Ir para conteúdo
cloudfxgamer

[Em Construção] Crie seu próprio controle arcade!

Recommended Posts

DLYnhkJ.jpg

 

Introdução

 

Muitos querem ter aquele gostinho de jogar em casa como se estivesse em fliperama de barzinho durante a infância, porém não é nada fácil desembolsar mais de R$ 700,00 reais em um simples controle que simula um fliperama. Mas podemos contornar isso! Você pode construir seu arcade gastando pouco e ainda sim ter qualidade e alto desempenho.

 

Seguindo este tutorial, você irá gastar no máximo R$ 280,00 e ainda poderá personalizar seu arcade a seu gosto.

 

Conceitos básicos e dicas

 

Primeiramente, precisamos entender que o que torna esse controle arcade mais acessível é sua confecção e preço de peças. Nos arcades caseiros podemos usar placas zero delay (possuem atraso, mas este é praticamente imperceptível) que são projetadas a partir de pequenas adaptações de controles de PS3, PS4 ou até mesmo de outras placas oficiais.

 

Os botões e comandos também sobem o preço do controle arcade. Controles japoneses utilizam a marca Sanwa, sendo esta de extrema qualidade, mas pelo fato de ser um produto importado, seus botões e comandos são bem caros aqui no Brasil. Mas também temos as peças nacionais que boa parte de vocês já devem ter colocado as mãos pelo menos uma vez na vida. A mais conhecida no ramo de arcades é a Eletromatic, ela possui algumas diferenças em relação aos arcades Sanwa, seus comandos, por exemplo, possuem restritores octogonais, diferente dos Sanwa que são quadrados. Outra grande diferença está presente em seu manche, nos controles Eletromatic se utiliza um Battop, algo similar a um freio de mão de um carro. Já os arcades Sanwa possuem um simples bolinha conhecida como Balltop.

 

Qual devo escolher? Eletromatic ou Sanwa?

 

Se você está acostumado a jogar em fliperamas desde pequeno, aconselho que monte seu arcade com peças Eletromatic, visto que são as mesmas usadas na maioria dos fliperamas nacionais. Se você nunca jogou em fliperamas ou jogou pouco, aconselho que utilize peças Sanwa em seu arcade.

 

Sanwa X Eletromatic

 

Restritores:

VX002.jpg

Restritor quadrado Sanwa.

 

restritor-octogonal-quadrado-e-circular-

Restritor Octogonal Eletromatic

 

 

Battop e Balltop:

 

bat-top-vs-ball-top.jpg

 

 

Peças e montagem

 

Para a montagem básica do arcade você precisará das seguintes peças:

 

- 9 Botões de 30mm

- 2 Botões de 24mm (+2 botões caso a placa seja compatível com PS4)

- Um comando (Manche)

- Uma placa zero delay

- 10 Cabos 2,8 mm

- 1 Cabo de 5 pinos

- 9 Micros para os Botões de 30 mm

- 2 Micros para os botões de 24mm

 

A caixa pode ser comprada na internet (Mercado Livre e afins), mas você também pode fazê-la em casa, caso tenha os materiais e o conhecimento necessário para tal.

 

Veja alguns modelos de caixa a seguir:

 

caixa-para-arcade-sanwa-seimitsu-modelo-

 

 

D_Q_NP_445001-MLB20265116357_032015-Q.jp

 

 

20150906043938.jpg

 

Onde comprar?

 

Recomendo os seguintes vendedores para compra:

 

Peças (Placa, controle, botões...)http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-811233128-kit-zero-delay-generico-sanwa-branco-arcade-fliperama-_JM?source=gps

 

Caixa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-762771806-caixa-controle-fliperama-estilo-sanwa-arcade-12x-sem-juros-_JM?source=gps || http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-873942267-caixa-mdf-c-acrilico-para-montagem-controle-arcade-sanwa-_JM?source=gps

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Fala galera!

 

Bem recentemente, adquiri um controle Arcade que há tanto tempo venho querendo. E com as dicas do amigo cloudfxgamer, criei coragem e fui atras.

Abaixo está o bichinho montado:

 

 

 

cyNc2Av.jpg

 

PseSHCd.jpg

 

XnX1n3T.jpg

 

CyHYIvI.jpg

 

CiF52LU.jpg

 

lcpLexS.jpg

 

 

Todo o material comprei nos links colocados no primeiro post.

E vale a pena?

Para mim não há duvidas que sim, vale a pena.

 

Sempre tive duvidas sobre o meu desempenho pífio, em jogos de lutas. Afinal o problema estaria em mim ou no controle tradicional? :duvida:

E agora tudo esta claro... eu sou péssimo mesmo. :fuuu:

 

Mas voltando ao assunto principal.

Se você quer um controle Arcade para já, sem gastar muito, esse é o caminho mais rápido.

É fácil de montar? A não ser que você tenha sérios problemas de coordenação motora é tudo bem simples. Não há necessidade de soldas, é tudo "plug and play".

Claro que se você for um jogador com pretensões para campeonatos, é bem provável que precisara fazer um upgrade para peças Sanwa ou Seimitsu. Coisa que pretendo fazer num futuro não tão distante, mas por agora penso apenas em mudar o restritor, que por padrão vem o quadrado.

Durabilidade das peças? Vou descobrir logo, tenho a mão pesada...

Da para configurar as artes? Neste modelo de caixa sim, é só retirar o acrílico e trocar por uma de seu gosto.

 

 

Sobre a placa placa Zero Delay que vem no KIT:

 

 

 

ItETlU2.jpg

 

 

Este é o esquema de encaixe dos fios para ligar os botões e o controle:

 

 

H4RcGCm.jpg

 

 

Se for jogar mais no PC ou no PS3, os esquema de botões do PS3 é o mais recomendado.

Caso jogue mais no PS4, logo o mais indicado será obviamente o esquema PS4.

Uma dica extra:

No PS3 e PC o controle é reconhecido imediatamente, no PS4 isso não acontece. Para contornar isso, além do modo modo legacy que alguns jogos possuem, é necessário que um botão esteja ligado a entrada "mode" da placa Zero Delay e o mesmo seja acionado. Quando ligado, sua Led verde acendera na placa indicando seu funcionamento.

 

Bom por enquanto é isso, conforme for descobrindo coisas novas vou postando por aqui.

Mas uma vez, obrigado ao cloudfxgamer pelas dicas e pela arte customizada. :legal:

Até mais.

 

 

Atualizando:

Fiz a troca do restritor do controle, optei pelo modelo circular e com centro fixo

 

 

 

 

Este é o modelo de restritor que veio junto ao controle, o quadrado:

vVzOWzs.jpg

Aqui o controle sem o restritor

nrpKo52.jpg

E finalmente com o restritor circular:

FM4qGAM.jpg

 

 

Em minha opinião, existe um ganho significativo na velocidade ao fazer golpes circulares assim como sua facilidade também. Mas nem tudo são flores, seu você tiver uma mão pesada como a minha, será necessário um ajuste de força e precisão nas mãos.

Mas de modo geral gostei da mudança, as diagonais meio que são mais duras com os restritor quadrado, já com o circular as mesmas vão muito mais macias.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Hum.... gostei do tópico....

 

Um tempo atrás eu pensei em montar um controle arcade, mas a maldade ia mais longe, eu ia usar o arduino junto para montar um controle programável! :D

 

Tipo, ia ter o botões padrão do videogame e uns a mais para eu lançar o programa, ia ficar top, customizavel com 4 modos e turbo! :D Mas, acabei deixando de lado! :D Não encontrava materiais satisfatórios para tirar dúvidas....

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

 

 

Hum.... gostei do tópico....

 

Um tempo atrás eu pensei em montar um controle arcade, mas a maldade ia mais longe, eu ia usar o arduino junto para montar um controle programável! :D

 

Tipo, ia ter o botões padrão do videogame e uns a mais para eu lançar o programa, ia ficar top, customizavel com 4 modos e turbo! :D Mas, acabei deixando de lado! :D Não encontrava materiais satisfatórios para tirar dúvidas....

 

 

 

Cara, isso seria incrível.

Não manjo de eletrônica, mas me viro.

Você chegou a fazer algum "rascunho" de alguma coisa?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não, mas tenho um Arduino em casa... manjo programar... e pelo que vi, não seria dificil de montar não!

 

Até comprei um já pronto, mas o cara sacrificou um botão que usaria nos jogos para chamar a parte programada dos combos....

 

 

Minha ideia era um controle funcional, com todos os botões, quadrado, xis, triangulo, bola, l1, l2, r1 e r2... e mais 4 botões onde gravaria os combos...

 

Seria bem simples, quando um botão fosse pressionado, ele iria ler um script e chamar os botões... simples... só me faltou mesmo curiosidade pra correr atras das coisas...

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

 

Não, mas tenho um Arduino em casa... manjo programar... e pelo que vi, não seria dificil de montar não!

 

Até comprei um já pronto, mas o cara sacrificou um botão que usaria nos jogos para chamar a parte programada dos combos....

 

 

Minha ideia era um controle funcional, com todos os botões, quadrado, xis, triangulo, bola, l1, l2, r1 e r2... e mais 4 botões onde gravaria os combos...

 

Seria bem simples, quando um botão fosse pressionado, ele iria ler um script e chamar os botões... simples... só me faltou mesmo curiosidade pra correr atras das coisas...

 

 

 

Entendi.

Pelo que vi, é possível substituir a placa Zero Delay completamente com o Arduino e customizar com outras coisas mais.

Vou pesquisar, valeu.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...