Ir para conteúdo
MamyBR

[IGN] Jogos da franquia Final Fantasy ultrapassam a marca de 130 milhões de unidades vendidas

Recommended Posts

ff_30th_logo.jpg

 

No ano em que comemoramos trinta anos de Final Fantasy, a Square Enix revelou que os games da franquia já superaram a marca de 130 milhões de unidades vendidas desde que foi criada.

 
A informação foi confirmada por meio da assinatura que a empresa utiliza em seus comunicados à imprensa. O texto ainda informa que Dragon Quest já vendeu 70 milhões de unidades mundialmente, enquanto a série Tomb Raider superou 58 milhões de cópias. A informação, no entanto, não revela se estes números correspondem às vendas ao varejo ou ao público e se são somente sobre cópias físicas ou digitais.
 

square_usk4.jpg

 
Mesmo com trinta anos de existência, Final Fantasy continua a todo o vapor. Em 2016, a série recebeu Final Fantasy XV e World of Final Fantasy e, segundo o produtor e gerente de marca, Shinji Hashimoto, novos jogos estão em desenvolvimento.
 
Em entrevista para a revista Famitsu (via Gematsu), ele disse: "Lógico que novos títulos estão em produção. O evento de aniversário da franquia foi uma cerimônia para celebrar os trinta anos, como uma 'cerimônia de abertura'. Estamos preparando vários projetos e alguns anúncios -- e não apenas sobre games para jogar em casa".
 
Abaixo, você confere o logo e a nova versão da música tema de Final Fantasy, divulgada durante o evento de aniversário da série.
 

 
Fonte: IGN
  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

De cara pensamos somente nos numerados pra ficar na média de 8milhões/jogo, aí quando colocamos os spinoff na balança...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Putz... Impressionante!! Fico pensando na quantidade de dinheiro que gira nessa brincadeira....

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

É uma franquia que o nome pesa muito, mesmo com as críticas dos últimos anos, consegue bons números.

O mais recente apesar de estar sofrendo pra chegar em 1 milhão de cópias no Japão, ao redor do mundo já se foram mais de 5 milhões, então vai dizer o que, tá dando grana pra crlh.

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Com 30 anos, como não vender?

 

mas isso varia muito de jogo pra jogo e a forma que eles investiram na série e principalmente, como o mercado está no momento/aceitação do jogo pelo público... inclusive foi mencionado o fato que Dragon Quest (que nasceu em 1986) vendeu 70 milhões de cópias ...claro que se Dragon Quest não fosse tão nicho, tivesse a mesma quantidade de jogos/spin offs que a série Final Fantasy possui e todos os jogos tivessem sido lançados mundialmente talvez esses números podiam ser diferentes!

 

mas mesmo assim pra ter ideia, ambas séries ainda estão longe de alcançar Pokémon (que faz 21 anos agora em Fevereiro e já teve mais de 290 milhões de cópias vendidas desde o seu lançamento), mas totalmente a frente de Kingdom Hearts (que tá aí faz 15 anos e vendeu coisa de 25 milhões mundiais) e 'Tales of' (que tem 21 anos e vendeu coisa de 17 milhões mundiais).

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

 

 

mas isso varia muito de jogo pra jogo e a forma que eles investiram na série e principalmente, como o mercado está no momento/aceitação do jogo pelo público... inclusive foi mencionado o fato que Dragon Quest (que nasceu em 1986) vendeu 70 milhões de cópias ...claro que se Dragon Quest não fosse tão nicho, tivesse a mesma quantidade de jogos/spin offs que a série Final Fantasy possui e todos os jogos tivessem sido lançados mundialmente talvez esses números podiam ser diferentes!

 

mas mesmo assim pra ter ideia, ambas séries ainda estão longe de alcançar Pokémon (que faz 21 anos agora em Fevereiro e já teve mais de 290 milhões de cópias vendidas desde o seu lançamento), mas totalmente a frente de Kingdom Hearts (que tá aí faz 15 anos e vendeu coisa de 25 milhões mundiais) e 'Tales of' (que tem 21 anos e vendeu coisa de 17 milhões mundiais).

 

 

Dados muito interessantes. Gostei dos comparativos.

Mas Pokémon? Acho meio injusto essa comparação, essa marca é poderosa demais e abrange muitos públicos diferentes, sem falar do marketing monstro que os animes do mesmo proporcionam.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A questão nem é o quanto ela (a square enix) vendeu em trinta anos, mas sim, ela estar no mercado por esse tempo! Isso só mostra como ela trabalha com seus projetos e como o público responde à eles.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Dados muito interessantes. Gostei dos comparativos.

Mas Pokémon? Acho meio injusto essa comparação, essa marca é poderosa demais e abrange muitos públicos diferentes, sem falar do marketing monstro que os animes do mesmo proporcionam.

 

sim sim, citei mais pelo fato de Pokémon ser um RPG mesmo xD

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A questão nem é o quanto ela (a square enix) vendeu em trinta anos, mas sim, ela estar no mercado por esse tempo! Isso só mostra como ela trabalha com seus projetos e como o público responde à eles.

E como reage. Ela quase foi a falência com aquele filme de Final Fantasy, o que a forçou a se unir a Enix - e muita gente acha que foi o contrário. :) Depois de FF XII (o qual considero um bom jogo, cheio de defeitos, mas um bom jogo) o carro chefe da empresa começou a apresentar problemas sérios, passando pelo razoável FF XIII (não é tão ruim assim), o ruim FF XIII -2, o desnecessário FF XIII-3, chegando finalmente no FF XV com os eu sistema de batalhas bugado, mal-finalizado, com câmera e ideias ruins, arcaicas ou genéricas, típicas de uma empresa amadora, que está começando agora a criar jogos, como que a Square não é. Realmente fiquei decepcionado com o jogo. pelo menos ele é fácil, então é platinar e vender. :awesome:

 

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Com 30 anos, como não vender?

Megaman ficou muito decepcionado com seu comentário u_u

(O coitado ainda não chegou nem nos 30 milhões e tem mais de 50 jogos lançados)

 

 

E como reage. Ela quase foi a falência com aquele filme de Final Fantasy, o que a forçou a se unir a Enix - e muita gente acha que foi o contrário. :) Depois de FF XII (o qual considero um bom jogo, cheio de defeitos, mas um bom jogo) o carro chefe da empresa começou a apresentar problemas sérios, passando pelo razoável FF XIII (não é tão ruim assim), o ruim FF XIII -2, o desnecessário FF XIII-3, chegando finalmente no FF XV com os eu sistema de batalhas bugado, mal-finalizado, com câmera e ideias ruins, arcaicas ou genéricas, típicas de uma empresa amadora, que está começando agora a criar jogos, como que a Square não é. Realmente fiquei decepcionado com o jogo. pelo menos ele é fácil, então é platinar e vender.

 

 

Maldita square que fica manchando a enix u_u

eu concordo com o presidente da square: "essa fusão não vai dar certo"

Enfim, agora já foi.

mas tipo, square se recuperou antes de se fundir com a enix (Já que ela se manteve viva no grito graças a final fantasy viii ter vendido uma barbaridade no lançamento) graças ao sucesso de Kingdom hearts e final fantasy x

ou pelo menos eles não paravam de falar na epoca que a square estava em seu auge e que a fusão com a enix seria otima pois ambas estão no auge 8D

Uhum... sei...

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

 

 

E como reage. Ela quase foi a falência com aquele filme de Final Fantasy, o que a forçou a se unir a Enix - e muita gente acha que foi o contrário. :) Depois de FF XII (o qual considero um bom jogo, cheio de defeitos, mas um bom jogo) o carro chefe da empresa começou a apresentar problemas sérios, passando pelo razoável FF XIII (não é tão ruim assim), o ruim FF XIII -2, o desnecessário FF XIII-3, chegando

 

finalmente no FF XV com os eu sistema de batalhas bugado, mal-finalizado, com câmera e ideias ruins, arcaicas ou genéricas, típicas de uma empresa amadora, que está começando agora a criar jogos, como que a Square não é. Realmente fiquei decepcionado com o jogo. pelo menos ele é fácil, então é platinar e vender. :awesome:

 

Não joguei ainda mas, de tudo que já li de reviews, tenho a seguinte opinião;

De maneira geral, esses problemas com câmeras poderiam ser resolvidos até facilmente com um path. O problema maior, em minha opinião, é que toda a jornada, dos capítulos finais até seu encerramento é muito inferior ao que é mostrado no início de Final Fantasy XV. E não estou falando da parte final ser linear, mas sim de ser apressada e sem substância.

Isso demonstra claramente que é muita história para pouco jogo, em outras palavras, deveria no mínimo, ser dois jogos lançados separadamente. Muita coisa parece ter ficado de fora e outras apenas mencionada.

As animações são um exemplo disso, apesar de bacanas, são um tapa buraco.

Por fim, parece que ficaram sem dinheiro para terminar o projeto devidamente e finalizaram do jeito que estava.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

E como reage. Ela quase foi a falência com aquele filme de Final Fantasy, o que a forçou a se unir a Enix - e muita gente acha que foi o contrário. :) Depois de FF XII (o qual considero um bom jogo, cheio de defeitos, mas um bom jogo) o carro chefe da empresa começou a apresentar problemas sérios, passando pelo razoável FF XIII (não é tão ruim assim), o ruim FF XIII -2, o desnecessário FF XIII-3, chegando finalmente no FF XV com os eu sistema de batalhas bugado, mal-finalizado, com câmera e ideias ruins, arcaicas ou genéricas, típicas de uma empresa amadora, que está começando agora a criar jogos, como que a Square não é. Realmente fiquei decepcionado com o jogo. pelo menos ele é fácil, então é platinar e vender. :awesome:

 

Eu já percebia sérios problemas a partir de FFX. Com FFX-2 apenas confirmou meu receio. Com FFXII eu achei que foi o último suspiro, mas aí FFXIII enterrou de vez qualquer chance de reaproximação. FFXV não me motiva a jogar, já pelo teor boy band. Segundo jogo da série que resolvem fazer "Clube" (FFX-2 Clube da Luluzinha e FFXV Clube do Bolinha). Acho isso uma péssima perspectiva pra série e não acredito mais que possa retornar a ser como era no passado. Tinha gente que criticava horrores FFIX, mas olhando agora, um masterpiece se comparar com as inúmeras cagadas da empresa.

E, pelamor: Advent Children é um aborto do começo ao fim. Contrariando/desdizendo tudo que o jogo construiu. Kingsglaive pode até ser bonito, mas cometeu a mesma besteira do primeiro: não convencer.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu já percebia sérios problemas a partir de FFX. Com FFX-2 apenas confirmou meu receio. Com FFXII eu achei que foi o último suspiro, mas aí FFXIII enterrou de vez qualquer chance de reaproximação. FFXV não me motiva a jogar, já pelo teor boy band. Segundo jogo da série que resolvem fazer "Clube" (FFX-2 Clube da Luluzinha e FFXV Clube do Bolinha). Acho isso uma péssima perspectiva pra série e não acredito mais que possa retornar a ser como era no passado. Tinha gente que criticava horrores FFIX, mas olhando agora, um masterpiece se comparar com as inúmeras cagadas da empresa.

E, pelamor: Advent Children é um aborto do começo ao fim. Contrariando/desdizendo tudo que o jogo construiu. Kingsglaive pode até ser bonito, mas cometeu a mesma besteira do primeiro: não convencer.

      FF X é quase um upgrade da fórmula tradicional da série: Espers, batalha por turnos, personagens totalmente diferentes entre si, CGs, e uma história legal, com problemas, mas legal. Quando veio FF XII foi um choque, pois muitas dessas características foram suprimidas do jogo, a história não é lá essas coisas, os personagens eram ruins e não tinham uma jogabilidade diferenciada entre eles. A crítica adorou, grande parte dos fãs não.

     Se FF XII o jogo não carregasse o nome da série a história seria outra e os fãs provavelmente não torceriam o nariz. A mesma coisa aconteceria com FF XV: se o jogo fosse produzido por outra empresa ou tivesse outro nome as criticas cairiam de pau nas quests chatas, nos longos passeios de carros onde você nem pode guiar o maldito, pouca customização dos personagens (os personagens não fazem uso de técnicas, nada).. Vou parar.. rsrs

     Enfim, acredito que hoje termino essa bagaça e tentarei platiná-lo o mais rápido possível. Aos que forem jogar, boa sorte. :)

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

      FF X é quase um upgrade da fórmula tradicional da série: Espers, batalha por turnos, personagens totalmente diferentes entre si, CGs, e uma história legal, com problemas, mas legal. Quando veio FF XII foi um choque, pois muitas dessas características foram suprimidas do jogo, a história não é lá essas coisas, os personagens eram ruins e não tinham uma jogabilidade diferenciada entre eles. A crítica adorou, grande parte dos fãs não.

     Se FF XII o jogo não carregasse o nome da série a história seria outra e os fãs provavelmente não torceriam o nariz. A mesma coisa aconteceria com FF XV: se o jogo fosse produzido por outra empresa ou tivesse outro nome as criticas cairiam de pau nas quests chatas, nos longos passeios de carros onde você nem pode guiar o maldito, pouca customização dos personagens (os personagens não fazem uso de técnicas, nada).. Vou parar.. rsrs

     Enfim, acredito que hoje termino essa bagaça e tentarei platiná-lo o mais rápido possível. Aos que forem jogar, boa sorte. :)

 

Eu discordo plenamente sobre FFXII.

Eu como fã de Final Fantasy Tactics e Vagrant Story, estava super feliz de ter um FF (de número) em Ivalice.

Eu prefiro mil vezes o tipo de personagem sério e em simbiose com a ambientação como é exemplo de Ivalice do que um mundo colorido e com personagens caricatos ao extremo com roupas de gosto duvidoso como reflexo de suas personalidades. FFX pode ser 50% positivo com um pé no tradicional e os outros 50% com pé em tentar fugir da regra, mas há muito estavam cogitando Ivalice e demorou para acontecer. Basicamente de FFT/Vagrant para FFXII. O teor totalmente sério, com pouquíssimo espaço para piadas e humor duvidoso afastou a maioria que esperava besteiras como a cena do assobio de FFX.

 

Mesmo todos os personagens "parecendo o mesmo" mais adiante, a série sempre foi assim, no mínimo de FFVII pra cá, onde todos se tornavam praticamente deuses que mal e mal precisavam usar magias e técnicas específicas e, se precisasse, eram altamente danosas, como é o caso do Lionheart de Squall. Aqui no FFXII era os Quickenings, mas a produção do jogo (e a imposição dos grandes da Square de adulterar o game) impediu de ter o produto final como desejado: Vagrant + FFTactics. Mesmo com o ZJS e suas melhorias, a ideia original de aliar os dois jogos foi impedida por meia dúzia de chefões dentro da empresa que só se preocupam em colocar personagens como Vaan no lugar de protagonistas para não "chocar" os jogadores japoneses, que se sentiriam traumatizados a ter que jogar com um geriatra de mais de 35 anos de idade. Depois reclamam do que recebem como é o caso desde FFX, no mínimo.

 

Ao menos no meu caso, FFXII foi o último FF de qualidade. E foi muito, mas muito a frente de seu tempo, muito por culpa de FFXI, mas poucos jogaram esse game por motivos óbvios. Não conta mas usaram o sistema no XII pois é um dos melhores, se não o melhor. Não é à toa que a Bioware usa uma versão inspirada do sistema de Gambits na série Dragon Age (nem precisa dizer que Xenosaga de Wii também bebe da fonte). Não há como negar que geral não estava preparada na época e, com o lançamento do Remastered, os criadores esperam que o público esteja pronto pra algo como FFXII que se mostrou acima de muitos títulos de sua época, mas geral não quis se aclimatar.

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...