Ir para conteúdo
blackgndrf

[MeuPS4] Vendas de jogos digitais ganham cada vez mais espaço, apontam relatórios

Recommended Posts

Digital-x-Fisico-696x392.jpg

 

Com 2017 fazendo parte dos livros, começam a aparecer números e dados interessantes sobre o desempenho da indústria dos videogames. E "˜quem"™ ganha as manchetes desta vez são as vendas digitais.

 

De acordo com Entertainment Retailers Association (via GamesIndustry), as vendas digitais no Reino Unido subiram cerca de 12% em 2017. Um pujante crescimento que reforça uma mudança na forma como os jogadores vem adquirindo seus jogos de videogame. No total, foram gastos cerca de Â£ 2,56 bilhões (libras esterlinas) só em jogos digitais naquele território.

 

Apesar dos bons números, Kim Bayley, diretor-executivo da empresa de pesquisa, pontua:

 

"O meio físico pode não ser mais a opção padrão para muitas pessoas como já foi um dia, mas continua a ser uma parcela substancial. Onde se destaca quando oferece algo distintivo e adicional ao conteúdo, seja ele uma experiência tátil ou o simples fato de que objetos físicos funcionam bem como presentes. Continuo confiante de que os formatos físicos de entretenimento continuarão conosco nos próximos anos."

 

E os próprios dados apontam que houve um aumento (em comparação com último ano) de 2,1% nas vendas de jogos físicos na Terra da Rainha. A tendência é que os jogos digitais continuem ganhando terreno, mas não significa que as caixinhas físicas estão em extinção.

 

E mesmo que os dados compilados sejam do Reino Unido, não é difícil perceber que o formato digital vem sendo uma opção atraente, principalmente em promoções da PlayStation Store, quando (às vezes) grandes jogos são oferecidos a preços mais atraentes do que os vistos no varejo.

 

E aí no seu caso. Qual a prateleira mais cheia: a de caixinhas ou a biblioteca digital?

 

Fonte: MeuPS4

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

É um fato, mas mídia física sempre será melhor do que digital.

Discordo. A maioria dos jogos lançados hoje só viram a luz do dia devido ao comércio digital. Da mesma forma, a maioria dos jogos que eu tive o prazer (ou desprazer, rsrs) de jogar eu só o fiz porque a mídia digital existe - seria possível só com mídia física, mas custaria umas 10 vezes mais. :) Se a pessoa mora num lugar onde se pode dar o luxo de escolher entre as duas, tudo bem. Entretanto esse cenário é raro entre os jogadores. Aí tem que se arcar com custos com envio, importação, etc. E quando recebe o jogo vem a decepção de ter comprado a caixa e o disco (sem mais nada, nem manual), cujo conteúdo ainda tem que ser instalado no HD, junto com uma atualização, por vezes gigantesca, mesmo o jogo tendo sido lançado no dia anterior. :)

 

No meu caso, eu pego dependendo do custo x benefício. Mas no geral, a mídia digital se tornou mais vantajosa pra mim. E esta ainda não se tornou padrão por culpa da falta de estrutura de internt em muitos mercados. :)

 

Agora a Sony tem que atualizar a forma com ela trabalha com esse tipo de mídia. Não é possível nem se comprar um simples jogo e dar de presente a alguém....

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O maior problema é sua própria "concorrente" a mídia física, que controla o valor da versão digital memo tendo custo de produção menor.

A mídia física tende a cair de preço mais rapidamente antes mesmo do lançamento. Já foram vários os jogos que peguei com desconto de 20% ou + na pré-venda.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ainda sou da velha guarda, sempre prefiro o físico. Digital só em promoção e que valha a pena.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Prefiro a mídia física, mas quando a digital está com um preço menor, eu acabo pegando a digital mesmo, exceto em alguns jogos, que eu faço questão em tê-los em mídia física.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Compro o que for mais barato. Justamente por isso minha biblioteca física não chega a 10% do total de jogos que eu tenho.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Compro midia fisica quando estou no exterior pois sai bem mais em conta do que comprar no Brasil, mas hoje não tenho mais nenhum jogo em midia fisica. Só midia digital e compras anteriores só por esse meio. É claro que não descarto nenhuma das duas opções, no momento acho melhor por meio digital pelo preço estar mais atraente nas promoções.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

eu quero ver esses safados explicarem pq a midia digital tem o mesmo preço, as vezes ate maior, que a midia fisica...  pq se colocarmos no papel, a fisica gasta muito mais para ser feita... 

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Procuro o que for mais barato..mas estou dando preferência a mídia digital com promoções..

 

Hje tenho apenas 2 mídia física..FIFA15 (vai morrer comigo) e Uncharted 4..o q tento fazer é realizar trocas para não aumentar esse número..

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Vão ganhar cada vez mais espaço mesmo. É isso que a indústria quer e trabalha pra que aconteça... Saudade do tempo das caixinhas encrementadas como as do Sega Saturn ou 3DO.

 

Enviado de meu BLU VIVO 5 usando Tapatalk

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu sempre defendi a mídia física, coleção, prateleira...É só alegria.

Mas em 2017 meu consumo mudou drasticamente para mídia digital, mesmo tendo míseros 4MB de internet disponíveis na cidade onde moro.

 

Física só os "de honra" como os da Naughty Dog mesmo.

De resto, as promos digitais acabam sendo mais atraentes.

 

Mas como mencionado por nosso colega acima, não ter como presentear mídia digital é patético...

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Para mim em geral, vai do custo beneficio. Jogos mais simples, vai de digital mesmo. 

Agora jogos AAA, normalmente prefiro os de mídia física.

Agora um problema a médio prazo, são esse mesmo jogos estarem disponíveis "sempre". Em algum momento, a PSN vai sair do ar ou ser substituída por outro serviço, e tudo o que já foi comprado, não estará mais disponível. Neste caso, as mídias físicas levam vantagem. Porque daqui, digamos uns vinte anos, tendo a mídia física, pode ser ainda ser possível jogar num velho console, ou até mesmo em um emulador. E para quem coleciona, é importante.

 

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Na verdade somos forçados a isso.

Eu sempre preferi mídias físicas, mesmo sendo mais caras.

Mas recentemente, a demora em chegar os jogos físicos no Brasil e o preço muuuuuuito mais elevado, acabou me forçando a comprar alguns digitais recentemente !!!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

mídia física eu só to pegando de jogos que eu quero ter na prateleira mesmo com assassins creed, mass effect, etc

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não compro mídia física a aproximadamente 1 ano. Preço e o fato de não precisar ficar trocando o disco para alternar entre jogos 🤷ðŸ¼"♂ï¸

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Dos 12 jogos que comprei ano passado, 10 foram mídia física, deste só paguei R$ 200 numa certa tranqueira que lançou no mês de março que prefiro não citar mais o nome, os outros todos paguei R$ 100 ou menos.

 

O preço deles cai mais rápido, e procurando bem dá pra achar bons descontos, ao contrário da PS Store, que cobra preço full em jogo de 3 anos atrás e não tem uma promoção boa há muito tempo.

 

Eu gosto de mídia digital em função da praticidade de não ter que ficar trocando disco toda hora, mas nessas horas meu bolso acaba falando mais alto e compro onde estiver mais barato.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Na época do Play 3 eu até colecionava mídia física, porém algum tempo depois eu mudei completamente meu foco.

 

Já disse varias vezes no fórum que me dava agonia de Platinar um jogo 100%, usufruir total do que ele poderia me oferecer e nos final das contas deixar o CD apodrecendo no armário. 

 

Não tenho com quem trocar, e muito menos emprestar, pois na minha cidade sou o único que tenho Play 4, o resto é tudo Caixista (Sem preconceito), mas sou viciado na Sony mesmo.

 

Midia digital se tornou algo novo pra mim, pois além de poder jogar e desfrutar 100% do jogo, eu posso emprestar aos meus amigos no fórum, pelo menos estarão fazendo bom uso deles. 

 

 

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

eu quero ver esses safados explicarem pq a midia digital tem o mesmo preço, as vezes ate maior, que a midia fisica...  pq se colocarmos no papel, a fisica gasta muito mais para ser feita... 

 

O jogo custa R$300 ai eles dão um descontão de 50% = R$150.... E tem gente que compra ainda....

 

Eu sempre defendi a mídia física, coleção, prateleira...É só alegria.

Mas em 2017 meu consumo mudou drasticamente para mídia digital, mesmo tendo míseros 4MB de internet disponíveis na cidade onde moro.

 

Física só os "de honra" como os da Naughty Dog mesmo.

De resto, as promos digitais acabam sendo mais atraentes.

 

Mas como mencionado por nosso colega acima, não ter como presentear mídia digital é patético...

 

Midia fisica pra mim agora só edição de colecionador, acho que é o único que vale a pena. Estará na minha prateleira.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

É igual livro, eu ainda gosto de segurar o livro, ler, cheirar, é o mesmo com o jogo. Diferentemente do livro, que não tenho tanta facilidade em ler digitalmente, o jogo ainda da pra fazer isso, então é meio termo, o que for melhor no momento eu pego, com preferencia em fisica.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Acho que estou fora da moda mesmo, deve ser a idade.

 

Aqui so compramos midia fisica. Jogos digitais, so os que vem na Plus mesmo. 

 

Mas talvez seja porque aqui (Canada) o preco da midia fisica é bem mais barato ou ao menos igual ao da digital. E os jogos usados saem bem mais em conta nas lojas.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Visitante Keesley

Tem o lado bom: preço em conta, sem risco de danificar, praticidade de uso e empréstimo, e vida útil prolongada.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...