Ir para conteúdo
LuisSarta

Pontos de certas platinas/jogos

Recommended Posts

Bom dia a todos!

Não sei se seria aqui o local correto para esta minha dúvida mas aqui vai.

 

Nunca percebi muito bem a pontuação dada à dificuldade de certas platinas/jogos.

 

Sei que isso tem a ver com a raridade dos mesmos jogos, mas nem sempre isso será assim tão linear.

 

Se voce tiver um jogo dificil pra cacete em que apenas 700 pessoas o têm e 1 terço delas tiver platina a pontuação será mais baixa do que por exemplo um jogo fácil que tiver sido dado no plus em que 10000 pessoas o têm e apenas 50 o platinaram.

 

Aqui no tal jogo fácil a pontuação é absurda, no entanto o jogo é tão fácil que todos o têm, mas ninguem o quis platinar.

 

Não sei se me fiz entender. Se calhar não há outra forma de calcular esta pontuação, mas...

 

 

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Já falaram bastante sobre isso...

 

A dificuldade é calculada basicamente como você falou..

 

 700 pessoas o têm e 1 terço delas tiver platina = 33,33% platinaram (ou pegaram um troféu específico)

 

10000 pessoas o têm e apenas 50 o platinaram. = 0.5% platinaram (ou pegaram um troféu específico)

 

Quanto menor a % de usuários que tem o troféu maior o PDM...

 

A forma de cálculo é injusta? Eu acho que sim, porém não vejo uma maneira diferente de calcular isso, já cansei de ver troféus MUITO difíceis de pegar mas que tem o PDM extremamente baixo (isso acontece bastante em DLCs) e já vi troféus com PDM alto que são ridiculamente simples, mas como eu disse, não vejo uma maneira diferente de calcular isso.

  • Curtir 6

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

É a velha discussão e ela nunca será justa pra 100% dos usuários. Infelizmente só podem usar um tipo de cálculo, e depois de muito discutir (um bom tempo atrás), essa foi a forma mais "justa" de pontuação.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

É "injusto" mas não há o que fazer em relação a isso.

Acredito que essa foi a forma mais viável de manter pontuação dos jogos no portal, não consigo enxergar de outra forma

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ninguém consegue mensurar PDM de uma forma justa, porque somos seres individuais e totalmente diferentes no modo de pensar e, principalmente no modo de jogar.

 

Um troféu difícil pra mim, pode ser um troféu fácil pra você e vice-versa, além disso, o troféu pode ser difícil, mas se várias pessoas curtiram o jogo e conseguiram, consequentemente o PDM cai. Agora se tivermos um troféu ridiculamente fácil, mas que o pessoal não o fez porque não curtiu o jogo ou coisa assim, logo este troféu terá um PDM alto.

 

Como o pessoal disse acima, também não vejo melhor forma de calcular o PDM.

  • Curtir 7

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Já falamos muito disso antes e eu sempre achei melhor trocar o nome de PDM (pointos de dificuldade) pra PRM (pontos de raridade) ou algo assim.

Porque é exatamente isso que o PDM indica: a relação entre o número de pessoas que tem o jogo e a porcentagem desses que tem os troféus.

Um jogo extremamente fácil que 100 pessoas tem e nenhuma delas jogou vai ser considerado muito difícil. Um jogo bem difícil que 10 pessoas têm

e se empenharam em platinar, vai aparecer como fácil.

 

Uma forma de avaliar a dificuldade de um jogo seria através de votação no site pra cada um deles, e depois de determinada porcentagem de votos, usar

esse resultado pra fazer uma pontuação um pouco mais realista. Porém isso é muti complicado de se fazer com uma base de jogos tão grande e com participação

de uma porcentagem tão pequena de usuários.

 

Ou poderíamos buscar essa informação com base em votações de outros sites que já fazem isso.

  • Curtir 8

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Já falamos muito disso antes e eu sempre achei melhor trocar o nome de PDM (pointos de dificuldade) pra PRM (pontos de raridade) ou algo assim.

Porque é exatamente isso que o PDM indica: a relação entre o número de pessoas que tem o jogo e a porcentagem desses que tem os troféus.

 

Está aí uma "solução"...Achei legal a ideia.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

As pessoas confundem um pouco o que significa dizer que uma coisa é difícil. Se um troféu é difícil, ele o é e pronto - não existe essa de ser difícil para uns e não para outros usuários. A diferença é que o cara já é um jogador melhor, tem mais experiência, ou mais aptidão para aquele tipo de jogo. Se o troféu é fácil, ele será para todos os tipos de jogadores, que só precisarão de um pouco de treino.

 

Gosto sempre de citar o exemplo de Sound Shapes e Vanquish. Sound Shapes é um jogo fácil, mas não tenho habilidade nem paciência pra ele. Mas é um jogo fácil. Vanquish (o maldito challenger 6) é muito difícil. Já terminei umas 4 vezes, mas em todas elas foi difícil. Eu consigo passar, mas sempre é difícil. É como os solos do Van Halen: não é porque ele ele faz na manha, sorrindo que eles são fáceis. Ele é que tem uma habilidade acima do normal e o mais importante: ele treinou bastante.

 

 


Já falamos muito disso antes e eu sempre achei melhor trocar o nome de PDM (pointos de dificuldade) pra PRM (pontos de raridade) ou algo assim.

Porque é exatamente isso que o PDM indica: a relação entre o número de pessoas que tem o jogo e a porcentagem desses que tem os troféus.

Um jogo extremamente fácil que 100 pessoas tem e nenhuma delas jogou vai ser considerado muito difícil. Um jogo bem difícil que 10 pessoas têm

e se empenharam em platinar, vai aparecer como fácil.

 

Uma forma de avaliar a dificuldade de um jogo seria através de votação no site pra cada um deles, e depois de determinada porcentagem de votos, usar

esse resultado pra fazer uma pontuação um pouco mais realista. Porém isso é muti complicado de se fazer com uma base de jogos tão grande e com participação

de uma porcentagem tão pequena de usuários.

 

Ou poderíamos buscar essa informação com base em votações de outros sites que já fazem isso.

 

E a sua sugestão é ótima. PRM define bem a forma como a pontuação é atribuída a troféus.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A solução do PRM é boa para explicar o porquê do PDM, acho ela bem válida. Mas ai o pessoal iria querer algo para mensurar a dificuldade, mas não vejo como fazer isso baseado em números, porque não adianta um troféu ser difícil, se a maioria sofre, persiste, insiste e no fim consegue. A solução seria algo mais humanizado, com a opinião dos usuários, talvez uma enquete permanente em cada jogo, porém ainda corremos o risco de alguém fazer uma classificação errada, tipo a pessoa acha o troféu super dificil, mas na verdade ele é apenas dificil. Enfim, é uma questão muito complexa.

 

Pensando nisso, eu sempre procuro colocar nos guias que eu faço, a "dificuldade" que o usuário irá sofrer durante a jogatina e se compensa platinar ou não.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Já falamos muito disso antes e eu sempre achei melhor trocar o nome de PDM (pointos de dificuldade) pra PRM (pontos de raridade) ou algo assim.

Porque é exatamente isso que o PDM indica: a relação entre o número de pessoas que tem o jogo e a porcentagem desses que tem os troféus.

 

 

 

As pessoas confundem um pouco o que significa dizer que uma coisa é difícil. Se um troféu é difícil, ele o é e pronto - não existe essa de ser difícil para uns e não para outros usuários*

 

E a sua sugestão é ótima. PRM define bem a forma como a pontuação é atribuída a troféus.

 

Isso já foi para a área de sugestões? me parece algo relevante e até fácil de resolver....Acho que se entrasse em votação seria aprovado.

 

 

 

*As pessoas confundem um pouco o que significa dizer que uma coisa é difícil. Se um troféu é difícil, ele o é e pronto - não existe essa de ser difícil para uns e não para outros usuários

 

Cara, aí já não concordo...Algumas pessoas tem uma dificuldade maior com alguns tipos de troféus ( um amigo tem problemas com troféus que exijam um certo ritmo) outros tem problemas com troféus de reflexo...Acho que tem sim o ponto de difícil para um e fácil para outro.

 

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

 

Isso já foi para a área de sugestões? me parece algo relevante e até fácil de resolver....Acho que se entrasse em votação seria aprovado.

 

 

 

*As pessoas confundem um pouco o que significa dizer que uma coisa é difícil. Se um troféu é difícil, ele o é e pronto - não existe essa de ser difícil para uns e não para outros usuários

 

Cara, aí já não concordo...Algumas pessoas tem uma dificuldade maior com alguns tipos de troféus ( um amigo tem problemas com troféus que exijam um certo ritmo) outros tem problemas com troféus de reflexo...Acho que tem sim o ponto de difícil para um e fácil para outro.

 

O problema não é o troféu, é o jogador. :) A forma como o troféu deve ser conseguido, a dificuldade do mesmo está lá, imutável. O que vai mudar é a habilidade do jogador, que o torna maior do que o desafio. Não é o desafio que se tornou mais fácil. :) Eu sou horrível com jogos de corrida, muito ruim mesmo. Nem os jogos mais fáceis eu encaro porque sei que terei problemas. :)

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O problema não é o troféu, é o jogador. :) A forma como o troféu deve ser conseguido, a dificuldade do mesmo está lá, imutável. O que vai mudar é a habilidade do jogador, que o torna maior do que o desafio. Não é o desafio que se tornou mais fácil. :) Eu sou horrível com jogos de corrida, muito ruim mesmo. Nem os jogos mais fáceis eu encaro porque sei que terei problemas. :)

 

Sim, claro.

 

Mas isso não muda o fato de ser mais difícil pra um que pra outro...O troféu não muda mas pra você pode ser quase impossível enquanto outra pessoa faz com muita facilidade.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O problema não é o troféu, é o jogador. :) A forma como o troféu deve ser conseguido, a dificuldade do mesmo está lá, imutável. O que vai mudar é a habilidade do jogador, que o torna maior do que o desafio. Não é o desafio que se tornou mais fácil. :) Eu sou horrível com jogos de corrida, muito ruim mesmo. Nem os jogos mais fáceis eu encaro porque sei que terei problemas. :)

 

 

Sim, claro.

 

Mas isso não muda o fato de ser mais difícil pra um que pra outro...O troféu não muda mas pra você pode ser quase impossível enquanto outra pessoa faz com muita facilidade.

 

Concordo com os dois rsrs

Não sei se entendi certo, mas acho que o evildead está dizendo algo desse tipo:

Exemplo de um jogo de Stealth, tipo Metal Gear: dentro do esperado pra esse tipo de jogo, seria difícil um troféu que exige zerar o game sem ser detectado por nenhum inimigo.

Já um troféu que pede apenas finalizar o jogo de qualquer forma seria fácil. Num jogo musical, seria difícil fazer todas as músicas sem errar nenhuma nota, e fácil podendo errar

uma porcentagem grande.

 

Mas além disso vem a questão do jogador: eu sou péssimo em jogo de corrida, apesar de gostar do gênero. Mas simuladores eu odeio, então eu nunca vou jogar gran turismo.

GT com certeza tem alguns troféus que são fáceis dentro do gênero, mas pra mim eles serão difíceis pq sou horrível nisso.

Quando olhamos de acordo com o padrão do jogo, dá pra objetivar a dificuldade de um troféu. Já quando vemos o jogador, aí fica totalmente subjetivo.

 

Portanto acho que vcs dois estão corretos, pq a meu ver, cada um de vcs analisou a situação de um ponto de vista diferente.

 

E sobre deixar essa idéia na área de sugestões: eu fiz isso ano passado, mas foi na época em que rolaram as tretas malignas aqui, então acho que a questão ficou perdida em algum

canto do fórum. Mas se o pessoal realmente achar legal, eu posso reviver o assunto com o restante da staff e os reds.

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Acho que houve aí algumas ideias bem otimas para o calculo do PRM, votação, etc.

Porque, tal como disseram um troféu difícil é sempre dificil, por exemplo se 100 pessoas tiverem o Dead Space 2 e todos tiverem platinado ele, a platina seria fácil? Não era de certeza.

Mas também sei que esse calculo poderá ser complicado.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O site playstationtrophies tem essa enquete de dificuldade e de tempo para a platina, são votações individuais e que vai para os guias do próprio site, não é calculado automaticamente. Lá funciona, pois tem muito poucos br. Agora pra implantar isso aqui seria difícil, por causa dos huebrhuebr.

Eu sempre quis que o mypst usasse o mesmo esquema de um fórum para cada jogo. 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O site playstationtrophies tem essa enquete de dificuldade e de tempo para a platina, são votações individuais e que vai para os guias do próprio site, não é calculado automaticamente. Lá funciona, pois tem muito poucos br. Agora pra implantar isso aqui seria difícil, por causa dos huebrhuebr.

Eu sempre quis que o mypst usasse o mesmo esquema de um fórum para cada jogo. 

 

Concordo que a hueragem atrapalha essas coisas, sem contar o fato de que no mypst somente uma minoria participa dessas votações.

Mas poderíamos usar as notas dos sites gringos mesmo. Escolhemos uns 2 ou 3 pra fazer uma média simples e pronto.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Estava pensando aqui em que TALVEZ defina um pouco melhor o PDM, e se o site calculasse o PDM levando em consideração o tempo para se platinar o jogo, por exemplo,se um usuario demorar para platinar um jogo, teoricamente eh porque é dificil, entao isso poderia ser usado no calculo do PDM, claro que isso nao deve ser usado no calculo trofeu a trofeu, mas pelo menos ajuda a mensurar a dificuldade de platinar.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Estava pensando aqui em que TALVEZ defina um pouco melhor o PDM, e se o site calculasse o PDM levando em consideração o tempo para se platinar o jogo, por exemplo,se um usuario demorar para platinar um jogo, teoricamente eh porque é dificil, entao isso poderia ser usado no calculo do PDM, claro que isso nao deve ser usado no calculo trofeu a trofeu, mas pelo menos ajuda a mensurar a dificuldade de platinar.

 

Acho que teria o mesmo problema: tem gente que joga com guia pra platinar num tempo curto, já outros gostam de explorar e jogar sem ter idéia prévia do que fazer.

Isso não refletiria dificuldade, especialmente em jogos como RPGs, por exemplo, onde existe muita coisa pra fazer que não dá troféu mas que muita gente faz pra aproveitar

o máximo do jogo. Sem contar alguns troféus que são fáceis mas demandam tempo, como os de ficar 24h no modo de criação do Little Big Planet ou aquela imbecilidade do

MK 9, de fazer 24h com cada personagem.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Acho que houve aí algumas ideias bem otimas para o calculo do PRM, votação, etc.

Porque, tal como disseram um troféu difícil é sempre dificil, por exemplo se 100 pessoas tiverem o Dead Space 2 e todos tiverem platinado ele, a platina seria fácil? Não era de certeza.

Mas também sei que esse calculo poderá ser complicado.

Exatamente. São apenas 100 pessoas que se dedicaram e platinaram o jogo. inclusive, preciso platina esse aí, mas tô sem paciência pro modo Hardcore. :-_-':

 

Concordo que a hueragem atrapalha essas coisas, sem contar o fato de que no mypst somente uma minoria participa dessas votações.

Mas poderíamos usar as notas dos sites gringos mesmo. Escolhemos uns 2 ou 3 pra fazer uma média simples e pronto.

Não sei se é possível, mas poderiam implementar um sistema de notas nos perfil dos jogadores. Então cada um poderia atribuir uma nota de dificuldade dos jogos platinados, individualmente para cada troféu, menos a platina, cuja nota seria calculada de forma automática.

 

 

Estava pensando aqui em que TALVEZ defina um pouco melhor o PDM, e se o site calculasse o PDM levando em consideração o tempo para se platinar o jogo, por exemplo,se um usuario demorar para platinar um jogo, teoricamente eh porque é dificil, entao isso poderia ser usado no calculo do PDM, claro que isso nao deve ser usado no calculo trofeu a trofeu, mas pelo menos ajuda a mensurar a dificuldade de platinar.

Pelo tempo é complicado. Existem alguns jogos que exigem um retiro espiritual do jogador para não enlouquecer na busca pela platina. :cuteness:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pelo tempo é complicado. Existem alguns jogos que exigem um retiro espiritual do jogador para não enlouquecer na busca pela platina. :cuteness:

 

De fato, pelo tempo não tem como. Se o sistema da PSN marcasse o tempo real de jogo até poderia haver algo do tipo, mas ele só marca o tempo entre o primeiro troféu e o último.

Vários jogos têm velocista com poucas horas e tartarugas com mais de um ano pra platina. Mesmo fazendo uma média, seria bem irreal.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Acho que teria o mesmo problema: tem gente que joga com guia pra platinar num tempo curto, já outros gostam de explorar e jogar sem ter idéia prévia do que fazer.

Isso não refletiria dificuldade, especialmente em jogos como RPGs, por exemplo, onde existe muita coisa pra fazer que não dá troféu mas que muita gente faz pra aproveitar

o máximo do jogo. Sem contar alguns troféus que são fáceis mas demandam tempo, como os de ficar 24h no modo de criação do Little Big Planet ou aquela imbecilidade do

MK 9, de fazer 24h com cada personagem.

     Esse troféu do MK é o maior exemplo do quão ambíguo é o sistema de PDM. Para quem não conhece, o troféu em questão se chama My Kung Fu Is Stronger e requer que o jogador tenha 24 horas jogadas com cada um dos 28 personagens, fora fazer um monte de outras coisas sem noção como 100 vitórias, 100 fatalities, etc. Uma insanidade cujo dificuldade é zero. Dá pra fazer enquanto se assiste novela e a parte das 24 hs com os personagens nem necessita da presença do condenado. E o PDM dele é altíssimo não porque é difícil, mas porque nem todo mundo quer fazer. Então ele é um troféu raro, que quem o fez merece sim ter uma pontuação alta no ranking, mas não por ele ser difícil. Então, como fica ?

 

   Aliás, estamos discutindo sobre a nomenclatura ou sobre a forma de pontuação? :hehe:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

     Aliás, estamos discutindo sobre a nomenclatura ou sobre a forma de pontuação? :hehe:

 

Os dois, mas acho mais fácil mudar o nome do que criar um sistema novo rsrs

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...