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[Sugestão] Reformulação sistema PDM

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Boa Noite

 

Fazendo boost do evolve esta semana e baseado em alguns jogos começei a pensar como o sistema de PDM dos jogos esta irreal, tudo bem que as famosas gararapas não podem ter o mesmo valor de jogos difíceis, mas do jeito que está acredito que o PDM não está medindo corretamente a dificuldade de cada troféu.

 

Vou dar aqui alguns exemplos:

 

Bloodborne: 261 PDM, tempo pra platinar aproximadamente 80 horas

Horizon Zero Dawn 287, tempo pra platinar de 60 a 80 horas

Destiny 2 286 PDM

Lara Croft Go 11 PDM, tempo de platina 4 horas

 

Isso sem falar em séries notórias pela dificuldade e pdm baixo como a série souls

Daí vc se depara com isso por exemplo;

 

Strategist
Watch all Tutorial Videos.
19/10/2017 05:41:54 PDM 188.0
(Nem precisa assistir o video, basta começar e sair, tempo 5 minutos)
 
Thank You
Watch the credits all the way through the end.
19/10/2017 05:25:58 PDM 147.5
(Os créditos estão disponíveis mesmo sem terminar o jogo, basta entrar nos extras, tempo 4 minutos)
 
Qual a dificuldade real destes troféus de PDM alta e muitos outros que tem por aí? Praticamente 0.

 

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Difícil é montar uma nova fórmula pro sistema, todo jogo com pouco jogadores terá pdm "bugado' exatamente porque a amostragem é pequena.

 

Você citou também tempo de jogo, acredito que o ideal é chamar o parâmetro de raridade e não dificuldade, GTA 5 é um jogo fácil de platinar, porém muito demorado, a demora é o que causa a desistência da platina e aumenta a sua raridade, mas continua não sendo difícil (também tem a máxima de considerar tempo um fator na dificuldade, mas ainda prefiro o termo raridade).

 

Edit.: Não é minha intenção desviar do seu foco, vi o tópico sobre o assunto e dei meu palpite de melhora. Reforçando o que eu disse acima sobre dificuldade e raridade, você citou o dark souls, é um jogo difícil porém bastante gente platinou, logo a dificuldade cai lá pra baixo, este jogo é um ótimo exemplo do porquê ser mais adequado chamar de raridade e não dificuldade.

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Eu acho justo cria um jeito de q até reles mortais como eu consiga chega como lider semanal  :face4:

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Difícil é montar uma nova fórmula pro sistema, todo jogo com pouco jogadores terá pdm "bugado' exatamente porque a amostragem é pequena.

 

Você citou também tempo de jogo, acredito que o ideal é chamar o parâmetro de raridade e não dificuldade, GTA 5 é um jogo fácil de platinar, porém muito demorado, a demora é o que causa a desistência da platina e aumenta a sua raridade, mas continua não sendo difícil (também tem a máxima de considerar tempo um fator na dificuldade, mas ainda prefiro o termo raridade).

 

Edit.: Não é minha intenção desviar do seu foco, vi o tópico sobre o assunto e dei meu palpite de melhora. Reforçando o que eu disse acima sobre dificuldade e raridade, você citou o dark souls, é um jogo difícil porém bastante gente platinou, logo a dificuldade cai lá pra baixo, este jogo é um ótimo exemplo do porquê ser mais adequado chamar de raridade e não dificuldade.

 

Sim jogos com poucos jogadores sempre são bugados, tem jogos de dificuldade insana e pdm bem baixo pq ninguém se arrisca a jogar eles.

Agora sobre o jogo ser trabalhoso, apesar de demorado não ser sinônimo de dificuldade eu acho que s 2 são correlacionados, qualquer lista de platinas mais difíceis vai sempre ter jogos como o MK9, que teoricamente não existe uma dificuldade insana mas o troféu do my kung fu is stronger demanda tanto trabalho que é famoso por ser uma das platinas mais difíceis que existe. Outro ponto, qualquer coisa difícil fica muito mais difícil se demorar mais, jogando o GT me dei conta disto, uma coisa é vc fazer uma corrida de meia volta que não permite erros e outra completamente diferente é um endurance de 200 voltas que não permite erros.

Outro exemplo bizarro é o terminator salvation do ps3, famoso por ser uma das maiores gararapas do ps3, mas porque é gararapa? Porque ele é extremamente curto e só precisa terminar o jogo no hard, mas qualquer um que tenha platinado ele sabe que o Hard do jogo é hard, eu mesmo devo ter morrido umas 50x jogando, o que torna ele fácil além da simplicidade dos troféus é o tempo pra terminar o jogo, mas vc vê alguém dizendo que a platina é difícil?

Já jogos como GTA e MK9 sempre serão lembrados pela dificuldade aka trabalho, por isso acho que uma coisa está relacionada diretamente com a outra apesar de não serem sinônimos.

 

Edit: Isso sem contar jogos que são só são gararapas porque tem vídeo de detonado na internet.

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Eu até concordo que difícil não é a mesma coisa que trabalhoso, sound shape é um exemplo com seu insanissimo death mode que além de você fazer tudo certo precisa ter a sorte das notas caírem uma do lado da outra

 

Porém eu não consigo em uma forma justa e eficiente de equilibrar isso

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O sistema atual é necessário, mesmo que injusto com alguns games, mas acho que o myPSt poderia oferecer a opção de votar também, como no PSTrophies (Lá é chamado de Platinum Difficulty Ratings). Assim o usuário poderia ter uma melhor comparação, vendo a dificuldade tanto pelo PDM quanto pela opinião da galera.

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O sistema atual é necessário, mesmo que injusto com alguns games, mas acho que o myPSt poderia oferecer a opção de votar também, como no PSTrophies (Lá é chamado de Platinum Difficulty Ratings). Assim o usuário poderia ter uma melhor comparação, vendo a dificuldade tanto pelo PDM quanto pela opinião da galera.

Caso seja votação, então teria que deixar o pdm normal como está hoje (pdm do site) e pdm dos usuários, por que só dos usuários corre o risco de muitos votarem em difícil só pra ter uma platina difícil no perfil (sendo que o jogo é fácil), mas jogos japoneses as chances de não ter pdm de usuário são grandes.

 

Ao invés de mudar o pdm poderia ser aberto um campo da dificuldade do jogo/platina e os usuários postam comentários sobre sua experiência com eles, daí um usuário pode ter uma opinião se o jogo é bugado, fácil etc

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Já ouve uma discussão sobre isso há algum tempo.

Eu sugeri que mudassem o nome pra algo como "pontos de raridade" pq é isso que o pdm é. Tanto que versões japonesas de jogos costumam ter pdm diferente das ocidentais, o que deixa claro a falha desse sistema. Também havia sugerido a votação como base pra pdm, mas também seria complicado pq sabemos que a maioria não iria votar. Infelizmente eu não vejo no momento nenhuma alternativa pra essa questão.

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Já ouve uma discussão sobre isso há algum tempo.

Eu sugeri que mudassem o nome pra algo como "pontos de raridade" pq é isso que o pdm é. Tanto que versões japonesas de jogos costumam ter pdm diferente das ocidentais, o que deixa claro a falha desse sistema. Também havia sugerido a votação como base pra pdm, mas também seria complicado pq sabemos que a maioria não iria votar. Infelizmente eu não vejo no momento nenhuma alternativa pra essa questão.

É a ideia mais lógica, pq tem muita gente q vê PDM como dificuldade, de como funciona o cálculo vejo mais sentido como raridade mesmo

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Se existem essas discussões de PDM, imagina os mais novos que não entendem o conceito.

 

Aliás, eu que sou antigo no site nem sei o que significa PDM.

 

Pontos do MyPSt? É isso?

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Se existem essas discussões de PDM, imagina os mais novos que não entendem o conceito.

 

Aliás, eu que sou antigo no site nem sei o que significa PDM.

 

Pontos do MyPSt? É isso?

Pontos de Dificuldade Média

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