esquerda.
  • Passe pela área secreta da floresta e enfrente o King Empy ao sul.
  • Depois de derrotá-lo, siga ao norte para uma cena.


Depois da cena, você ganhará a Spritnite e o troféu. 

 

trophy_18.png Everlasting Light bronze.png[topo]
Obtained the Gearadia spritnite.

Todas as 7 sidequests de Spritnites dos personagens abrem somente depois que você liberar a ponte para o final boss.

  • Tenha Aeterna no grupo.
  • Vá para Tenderville.
  • Entre na casa ao norte e fale com o homem para uma cena.
  • Vá para Nameless Village e na cabana a esquerda fale com o Chefe da Vila.
  • Vá para o norte, na torre, veja o monstro e volte para o chefe da vila.
  • Tente sair da vila para acontecer uma cena. Volte ao chefe da vila.
  • Retorne a Tenderville e fale novamente com o homem que te deu a quest.


Depois disso ganhará o troféu e a spritnite. 

 

trophy_19.png Sacrificial Love bronze.png[topo]
Obtained the Rebellion spritnite.

Todas as 7 sidequests de Spritnites dos personagens abrem somente depois que você liberar a ponte para o final boss.

  • Tenha Nidr no grupo. Preferencialmente com level perto de 50.
  • Vá para Purikka.
  • Entre na casa a nordeste da vila e fale com Freyja para rolar uma cena.
  • Salve o jogo.
  • Vá para Forgotten Shore (ao sul de Serendale).
  • Dentro de Forgotten Shore, vá para o sul para encontrar um homem na praia.
  • Isso vai iniciar uma batalha. Assim como a quest do Endir, aqui o Nidr também luta sozinho.
  • Então tenha as mesmas spritnites: Returner, Megalith, Enigma, Avenger, Commanding Wave e Iron Vow.
  • Tenha também uma Spritnite para se proteger de Stone: Stone Bit.
  • Coma a comida para aumentar o HP: Purikka Cobbler Salad.
  • Há uma outra forma de vencer a luta muito mais fácil e apelativa: Logo que começar a batalha, use o comando Counter. Depois disso não faça mais nada. O inimigo vai errar todos os golpes e o Nidr vai revidar com um ataque. É demorado, mas funciona.


Depois da cena ganhará o troféu e a spritnite. 

 

trophy_20.png Bringer of Destruction bronze.png[topo]
Obtained the Doom spritnite.

Todas as 7 sidequests de Spritnites dos personagens abrem somente depois que você liberar a ponte para o final boss.

  • Tenha o Kir no grupo.
  • Vá para Hiddbury.
  • Entre na casa do chefe da vila para uma cena.
  • Saia de Hiddbury pela saída ao norte e vá até o Spritnite pillar para outra cena.
  • Volte para Hiddbury e fale com o chefe novamente.
  • Depois da cena, volte para o Spritnite pillar para uma batalha.
  • Kir não precisa estar no grupo para a batalha, caso queira usar outra equipe.
  • Use comida para aumentar o HP ou sua Magic resistance.
  • Na luta serão 3 adversários. Porém, concentre todo seu esforço para eliminar a Syg primeiro. Syg é a que usa uma espada. Porque ela? Porque ela utiliza muito as magias Cure 2 e Life 2. Ou seja, além de curar, ela revive seus aliados. Tomando esses cuidados, você não deverá ter muitos problemas.

 

Depois da cena ganhará o troféu e a spritnite. 

 

trophy_21.png Pride of the Royals bronze.png[topo]
Obtained the Eclipse spritnite.

Todas as 7 sidequests de Spritnites dos personagens abrem somente depois que você liberar a ponte para o final boss.

  • Tenha Julienne no grupo.
  • Vá para Roysburg.
  • Fale com Cornelius no meio da vila.
  • Vá para Last Lands, vire à direita e interaja com uma das casas para uma cena.
  • Volte para a airship e vá para Archimell Ruins (entrada pelo sul).
  • Vá para a segunda área.
  • Nessa segunda área, siga sempre a direita e na região mais ao leste há um teletransporte com a luz vermelha. Use esse teletransporte.
  • Isso vai iniciar uma batalha. Julienne não precisa estar nela.


Depois da batalha ganhará o troféu e a spritnite. 

 

trophy_22.png Reason for Being bronze.png[topo]
Obtained the Dragnarok spritnite.

Todas as 7 sidequests de Spritnites dos personagens abrem somente depois que você liberar a ponte para o final boss.

  • Tenha Fides no grupo.
  • Vá para Gatherington.
  • Entre na primeira casa ao norte e fale com o homem.
  • Vá para Fridging Caves, pela entrada da direita da caverna, e vá até o save point.
  • A esquerda do save point, uma batalha terá início.
  • Fides não precisa estar na luta.
  • O chefe tem cerca de 7500 de HP e é fraco contra light, ou seja, Setsuna deve estar na equipe.


Depois da batalha ganhará o troféu e a spritnite. 

 

trophy_23.png Connoisseur of Salty Foods bronze.png[topo]
Ate Gatherington Fries.

Para criar uma comida, você precisa primeiro adquirir os itens necessários e em seguida falar com a pessoa que irá te ensinar o prato.
Esses itens são aqueles pontos brilhantes no chão ao longo de todo o world map e das áreas internas. 
Depois disso, essa pessoa lhe dará uma versão da comida e a receita para comprar mais.

Para este troféu, você precisa destes itens:

 

  • Maple Potato (dentro e fora de Fridging Heights)
  • Red Olive (dentro de Magna Valley)
  • Red Rock Salt (dentro de Archimell Ruins)
  • Coiled Parsley (dentro de Fridging Caves)

 

Com os itens em mãos, vá para Gatherington, siga até a última casa antes das escadas e fale com a garota. 
Você ganhará a receita e a comida. 
Depois que comer, ganhará o troféu. 

 

trophy_24.png Connoisseur of Sour Foods bronze.png[topo]
Ate Horse Oak Casserole.

Para este troféu, você precisa destes itens:

 

  • Horse Oak Mushroom (dentro de Blackwhelm Cave)
  • Black Courgette (no world map, perto de Apparth Ruins)
  • Blizzard Bean (no world map, perto de Blackwhelm Cave)
  • Eternity Laver (dentro de Floeberg Waters)


Com os itens em mãos, vá para Roysburg e entre na casa ao lado direito da casa da Julienne. 
Fale com a mulher. 
Você ganhará a receita e a comida. Depois que comer, ganhará o troféu.

 

trophy_25.png Connoisseur of Bitter Foods bronze.png[topo]
Ate Gaia's Blessings Stew.

Para este troféu, você precisa destes itens:

 

  • Queen Cabbage (dentro de Fridging Heights)
  • Redtop Radish (dentro de Fridging Heights)
  • Euphoria Pumpkin (no world map, perto da região de Gatherington e Fridging Heights)
  • Springy Broad Bean (dentro de Magna Valley)


Com os itens em mãos, vá para Gatherington e entre na casa com um guarda na frente. 
Fale com a mulher dentro. 
Você ganhará a receita e a comida. Depois que comer, ganhará o troféu.

 

trophy_26.png Connoisseur of Sweet Foods bronze.png[topo]
Ate Starberry Cake.

Para este troféu, você precisa destes itens:

 

  • Starberry (dentro de Nive Village)
  • Nive Strawberry (no world map, ao norte de Nive Island, no outro lado de Dazzshire Woods)
  • Mighty Melon (no world map, ao sul de Nive Island)
  • Blue Sweet Sorghum (dentro de Dazzshire Woods)


Com os itens em mãos, vá para Nive Village e fale com o primeiro cara que você encontrar ao entrar.
Você ganhará a receita e a comida. Depois que comer, ganhará o troféu.

 

trophy_27.png Connoisseur of Savory Foods bronze.png[topo]
Ate Nive Vegetable Stew.

Para este troféu, você precisa destes itens:

 

  • Luminous Potato (no world map, ao sul de Nive Island)
  • Arctic Cauliflower (no world map, ao sul de Nive Island)
  • Wheel Mushroom (dentro de Nive Village)
  • Frosted Salt (dentro de Dazzshire Woods)


Com os itens em mãos, vá para Nive Harbor e fale com o homem nas docas. 
Você ganhará a receita e a comida. Depois que comer, ganhará o troféu.

 

trophy_28.png Monster Slayer bronze.png[topo]
Defeated all members of the Pengy species.

Derrote todos membros da espécie Pengy no jogo. Eles se parecem com pinguins e são 8 no total. 

- Pengy (dentro de Dazzshire Woods)
- Hoppy (dentro de Mobrise Mountain)
- Empy (dentro de Royal Ruins em Magna Valley)
- Scarly (dentro de Floeberg Waters)
- Rocky (é o inimigo que falei para upar seus personagens. Dentro de Floeberg Waters, entrando pela esquerda. Disponível apenas quando pegar a airship)
- King Pengy (dentro de Hymncott Forest)
- King Hoppy (Floeberg Waters, chefe que faz parte da história)
- King Empy (dentro de Dazzshire Woods, na área secreta aberta na sidequest da Setsuna)

 

Depois de todos eliminados, o troféu é seu. 

 

trophy_29.png The Chosen One bronze.png[topo]
Defeated all members of the Hoot-Hoot species.

Derrote todos membros da espécie Hoot-Hoot no jogo. Eles se parecem com corujas e são 4 no total. 
O problema é que eles fogem rápido no início das batalhas. Portanto, tente sempre começar com a ATB cheia, abordando os inimigos sem ser visto.

- Hoot-Hoot (dentro de Fridging Heights)
- Toot-Hoot (dentro de Serendale)
- Woot-Hoot (dentro de Mysleigh Woods)
- Zoot-Hoot (dentro de Mysleigh Woods. Entre por Morbrise Mountain. Disponível apenas quando adquirir a airship.)

 

Depois de todos eliminados, o troféu é seu. 

 

trophy_32.png The Light at the End bronze.png[topo]
Listened to all the youth's lines and defeated him.

Depois de derrotar Dark Samsara, você encontrará youth
Escolha as opções "Keep talking to him" e "Let's let him go". Com isso, uma batalha terá início. 
Não ataque. Apenas fique se curando e espere ele falar por cerca de 5 minutos, até dizer "Stop...me..."
Só então ataque-o e encerre a luta. 

 

 

NPWR10282_00.0.jpg

  • Curtir 1
  • Esplêndido 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Em 17/05/2018 em 14:44, LoiroCroft disse:

Guia oficializado em 17/05/2018.

 

Parabéns e obrigado por sua contribuição à comunidade myPSt.

 

Participante do MGT#10?: SIM. CONFIRMADO PELO GUIADOR.

Boa sorte!

 

Em 03/07/2018 em 10:54, fabio_lokura disse:

Inscrição para o MGT #10 DEFERIDA!

 

Qualquer alteração a partir das 12:00 (BRT) de 03/07/2018 até a divulgação do resultado é terminantemente proibida. Se feita, acarretará na desclassificação do seu guia

 

Em 10/03/2019 em 01:51, dinhoanderson27 disse:

Estou jogando o jogo. Belo guia. Parabéns!

 

Em 28/09/2019 em 20:29, MaitoLetinLee disse:

Cade o guia? 

 

 

 

 

Em 30/09/2019 em 11:10, gabricj disse:

Jovem, desde que caiu o Mypst isso aconteceu. Estou esperando para atualizar. 

Mudou o código, não é mais BBCode, e sim HTML. Não sei usar esse. Estou aguardando alguma instrução. 

 

3 horas atrás, LucasIIGD disse:

@gabricj Acho que o tópico realmente bugou, eu consegui atualizar seu guia, mas não consigo colar o código aqui, ele dá erro de bad gateway 502. Por favor crie um tópico em Novo Guias e me avise, que eu vou tentar colar direto lá e mover pra cá novamente.

 

 

POSTS SALVOS.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
16 horas atrás, LucasIIGD disse:

Ufa, guia completamente restaurado. Bora pro próximo.

Sensacional. E muito obrigado novamente Lucas. 

Ficou bonitão o guia. Parabéns pelo trabalho.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Vlw jovis pelo empenho,eu parei de jogar porque estava acompanhando esse guia.

Voltarei assim que terminar o Secret of Mana.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
16 horas atrás, crirferpedro disse:

Vlw jovis pelo empenho,eu parei de jogar porque estava acompanhando esse guia.

Voltarei assim que terminar o Secret of Mana.

Poxa vida cara, que pena. 

Faz muito tempo? Capaz de ter que reaprender todos os comandos.

Mas, não deixe de terminar, o jogo é muito bom. 

  • Esplêndido 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
47 minutos atrás, gabricj disse:

Poxa vida cara, que pena. 

Faz muito tempo? Capaz de ter que reaprender todos os comandos.

Mas, não deixe de terminar, o jogo é muito bom. 

Faz um bom tempo,fui o primeiro a comentar o sumiço do guia kkkk.

Más agora sai de boa.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...