Ir para conteúdo
blackgndrf

[UOLJogos] Quanto custariam o Atari e outros consoles nos dias de hoje? Veja

Recommended Posts

capa-preco-dos-consoles-1375216153476_61

 

A reclamação é comum: ser gamer assíduo no Brasil é um caminho sem escalas para a falência. Todas as etapas para jogar, da compra do console e de acessórios até a aquisição de novos games, acaba custando caro.

 

A "boa" notícia é que essa situação não é novidade. Desde o lançamento do Atari 2600, primeiro videogame a chegar oficialmente no país, ter um videogame era um hobby caro. E a situação já foi muito pior, apaziguada nas últimas décadas devido ao crescente poder de compra da população.

 

Para você ter uma ideia mais concreta sobre o que mudou, UOL Jogos pegou os preços de lançamento desses videogames e os atualizou segundo o INPC (Ãndice Nacional de Preços ao Consumidor), o que permite ter uma ideia mais próxima da realidade sobre quanto esses aparelhos valeriam hoje em dia. Vale lembrar que a lista considera apenas os videogames lançados oficialmente no país, o que exclui consoles populares por aqui, como o primeiro PlayStation. Confira.

 

atari-2600-1435704696650_615x300.jpg
Atari 2600
Lançado agosto de 1983 por Cr$ 160 mil, o videogame custaria hoje R$ 1.736,63.
 

intellivision-1487772645253_615x300.jpg

Intellivision
O Intellivision chegou ao Brasil em novembro de 1983 por Cr$ 300 mil. Esse valor, atualizado, é equivalente a R$ 3.496,15.

 

odyssey-1487772421624_615x300.jpg
Odyssey
Também em novembro de 1983 foi a vez do Odissey chegar por aqui. Os Cr$ 179 mil hoje significariam R$ 2.086,04.

 

com-o-master-system-a-sega-comecou-a-exp
Master System
O videogame da Sega foi lançado no Brasil em setembro de 1989 por Ncz$ 1.500. Esse valor, atualizado, equivale a R$ 3.604,62.

 

game-boy---25-anos-1398107582512_615x300
Game Boy
O portátil Game Boy, da Nintendo, chegou ao mercado nacional em abril de 1991 por Cr$ 60 mil, ou R$ 1.238,85 em valores atuais.

 

o-game-gear-foi-o-primeiro-portatil-da-s
Game Gear
Famoso por "comer" as pilhas, o Game Gear foi lançado no país em agosto de 1991 por Cr$ 150 mil. Hoje, esse valor seria de R$ 2.224,48.

 

sega-mega-drive-1408483973982_615x300.pn
Mega Drive
O Mega Drive chegou em setembro de 1991 por Cr$ 230 mil. Atualmente, esse valor significa R$ 2.950,06.

 

super-nes---r-250-no-museu-do-videogame-
Super NES
Em dezembro de 1993 foi a vez do Super NES chegar ao país, por CR$ 65 mil. Atualizado, esse valor significa R$ 1.615,25.

 

nintendo-64-1487772414804_615x300.jpg
Nintendo 64
O Nintendo 64 chegou em setembro de 1996 por R$ 650, o que equivale a R$ 2.379,28 hoje em dia.

 

o-dreamcast-foi-o-ultimo-console-da-sega
Dreamcast
O mês de setembro de 1999 teve a chegada do Dreamcast, por R$ 900, ou R$ 2.736,19 nos dias de hoje.

 

nintendo-gamecube-1487772416110_615x300.
GameCube
O GameCube chegou em outubro de 2004 por R$ 749. Hoje, ele custaria R$ 1.532,84.

 

nintendo-ds-1487772418742_615x300.jpg
Nintendo DS
O portátil de duas telas da Nintendo chegou em dezembro de 2004 por R$ 1 mil. Hoje, ele seria caro: R$ 2.034,10.

 

xbox-360-1487772417434_615x300.jpg
Xbox 360
Em dezembro de 2006 o Xbox 360 chegou aqui por altos R$ 3 mil. O preço continuaria bem alto hoje em dia: R$ 6.194,80.

 

nintendo-wii-1487772420094_615x300.jpg
Wii
O revolucionário Wii chegou em dezembro de 2006 por R$ 2.400. Isso equivale a R$ 4.645,56 hoje.

 

playstation-2-ps2-console-1448016286170_
PlayStation 2
A chegada tardia do PlayStation 2 aconteceu em novembro de 2009, por R$ 799. Ou R$ 1.287,65, atualmente.

 

playstation-3-1487772411725_615x300.jpg
PlayStation 3
Lançado em outubro de 2010, o PlayStation 3 custava R$ 2 mil. Atualizado, esse preço equivale a R$ 3.075,85.

 

psp-1410282599684_615x300.jpg
PSP
O primeiro portátil da Sony chegou ao Brasil em fevereiro de 2011, por R$ 1.300. Atualizando o valor, temos R$ 1.937,66.

 

s-opcoes-do-playstation-vita-tambem-pode
PS Vita
O sucessor do PSP foi lançado no país em março de 2012, por R$ 1.599. Hoje, um PS Vita sairia por R$ 2.257,75.

 

nintendo-wii-u-1487772413428_615x300.jpg
Wii U
Novembro de 2013 marcou a chegada do Wii U ao país, por R$ 1.900. Atualmente, esse valor equivale a R$ 2.434,14.

 

playstation-4-novo-console-1435066457167
PlayStation 4
O alto preço do PlayStation 4 no seu lançamento no Brasil, em novembro de 2013, chocou: R$ 3.999,99. Ou R$ 5.124,50, se atualizarmos o valor.

 

xbox-one---apenas-console-1476712362346_
Xbox One
Novembro de 2013 também marcou a chegada do Xbox One ao país, por R$ 2.300. Esse valor seria de R$ 2.946,60 hoje em dia.
 
Fonte: UOLJogos
  • Curtir 6

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

"Precinhos" camaradas hein... A gente estranha os produtos mais caros, mas antigamente o salário era bem menor, a cotação perante o dólar era bem menor...

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu acho que hoje é muito mais barato ser gamer. Os consoles podem ser caros, mas dá pra se manter com jogos baratos o tempo inteiro.

Dá pra dividir conta, esperar promoções, comprar jogos meses depois do lançamento com preços bem mais em conta... Só paga caro em games quem quer.

Antigamente não tinha opção, ou vc pagava uma pequena fortuna por jogos ou ficava sem jogar (não estou levando em conta a pirataria) .

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Faltou o ps1 e xbox...  será que eles não tiveram venda oficial no brasil?

 

Boa pergunta... Tbm tinha reparado a falta do PS1, mas esqueci de comentar... :duvida:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Faltou o ps1 e xbox...  será que eles não tiveram venda oficial no brasil?

 

O PSX eu acho que não

xbox eu acho que sim

mas faltaram outros consoles como segundo modelo do mega drive, sega saturn e por ai vai...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não sei, acho que esse cálculo está errado. 8-) Sempre morei em Boa Vista - RR, e na década de 80 e 90 não era difícil encontrar alguém com um clone do NES, Atari ou mesmo Master System. Depois de um tempo o Mega Drive e o SNES (esse menos) não eram incomuns por aqui. Eu tenho quase certeza que isso se dava pelo fato de que os consoles eram contrabandeados ou mesmo comprados com alguma maracutaia na Zona franca de Manaus. Ainda hoje se encontra PS4 a preços surreais por lá - já me ofereceram um PS4 Slim a R$ 1.000,00, na loja física e tudo. A partir do N64 sim, os consoles ficaram mais raros de serem encontrados por aqui. Os jogos não, estes sempre foram caros. Aliás, os jogos nunca custaram tão pouco quanto custam hoje.

 

 

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Acho que está mantendo a média. Mas o cálculo deveria ser feito de forma diferente para termos uma noção mais real.

 

Deveria levar em conta o percentual do preço x salário mínimo da época. Aí sim saberíamos se eram caros ou não em comparação com os de hoje.

 

De toda forma, como o Necker bem mencionou, hoje só se paga caro quem quer (ostentar a compra de um jogo no lançamento).

 

Ps.: Deu uma saudade do Master System, bem como do Super Nintendo agora... E do Dreamcast, está lá em casa, mas não roda jogo (problema no leitor), novinho (exceto o problema) pois quase não joguei.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Depois de muito pensar sobre o assunto, cheguei a conclusão que games não são caros. Eles têm seus preços baseados nos mercados dos EUA, Japão e Europa. Como aqui é um país mais pobre, a gente fica com essa ideia de que é um absurdo de caro.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Acho que está mantendo a média. Mas o cálculo deveria ser feito de forma diferente para termos uma noção mais real.

 

Deveria levar em conta o percentual do preço x salário mínimo da época. Aí sim saberíamos se eram caros ou não em comparação com os de hoje.

 

De toda forma, como o Necker bem mencionou, hoje só se paga caro quem quer (ostentar a compra de um jogo no lançamento).

 

Ps.: Deu uma saudade do Master System, bem como do Super Nintendo agora... E do Dreamcast, está lá em casa, mas não roda jogo (problema no leitor), novinho (exceto o problema) pois quase não joguei.

Jogos eram caríssimos e custavam quase metade do salário minimo. Na década de 90, o cara que conhecesse alguém que viajasse muito para o exterior pagou muito barato por consoles e jogos. :)

 

Editado: metade nada! O salário mínimo era pouco mais de R$ 100,00 e os jogos custavam quase isso.

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Jogos eram caríssimos e custavam quase metade do salário minimo. Na década de 90, o cara que conhecesse alguém que viajasse muito para o exterior pagou muito barato por consoles e jogos. :)

 

Editado: metade nada! O salário mínimo era pouco mais de R$ 100,00 e os jogos custavam quase isso.

Ou seja, como o Jfrl mencionou, é que os preços são baseados no Dólar, logo, como aqui é país subdesenvolvido, não temos renda suficiente para acompanhar o mercado.

 

Ainda, o que para eles é supérfluo (ter um console atual), aqui é item de luxo/ostentação.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não sei, acho que esse cálculo está errado. 8-) Sempre morei em Boa Vista - RR, e na década de 80 e 90 não era difícil encontrar alguém com um clone do NES, Atari ou mesmo Master System. Depois de um tempo o Mega Drive e o SNES (esse menos) não eram incomuns por aqui. Eu tenho quase certeza que isso se dava pelo fato de que os consoles eram contrabandeados ou mesmo comprados com alguma maracutaia na Zona franca de Manaus. Ainda hoje se encontra PS4 a preços surreais por lá - já me ofereceram um PS4 Slim a R$ 1.000,00, na loja física e tudo. A partir do N64 sim, os consoles ficaram mais raros de serem encontrados por aqui. Os jogos não, estes sempre foram caros. Aliás, os jogos nunca custaram tão pouco quanto custam hoje.

 

Eu tb tenho minhas duvidas

Acho que o pessoal deve ter achado um site que automaticamente altera o dinheiro de uma década para outra e pensou que já dava uma resposta direta.

Existe vários cálculos para pegar exatamente quanto cada console custava na sua respectiva época que involve ate mesmo o selic

mas eu sou um vagabundo preguiçoso e definitivamente não tenho interesse ou animo para sair calculando coisa para corrigir a UOL games...

Porém, uma nota de 100 hoje em dia vale o equivalente a o que? 20R$?

Plano real funcionou muito bem ate uns 10 anos atrás quando a coisa realmente começou a desandar por... bom, eu não vou ser polemizo nem falar nada, ate pq esse tópico é sobre o preço dos consoles...

 

 

Sobre os jogos: EPA! vc esta enganado u_u a 5 anos atrás custava menos u_u huauhahuahuauhahuahua

Mas serio, por isso eu não reclamo de preço de jogo (excluindo o fato de que explodiu tudo na economia e muitos foram bater em 279), ainda lembro da época em que eles custavam uma fortuna \8

 

 

PS: Sobre os clones do NES

Foi incentivo do governo a pirataria (já lembrei todo mundo disso varias vezes)

pessoal daqui começou a atacar importação com uma força absurda e incentivou o pais a fazer versões dos eletrônicos de outros lugares com a ideia absurda de que não iríamos virar a china ou paraguai, mas sim uma nação mais forte comprando os nossos produtos de  baixa qualidade  Alta qualidade a que claramente iria evoluir. Afinal, se nos clonarmos um produto com uma peça fabricada aqui em uma época que não sabíamos fazer porra nenhuma "é óbvio" que o produto pirata vai dar certo e substituir o original.

Por sinal, tivemos uma ideia brilhante e parecida a alguns anos atrás quando botamos impostos sobre livros (parabéns...) e começamos a atacar eletronicos importados pq "CERTAMENTE" se o eletrônico de fora custar uma fortuna e ficar com preços proibitivos nos obviamente vamos comprar um produto horrendo no brasil ao invés de tentar burlar os impostos...

 

os anos passam e sempre encontramos alguém com uma inteligência questionável para tomar as decisões deste muquifo...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Jogos eram caríssimos e custavam quase metade do salário minimo. Na década de 90, o cara que conhecesse alguém que viajasse muito para o exterior pagou muito barato por consoles e jogos. :)

 

Editado: metade nada! O salário mínimo era pouco mais de R$ 100,00 e os jogos custavam quase isso.

 

Acredito que era por isso que o piratão corria solto... asuhaushausahsuas

 

Hoje não há grandes vantagens em desbloquear um console, só se você for muito egoista e sem noção, na boa... kkkk

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu tb tenho minhas duvidas

Acho que o pessoal deve ter achado um site que automaticamente altera o dinheiro de uma década para outra e pensou que já dava uma resposta direta.

Existe vários cálculos para pegar exatamente quanto cada console custava na sua respectiva época que involve ate mesmo o selic

mas eu sou um vagabundo preguiçoso e definitivamente não tenho interesse ou animo para sair calculando coisa para corrigir a UOL games...

Porém, uma nota de 100 hoje em dia vale o equivalente a o que? 20R$?

Plano real funcionou muito bem ate uns 10 anos atrás quando a coisa realmente começou a desandar por... bom, eu não vou ser polemizo nem falar nada, ate pq esse tópico é sobre o preço dos consoles...

 

 

Sobre os jogos: EPA! vc esta enganado u_u a 5 anos atrás custava menos u_u huauhahuahuauhahuahua

Mas serio, por isso eu não reclamo de preço de jogo (excluindo o fato de que explodiu tudo na economia e muitos foram bater em 279), ainda lembro da época em que eles custavam uma fortuna \8

 

 

PS: Sobre os clones do NES

Foi incentivo do governo a pirataria (já lembrei todo mundo disso varias vezes)

pessoal daqui começou a atacar importação com uma força absurda e incentivou o pais a fazer versões dos eletrônicos de outros lugares com a ideia absurda de que não iríamos virar a china ou paraguai, mas sim uma nação mais forte comprando os nossos produtos de  baixa qualidade  Alta qualidade a que claramente iria evoluir. Afinal, se nos clonarmos um produto com uma peça fabricada aqui em uma época que não sabíamos fazer porra nenhuma "é óbvio" que o produto pirata vai dar certo e substituir o original.

Por sinal, tivemos uma ideia brilhante e parecida a alguns anos atrás quando botamos impostos sobre livros (parabéns...) e começamos a atacar eletronicos importados pq "CERTAMENTE" se o eletrônico de fora custar uma fortuna e ficar com preços proibitivos nos obviamente vamos comprar um produto horrendo no brasil ao invés de tentar burlar os impostos...

 

os anos passam e sempre encontramos alguém com uma inteligência questionável para tomar as decisões deste muquifo...

Verdade, a cinco anos custavam mais barato. :) Mas ainda dependemos da cotação do dólar e da boa vontade dos nossos administradores.

 

Eu lembro que esses consoles piratas do Nes eram tão vagabundos que a turma abriam os consoles, consertavam os controles, faziam gambiarras, etc. Eita anos 80... :hehe:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Verdade, a cinco anos custavam mais barato. :) Mas ainda dependemos da cotação do dólar e da boa vontade dos nossos administradores.

 

Eu lembro que esses consoles piratas do Nes eram tão vagabundos que a turma abriam os consoles, consertavam os controles, faziam gambiarras, etc. Eita anos 80... :hehe:

 

Meu primeiro console foi um Dynavision ;\

ele queimou tão rápido que ate hoje eu não sei ao certo quanto tempo eu tive ele (ate pq eu era bem pequeno) uhahuahuahua

 

Por sinal, um dos meu únicos 3 consoles que pregaram (Meu PS3 fat morreu e meu Sega Saturn não necessariamente morreu. mas o motor do canhão parou de funcionar e não conheço ninguém que arrume ele 8X)

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Meu primeiro console foi um Dynavision ;\

ele queimou tão rápido que ate hoje eu não sei ao certo quanto tempo eu tive ele (ate pq eu era bem pequeno) uhahuahuahua

 

Por sinal, um dos meu únicos 3 consoles que pregaram (Meu PS3 fat morreu e meu Sega Saturn não necessariamente morreu. mas o motor do canhão parou de funcionar e não conheço ninguém que arrume ele 8X)

 

Meu primeiro console foi um Atari que quebrou. Depois me pai comprou outro Atari e ocasionalmente jogava no Master System de um amigo. Até que vi o primeiro nesse numa locadora e fiquei maluco. Aí um cara veio de Manaus e trouxe um console pirata do NES que era ótimo e tinha na caixa uma imagem do jogo Strider que era muito do que a do Mega Driver. rsrsrs. Isso foi em 1990, 1991. É, os consoles chegaram um pouco tarde por aqui. Hahaha. olha o bichão aí embaixo:

 

PRODPIC-41673.jpg

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Mas tem pesquisa que comprova que, nas últimas gerações os consoles quintuplicaram seus valores.

E olha que os valores de jogos no passado era muito mais aberrante em comparação do que agora.

 

PS1 e Saturno custavam, em média de 350 a 550 reais, enquanto os jogos oscilavam de 80 a mais de 150 reais.

Eles só multiplicaram o valor do console e mantiveram aproximadamente o mesmo para jogos.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Mas tem pesquisa que comprova que, nas últimas gerações os consoles quintuplicaram seus valores.

E olha que os valores de jogos no passado era muito mais aberrante em comparação do que agora.

 

PS1 e Saturno custavam, em média de 350 a 550 reais, enquanto os jogos oscilavam de 80 a mais de 150 reais.

Eles só multiplicaram o valor do console e mantiveram aproximadamente o mesmo para jogos.

 

Mas em 1995 o dólar custava menos de R$ 1,00. :) E R$ 350,00 era muito dinheiro num tempo onde o salário mínimo do trabalhador era R$ 100,00. :)

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ainda hoje me assusta o precinho do PS4 oficial no Brasil de 4000 reais e muita gente se estaeando pra pagar esse absurdo por ele! Brasileiro tbm é besta que só, gosta de ver o preço alto, comprar e se sentir o fodão pelo status de pagar caro em algo que deveria ser barato! Vai entender?

:face11:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...