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Tio_Maluco

[myPSt] Mega Man X - Overdose de Mega Man. Capcom vai relançar toda serie "X" no PS4 em 2018.

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Visitante nescaw

Então, pq tem que ter contexto historico pra lembrar e explicar esse circo da capcom.

Não é novidade que quando final Fantasy VII saiu ele solitariamente fez algo que ninguém havia conseguido, que foi quebrar barreiras e popularizar o gênero de RPG no maior mercado de games do mundo, retirando ele do eterno nicho japonês para convencer o mundo de que tem algo lá. Não importa os méritos ou deméritos do jogo e sua sequencia (FFVIII), eles dois fizeram algo impressionante e isso é incontestável.

Consequentemente os consumidores começaram a correr atrás de todo e qualquer rpg's para encontrar exatamente a mesma experiência, ignorando que assim como um filme ou um livro, cada jogo "tecnicamente" é uma experiência isolada, com seus valores, pontos fortes e pontos fracos. (Não ajuda muito que a critica em sua grande maioria tenta ensinar o contrario), e com essa abertura e euforia era meio óbvio que todas as empresas tiveram uma chance enorme de capitalizar, e assim como a obsessão por street fighter II ou o boom recente de COD, quase todos os rpgs que saíram depois dos épicos da Square queriam imitar exatamente eles, seja estrutura, narrativa, combate ou formatação de historia da franquia, todo mundo queria ser final fantasy.

Algumas franquias se mantiveram de pé e seguiram seu rumo, como Suikoden, tales of e Dragon's quest, com a ultima comicamente tendo a sétima interação sendo criticada no ocidente justamente por não parecer com final fantasy (temos que parabenizar a força de vontade do mundo de tentar estagnar criatividade para que tudo seja igual \o).

BOF por outro lado infelizmente não fez isso. O terceiro jogo teve a infelicidade de sair no ocidente pouco tempo depois do lançamento de FFVII, e apesar de ser bom (Um dos melhores da franquia) foi comparado e criticado justamente pelas pessoas que queriam mais final fantasy e tragicamente o jogo não fez muito sucesso na época.

Em um mundo sensato onde se preza qualidade ao invés do desespero por resultados causado pelo consumismo, BOF provavelmente iria seguir seu rumo fincado em suas origens, fortalecendo sua fanbase, ganhando novos fãs e pessoas completamente apaixonadas que cresceram com ela (meu caso), porém, capcom é provavelmente a empresa mestra suprema das decisões imbecis e da autossabotagem e decidiu que a melhor solução para uma franquia já estabelecida (Apesar de não ser grande) era mudar todos os seus valores e pegar carona na cauda de final fantasy \8

 

Consequentemente BOFIV foi construido intencionalmente com a estrutura da franquia da square, sem se importar muito com a reação de sua fanbase preestabelecida (algo que a capcom adora fazer, se existe uma empresa que não gosta de progressão natural, é ela... se bem que resident evil progrediu naturalmente para algo mais proximo de ação, mas por outro lado um Tech Demo chamado the kitchen foi transformado em um Resident evil da noite pro dia só pq o nome da franquia tinha mais valor de mercado, então um anula o outro.), ignorando suas origens, abandonando quase tudo que fez a serie unica e pra ser sincero? Eu ainda estou perplexo com o fato de que Ryu não é um personagem prototipo dos anos 90, aka, um emo metido a badass... mas eu acho que isso não é culpa de tradição, mas sim a falta de tempo para fazer o jogo, afinal, temos fou-lu para tentar ser mais um Psaro de pobre (Dear god...)... Mas eu não vou tocar nos méritos, deméritos, o fato de que o jogo foi feito no grito e saiu incompleto e etc, existem vários tópicos que eu discuti isso com outras pessoas e vc só perguntou pq BOF alienou uma fanbase XD

 

Enfim, em partes, a capcom conseguiu o que queria, afinal, o "final fire IV" vendeu bem, "talvez" tenha conseguido uma nova fanbase que provavelmente era maior que a original e matou a antiga.

Porém, tudo que é bom acaba, e o boom de final fantasy acabou comicamente com o IX, exatamente no mesmo ano do lançamento de BOF IV.

 

Enfim, post ta grande e eu vou resumir: Por consequência, a serie teve que retornar a sua estrutura original e seguir seu rumo de novo, porém, com uma fanbase visivelmente frustrada e alienada com BOF IV vc meio que queima a boa fé e confiança dos seus fãs, fazendo com que dragon's quarter fosse lançado em quase que total esquecimento, diante de uma geração que jogou o IV (Com sorte o III), provavelmente não entendeu o ambiente e estilo de narrativa do V, questionou pq não lembrava o IV e subsequentemente enterrou a franquia.

 

PS: Não estou culpando ninguém da morte da franquia ou dizendo que a pessoa deva ou não gosta de um jogo, mas a forma com que a capcom matou uma fanbase para gerar outra na marra meio que foi o responsável pela morte de uma franquia.

Se quiser ver um caso bizarro e similar, procure um fã de tales e peça para ele tentar imaginar o mesmo tipo de narrativa de final fantasy em um jogo da franquia tales, que é excessivamente herp derp e tira sarro de si mesmo "do nada" tentando parecer com uma franquia pseudo filosófica com narrativa e escrita bem esquisita (Final fantasy pós Sakaguchi) \8

 

Entendi por cima. Apesar de eu ter jogado apenas o IV (e ter gostado) entendi muito seu ponto por jogar muito tales of.

 

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Entendi por cima. Apesar de eu ter jogado apenas o IV (e ter gostado) entendi muito seu ponto por jogar muito tales of.

 

 

Então, não se resume só a mim, mas sim a praticamente toda a fanbase sendo forçada a engolir algo na marra unica e exclusivamente pq era popular naquele momento sem nenhum respeito pelos 3 jogos que vieram antes, fazendo com que o jogo parecesse um belo tapa na cara das pessoas que apoiaram por um longo período de tempo.

Afinal, não estamos falando de um spin-off, uma evolução natural ou sequer uma mudança de estilos que respeitava a serie, era apenas uma maquiagem para parecer algo que não é e assim conseguir dinheiro rápido, mas ao invés de simplesmente criar uma serie nova, a capcom optou por usar o nome de uma franquia que tinha uma fanbase boa e  assim teria uma garantia de money caso o experimento desse errado.

Por sinal, vc é um ótimo exemplo do que eu falei sobre tentar pegar um novo publico enquanto matava o antigo, afinal, você chegou de paraquedas, jogou, gostou e nunca mais voltou, logo, vc era o publico alvo de quando ela basicamente destruiu uma fanbase tentando criar uma segunda da noite pro dia, mas seja lá qual for o motivo vc não ficou, assim como os outros.

Talvez o jogo não seja memorável e o pessoal só se lembre de forma bem vaga de um ou outro highlight,quem sabe o publico novo era muito novo e sequer leu a historia, logo não sabe de absolutamente nada que aconteceu nele (muita gente fez/faz isso em rpg, principalmente naquela época), pode ser que seja só a fome por um novo jogo do gênero depois do boom, assim como vários fps n a geração passada ou no caso mais bizarro: tenha achado que a franquia era daquele jeito e recuado quando viu o jogo diferente sem saber que, bom, o IV era o diferente.

Não que importe muito, o que importa é que a capcom meio que deu um tiro no pé por um motivo bem banana, conseguindo fazer com que um jogo vendesse bem naquele exato momento em detrimento da longevidade da serie \8

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