Ir para conteúdo
lucasrferraz

Problemas com Ps4 x TV - a Tela fica piscando algumas vezes

Recommended Posts

Olá, pessoal.


Comprei recentemente um Playstation 4 e me surgiu uma dúvida.


 


Algumas vezes, quando ligo o ps4 ou quando ele retorna do modo de repouso não aparece nada na TV, ela fica com a palavra "conectando" referente ao HDMI, pisca uma imagem fantasma "como aquelas tvs analógicas" e fica tudo preto. A tv fica intercalando essa imagem fantasma, uma tela preta e alguns flashes da tela do ps4. Para poder sair disso, preciso sair do AV da televisão e depois voltar novamente para que a imagem se reestabeleça. E em algumas vezes que isso acontece, alguma coisa na tv fica estalando enquando o HDMI tenta "conectar".


 


Acredito que não seja problema do PS4, pois esse o primeiro que eu havia pegado (e trocado na loja) estava acontecendo isso também. 


Também não acho que seja o HDMI, pois já testei 3 diferentes. 


Eu acredito que possa ser a televisão, mas tamém acho estranho porque sempre usei o Xbox 360 nela e nunca houve isso,


 


Vocês já presenciaram algo desse tipo? O que acham que pode ser?


 


Obs: A tv é uma LG de 60 polegadas. 


Obs 2: Eu não tenho outra tv em que possa testar


Obs 3: Eu testei em todas as entradas de HDMI da tv e todas estão iguais


Obs 4: Isso só acontece em algumas vezes.


  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu diria que pode ser o cabo HDMI, mas como você já trocou o PS4, acredito que esta hipótese possa ser descartada.

Porém, todavia, entretanto... se você tiver um cabo HDMI dá uma testada com ele e vê se o problema permanece.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Comigo acontece a mesma coisa, não sei dizer exatamente o que é. Eu ligo o ps4 com a tv já ligada e coloco na opção hdmi da tv, aí ela fica piscando, mas só acontece as vezes não é sempre. Aí eu desligo a tv e ligo ela novamente e volta ao normal.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

É estranho isso né? Hoje aconteceu novamente pela parte da manhã.. E não consigo encontrar um padrão pra isso, acontece do nada. Seu ps4 é o slim? Há quanto tempo você tem ele?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tenta verificar se a configuração do PS4 é compatível com sua TV, pode ser q tenha algo habilitado no console q sua TV não tenha

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Aconteceu algo parecido comigo quando comprei um HUB HDMI para ligar mais de um aparelho na minha tv que só tem uma entrada HDMI, a tela do ps4 ficava dando umas piscadas e sem som. Resolvi desligando o HDCP do ps4 nas configurações.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Galera, vocês podem me enviar a imagem da configuração que vocês utilizam na tv de vocês? Eu imagino que possa ser isso, mas não tenho a minina ideia do que mudar

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Isso ocorre por problemas durante a "sincronização". Pesquise sobre "HDMI Handshake" para entender como e o motivo disso ocorrer.

 

Não é normal, mas é normal, hehehe. Não indica nenhum defeito.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Reforçando o comentário do WeskerEnd, de não é normal mas é normal, isso ocorre comigo as vezes se desligo a tv no canal HDMI2, que está o HT ligado, e o Home esteja na entrada do PC. No PS4 não recordo de ter ocorrido alguma vez.

No PC tenho uma placa de video Geforce GTX 750 Ti e a TV é uma Panasonic Viera GT30 42" Plasma.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tem alguma maneira de evitar que isso ocorra? Tentei buscar possiveis soluções mas não encontrei nada de significativo. E isso pode acabar danificando o ps4?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tem alguma maneira de evitar que isso ocorra? Tentei buscar possiveis soluções mas não encontrei nada de significativo. E isso pode acabar danificando o ps4?

Não, isso é problema ocasionado por pequenas especificações diferentes entre a TV e o PS4, sempre vai acontecer se já acontece.

 

Não vai danificar nada, é apenas um incômodo.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não, isso é problema ocasionado por pequenas especificações diferentes entre a TV e o PS4, sempre vai acontecer se já acontece.

 

Não vai danificar nada, é apenas um incômodo.

Então isso seria imcompatibilidade entre a TV e ps4? Pq se for, há uma chance de em outra TV (mais nova) não ocorrer esse problema né

Tenta verificar se a configuração do PS4 é compatível com sua TV, pode ser q tenha algo habilitado no console q sua TV não tenha

 

Qual a configuração que você utiliza no seu?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Então isso seria imcompatibilidade entre a TV e ps4? Pq se for, há uma chance de em outra TV (mais nova) não ocorrer esse problema né

Não chega bem a ser incompatibilidade, por definição. Sim, isso ocorre por culpa da TV e não vai ocorrer em uma TV mais nova.

 

Handshake, basicamente, é quando você conecta dispositivos via HDMI. Eles "apertam as mãos" (handshake) e trocam informações pra só depois disso passar os dados, que são criptografados ponta-a-ponta (por isso é difícil gravar dados do HDMI).

 

Quando o PS4 retorna do modo de repouso, ele envia um sinal handshake para a TV, e talvez por ser antiga ou algum outro detalhe bobo, ela não responda como deveria e sem esse handshake ela não sabe como descriptografar o sinal.

 

Ao trocar de entrada e voltar pro PS4, você força um novo handshake, dessa vez partindo da TV e resolvendo o problema.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não chega bem a ser incompatibilidade, por definição. Sim, isso ocorre por culpa da TV e não vai ocorrer em uma TV mais nova.

 

Handshake, basicamente, é quando você conecta dispositivos via HDMI. Eles "apertam as mãos" (handshake) e trocam informações pra só depois disso passar os dados, que são criptografados ponta-a-ponta (por isso é difícil gravar dados do HDMI).

 

Quando o PS4 retorna do modo de repouso, ele envia um sinal handshake para a TV, e talvez por ser antiga ou algum outro detalhe bobo, ela não responda como deveria e sem esse handshake ela não sabe como descriptografar o sinal.

 

Ao trocar de entrada e voltar pro PS4, você força um novo handshake, dessa vez partindo da TV e resolvendo o problema.

Cara, muito obrigado pela resposta. Busquei bastante algo que pudesse fazer sentido e a sua resposta realmente me satisfez. Muito obrigado pela força!

Galera, obrigado a todos vocês que se dispuseram em ajudar. Valew!

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Galera, Boa Tarde!!
Comprei esse smart TV e estou adorando, porem percebi uma coisa ontem e hoje.
Quando eu ligo o play 4 pro e entro em algum jogo e começo a jogar de repente a tel fica escuro e volta em cerca de segundose não acontece de novo, tipo quando liga o HDR em algum jogo ou muda de resolução.
Já aconteceu isso com alguém, é normal isso?
E percebi isso em jogos que não tem o HDR.

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Galera, Boa Tarde!!

Comprei esse smart TV e estou adorando, porem percebi uma coisa ontem e hoje.

Quando eu ligo o play 4 pro e entro em algum jogo e começo a jogar de repente a tel fica escuro e volta em cerca de segundose não acontece de novo, tipo quando liga o HDR em algum jogo ou muda de resolução.

Já aconteceu isso com alguém, é normal isso?

E percebi isso em jogos que não tem o HDR.

 

Para mim sempre acontece quando o jogo é HDR, aparentemente ele faz essa "troca" na imagem durante a tela inicial do game.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu suponho que seja a verificação que o console faz na TV para checar se aceita ou não HDR.

 

Ocorrendo só na inicialização e nada mais, imagino ser normal.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Oi, pessoal!

Apesar do tempo, gostaria de deixar a minha contribuição. Então fiz o meu cadastro aqui no fórum. Se alguém tiver alguma orientação, agradeço.

 

Tive o mesmo problema e, finalmente, encontrei as causas e as soluções.

Meus equipamentos são:

 

PS4 Pro

TV Samsung Mu6100 de 49"

Home Theater Sony 3D N7100

 

Problema: A Tela da tv piscava durante jogos e até mesmo no menu do PS4 Pro. Às vezes, sumia até o áudio. Em algumas ocasiões essa piscada era rápida e em outras bem demoradas, chegando a, aproximadamente, 10 segundos. Um grande incômodo.

 

Desconfiei do cabo HDMI, de problemas com o video game, incompatibilidade com a TV nova, problemas de atualização de software, enfim...

Pesquisei muito. Percebi que pessoas que possuem TVs da LG e mesmo Xbox One X passam pelos mesmo problema. Então, descartei a incompatibilidade entre o modelo de tv e o modelo de video game. 

Continuei pesquisando e encontrei algumas pessoas citando incompatibilidade com o HDR.

 

Troquei o cabo HDMI. Comprei um cabo HDMI 2.0 na Kalunga, mas o problema persistiu. (Mais a frente volto a falar sobre isso)

Após alguns testes, descobri que se mantivesse o HDR desativado essa piscada parava. Então desativei a função UHD da entrada da TV onde o PS4 Pro estava ligado. O Problema agora era: Tenho uma TV 4K com HDR, um Video game com HDR, jogos com HDR e não podia usar o HDR. Então, continuei buscando uma solução definitiva.

 

Encontrei um artigo que explicava várias questões sobre cabos HDMI (Vou deixar o link aqui em baixo).

Esse artigo explica que para que vc tenha resoluções em 4k, com HDR e taxas de atualização de 60 hz é necessário, no mínimo, um cabo HDMI 2.0 certificado (o artigo explica o porque da certificação) que tenha uma taxa de transferência de 18 gbit/s, pois a quantidade de dados a ser transmitida para alcançar esse objetivo é grande.

Acabei comprando um cabo HDMI 2.1, certificado, que trabalha com taxas de transferências de 48 gbit/s, suporta resoluções até 10K, taxas de atualização de até 120 hz, HDR, entre outras coisas. Coloquei o cabo entre a TV e o Video game, liguei o HDR (UHD) e...

 

Adivinhem só: O problema entre a tv 4k com HDR e o PS4 Pro acabou de imediato! A solução era comprar o cabo certo. É possível encontrar esse cabo na Kabum e no Mercado Livre.

 

Mas, eu citei que um dos meus equipamentos é um Home Theater Sony, certo? Ele já apresentava um conflito estranho com a TV. Toda vez q ele era ligado, a entrada HDMI onde ele estava ligado era renomeada e voltava a ficar como "Desconhecido". Fiz vários testes de configurações e o problema persistia. Aí, percebi que o PS4 Pro, mesmo depois de ter trocado o cabo HDMI e ter resolvido o problema, voltava a piscar a tela quando o Home Theater estava ligado. Usando o som da TV, perfeito... Home Theater ligado, piscava.

 

*Só pra deixar claro que antes de trocar o cabo HDMI por uma versão 2.1, a tela piscava independente do Home Theater estar ligado ou desligado. Depois de trocar, só piscava com ele ligado.

 

Após alguns testes, fui descobrir que se eu desativar a função "Controle HDMI" (Acho que o o HDMI-CEC. Aquela função em que vc usa o mesmo controle pra todos os equipamentos ligados em entradas HDMI) do Home Theater a piscada voltava a parar. Mas tinha outros 3 poréns:

 

1 - Desativava tbm o HDMI ARC (Audio Return Channel) q eu usava. Eu não conseguia mais usar o som do PS4 Pro no home theater pelo HDMI;

2 - O problema de renomear sozinho a entrada para "desconhecido" tbm parava (e isso é ótimo) e;

3 - Não poderia mais controlar o Home Theater pelo controle da TV (Dá pra viver assim).

 

A solução que dei foi usar um cabo óptico entre a TV e o home theater e manter mesmo desabilitada as funções ARC e HDMI-CEC dele. Apesar do cabo óptico ter algumas perdas em comparação aos formatos de áudio suportados pelo cabo HDMI, não é nada significativo pra mim, principalmente se comparado a todo incômodo que já tive até encontrar essa solução.

 

Espero que essa minha experiência possa contribuir pra que mais alguém encontre soluções.

Um abraço.

 

Artigo sobre o cabo HDMI: https://gizmodo.uol.com.br/diferentes-tipos-cabo-hdmi/?aff_source=56d95533a8284936a374e3a6da3d7996

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...