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[Adrenaline] As microtransações estão se tornando um verdadeiro problema - todas elas

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As microtransações foram primeiro popularizadas por jogos gratuitos, algo que faz muito sentido. Você não pagou para jogar e os desenvolvedores precisam ser recompensados pelo seu trabalho, então eles vendem itens e equipamentos para seu personagem que muitos usuários estão felizes em comprar com dinheiro real.


 


Eventualmente alguém teve uma ideia: "e se a gente também vendesse essas coisas nos games pagos?". Imagino que alguns executivos na reunião possam ter considerado a ideia absurda, quem sabe até ter dado uma boa risada. Mas é só olhar a situação atual do mercado de games para saber quem riu por último.


 


Algo que começou a ser implementado vagarosamente, apenas em alguns jogos, está se tornando um padrão. Alguns dos maiores lançamentos de 2017 contam com o modelo de microtransações, como Assassin's Creed Origins, Destiny 2 e Sombras da Guerra. Enquanto isso, a gigantesca Take-Two já decidiu que não faz mais jogo sem o recurso e pronto, depois de ganhar uma renda massiva com esse modelo de negócios. Estamos chegando naquele ponto em que as produtoras não disfarçam mais, elas vão colocar e pronto, goste ou não. E sei que quem leu até aqui já está pensando nas clássicas e repetitivas desculpas para as microtransações:


 


coluna-microtransacoes-1.jpg


 


- "Se for só cosmético, tudo bem | Só compra quem quer | Você não precisa comprar pra jogar".


 


Estes argumentos são bem rasos e ignoram o verdadeiro e mais profundo problema das microtransações: a maneira que elas influenciam na mecânica e na lógica dos games.


 


TODAS AS MICROTRANSAÇÕES SÃO PROBLEMÃTICAS, NÃO IMPORTA O TIPO


 


Vamos começar de maneira simples, desbancando o argumento de "não precisar" comprar os itens. Oras, se fizéssemos só o que PRECISAMOS fazer, não teríamos nem comprado o jogo. Estaríamos felizes em respirar, comer e ter um banheiro. Jogamos porque QUEREMOS, porque é divertido, nos faz bem. E quando estamos jogando algo que gostamos, queremos acessar o conteúdo que nos é apresentado, especialmente quando já pagamos pelo desenvolvimento desse conteúdo na compra do jogo. Comprar o item por microtransação é pagar por ele de novo. É uma sensação bizarra estar jogando Assassin's Creed Origins e ver aquela vitrine de produtos inacessíveis, sabendo que há não muitos anos eles seriam algo que eu conseguiria naturalmente, conforme eu jogo. E sem ficar esfregando na minha cara, seriam aqueles unlockables surpresa que eram tão bons. Aí vem o argumento preferido das produtoras: "mas você pode comprar todos esses itens com dinheiro do jogo, o uso do dinheiro real é só pra economizar tempo".


 


coluna-microtransacoes-11.jpg


 


E é aqui que a discussão fica um pouco mais profunda. É só seguir a lógica: se fosse muito fácil conseguir os itens apenas fazendo "grinding" no jogo, quem recorreria às microtransações? Mas se for muito difícil, o jogo vai ser crucificado na internet por estar nitidamente "extorquindo" seus jogadores. Qual a solução? Algo implementado em jogos free to play de smartphones há tempo: o que eu chamo de "escalonamento".


 


Quando você começa o jogo, é muito fácil conseguir os recursos e os itens. Realizar uma missão lhe dá diversas moedas ou qualquer outro recurso do game, comprar as armas, equipamentos, skins é fácil e você defende o game aos 4 ventos, destacando como as microtransações são desnecessárias. Todos felizes. Só que o preço das coisas e exigência de recursos para criação de equipamentos aumenta de maneira exponencial, fazendo um upgrade que levava 10 minutos de "grinding" começar a exigir 100 minutos, 1.000 minutos... E depois de investir tanto tempo num jogo, como parar? É interessante destacar aqui que a Ubisoft chama seus pacotes de itens na loja oficial do ACO de "poupa-tempo". Que coisa, não?


 


coluna-microtransacoes-2.jpg


 


E é isso que foi tão criticado em Sombras da Guerra, por exemplo, em que muitos jogadores relataram que terminar a campanha é tranquilo, mas ver o segundo final é um trabalho chato, longo e repetitivo. "Tá, João, mas e se os itens foram realmente apenas cosméticos?". Aí o problema cai na lógica de desenvolvimento do jogo.


 


AS MICROTRANSAÇÕES ESTÃO AMEAÇANDO SE TORNAR O OBJETIVO CENTRAL DOS JOGOS


 


Jogos free to play mobile já são desenvolvidos com as microtransações como o grande centro do jogo. A maioria deles não têm um objetivo final, mas um ciclo de objetivos alimentados por gastos: você usa recursos para aumentar seu império, que vai precisar de ainda mais recursos para ficar ainda maior e assim vai. A ideia é vincular o progresso do jogo ao seu gasto, não ao seu gameplay.


 


Meu medo é que essa lógica seja transportada para os games triplo A, já tão caros em seu lançamento. Os títulos deste ano que eu citei ainda oferecem ótimos jogos por baixo das microtransações, que foram elogiados pela crítica e pelo público. Mas quanto tempo vai levar para as produtoras fazerem seus jogos cada vez mais focados em lhe fazer gastar do que em realmente serem bons? Vale destacar aqui que Sombras da Guerra levou uma espécie de "review bombing" dos usuários no Metacritic, tendo sua nota de usuários reduzida à média de 2,8, muitíssimo abaixo da sua média 8,1 de reviewes.


coluna-microtransacoes-111.jpg


 


A teoria da conspiração não é absurda. A EA cancelou seu projeto de um game de ação e aventura de Star Wars que chegou a ter um trailer mostrado na E3. Em sua declaração, destaco este interessante trecho:


 


"Ficou claro que, para entregar uma experiência onde os jogadores vão querer voltar e aproveitar por um longo tempo, nós precisávamos mudar o design."


 


coluna-microtransacoes-21.jpg


 


É legal lembrar aqui que a Take-Two chamou as microtransações de "gastos recorrentes dos consumidores" em seu relatório financeiro. "Voltar e aproveitar um longo tempo" = "gastos recorrentes dos consumidores". Essa tendência é visível nos games da atualidade que tentam ser cada vez maiores e mais cheios de coisas. Isso é algo muito fácil de vender para os jogadores, que ficam felizes em receber mais gameplay pelo seu dinheiro investido, mas é importantíssimo lembrar que mais quantidade nem sempre é mais qualidade. Não adianta lotar um game de missões extras chatas que ainda vão lhe obrigar a ficar fazendo "grinding" pra recolher um número X de recursos, por exemplo (e que você pode comprar pra ser mais rápido).


 


E claro que precisamos lembrar aqui também da patente da Activision que até levava o nome de "motor de microtransações". Pro pessoal que ainda defende as compras "apenas cosméticas", não faz diferença. Tudo é enxergado pelos executivos como a mesma coisa e é assim que eles começam a pressionar que os jogos sejam desenvolvidos. Você prefere que seu match no multiplayer seja feito procurando jogadores com o mesmo nível de experiência que o seu ou procurando jogadores que tem skins que você não tem?


 


E isso para não mencionar um problema bem menor, mas que, pessoalmente, me incomoda bastante. Toda vez que o jogo oferece para você pagar alguma coisa com dinheiro real ele quebra a imersão e atrapalha a experiência. Imagine você na pele de Talion, retalhador de Orcs, na luta pela Terra-Média contra Sauron, mas espera aí, por apenas R$ 20 você compra essa linda caixa de Orcs sortidos. Vai ser no crédito ou no débito? Põe no crédito que você vai comprando sem sentir os gastos, bem melhor.


 


coluna-microtransacoes-3.jpg


 


É IMPORTANTE DEIXAR CLARO QUE "NÃO ESTÃ TUDO BEM"


 


Admito que em análises passadas fui bastante conivente com as microtransações. Principalmente na review de Injustice 2, mas também um pouco na de Destiny 2. Percebendo agora o caminho que está sendo seguido pela indústria dos games, decidi adotar uma postura mais firme contra esse processo que parece impactar no desenvolvimento de futuros jogos.


 


Sempre que um game tiver microtransações elas vão aparecer como um dos pontos negativos na lista de "Contras" das reviews. Dependendo do impacto e da importância desses itens compráveis no jogo, eles vão resultar também numa diminuição da nota. Espero que entendam a postura e incentivo que sempre leiam as reviews em sua totalidade para entenderem completamente a experiência dos reviewers com o jogo.


 


É legal também destacar esse tipo de postura aparecendo em outros sites, como o OpenCritic, um site que agrega reviews de outros sites especializados e do público, assim como o MetaCritic, mas direcionado apenas para jogos. Ele anunciou pelo Twitter que está estudando uma maneira de adicionar informações do modelo de negócios dos jogos. No mesmo tweet o site disse que está se posicionando contra a implementação dos famigerados "loot boxes".


 


micro.png


 


Convido os usuários a se juntarem à luta contra as microtransações, que estão se mostrando mais malignas até do que a pré-venda. E pra isso, é muito simples, não gaste mais dinheiro num jogo que você já pagou, por favor.


 


Fonte: Adrenaline

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bem interessante o texto

Vale a pena a leitura, me passou uma visão mais crítica sobre alguns argumentos bastante repetidos (até por mim) quando se tratava de microtransacoes.

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Isso é verdade, daqui a pouco o cara só vai progredir no jogo se pagar cada nível (ops, já existe jogos em capítulos). 

 

Por culpa dessas microtransações muitos jogos perderam a graça. Nas gerações antigas você terminava o jogo várias vezes para desbloquear coisas e essa era a grande diversão, ou precisava cumprir objetivos para desbloquear. Hoje os jogos não estão vindo com quase nada desbloqueável no próprio jogo, você só consegue coisas extras se pagar uma dlc, ou pagar microtransações. Acho q isso é péssimo.

 

Como era legal desbloquear carros secretos ou personagens secretos em jogos, garantia horas de diversão mesmo após terminar a história. Hoje os jogos já vem com tudo liberado e se quiser carros ou personagens extras você é obrigado a pagar.

 

Justamente estou jogando Máfia 2, e cadê os carros secretos? Não têm quase nada, se quiser carros extras pague pela dlc. Decepção total. O os jogos de luta, existe algum hoje em dia que desbloqueia personagem sem pagar? 

 

Coisas secretas em jogos foram extintas aos poucos por culpa das microtransações e dlcs. GTA V (ps3) não tem nada secreto no modo história, cidade enorme e nenhum carro secreto. 

 

Como era legal ficar procurando carros secretos em Driver 2 e 3, hoje se lançarem um novo Driver o cara teria que pagar para ter outros carros. Deixando o mundo aberto inútil e sem objetivos para passear e explorar.

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Justamente estou jogando Máfia 2, e cadê os carros secretos? Não têm quase nada, se quiser carros extras pague pela dlc. Decepção total. O os jogos de luta, existe algum hoje em dia que desbloqueia personagem sem pagar?

 

Só citando pq seria uma coisa que eu ia dizer tbm.

 

As microtransações em jogos pagos estão ae a quase de 10 anos, só agora que começaram a notar... ahusuahushaushauhsuahsa

 

Queira ou não admitir, a expansão das fronteiras da internet aos videogames teve seus prós e contras, como os citados ae. As microtransações pra mim não são um problema. Como diz na matéria, a Ubi chama de "poupa-tempo", afinal nem todo mundo quer ter a experiência de fazer a limpa no jogo, vai lá, joga, experimenta, e vai pra outro jogo se empacar em alguma atividade. O jogador casual mesmo.

 

O problema é, como o Pablo disse, a falta de conteúdo. Capar um jogo pq o conteúdo do jogo tá suficientemente grande e fazer o jogador gastar o valor de quase outro jogo para ter uma experiencia diversa e completa, isso sim que é a grande sacanagem.

 

Acho os passes de temporada antecipados mais "vilões" que as microtransações. A produtora te joga subliminarmente na cara que estão vendendo uma experiência incompleta e você aceita...

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Um certo boicote contra essas empresas seria o ideal pra frear essa prática. O problema é que NUNCA isso vai acontecer... Sempre vai ter alguém disposto a pagar um pouco mais numa coisa que deveria vir de graça

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Microtransacoes ou DLC = para mim sao a mesma coisa.

 

Nao compro, nao pago. E geralmente, nao jogo o jogo.

 

O problema de toda essa politica sao os gamers. As pessoas reclamam, mas pagam. A mesma coisa das drogas onde todos culpam os traficantes, mas os usuarios sao coitados sendo explorados. Temos que colocar as responsabilidades em seu lugar: SE TEM GENTE QUE PAGA, TEM GENTE QUE VENDE.

 

E ainda vou um pouco mais longe: a culpa é dessa nova geracao que nao tem tempo para nada, quer atalhos e facilidades para tudo e se algo é dificil, nao é culpa deles mas sim dos outros. Sim, isso é so o reflexo de um problema cultural e de comportamento da sociedade moderna.

 

Sempre refleti como é absurdo alguem vender um jogo por pedaços ... Imagina uma concessionaria vendendo um carro: ''Olha so, voce tem direto ao motor, mas se quiser rodas, tem que pagar extra''.

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Microtransacoes ou DLC = para mim sao a mesma coisa.

 

Nao compro, nao pago. E geralmente, nao jogo o jogo.

 

O problema de toda essa politica sao os gamers. As pessoas reclamam, mas pagam. A mesma coisa das drogas onde todos culpam os traficantes, mas os usuarios sao coitados sendo explorados. Temos que colocar as responsabilidades em seu lugar: SE TEM GENTE QUE PAGA, TEM GENTE QUE VENDE.

 

E ainda vou um pouco mais longe: a culpa é dessa nova geracao que nao tem tempo para nada, quer atalhos e facilidades para tudo e se algo é dificil, nao é culpa deles mas sim dos outros. Sim, isso é so o reflexo de um problema cultural e de comportamento da sociedade moderna.

 

Sempre refleti como é absurdo alguem vender um jogo por pedaços ... Imagina uma concessionaria vendendo um carro: ''Olha so, voce tem direto ao motor, mas se quiser rodas, tem que pagar extra''.

Não da maneira q vc falou, mas isso já acontece a tempos, carro 0 muitos vem pelado, ar, direção essas coisas maioria tem q pagar a parte pra ter completo

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UGO, permite eu utilizar seu post em outros locais ?

Só citando pq seria uma coisa que eu ia dizer tbm.

 

As microtransações em jogos pagos estão ae a quase de 10 anos, só agora que começaram a notar... ahusuahushaushauhsuahsa

 

Queira ou não admitir, a expansão das fronteiras da internet aos videogames teve seus prós e contras, como os citados ae. As microtransações pra mim não são um problema. Como diz na matéria, a Ubi chama de "poupa-tempo", afinal nem todo mundo quer ter a experiência de fazer a limpa no jogo, vai lá, joga, experimenta, e vai pra outro jogo se empacar em alguma atividade. O jogador casual mesmo.

 

O problema é, como o Pablo disse, a falta de conteúdo. Capar um jogo pq o conteúdo do jogo tá suficientemente grande e fazer o jogador gastar o valor de quase outro jogo para ter uma experiencia diversa e completa, isso sim que é a grande sacanagem.

 

Acho os passes de temporada antecipados mais "vilões" que as microtransações. A produtora te joga subliminarmente na cara que estão vendendo uma experiência incompleta e você aceita...

O maior problema é a seguinte pergunta que irá surgir após um tempo. "X jogo é bom se não usar microtransação?", nas dlcs isso já ocorre com Destiny e Battlefield por exemplo (sem as dlcs o jogo fica muito reduzido), daqui a pouco as microtransações entram da mesma forma no design dos jogos
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O negócio é passar longe de jogos que para zerar ou dificultar o ganho de XP e melhores armas do jogo seja necessário pagar. 

 

Enquanto houver estúdios como CD Projekt Red e Naught Dog desenvolvendo conteúdos épicos que realmente acrescentam algo apos a campanha principal, ainda ha esperança.   

 

 

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Concordo com tudo,sempre achei um absurdo pagar um jogo e depois ficar comprando coisas separadas que ja deveriam estar ali... Acho uma boa boicotar esses jogos sim,minha opinião.

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como já falaram, se tem quem compre, sempre vai ter alguém vendendo, uma coisa que já notei é com fifa e pes todo ano quase a mesma coisa e sempre tem pessoas pra comprar o jogo "novo" e ainda muitos gastam dinheiro de verdade com pacotes de jogadores pra montar um time eu acho, é que não jogo games de futebol, e ao meu ver as pessoas que fazem isso gastam todo ano com a mesma coisa, principalmente com pacotinhos de jogadores, tipo são jogadores de futebol vai ser sempre a mesma coisa no máximo vai mudar os status deles e a que time eles pertencem, isso poderia ser facilmente introduzido em um só jogo de fifa ou pes, por exemplo sai um único fifa pro ps4 e esse jogo vai recebendo atualizações "gratuitas" tipo as do gta5 e dai no máximo umas dlcs pagas pra acrescentar algo de diferente no jogo, como teve os jogos femininos em algum ai que saiu, mais não né, é muito mais lucrativo lançar novamente a mesma coisa todo ano e vender pacotinhos kkk

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Well,

 

O texto é bacana... nos faz pensar, estou até sendo egoísta, mas para mim o jogo ter ou não micro transação nem me atrapalha. Então não ligo. Normalmente não gosto de usar itens cosméticos e se o jogo depende de investir mais dinheiro para concluir ou conseguir algo melhor eu simplesmente não compro o jogo! Simples assim.

 

Agora, sendo um pouco imparcial. A industria de games está em apuros, os jogadores estão cada vez mais exigente no tamanho do mapa, dos gráficos, das missões, do tempo de vida útil do jogo... a desenvolvedora está colocando cada vez mais dinheiro para desenvolver e lançar seus jogos. Um tempo atrás uma equipe com 10 programadores faziam um bom jogo nos consoles mais básicos, hoje precisa de atores, desenvolvedores, designers e toda uma infra instrutura cara, com mão de obra cara. E o preço dos jogos continuam igual. Estão colocando micro transações para ganharem ainda mais dinheiro. Mas, pode ser um tiro no pé... se o pessoal começar a boicotar, eles terão um problema ainda maior.

 

Sei lá, eu não boicotaria um jogo por apenas colocar itens que não mudam o gameplay (roupas, montarias, design de armas...) Agora, se pra jogar com uma arma melhor, ter vantagens etc comprando itens com grana real... eu deixo ele de lado...

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O negócio é passar longe de jogos que para zerar ou dificultar o ganho de XP e melhores armas do jogo seja necessário pagar. 

 

Enquanto houver estúdios como CD Projekt Red e Naught Dog desenvolvendo conteúdos épicos que realmente acrescentam algo apos a campanha principal, ainda ha esperança.   

 

Acho que vc está bem por fora amigo.

Naught Dog abusa muito de micro-transação.

 

Rockstar abusa muito de micro-transação no GTA V e pela declaração do CEO da Take-Two o RDR vai explorar isso em todos os níveis possíveis pra monotizar o máximo. Pelo que entendi, até na campanha terá micro-transação.

 

Ou seja, NENHUMA delas escapa, nenhuma.

Nunca gastei um centavo com microtransações, nem na época que jogava Ikariam. Já fico put* de gastar com dlcs já que a maioria não compensa (só que tem algumas que vale cada centavo).

 

O grande problema é que apesar de ter uma fama ruim com um nicho as micro estão cada vez mais gerando lucro para as empresas. Algumas ganham mais com micro do que com  venda de jogos, vide FIFA e Madden.

 

Posso estar errado, mas acredito que ainda estamos bem longe de uma bolha. Até lá a tendência é só aumentar a cara de pau das produtoras para colocar mais microtransações.

 

PS:Shadow of War e um game que queria muito jogar, mas como colocaram essa babaquice de micro vou deixar para compra só quando a versão completa tiver bem barata.

 

Concordo, gastam as vezes mais com marketing do que com desenvolvimento do jogo.

O custo está nas alturas.

 

Mas também vemos noticia do tipo: CoD WW2 arrecada mais no final de semana de estreia que Thor Ragnarok e Mulher Maravilha.

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Visitante nescaw

Well,

 

O texto é bacana... nos faz pensar, estou até sendo egoísta, mas para mim o jogo ter ou não micro transação nem me atrapalha. Então não ligo. Normalmente não gosto de usar itens cosméticos e se o jogo depende de investir mais dinheiro para concluir ou conseguir algo melhor eu simplesmente não compro o jogo! Simples assim.

 

Agora, sendo um pouco imparcial. A industria de games está em apuros, os jogadores estão cada vez mais exigente no tamanho do mapa, dos gráficos, das missões, do tempo de vida útil do jogo... a desenvolvedora está colocando cada vez mais dinheiro para desenvolver e lançar seus jogos. Um tempo atrás uma equipe com 10 programadores faziam um bom jogo nos consoles mais básicos, hoje precisa de atores, desenvolvedores, designers e toda uma infra instrutura cara, com mão de obra cara. E o preço dos jogos continuam igual. Estão colocando micro transações para ganharem ainda mais dinheiro. Mas, pode ser um tiro no pé... se o pessoal começar a boicotar, eles terão um problema ainda maior.

 

Sei lá, eu não boicotaria um jogo por apenas colocar itens que não mudam o gameplay (roupas, montarias, design de armas...) Agora, se pra jogar com uma arma melhor, ter vantagens etc comprando itens com grana real... eu deixo ele de lado...

 

Penso quase exatamente a mesma coisa, um problema que eu vejo quando a venda apenas de cosméticos é quando eles podem ser negociados entre jogadores por dinheiro do jogo. Ao meu ver, isso acaba criando um comercio totalmente focado nesses itens.

 

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eu gasto com Skin mesmo!!   :fuck:

 

Isso ai, há quem goste de andar na moda sempre!!! Parabéns!

 

Já comprou o unicórnio no Assassin's Creed?

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Isso é verdade, daqui a pouco o cara só vai progredir no jogo se pagar cada nível (ops, já existe jogos em capítulos).

 

Por culpa dessas microtransações muitos jogos perderam a graça. Nas gerações antigas você terminava o jogo várias vezes para desbloquear coisas e essa era a grande diversão, ou precisava cumprir objetivos para desbloquear. Hoje os jogos não estão vindo com quase nada desbloqueável no próprio jogo, você só consegue coisas extras se pagar uma dlc, ou pagar microtransações. Acho q isso é péssimo.

 

Como era legal desbloquear carros secretos ou personagens secretos em jogos, garantia horas de diversão mesmo após terminar a história. Hoje os jogos já vem com tudo liberado e se quiser carros ou personagens extras você é obrigado a pagar.

 

Justamente estou jogando Máfia 2, e cadê os carros secretos? Não têm quase nada, se quiser carros extras pague pela dlc. Decepção total. O os jogos de luta, existe algum hoje em dia que desbloqueia personagem sem pagar?

 

Coisas secretas em jogos foram extintas aos poucos por culpa das microtransações e dlcs. GTA V (ps3) não tem nada secreto no modo história, cidade enorme e nenhum carro secreto.

 

Como era legal ficar procurando carros secretos em Driver 2 e 3, hoje se lançarem um novo Driver o cara teria que pagar para ter outros carros. Deixando o mundo aberto inútil e sem objetivos para passear e explorar.

Lembro que era muito divertido desbloquear todos os personagens no Tekken 3 do psone, ou carros no NFS underground, muita coisa dos games eu prefiro da geração PS2 para trás

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eu gasto com Skin mesmo!!   :fuck:

 

impossível resistir gastar com skin/roupa/character quando uma série que vc adora faz crossover com séries ou personagens que vc gosta/ama.

 

tipo isso:

 

 

 

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isso:

 

 

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ou isso:

 

 

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xD

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Acho os passes de temporada antecipados mais "vilões" que as microtransações. A produtora te joga subliminarmente na cara que estão vendendo uma experiência incompleta e você aceita...

 

Exatamente! Lançam o jogo incompleto e se quiser o jogo na totalidade tem que pagar quase o mesmo valor no season pass. Palhaçada... Mas como já falaram anteriormente: enquanto houver pessoas que pagam por esses tipos de conteúdo (season pass e microtransações), as empresas continuarão com essa prática. É triste mas é a realidade.

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Gostei bastante do text e do ponto de vista apresentado nele. Vale muito a pena a leitura.

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Gostei bastante do text e do ponto de vista apresentado nele. Vale muito a pena a leitura.

Sim, vale demais. Pode assustar alguns o tamanho do txt, mas em 3 min conclui-se a leitura.

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O triste disso tudo, por mais que nós jogadores boicotemos os jogos e as empresas que praticam isso, tem sempre aquele 1% que são os chamos "whales" que gastam fortunas em jogos. 

 

Não somos nós, maioria dos jogadores, que estamos sustentando essa prática, mas sim uma pequena parcela que gasta horrores com micro transações.

 

Outro dia teve um cara que falou que já gastou mais de 15 mil dolares em micro transações e estava reclamando de loot boxes.

 

Infelizmente, essa merda veio para ficar. Esta gerando mais dinheiro que os jogos normais.

 

A nós, resta aproveitar o que der antes que a industria dos games entre em colapso como aconteceu nos anos 80.

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