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JKorso

[Comunidade myPST] Enquetes, Dicas, Dúvidas

Sobre separar em categorias de guias.  

16 votos

  1. 1. O que você acha de separarmos em duas ou mais categorias os guias dessa sessão? Guias Detonados e Guias Passo a Passo.

    • Legal... Bem loko, empolgante.
      12
    • Não sou capaz de opinar.
      2
    • Eu tenho uma ideia melhor (comente sua ideia no tópico)
      2
    • Nossa, que desempenho... Fabuloso
      1


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Salve.

 

Esta sessão do fórum myPST segue de maneira experimental, porém já demonstra sua potencialidade.

Gostaria de saber do pessoal da comunidade (Caçadores de Troféus, Staff, Jogadores Hardcore, Jogagores Casuais, etc) como seria melhor a implementação desta sessão e se a comunidade em si vê utilidade na mesma.

Boa parte dos caçadores de troféus recorrem a guias gringos por motivos óbvios, porém melhor seria a comunidade myPST ter disponibilizada uma gama de guias detonados/passo a passo/guias adicionais/guias de estratégia à sessão de guia de troféus já oficializada. 

Cogitei em separar as modalidades de duas formas:

 

- Detonado (mais complexo, completo e trabalhoso, um tomo sobre o título);

- Passo a Passo (um guia mais enxuto, direto, sem muita informação, mas direto ao ponto em como desbloquear troféus do título);

 

Talvez uma ou duas outras modalidades se façam necessárias, levando em consideração o foco a ser tomado e que propósito o mesmo terá em focar em parte específica de cada título.

 

Peço que, se possível, a comunidade agregue algum valor a este camarote :coolface: e, quem sabe, não criaremos conteúdo digno de menção.

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Esse é um assunto delicado aqui na comunidade, a começarmos pelos guias que já temos.

Quando surgiu a regra de conter todos os troféus no roadmap do guia, era bem comum ver coisas bem detalhadas, que pegavam na mão do leitor e levavam até o final conquistando todos os troféus, um verdadeiro passo a passo.

Mas como todo bom brasileiro muitos começaram a reclamar, disseram que os guiadores estavam achando que quem lia os guias eram analfabetos funcionais, que o modo como o roadmap era escrito em detalhes era desnecessário pois além disso ainda existe a seção de dicas de troféus no próprio corpo do guia.

Com isso os roadmaps começaram a ser mais diretos, divididos em passos, um breve resumo do que se fazer em cada um e os troféus conquistados no mesmo, e só na seção troféus é que vinham as dicas mais detalhadas.

Surgiram também os banners bonitinhos, a época do carnaval nos guias, teve muita coisa nova e interessante, mas teve muita coisa desnecessária e também muito mimimi em torno disso.

Lembro quando essa seção aqui surgiu e eu tentei ajudar, mas infelizmente não consegui, tanto por falta de tempo quanto de interesse das pessoas pode se ver isso pelo fato da seção, mesmo que abandonada, estar aqui e o pessoal só descobrir sobre ela agora

 

Comecei o post desse jeito pois você, Korso, lembra a discussão que foi quando surgiu com essa ideia.

Detonados vs Guias, um vai matar o outro, a seção já vai nascer morta e vários outros mimimis.

 

A galera não curte os guias do Mypst? Por qual motivo não tentam fazer um melhor ou então opinar e discutir sobre o que poderia ser melhor para a seção.

Como já disse, acho muito válida a ideia de um detonado explicando passo a passo do jogo independente de te levar a platina/100% ou não, afinal o objetivo aqui é te ensinar tudo sobre o jogo e como "detonar" com ele.

Já a sua ideia de passo a passo, me corrija se estiver errado, nada mais é que separar o roadmap dos guias em uma nova seção, isso eu acho um tanto desnecessário.

Mas enfim, desculpa ai por escrever tanto.

 

Você sabe que apesar das diferenças, eu estou aqui disposto a ajudar essa seção para que ela cresça e não entre em conflito com a que já existe, então, precisando é só chamar.

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Esse é um assunto delicado aqui na comunidade, a começarmos pelos guias que já temos.

Quando surgiu a regra de conter todos os troféus no roadmap do guia, era bem comum ver coisas bem detalhadas, que pegavam na mão do leitor e levavam até o final conquistando todos os troféus, um verdadeiro passo a passo.

Mas como todo bom brasileiro muitos começaram a reclamar, disseram que os guiadores estavam achando que quem lia os guias eram analfabetos funcionais, que o modo como o roadmap era escrito em detalhes era desnecessário pois além disso ainda existe a seção de dicas de troféus no próprio corpo do guia.

Com isso os roadmaps começaram a ser mais diretos, divididos em passos, um breve resumo do que se fazer em cada um e os troféus conquistados no mesmo, e só na seção troféus é que vinham as dicas mais detalhadas.

Surgiram também os banners bonitinhos, a época do carnaval nos guias, teve muita coisa nova e interessante, mas teve muita coisa desnecessária e também muito mimimi em torno disso.

Lembro quando essa seção aqui surgiu e eu tentei ajudar, mas infelizmente não consegui, tanto por falta de tempo quanto de interesse das pessoas pode se ver isso pelo fato da seção, mesmo que abandonada, estar aqui e o pessoal só descobrir sobre ela agora

 

Comecei o post desse jeito pois você, Korso, lembra a discussão que foi quando surgiu com essa ideia.

Detonados vs Guias, um vai matar o outro, a seção já vai nascer morta e vários outros mimimis.

 

A galera não curte os guias do Mypst? Por qual motivo não tentam fazer um melhor ou então opinar e discutir sobre o que poderia ser melhor para a seção.

Como já disse, acho muito válida a ideia de um detonado explicando passo a passo do jogo independente de te levar a platina/100% ou não, afinal o objetivo aqui é te ensinar tudo sobre o jogo e como "detonar" com ele.

Já a sua ideia de passo a passo, me corrija se estiver errado, nada mais é que separar o roadmap dos guias em uma nova seção, isso eu acho um tanto desnecessário.

Mas enfim, desculpa ai por escrever tanto.

 

Você sabe que apesar das diferenças, eu estou aqui disposto a ajudar essa seção para que ela cresça e não entre em conflito com a que já existe, então, precisando é só chamar.

Vi mais como uma possibilidade de escolha para quem deseja fazer algo, mas não vai iniciar num Guia de Troféus, então serviria de aquecimento via Guia Passo a Passo.

Dificilmente ele seria apenas uma individualização do Roadmap, pois o Roadmap apenas expõe a ordem de troféus a serem desbloqueados, tendo de recorrer à dica do troféu para tal. Esse Passo a Passo funcionaria como adendo para quem já deu uma passada de olho no guia oficial e, por ventura cogita velocista o faça via este guia.

Mas sendo bem franco, eu só cogitei isso por velocistas e caçadores de troféus mesmo. Se for depender de mim, eu faria apenas Detonados, mas é preciso a comunidade dizer se realmente vale a pena.

 

Não me entenda mal: não quero impor nada nem desrespeitar ponto de vista alheio, mas é hipocrisia ficar de mimimi que será Guia VS Detonado VS Passo a Passo pois quem quer fazer a coisa de maneira automática o faz de qualquer maneira, acessando walkthrough gringo.

O único possível resquício é geral reclamando de Velocistas duvidosos nestes casos.

 

Fora que, dar espaço para fazer algo complexo e algo mais simplificado poderia chamar mais atenção e interesse. Não vejo nenhum impedimento real ou ameaça a guias de troféus padrão. Eu seguiria fazendo ambos. Aliás, e quem decide fazer um guia e já existe no portal? Como faz?

E se a pessoa acha que pode fazer um melhor? Aí teria dois e se confrontariam mas o staff acha de boa?

 

Os guias daqui estão a parte dos oficiais de troféus, só isso já denota a distância e desfoco em rivalidade.

Exemplo: como já fizeram o guia de troféu para o game Dragon Age Inquisition, eu poderia simplesmente fazer o meu guia, mas não compensa, pois o trabalho do guiador foi de qualidade alta o bastante para servir ao propósito, porém desconsiderou as DLCs e, levando em consideração a quantidade de coisas pra se fazer e o tamanho do jogo, poderia muito bem sair um Detonado abordando o que o Guia de Troféus não se ateve.

Ainda assim não há atritos.

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Vi mais como uma possibilidade de escolha para quem deseja fazer algo, mas não vai iniciar num Guia de Troféus, então serviria de aquecimento via Guia Passo a Passo.

Dificilmente ele seria apenas uma individualização do Roadmap, pois o Roadmap apenas expõe a ordem de troféus a serem desbloqueados, tendo de recorrer à dica do troféu para tal. Esse Passo a Passo funcionaria como adendo para quem já deu uma passada de olho no guia oficial e, por ventura cogita velocista o faça via este guia.

Mas sendo bem franco, eu só cogitei isso por velocistas e caçadores de troféus mesmo. Se for depender de mim, eu faria apenas Detonados, mas é preciso a comunidade dizer se realmente vale a pena.

 

Não me entenda mal: não quero impor nada nem desrespeitar ponto de vista alheio, mas é hipocrisia ficar de mimimi que será Guia VS Detonado VS Passo a Passo pois quem quer fazer a coisa de maneira automática o faz de qualquer maneira, acessando walkthrough gringo.

O único possível resquício é geral reclamando de Velocistas duvidosos nestes casos.

 

Fora que, dar espaço para fazer algo complexo e algo mais simplificado poderia chamar mais atenção e interesse. Não vejo nenhum impedimento real ou ameaça a guias de troféus padrão. Eu seguiria fazendo ambos. Aliás, e quem decide fazer um guia e já existe no portal? Como faz?

E se a pessoa acha que pode fazer um melhor? Aí teria dois e se confrontariam mas o staff acha de boa?

 

Os guias daqui estão a parte dos oficiais de troféus, só isso já denota a distância e desfoco em rivalidade.

Exemplo: como já fizeram o guia de troféu para o game Dragon Age Inquisition, eu poderia simplesmente fazer o meu guia, mas não compensa, pois o trabalho do guiador foi de qualidade alta o bastante para servir ao propósito, porém desconsiderou as DLCs e, levando em consideração a quantidade de coisas pra se fazer e o tamanho do jogo, poderia muito bem sair um Detonado abordando o que o Guia de Troféus não se ateve.

Ainda assim não há atritos.

Sim, o mimimi de que essa seção e a outra são rivais é muita besteira, as duas podem ser levadas se bem trabalhadas.

A questão aqui nem é espaço, é mais falta de interesse mesmo.

Mas como eu disse no começo do meu post, o passo a passo que você me mostrou segue exatamente os moldes dos roadmaps um pouco mais antigos, a pessoa quer fazer algo a parte ok.

Mas agora seguindo o exemplo que citou de guias já criados.

Quando é criado um guia para um game que já possui um guia, esses guias vão para votação, e então através de votos é escolhido o oficial, consequentemente o outro se transforma em guia extra.

E agora no seu caso, você está fazendo este guia e também este passo a passo, a introdução de ambos é igual, o sobre o jogo colocado no passo a passo, é o inicio do roadmap do guia e o passo a passo em si nada mais é do que o roadmap detalhado, IMO.

Então seguindo esse seu exemplo, vamos imaginar que outra pessoa tenha criado o guia, e você o passo a passo, eles indiretamente entrariam em conflito.

E por fim, no caso do Dragon Age, já tem guia? ok, mas você quer criar um, vá e faça, tem total apoio, se o seu vai agregar mais do que o já existente é muito válido, espaço não falta, o que falta é alguém que utilize esse espaço.

Por muitas vezes eu entendo o desanimo da galera em criar conteúdo, é chato você fazer algo tentando ajudar e logo em seguida você ler: "a mais logicamente usei um guia grindo os do mypst são ruins, são copy+paste, mimimi"

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Sim, o mimimi de que essa seção e a outra são rivais é muita besteira, as duas podem ser levadas se bem trabalhadas.

A questão aqui nem é espaço, é mais falta de interesse mesmo.

Mas como eu disse no começo do meu post, o passo a passo que você me mostrou segue exatamente os moldes dos roadmaps um pouco mais antigos, a pessoa quer fazer algo a parte ok.

Mas agora seguindo o exemplo que citou de guias já criados.

Quando é criado um guia para um game que já possui um guia, esses guias vão para votação, e então através de votos é escolhido o oficial, consequentemente o outro se transforma em guia extra.

E agora no seu caso, você está fazendo este guia e também este passo a passo, a introdução de ambos é igual, o sobre o jogo colocado no passo a passo, é o inicio do roadmap do guia e o passo a passo em si nada mais é do que o roadmap detalhado, IMO.

Então seguindo esse seu exemplo, vamos imaginar que outra pessoa tenha criado o guia, e você o passo a passo, eles indiretamente entrariam em conflito.

E por fim, no caso do Dragon Age, já tem guia? ok, mas você quer criar um, vá e faça, tem total apoio, se o seu vai agregar mais do que o já existente é muito válido, espaço não falta, o que falta é alguém que utilize esse espaço.

Por muitas vezes eu entendo o desanimo da galera em criar conteúdo, é chato você fazer algo tentando ajudar e logo em seguida você ler: "a mais logicamente usei um guia grindo os do mypst são ruins, são copy+paste, mimimi"

Creio apenas que ter escolhas seria suficiente.

O resto a geral vê.

 

Quanto a seguir guia gringo detonar o da comunidade, já foi-se o tempo em que a coisa era pão-com-ovo.

É só não boicotar que a coisa vai dar pé.

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Achei interessante as ideias, mas acredito que, como o Rossi disse, o RoadMap devia servir já como esse Passo-a-Passo, o problema é o pessoal atalhar tudo, praticamente abortando o RoadMap em prol de dicas disconexas.

 

Detonados eu acho bastante válido, o problema que eu sempre vi são os "mimimizentos" que dizem que "detonado dá muito spoiler, não quero ver pra não estragar o jogo" e muitos nem zeram o jogo, abandonam o mesmo e dizem que é ruim. Tem que "zivude" mesmo!

 

Não digo que o Korso esteja errado, mas apesar dos pesares, não custa tentar melhorar o esquema atual.

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O Roadmap apenas explicita a ordem.

Se tornou obrigação detalhar como consegui-los no Roadmap agora?

 

No passado era assim e diga-se de passagem, por mais positivo que possa ser, praticamente inutiliza as dicas de troféus.

Seria somente seguir a listagem do Roadmap e ignorar todo o restante do guia. Pensa na trabalheira toda de exigir esses detalhes e ter apenas o Roadmap levado em consideração.

Por isso essa intenção de guia a parte, conciso, sem necessidade de cantar todo o mantra.

 

Já o Detonado, precisa ter culhão e resiliência pra segui fazendo.

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O Roadmap apenas explicita a ordem.

Se tornou obrigação detalhar como consegui-los no Roadmap agora?

 

No passado era assim e diga-se de passagem, por mais positivo que possa ser, praticamente inutiliza as dicas de troféus.

Seria somente seguir a listagem do Roadmap e ignorar todo o restante do guia. Pensa na trabalheira toda de exigir esses detalhes e ter apenas o Roadmap levado em consideração.

Por isso essa intenção de guia a parte, conciso, sem necessidade de cantar todo o mantra.

 

Já o Detonado, precisa ter culhão e resiliência pra segui fazendo.

Não é e nunca foi obrigação detalhar passo a passo o roadmap, isso depende de quem vai criar o conteúdo.

Esse ponto que tocou é mais um que ilustra bem a atual forma dos roadmaps, além do que já falei aqui, esse era um ponto forte, ter um guia com mais coisa, mas só o roadmap ser levado em consideração.

 

E vendo pelo seu ponto de vista um passo a passo é útil sim, por exemplo.

Eu quero ajudar a comunidade de alguma forma, mas não quero criar um guia, posso fazer um passo a passo, qual o problema, como já disse espaço tem, o que falta é gente disposta.

Mas no seu caso em especifico onde você mesmo fez o guia de troféus e o passo a passo, eu acho, não digo desnecessário, mas que você fez um trabalho extra, que podia ser uma coisa só, entende?

 

Mas tipo, se a pessoa estiver disposta a criar um passo a passo, ela pode se esforçar um pouco mais e criar um guia, tem material, tem apoio e ajuda, é só querer.

Mas enfim, vou parar de falar, vamos ficar nisso o dia todo e vamos continuar discordando um do outro.

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Não é e nunca foi obrigação detalhar passo a passo o roadmap, isso depende de quem vai criar o conteúdo.

Esse ponto que tocou é mais um que ilustra bem a atual forma dos roadmaps, além do que já falei aqui, esse era um ponto forte, ter um guia com mais coisa, mas só o roadmap ser levado em consideração.

 

E vendo pelo seu ponto de vista um passo a passo é útil sim, por exemplo.

Eu quero ajudar a comunidade de alguma forma, mas não quero criar um guia, posso fazer um passo a passo, qual o problema, como já disse espaço tem, o que falta é gente disposta.

Mas no seu caso em especifico onde você mesmo fez o guia de troféus e o passo a passo, eu acho, não digo desnecessário, mas que você fez um trabalho extra, que podia ser uma coisa só, entende?

 

Mas tipo, se a pessoa estiver disposta a criar um passo a passo, ela pode se esforçar um pouco mais e criar um guia, tem material, tem apoio e ajuda, é só querer.

Mas enfim, vou parar de falar, vamos ficar nisso o dia todo e vamos continuar discordando um do outro.

Sim, totalmente compreensível.

No meu caso, sim novamente, trabalho extra, mas era exatamente essa a intenção.

Eu certamente farei os três tipos de guias, é algo um tanto quanto inevitável, até porque muita coisa os analistas impedem de inserir em guias, alegando uma que outra coisa.

Também não é crítica ao padrão dos guias, mas qualquer coisa feita a mais ou a menos no caso do Guia de Troféus causa transtornos para ambas as partes, então por que não disponibilizar outras opções dentro da comunidade?

 

Quem se aventura a fazer guias sabe que o perrengue é forte e o pique só se mantém devido ao feedback de quem realmente usou seu guia e lhes foi muito útil. Todos os demais estão nem aí para sua cria. Não é à toa que alguns decidiram deletar seus guias do fórum.

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Me parece que passo a passo e guia de troféus seria a mesma coisa.

Agora um detonado acho válido pra engrandecer o site.

 

Eu não gosto de seguir detonado, prefiro descobrir sozinho como fechar os jogos. Depois vejo quais troféus faltam, pois geralmente tem uns que não tem nada a ver com o gameplay e você tem que fazer algo bem específico pra desbloquear.

 

Mas entendo que muitas pessoas buscam o detonado completo, seja pra jogar consciente de tudo que vai acontecer, seja pra passar por uma parte específica de alguma fase em que esteja enfrentando dificuldade.

 

Dito isso, acho que seria interessante a criação de detonados, talvez com um alerta no próprio título do tópico, exemplo: [DETONADO]

Life of Black Tiger.

 

Assim ficaria bem explicado que o detonado contém spoilers e a pessoa vai ler por sua conta e risco.

 

ADENDO:

 

As respostas da enquete estão confusas. A primeira e a última significam exatamente a mesma coisa.

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As respostas da enquete estão confusas. A primeira e a última significam exatamente a mesma coisa.

Hehe, da mesma forma que seguir um detonado subentende-se que Spoiler tem a rodo.

Quem segue de primeira um Guia Detonado já deve estar ciente disso by default.

 

E deixa eu usar os jargões da Gloria Pires, por favor :p

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Boa tarde, vou expressar minha opinião aqui:

 

Creio que os guias são um resumo, eles possuem as dicas ( muitas com vídeos ) explicando, além de informações sobre o jogo, comandos, algo básico. Pegarei o do daniel de Skyrim do PS3, eu nunca havia jogado, mas o guia dele é tão rico em detalhes ( antes de chegar aos troféus ) que me ajudou demais quando fui jogar, já me sentia em casa. Já tem outros guias ( tipo o do The Sims 3 ) que embora haja um resumo do jogo e tenha os troféus, existem situações que fica em dúvida e recorri as dicas no portal.

 

Então, poderia se debater, com aqueles que mais criam guias no site, estas hipóteses, de continuar com guias de troféus e ficar a escolha se coloca ou não mais informações, ou um detonado neles, se prefere separar e haver o guia e o detonado, ou alguma outra possibilidade.

 

Outro exemplo são os jogos Final Fantasy XIII, XIII-2 e Lightning Returns. Teve um user que postou os DETONADOS que ele fez aqui no site, passando todas as informações, eu acabei salvando o do XIII-2 e o do LR. Não salvei o XIII pois já havia platinado. Os links espiraram, o usuário sumiu e muitos já me pediram os detonados ( mesmo tendo guias bem feitos dos jogos ). Só que os detonados possuem SESSENTA PÃGINAS EM PDF! Fala tudo, tudo mesmo, você fará 100% do jogo seguindo o detonado, ou poderá ter um acesso fácil quando quiser. Já os guias, muitas vezes não tem tanta informação.

 

Por mais que o guia de Skyrim é completo, para pegar as missões, não se falava quem dava a missão, então fui buscar na wikia do Skyrim, pois já estava com pressa para platinar. Aí, um detonado, teria esta informação.

 

Então creio ter muita utilidade, mas hoje com vários troféus de gameplays mostrando tudo, tem que definir se serão aceitos apenas textos ou se aceitam vídeos também, um recurso bem interessante ao meu ver.

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Nos point and click da vida que eu quero pegar rapidamente os troféus eu só uso detonado. O playstationtrophies tem uns muito bons, que dão o passo a passo, as respostas que precisam ser dadas etc. Prefiro até fazer assim do que assistindo vídeo.

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Hehe, da mesma forma que seguir um detonado subentende-se que Spoiler tem a rodo.

Quem segue de primeira um Guia Detonado já deve estar ciente disso by default.

 

E deixa eu usar os jargões da Gloria Pires, por favor :P

 

Sim! Com certeza.

 

Eu digo pra deixar avisado pq sempre vai ter alguém reclamando de spoiler, assim, com o aviso, garante que o cara entrou sabendo. Mas é só uma ideia pra por em pauta.

 

De qualquer forma eu acho que o detonado só tem a acrescentar ao site, inclusive seria bacana colocar o link dele lá no portal, ao lado do guia, pra facilitar ainda mais o acesso por quem queira usar.

Nos point and click da vida que eu quero pegar rapidamente os troféus eu só uso detonado. O playstationtrophies tem uns muito bons, que dão o passo a passo, as respostas que precisam ser dadas etc. Prefiro até fazer assim do que assistindo vídeo.

 

Bem lembrado.

Não gosto de usar detonado, mas usei no Day of The Tentacle depois que vi que 99% dos troféus não tem relação direta com o gameplay. Segui do início ao fim mesmo.  :lol:

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Boa tarde, vou expressar minha opinião aqui:

 

Creio que os guias são um resumo, eles possuem as dicas ( muitas com vídeos ) explicando, além de informações sobre o jogo, comandos, algo básico. Pegarei o do daniel de Skyrim do PS3, eu nunca havia jogado, mas o guia dele é tão rico em detalhes ( antes de chegar aos troféus ) que me ajudou demais quando fui jogar, já me sentia em casa. Já tem outros guias ( tipo o do The Sims 3 ) que embora haja um resumo do jogo e tenha os troféus, existem situações que fica em dúvida e recorri as dicas no portal.

 

Então, poderia se debater, com aqueles que mais criam guias no site, estas hipóteses, de continuar com guias de troféus e ficar a escolha se coloca ou não mais informações, ou um detonado neles, se prefere separar e haver o guia e o detonado, ou alguma outra possibilidade.

 

Outro exemplo são os jogos Final Fantasy XIII, XIII-2 e Lightning Returns. Teve um user que postou os DETONADOS que ele fez aqui no site, passando todas as informações, eu acabei salvando o do XIII-2 e o do LR. Não salvei o XIII pois já havia platinado. Os links espiraram, o usuário sumiu e muitos já me pediram os detonados ( mesmo tendo guias bem feitos dos jogos ). Só que os detonados possuem SESSENTA PÃGINAS EM PDF! Fala tudo, tudo mesmo, você fará 100% do jogo seguindo o detonado, ou poderá ter um acesso fácil quando quiser. Já os guias, muitas vezes não tem tanta informação.

 

Por mais que o guia de Skyrim é completo, para pegar as missões, não se falava quem dava a missão, então fui buscar na wikia do Skyrim, pois já estava com pressa para platinar. Aí, um detonado, teria esta informação.

 

Então creio ter muita utilidade, mas hoje com vários troféus de gameplays mostrando tudo, tem que definir se serão aceitos apenas textos ou se aceitam vídeos também, um recurso bem interessante ao meu ver.

É exatamente essa vibe que gostaria de fomentada aqui.

Se alegarem que esse tipo de guia vai contra o guia de troféus, o mesmo pode-se dizer do Guia de Troféus ir contra as dicas do portal e sabemos muito bem que isso na prática está longe da verdade.

O usuário que deseja saber apenas uma ou outra dica, recorre as dicas do portal pois assim evita potenciais spoilers. Caso resolva jogar e as dicas não tenham sanado as dúvidas dele, ele recorre ao guia de troféus.

E se, caso ambos ainda deixaram o usuário em dúvida ou necessitando saber algo mais in-depth, estariam aí os detonados para suprir essa possível demanda, principalmente para RPGs.

 

Guias Passo a Passo seriam algo completamente supérfluo, apenas como opção para jogos que o pessoal pule das dicas direto para um Passo a Passo sem querer saber detalhes de Como É, Como Foi, Como Vai Ser.

Aí é que tá!

Eu concordo plenamente que há jogadores que vão preferir Guias de Troféus, outros preferirão Guias Detonados, outros Video Detonado e outros ainda vão direto pra algum Passo a Passo.

Sobrecarregar o guiador com todas essas possibilidades que creio ser demais da conta.

 

"Por isso esse agregar ao camarote"

a7r3dy.jpg

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É exatamente essa vibe que gostaria de fomentada aqui.

Se alegarem que esse tipo de guia vai contra o guia de troféus, o mesmo pode-se dizer do Guia de Troféus ir contra as dicas do portal e sabemos muito bem que isso na prática está longe da verdade.

O usuário que deseja saber apenas uma ou outra dica, recorre as dicas do portal pois assim evita potenciais spoilers. Caso resolva jogar e as dicas não tenham sanado as dúvidas dele, ele recorre ao guia de troféus.

E se, caso ambos ainda deixaram o usuário em dúvida ou necessitando saber algo mais in-depth, estariam aí os detonados para suprir essa possível demanda, principalmente para RPGs.

 

Guias Passo a Passo seriam algo completamente supérfluo, apenas como opção para jogos que o pessoal pule das dicas direto para um Passo a Passo sem querer saber detalhes de Como É, Como Foi, Como Vai Ser.

Aí é que tá!

Eu concordo plenamente que há jogadores que vão preferir Guias de Troféus, outros preferirão Guias Detonados, outros Video Detonado e outros ainda vão direto pra algum Passo a Passo.

Sobrecarregar o guiador com todas essas possibilidades que creio ser demais da conta.

 

"Por isso esse agregar ao camarote"

a7r3dy.jpg

 

 

Aí que falei de conversar com quem gera conteúdo, pois como já dito, tem uma dificuldade em se criar guias ( que são menos complexos, diga-se ), imagina criar um detonado de um Skyrim, um jogo quase infinito? Ou de um Dark Souls?

 

Vi o guia do Little Big Planet, achei excelente a ideia, lá ele fala o que fazer, quando fazer e os troféus enumerados. Se pular ou faltar algum, pode olhar aquele passo a passo e daí ir pras dicas, ver onde falhou ou o que precisa fazer.

 

Poderia também, para um teste, se usar justamente estes jogos point and clicks ou jogos japoneses ( novels ), pois o pessoal gosta, tem platinas fáceis, mas por não ser o idioma do jogador, seria de muita ajuda. Após isto, partir para jogos maiores, além dos vídeos em determinados momentos, sequência de botões, enfim. Um jogo de luta, por exemplo, poderia ter, naqueles que pedem trials ( odeio ) a lista de cada trial, para quem quiser olhar, saber como fazer, o que pede, ir treinando e memorizando os botões, ao invés de falar: Complete todos os trials com todos os personagens.

 

Seria uma riqueza em detalhes, um acréscimo benéfico a comunidade, precisando verificar se ela está disposta a isto e se não haverá problemas na postagem dos detonados, de tomarem páginas e mais páginas, talvez colocando em spoiler cada parte e o título, tipo:

 

Parte 1 - Rota A

 

Parte 2 - Rota B

 

parte 2.5 - Rota B alternativa

 

Assim por diante.

 

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Nos point and click da vida que eu quero pegar rapidamente os troféus eu só uso detonado. O playstationtrophies tem uns muito bons, que dão o passo a passo, as respostas que precisam ser dadas etc. Prefiro até fazer assim do que assistindo vídeo.

 

Point and Click e Novel, "digassi di passagi"...

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So, Passo a Passo não seria tão inútil assim.

Point 'n Clicks e Novels são boas adições dessa maneira.

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Idéia bacana. Mas tenho algumas dúvidas:

1) O portal aponta para o guia, supondo que haja uma guia e um detonado, ao clicar no botao, você seria direcionado a uma página com link para cada?

2) Quem faz um guia não precisa fazer um detonado, obviamente, mas e quem vai fazer o detonado? Haveria a obrigação de fazer o detonado e o guia?

3) Mesmo sendo uma boa idéia, existe demanda para essas mudanças? Há pessoal interessado o suficiente para criar todo esse conteúdo?

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Idéia bacana. Mas tenho algumas dúvidas:

1) O portal aponta para o guia, supondo que haja uma guia e um detonado, ao clicar no botao, você seria direcionado a uma página com link para cada?

2) Quem faz um guia não precisa fazer um detonado, obviamente, mas e quem vai fazer o detonado? Haveria a obrigação de fazer o detonado e o guia?

3) Mesmo sendo uma boa idéia, existe demanda para essas mudanças? Há pessoal interessado o suficiente para criar todo esse conteúdo?

A intenção nunca foi nem será a substituição do Guia de Troféus. A ideia é apenas uma alternativa para guias de jogos já feitas, mas que alguns consideram-se aptos ou interessados de fazer mais do que o guia proporcionou.

Como percebe-se, há jogos que podem simplesmente ter guia e não ter todos os detalhes necessários por estender demais um Guia de Troféus que foca apenas... nos troféus.

Um detonado é uma tentativa de fazer o que a revista Gamers Book fazia no passado remoto: especificar o máximo os dados de um game.

 

Tentando responder as perguntas:

 

1) Ao menos inicialmente o portal não indicará nada do que estiver sendo inicialmente fomentado nessa parte do fórum. Talvez o fará quando houver maior conteúdo. Cabe a quem fez o guia de troféus vincular essa informação.

2) Ninguém é obrigado a nada. Como não houve nenhuma imposição de regras vinda do staff até o momento, digamos que somente após o conteúdo daqui estiver estabilizado que levarão em conta oficialmente. É como uma encubadora.

3) Existe uma demanda ou no mínimo um interesse da parte de alguns guiadores de fazer mais que o feijão-com-arroz do guia de troféus, mas digo que há também usuários que possam se interessar em 'guiar', mas não necessariamente via guia de troféus e sim via porções específicas de um jogo.

Ou seja: muitos se sentem confortáveis em fazer detalhado guia sobre missões X de um jogo Y, ao invés de fazer o guia todo, seja porque este já foi feito (por ele ou por outro usuário), mas preferiu se aprofundar mais no assunto. É uma especialização.

E por último: há jogos que são mais dinâmicos se feitos como Passo a Passo que por Guia de Troféus. Só que nesse caso eu seria mais cuidadoso e faria ambos, para evitar qualquer possível atrito com o já fundamentado e regulado padrão de guias de troféus oficiais. Mais como incentivo a adendos. Pensem como DLCs que todos entendem essa bagaça.

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Eu fiz um guia detonado do LR :P foi maior loucura kkkkkk 

 

olha acho que se for para fazer guia de trofeus é objetivo e simples acabou. 

 

se for pra fazer um detonado pode ter dois tipo de detonado. 

 

1 aquele que te leva ate o final do jogo 

2 aquele que te guia para a platina. 

 

logo o numero dois é o guia de trofeus. 

 

então sobra o numero 1, se a pessoa gosta de escrever e conhece muito bem o jogo poderia anexar um detonado no guia com um link rapido como eu fiz no guia do final fantasy 7.

Porém seu detonado está fora da comunidade myPST.

Não é demérito, mas a intenção seria agregar isso aqui.

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Sim, principalmente RPGs a coisa satura demais socar no Roadmap.

E concordem ou não, mas RPGs com guias detalhados é outra coisa.

Mesmo que a comunidade só queira saber de ouvir troféu pulando, um guia focado em detalhes é o que há.

 

Estou até me antevendo mentalmente aqui. :P

O jogo nem saiu e já estou fazendo Detonado.

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Korso veja la o meu guia do LLR e me diga o que achou deixando daquela maneira um detonado dentro do guia.

No caso de o guiador fazer o Guia de Troféus padrão e decidir por algum motivo fazer o Detonado/Passo a Passo em separado, só vejo pontos positivos nisso.

Digo, desabarrota o Roadmap, digamos que daria pra fazer uma versão enxuta no Roadmap, pois convenhamos, é preciso seguir padrões restritos num guia, mas a edição sem cortes seria o dessa seção, o qual seria automaticamente linkado no guia de troféus.

Não vejo como isso não agregaria valor aos vários tipos de jogador.

 

Se o jogador for acessar o guia de troféus, certamente será pescado pelo Detonado/Passo a Passo.

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A intenção nunca foi nem será a substituição do Guia de Troféus. A ideia é apenas uma alternativa para guias de jogos já feitas, mas que alguns consideram-se aptos ou interessados de fazer mais do que o guia proporcionou.

Como percebe-se, há jogos que podem simplesmente ter guia e não ter todos os detalhes necessários por estender demais um Guia de Troféus que foca apenas... nos troféus.

Um detonado é uma tentativa de fazer o que a revista Gamers Book fazia no passado remoto: especificar o máximo os dados de um game.

 

Tentando responder as perguntas:

 

1) Ao menos inicialmente o portal não indicará nada do que estiver sendo inicialmente fomentado nessa parte do fórum. Talvez o fará quando houver maior conteúdo. Cabe a quem fez o guia de troféus vincular essa informação.

2) Ninguém é obrigado a nada. Como não houve nenhuma imposição de regras vinda do staff até o momento, digamos que somente após o conteúdo daqui estiver estabilizado que levarão em conta oficialmente. É como uma encubadora.

3) Existe uma demanda ou no mínimo um interesse da parte de alguns guiadores de fazer mais que o feijão-com-arroz do guia de troféus, mas digo que há também usuários que possam se interessar em 'guiar', mas não necessariamente via guia de troféus e sim via porções específicas de um jogo.

Ou seja: muitos se sentem confortáveis em fazer detalhado guia sobre missões X de um jogo Y, ao invés de fazer o guia todo, seja porque este já foi feito (por ele ou por outro usuário), mas preferiu se aprofundar mais no assunto. É uma especialização.

E por último: há jogos que são mais dinâmicos se feitos como Passo a Passo que por Guia de Troféus. Só que nesse caso eu seria mais cuidadoso e faria ambos, para evitar qualquer possível atrito com o já fundamentado e regulado padrão de guias de troféus oficiais. Mais como incentivo a adendos. Pensem como DLCs que todos entendem essa bagaça.

 

 

Creio ter entendi melhor sua idéia agora. A obrigação de fazer um guia, já que estaria fazendo um detonado, só faria sentido se fosse um detonado completo. Insisto em dizer obrigação porquê, o trabalho de fazer um guia seria mínimo se comparado ao detonado.

Mas voltando ao principal, com a liberdade de fazer detonados completos ou de partes específicas de jogos, pode realmente ser interessante aos guiadores e pode atrair novos interessados, e nada disso irá de encontro ao que os colegas acima apontaram.

Sua idéia, se bem executada, pode dar certo.

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Sua idéia, se bem executada, pode dar certo.

Aí que digo que não seria um trabalho de um usuário, mas de vários que possam agregar à comunidade.

O Guia de Missões do cloudfxgamer e do danielsaraiva, agregados ao guia de troféus comprova que, mesmo não finalizado, o potencial é enorme.

 

Então eu veria tanto jogadores de Novels e Point 'n Clicks quanto guiadores que queiram fazer um tomo do jogo tem um espaço para isso. Não é preciso dizer muito que boa parte das restrições e regras dos guias oficiais necessitam ser colocadas em prática aqui, mas novamente: seria a comunidade a ditar a coisa aqui para somente depois o Staff definir e tornar regra ou até mesmo oficial.

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