Ir para conteúdo
MamyBR

[MeuPS4] Curiosidade: O que tem dentro de um PlayStation 4?

Recommended Posts

Muitas descobertas feitas pelo homem até hoje podem ser atribuídas a sua capacidade de questionar, de querer saber, de ir além dele mesmo. É saudável, até certo ponto, este sentimento de desejar entender tudo sobre determinado assunto ou mesmo sobre alguma coisa.
 
Particularmente, esta quem vos escreve é uma apaixonada por dispositivos eletrônicos e como eles evoluem com o passar dos anos. A tecnologia é simplesmente maravilhosa. Ao observar a máquina chamada PlayStation 4 pode ser que venha à mente a pergunta: o que tem ali dentro?
 
Após terminar a garantia do meu console, por já ter conhecimento em manusear equipamentos eletrônicos com facilidade, decidi abrir e descobrir a resposta para a questão. Entretanto, aqueles que não possuem tais habilidades também podem descobrir como são as coisas por baixo da carcaça.
 
Mas, antes de começar, é necessário um aviso fundamental. De acordo com o manual do produto, caso ele seja aberto por pessoas não autorizadas por uma equipe técnica oficial, ele perde a garantia. "A garantia é perdida quando: Produto foi modificado ou consertado por pessoal não autorizado pela Sony".
 
Portanto crianças, não abram seu PS4 ou DualShock 4. Procure sempre uma assistência oficial, se for o caso.
 
Veja esta imagem:
 

PlayStation-4-vista-explodida.png

 
Sim, todo o segredo do funcionamento do PlayStation 4 está representado nesta imagem (belíssima, à vista de alguns olhos). Entre várias carcaças e suportes de montagem encontramos partes importantes do console como a PCB, HD, drive ótico e a fonte.
 
Algumas peças são bem conhecidas, como a fonte, que é a responsável por fornecer energia para todos os demais componentes eletrônicos.
 
É ela quem "converte" a energia da tomada para a tensão adequada que cada parte das trilhas necessita. E não é só isso: ela ainda faz o trabalho de "regular" a tensão que oscila bastante, normalmente. Pode-se dizer que ela é o coração do PlayStation 4.
 

imagem-1-fonte-interna-PS4-1024x567.jpg

 
Outro componente que dispensa apresentações é o HD, responsável por armazenar todos os arquivos, seja desde o software do sistema aos preciosos save games.
 

HD-PS4.jpg

 
E, se a fonte é o coração, a PCB principal seria o cérebro. Mas, antes de explicar o que ela faz, vamos entender o que ela é.
 
PCB nada mais é que a sigla para "Printed Circuit Board", ou seja: placa de circuito impresso. Em resumo, uma pessoa projeta um circuito eletrônico e "imprime" em uma placa especial, deixando apenas as trilhas e furos onde ficarão os componentes eletrônicos.
 

PlayStation-4-PCB.jpg

 
O PlayStation 4 possui duas PCB"™s: Uma que é responsável por controlar o drive ótico, onde acontece a leitura dos discos e a outra que geralmente é chamada de principal.
 
A PCB principal controla todas as demais operações no PlayStation 4, desde o momento em que se toca no botão para que ligue até na aceleração e desaceleração do console. É ela quem diz o que e quando deve entrar em operação.
 
DualShock 4
 
Como bônus, que tal ver também o que tem dentro do DualShock 4?
 

DualShock-4-vista-explodida.png

 
Em meio a quantidade de invólucros (carcaça) e botões temos 3 PCB"™s: uma para os comandos dos botões, outra para o controle (touch, motores de vibração) que pode ser chamada de principal e a responsável por mudar a cor do LED da barra de luz.
 
E então, o que achou dos equipamentos vistos por dentro? Já tinha visto como era? Comente conosco!
 
Fonte: MeuPS4

 

  • Curtir 8

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

carai, e onde fica o compartimento onde vive o kratos, a lara croft etc? hauaha

 

daora como é composta uma obra de arte x)

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu amo fazer "engenharia reversa" com meus controles.

 

Com os consoles, só fiz com um XBox 360 para tentar arrumar a bendita da 3 red lights, troquei a pasta (desmontei o console inteirinho) passei alcool específico para tirar aquelas ferrugens que tinha na placa, mas infelizmente não deu certo.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu amo fazer "engenharia reversa" com meus controles.

 

Com os consoles, só fiz com um XBox 360 para tentar arrumar a bendita da 3 red lights, troquei a pasta (desmontei o console inteirinho) passei alcool específico para tirar aquelas ferrugens que tinha na placa, mas infelizmente não deu certo.

também curto, desde moleque faço essas coisas, algumas até deram mais certo que o esperado...outras :/

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu amo fazer "engenharia reversa" com meus controles.

 

Com os consoles, só fiz com um XBox 360 para tentar arrumar a bendita da 3 red lights, troquei a pasta (desmontei o console inteirinho) passei alcool específico para tirar aquelas ferrugens que tinha na placa, mas infelizmente não deu certo.

Gostava de fazer isso nos controles do ps1 quando era criança. Alguns deram certo e outros nao.

 

Bom tópico

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

também curto, desde moleque faço essas coisas, algumas até deram mais certo que o esperado...outras :/

O engraçado é que no começo, sempre sobrava um parafuso...kkk

 

Aí depois comecei a tirar foto de cada "etapa" aí não tinha erro.

 

 

Mas quando dá tudo certo vem aquela sensação bacana do tipo: "Meu, eu sou f..."

 

Para ter ideia, meus controles, apesar de fazer esta engenharia reversa 2 vezes por ano (para limpar por dentro), nunca deu problema e estão bem durinhos, tipo novo. Tenho eles desde que comprei o PS3 em 2010.

 

E com os de PS4 faço a mesma coisa. 2 vezes por ano, desmonta, limpa, monta.

 

Queria fazer com o PSVita, mas dá um medo daquela p... não funcionar novamente....

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Se você comprar do Paraguay pode ter um tijolo >.<

kkkkk

Uma história bizarrézima que rolou aqui na cidade (verdadeira) foi de uma compra que um cara fez num leilão da receita federal. Comprou uma TV enorme (aquelas dde 70" caixão), a TV não ligava e leilao não tem devolução, o cara abriu e tinham 10 notobooks dentro! kkkkk

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O engraçado é que no começo, sempre sobrava um parafuso...kkk

 

Aí depois comecei a tirar foto de cada "etapa" aí não tinha erro.

 

 

Mas quando dá tudo certo vem aquela sensação bacana do tipo: "Meu, eu sou f..."

 

Para ter ideia, meus controles, apesar de fazer esta engenharia reversa 2 vezes por ano (para limpar por dentro), nunca deu problema e estão bem durinhos, tipo novo. Tenho eles desde que comprei o PS3 em 2010.

 

E com os de PS4 faço a mesma coisa. 2 vezes por ano, desmonta, limpa, monta.

 

Queria fazer com o PSVita, mas dá um medo daquela p... não funcionar novamente....

A sim,ja fiz com ps1 fat(limpeza,tenho ele ate hoje),ps1 slim(esse não teve jeito),ps2 fat(limpeza e alinhamento),ps2 slim(esse nao teve jeito),ps3 fat(deu YLOD,troquei pasta termica e funcionou ate passar os dados do hd para novo ps3) e ps3 slim(troquei leitor,fiz limpeza) e ate com psvita(troquei a placa mae)

Tudo na base da curiosidade,mas o que me deu mais trabalho foi o leitor do ps3 slim,treco chato de montar viu.

Manutenção dos meus controles eu mesmo faço,

Unico que nao mechi ainda é o ps4,hhehehe.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A sim,ja fiz com ps1 fat(limpeza,tenho ele ate hoje),ps1 slim(esse não teve jeito),ps2 fat(limpeza e alinhamento),ps2 slim(esse nao teve jeito),ps3 fat(deu YLOD,troquei pasta termica e funcionou ate passar os dados do hd para novo ps3) e ps3 slim(troquei leitor,fiz limpeza) e ate com psvita(troquei a placa mae)

Tudo na base da curiosidade,mas o que me deu mais trabalho foi o leitor do ps3 slim,treco chato de montar viu.

Manutenção dos meus controles eu mesmo faço,

Unico que nao mechi ainda é o ps4,hhehehe.

o leitor do slim é originalmente mo tado pelos ajudantes do satanás. Pra co seguir montar sem se desesperar só vendendo parte da alma pra ele.

 

hsuahauahauahau

 

Quase rolou um desastre na troca do meu leitor do slim

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

o leitor do slim é originalmente mo tado pelos ajudantes do satanás. Pra co seguir montar sem se desesperar só vendendo parte da alma pra ele.

 

hsuahauahauahau

 

Quase rolou um desastre na troca do meu leitor do slim

Verdade verdadeira!Aquilo não é de Deus!huahuauhahu...de todos os ps,menos o super slim ps3 que não cheguei perto,o ps3 slim foi o que me deu mais dor de cabeça...  :face11:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Já tinha visto o PS4 aberto.

Tenho o costume de abrir os meus consoles, mesmo que uma vez, só por curiosidade.

Mudava a cor do LED do power de PS1 de verde para vermelho.

O PS2 eu detonei os cabos flat, extremamente frágeis.

No PS3 tive de abrir para troca de pasta térmica, limpeza em geral e ver o que deu com a placa ethernet. Infelizmente é na placa principal, um raio queimou alguns dos componentes SMD e por tenho de usar WiFi desde então.

PS4 não abri ainda, não deu curiosidade, mas os controles tive de abrir, pois estragaram os gatilhos e os analógicos.

Ah sim,o PSP abri muitas vezes. Curiosamente nunca detonei nada, comparando com a cagada feita com o PS2.

O Vita dificilmente abrirei. A época do 3RL do Xbox360 foi algo. Cheguei a lidar algumas vezes. Confesso que o hardware da Microsoft é infinitamente inferior em todos os sentidos. Nem é "Istismo", apenas o que constatei: uma qualidade e robustez muito abaixo do que é um console da Sony. Não foi à toa que fizeram o XONE aquela caixa gigantesca.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...