Ir para conteúdo
jfrl1991

Como realmente funciona a armazenagem no HD do PS3?

Recommended Posts

Sempre tive essa dúvida e gostaria que alguém soubesse respondê-la. Meu PS3 é de 160 GB e fiz as contas de todos os jogos que tenho no HD e deu 50 GB. No entanto, ao abrir a aba que mostra o espaço livre no HD lá mostra "25 GB/149 GB". Oras, como que 50 GB de jogos ocupam quase 125 GB? E cadê os meus outros 11 GB (160 - 149)? Alguém me explica como funciona o armazenamento de jogos, saves de jogos, enfim tudo que estiver no HD do PS3?

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Os 11 GB estão reservados para o próprio sistema, então dos 160 do seu HDD, você só pode armazenar lá 149 GB.

 

Isto acontece em qualquer sistema. Por exemplo, o meu laptop tem um HDD de 500 GB, mas se for ver quanto espaço tenho livre nele, aparece 69.3GB livres de 453. Os outros 47GB que fazem os 500 estão reservados para o sistema usar.

 

149 - 50GB em jogos e saves = 99GB livres.

 

Ficheiros temporários e updates também ocupam mais algum espaço...

 

Certifique-se de que realmente fez bem as contas e não tem outras coisas a ocupar espaço, como imagens, vídeos, etc.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Temos que levar em consideração clusters, forma de armazenagem do sistema... entre outras coisas... 150 gb nunca são 150 gb porque tem que fazer algumas contas....  

 

Bem tipo, 1 Byte são 8 bits.... 1 Kilobyte são 1024 bytes... 1024 bytes são 8192 bits... e por ai vai...

 

Então um jogo diz que ocupa 20 gb... mas ai tem a parte que ele usa do cluster, então ocupa mais que o normal... tem todo um papo transcendente tecnologico que o pessoal curte pacas estudar quando está iniciando na área de informática e que eu nem lembro mais! :P

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

eu reparei uns tempos atras, que quando eu desinstalava um jogo, a atualização continuava la em alguns casos...

dai eu passei a entrar em uma pasta "utilidade de dados de jogos" alguma coisa assim... onde fica as instalações dos pachs e afins... fiz uma limpa la e ganhei mais uns 40 a 60 GB no HD rs...

Eu ia comenta isso mas não lembro o nome exato, primeira vez q entrei metade do hd ocupado tava ali kkkk
  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não adianta ver só o que o jogo ocupa. No ps3 tem uma pasta chamada "game data" - ali ficam todas as atualizações de jogos e dlcs.

Some o tamanho dos jogos + o conteúdo dessa pasta pra ter idéia de quanto espaço está ocupado no HD. Até onde sei, o OS do ps3

fica armazenado na memória flash, porém tem um backup dele no HD. Mas não deve ocupar nenhum espaço relevante, pois se cabe na Flash

ele nem tem como ser muito grande.

 

Lembrando que existem duas formas de representar o espaço de um HD: a decimal e a binária. A decimal é usada "no comércio" , onde

1TB é igual a mil GB. Já a binária é a que a gente vê quando vai no painel de controle do Windows, por exemplo. Por isso que a gente pega

um HD vazio de 1TB e vê que ele tem "900 e alguns" GB. Não é que ele tem menos espaço, é que a notação binária vai dar um valor diferente.

 

O que acontece é o seguinte: o ps3 também mostra o espaço do HD em notação binária, por isso que aparece, por exemplo, num HD de 1tb vazio

a informação "931GB livre" (que é o valor em binário pra 1TB) . Quando vc verifica o tamanho dos jogos no console, também vai ver a informação binária.

Ou seja, um jgo de 10gb ocupa realmente 10gb.

 

O problema tod é que a gente sempre associa o valor de um GB à notação decimal, que é a usada pra vender os produtos. Aí quando a gente olha o tamanho

de um arquivo, acha que a notação também é decimal, mas ela pode ser binária. No caso do ps3, quando mostra que um jogo tem 10gb (em binário) é pq o game

vai ter "mais que isso" - na verdade ele tem o mesmo tamanho, mas se usarmos a notação decimal vai dar um valor maior.

 

Uma ótima analogia pra isso: quilometros e milhas. 1Km = 0,621 milhas. A gente olha o tamanho de um jogo e pensa "em quilômetros" , mas o valor mostrado está "em milhas" .

Conseguiu entender ou ficou confuso?

 

Aqui tem uma ótima explicação, inclusive foi de onde tirei algumas informações que escrevi (texto em inglês) : http://knowledge.seagate.com/articles/en_US/FAQ/172191en

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Sempre tive essa dúvida e gostaria que alguém soubesse respondê-la. Meu PS3 é de 160 GB e fiz as contas de todos os jogos que tenho no HD e deu 50 GB. No entanto, ao abrir a aba que mostra o espaço livre no HD lá mostra "25 GB/149 GB". Oras, como que 50 GB de jogos ocupam quase 125 GB? E cadê os meus outros 11 GB (160 - 149)? Alguém me explica como funciona o armazenamento de jogos, saves de jogos, enfim tudo que estiver no HD do PS3?

Os 11 GB realmente são do sistema métrico usado para vender os HDs. Você possui um HD de 160GB, que é vendido como cada Giga Byte = 1000MB.

Mas tudo na computacão funciona com múltiplos de 2, e 1 GB na verdade equivale a 1024MB, assim como 1MB = 1024KB, se você juntar todos esses valores que você perde da conversão entre "1000 e 1024" você terá o valor real mostrado como disponível total.

 

Os jogos se você olhar no ícone de início, só mostra o jogo base, é preciso entrar na pasta Dados de Jogos como já dito, lá você verá vários arquivos, alguns pequenos, outros gigantes no caso de GTA IV / V, Destiny. Fiz uma limpa esses dias.

 

Tem uma parte guardada pelo sistema que você não pode mudar.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

160GB Decimal = 149GB em Binário

Tem o sistema do PS3 que também ocupa um espaço considerável.

 

Os jogos possuem atualizações e instalações adicionais como já dito que precisam ser retiradas em "dados de jogos" quando não mais foi usar.
Existe o cache dos aplicativos se usados, também se gravou arquivos de músicas, vídeos e fotos também no PS3.
Além de alguns arquivos podem simplesmente estar no limbo, parece engraçado falar assim, mas ao excluir as vezes o sistema não retoma o espaço por completo do arquivo excluído, daí é necessário fazer o que o pessoal fala "desfragmentar disco do ps3", embora não seja realmente uma desfragmentação, ele vai retirar arquivos obsoletos.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...