Ir para conteúdo
YuriFulY

[SuperInteressante] Porque a trilha sonora do Super Mario Bros. é coisa de gênio

Recommended Posts

 mario.png?quality=70&strip=info&crop=tru

Esse artigo não é nada relacionado diretamente ao fórum, mas sim a arte da trilha sonora nos vídeo-games. Essa é dedicada aos amantes dela. 

Eu sei que não é legal reclamar de barriga cheia, mas ter opções demais é desesperador. Quem come em restaurante por quilo sabe que é difícil montar o prato quando cada decisão que você toma tem quatro ou cinco alternativas que soam e cheiram igualmente boas. Às vezes, é mais fácil só pedir arroz, feijão e bife.

Isso também vale para o design e a arte. Limitação criativa é uma ideia tão importante que mereceu até um artigo muito modesto na Wikipedia. Quando eu fiz um curso de tipografia há alguns anos, meu primeiro exercício foi montar um cartaz para uma peça de teatro usando só a fonte Helvética, tamanho 12, em uma folha de papel A4 branca. Com recursos tão limitados, você passa mais tempo procurando soluções e menos tempo pensando na morte da bezerra " a receita perfeita para ter sacadas boas.

Se você é um nerd de mais de 30 anos " ou um nerd mais novo que gosta de tecnologia pré-histórica ", então seu gosto musical foi moldado por uma limitação criativa típica da década de 1980. O nome dela é chip. Quando o japonês Koji Kondo compôs a trilha do Super Mario Bros., em 1985, a música precisava rodar no lendário NES " esse console aqui, com cartucho (do tipo que você assopra) e controle retangular. Não é brincadeira: o hardware da época só dava conta de reproduzir três notas ao mesmo tempo. Três canais de som. Um quarto canal podia tocar ruído branco. Um barulho aleatório, que não transmite sensação de altura e nessa situação servia de percussão.

Se você não toca nenhum instrumento, é difícil ter uma noção do quanto isso é pouco. Qualquer iniciante, quando toca o primeiro acorde no violão, está tocando seis notas ao mesmo tempo. Um pianista, em teoria, pode tocar dez notas ao mesmo tempo " uma para cada dedo. Quem toca sanfona pode acionar três notas numa tacada só usando os botões da mão esquerda.

É óbvio que você não precisa de tudo isso para compor uma ótima peça " Muitos trabalhos de Bach, por exemplo, tem só duas vozes. Duas melodias sobrepostas: uma tocada com a mão esquerda, outra com a direita. Para dar um exemplo extremo, qualquer peça solo para flauta tem uma melodia só, pelo motivo muito simples de que flautas não tocam mais de uma nota simultaneamente.

Mas acontece que flautas e pianos são instrumentos musicais de verdade. Eles tem expressão e sutileza. Cada nota que você toca no piano carrega junto um mar de harmônicos que agrada o seu ouvido, e gera um gráfico de onda extremamente complexo. Os sons fornecidos pelo NES, por outro lado, são"¦ bem, toscos. Os dois primeiros canais, que em geral eram responsáveis pela melodia, só podiam reproduzir ondas quadradas. Uma onda quadrada é quadrada mesmo. Dá uma olhada no GIF (que veio deste ótimo texto sobre o assunto):

 

 

haroon-squares.gif?quality=70&strip=info


Ela é assim porque é produzida pela corrente mais simples possível. Liga a energia, desliga a energia, muito rápido. O mais próximo de uma escolha que o compositor tinha era mudar a largura do quadrado (ou seja, mudar o tempo que a energia passava ligada em cada ciclo). Ele podia escolher entre quadrados de 12,5%, 25% e 50% do comprimento da onda. Essas alterações mudavam sutilmente o timbre, deixando-o mais cheio ou mais oco. O terceiro canal, que em geral era usado para as notas mais graves da música, usava ondas triangulares, que soam menos estridentes e fazem as vezes de baixo. E o canal de ruído branco, bem"¦ ele produzia ruído, e ruído não tem comprimento de onda definido.

Moral da história: Koji Kondo compôs uma das peças mais reconhecidas e grudentas da história da cultura popular bit por bit, usando tecnologia equivalente à de um tecladinho de brinquedo da Barbie " um gênero que ganhou o apelido de "chiptunes". Os chiptunes beberam de fontes como o synthpop " Kraftwerk, Depeche Mode e Eurythmics ", e inspiraram a música dos anos 2000. Kesha, Snoop Dogg e Eminem tem músicas "8 bit", que não existiriam sem Mário e seus contemporâneos Zelda e Donkey Kong.

Nas mãos certas, até ondas quadradas podem ser revolucionárias.

Fonte:SuperInteressante
 
  • Curtir 5

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Genialidade, somente ela é capaz de transformar algo simples em elaborado. Mérito total dos compositores daquela época.

 

Apesar de achar muito boa a trilha do S. Mario Bros, a que me traz mais boas lembranças do NES é essa:

 

https://youtu.be/gcYmbzTPSZ8?t=9m4s

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Realmente, o que esses compositores fizeram nessa época é impressionante. Pouquíssima tecnologia e muita genialidade

 

A trilha do Mario vc pode soltar em qualquer lugar nesse mundo e todos vão reconhecer na hora

 

Mas trilha foda mesmo e que arrepia é isso aqui  :face8:

 

 

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu discordo plenamente da afirmação no titulo do tópico, assim como acho que isso é uma simplificação embananada que escolheu o jogo mais popular possível par atentar exemplificar ótimos trabalhos de chiptunes como se este fosse o trabalho mais exemplar.
Moon (ducktales), vampire killer (castlevania), bloody tears (noroi no fuin), o tema de dragon quest, mas se quiserem, posso pegar coisas pré nes que são bem mais trabalhadas do que world 1-1

Não diminui sua qualidade, eu apenas já estou de saco cheio de ver esse babamento de ovo, menosprezo acidental de outros para ficar louvando um jogo especifico querido por muitos, de preferencia um bem popular para alienar e jamais levantar questionamentos, afinal, se você levantar um "não é bem assim" a mentalidade de mob vem lhe caçar com gadanhos e tochas, quase como se você fosse o monstro de frankenstein...

 

Urgh... acho que a única coisa que odeio mais que isso são os top 100 melhores jogos de todos os tempos donos da razão absoluta que selecionam jogo a dedo pra não ofender ninguém...

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu discordo plenamente da afirmação no titulo do tópico, assim como acho que isso é uma simplificação embananada que escolheu o jogo mais popular possível par atentar exemplificar ótimos trabalhos de chiptunes como se este fosse o trabalho mais exemplar.

Moon (ducktales), vampire killer (castlevania), bloody tears (noroi no fuin), o tema de dragon quest, mas se quiserem, posso pegar coisas pré nes que são bem mais trabalhadas do que world 1-1

Não diminui sua qualidade, eu apenas já estou de saco cheio de ver esse babamento de ovo, menosprezo acidental de outros para ficar louvando um jogo especifico querido por muitos, de preferencia um bem popular para alienar e jamais levantar questionamentos, afinal, se você levantar um "não é bem assim" a mentalidade de mob vem lhe caçar com gadanhos e tochas, quase como se você fosse o monstro de frankenstein...

 

Urgh... acho que a única coisa que odeio mais que isso são os top 100 melhores jogos de todos os tempos donos da razão absoluta que selecionam jogo a dedo pra não ofender ninguém...

 

Rapaz que magoa é essa? Eheheh

Mas entendo.

é um exemplo de um trabalho genial. E eu acrescento
e
, esse do Master System que apesar da diferença de tecnologia(Master System tem 3 geradores de onda quadrada e 1 gerador de som de ruído branco e Nitendinho com 2 canais de onda quadrada, 1 canal de onda triangular de volume fixo, 1 canal de ruído-branco e 1 canal de modulação) são muito equivalentes e nas mãos corretas, podem fazer obras de artes.

 

E apesar de você não gostar, poderíamos fazer outra lista com os 100 melhores jogos de todos os tempos aqui no fórum. Seria interessante e divertido.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Rapaz que magoa é essa? Eheheh

Mas entendo.

é um exemplo de um trabalho genial. E eu acrescento
e
, esse do Master System que apesar da diferença de tecnologia(Master System tem 3 geradores de onda quadrada e 1 gerador de som de ruído branco e Nitendinho com 2 canais de onda quadrada, 1 canal de onda triangular de volume fixo, 1 canal de ruído-branco e 1 canal de modulação) são muito equivalentes e nas mãos corretas, podem fazer obras de artes.

 

E apesar de você não gostar, poderíamos fazer outra lista com os 100 melhores jogos de todos os tempos aqui no fórum. Seria interessante e divertido.

 

Eu ia arrumar o texto, mas eu sem querer postei, ele foi pela metade e saiu desse jeito uhauhahua

Mas não nego que tenho uma certa frustração com essa matéria, muito pq, bom, eu devo ter lido ela umas 8 vezes nos últimos 2 anos em múltiplas línguas e sempre com o mesmo texto e argumento: 1-1 é brilhante, é uma obra de gênio pq enfrentou limitações inimagináveis e nos cantamos por causa disso, quando na verdade, nos cantarolamos pq muitas crianças foram expostas a ela, e hoje em dia em uma idade mais avançada e na frente da midia, acaba repetindo, ou seja, é como o pessoal que cantarolava over the rainbow em 1960 sem parar.

O fato de que tratam como um projeto excessivamente bem trabalhado (Só que não), que mudou tudo (só que não 2), que rejuvenesceu e definiu (outro não) é um pouco manipulador e frustrante de se ver, e quando é repetido varias vezes para se tornar verdade, eu meio que me sinto mais incomodado ainda e aponto para exemplos de musicas mais bem trabalhadas (Já que esse é o ponto que queriam chegar) no console, antes do console, arcades e etc, afinal, é bom avisar, os fucking arcades tb tinham limitação de som...

 

 

Sobre o top 100, então eu não tenho problema com tops, na verdade, eu adoro ver o pessoal dizendo seus jogos/musicas/filmes/livros favoritos, muito pq gosto é subjetivo, moldado por experiências (boas e ruins), momento em que nos deparamos com a obra, o que ela representa para nós e ate mesmo nossa criação, tornando quase impossível que uma pessoa tenha exatamente a mesma lista que outra.

O que me da nos nervos é ver sites jornalísticos fabricando top 100, 10, 20, 50, 40, 30 ou seja lá qual for o numero sempre com os mesmos jogos para agradar gregos e troianos com um ou outro jogo underground ou diferentão que foi "enfiado" apenas para causar repercussão ou dizer "uuuh, somos diferentes".

Ou seja, o top 20 sempre terá "Caham": Metal gear solid, super mario, super mario world/3/64 (depende do ano e de seu publico alvo), super metroid, tetris, legend of zelda: a link to the past, ocarina of time, street fighter ii, final fantasy vii (antes ele ficava no 100, mas nos últimos anos se tornou eresia não por ele no top 20 apesar de que em seu lançamento, quase todo mundo concordava que grandia era melhor...), algum gta (antes era o III, depois vice city, depois IV e agora deve ser o 5), halo, portal (se não o pessoal de pc te bate), half life 2, Chrono trigger (Se vc quiser ganhar pontos com fãs de rpg por não por ffvii ou dragon quest no top), dark souls (se vc quiser ser hippster) e alguns outros.

 

Sacas XD

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...