Ir para conteúdo
danielsaraiva

PS3 desliga-se, luz vermelha a piscar com 3 "beeps"

Recommended Posts

Olá pessoal.

 

Então, há cerca de 2 semanas atrás deparei-me com um problema estranho.

 

Ia jogar Dark Souls II (que tenho em midia fisica). Abri o jogo, e carreguei o save. Até aí tudo bem, no entanto, depois do Loading Screen, aparece o personagem na tela na área onde eu deixei a última vez que joguei (Majula) durante 1-2 segundos e de seguida a PS3 desliga-se. Dá 3 beeps e fica a piscar uma luz vermelha.

 

Achei estranho, apertei no botão para ligar e a luz deixou de piscar. Coloquei a mão sobre a PS3 e estava um bocadinho quente. Liguei a PS3 novamente e ela teve que reparar o HDD (não sei se o termo certo é reparar, mas imagine que está a jogar e falta a luz, a próxima vez que liga a PS3, aparece uma tela preta e a PS3 faz alguma coisa ao HDD e só depois é que pode voltar a jogar. Foi isso o que ela fez, como se tivesse faltado a luz).

 

Eu pensei que fosse um problema de sobreaquecimento. Afinal não jogava PS3 há alguns meses, não a limpava há cerca de 1 ano. Tanto tempo parada e tal devia estar já com algum pó. No Sábado anterior limpei-a, no entanto só hoje é que tive oportunidade de voltar a jogar.

 

Tentei jogar novamente Dark Souls II, e o mesmo problema aconteceu! Obviamente a PS3 desta vez não estava quente (também não estava propriamente fria, mas à temperatura normal dela). Enfim, depois dos 3 beeps liguei a PS3 novamente e lá foi ela reparar o HDD (ou algo do género).

 

Então dessa vez retirei o Dark Souls II e coloquei o I. Correu tudo bem. Joguei durante um bocado e sem problemas nenhuns.

 

Como o Dark Souls I é um pouco antigo, coloquei um jogo mais recente que possivelmente puxa mais pelo processador e pelo GPU da consola, talvez assim fosse um melhor factor de comparação em relação ao Dark Souls II. E desta vez em midia digital (para ver se o problema não era do disco ou do leitor Blu Ray). O jogo em questão foi o MGS V Ground Zeroes.

 

Iniciei o jogo, e novamente tudo bem. Joguei mais um bocado, sem problemas nenhuns. Coloquei a mão novamente sobre a PS3, e não estava com quaisquer problemas de sobreaquecimento.

 

Amanhã ou assim eu posso testar com mais jogos, e posso testar novamente o Dark Souls II até, mas o que vocês acham?

 

Já olhei o disco e ele não aparenta ter qualquer dano físico nele.

 

O save pode-se ter corrompido de alguma forma? (espero que não, senão são 100+ horas para o lixo...)

 

Algumas sugestões para que eu possa resolver este problema?

 

Já agora, a minha PS3 é FAT, tem cerca de 8 anos, e tem um HDD de 500GB (troquei-o há alguns anos atrás, anteriormente tinha um de 80 GB). Nunca tive quaisquer problemas com ela, nem com nenhum jogo. Primeira vez que estou a ter problemas com o funcionamento dela (e aparentemente, é só no Dark Souls II).

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Esses 3 bipes e luz vermelha piscando indicam falha de hardware. Como seu ps3 é antigo e deve ter muito uso, pode ser YLOD.

Teste com outros jogos, pq o YLOD no início pode acontecer de forma intermitente. No caso do meu ps3 foi assim: tinha dia que

funcionava legal direto, aí ficava uns 2 dias sem nem conseguir ligar. Começou como um desligamento aleatório e foi aumentando,

até pifar de vez.

 

Veja se a luz fica amarela antes de ficar vermelha e piscando. Ela fica amarela só por uma fração de segundo, é mais fácil perceber

se vc estiver num ambiente escuro. Se for isso, com certeza é YLOD.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Esses 3 bipes e luz vermelha piscando indicam falha de hardware. Como seu ps3 é antigo e deve ter muito uso, pode ser YLOD.

Teste com outros jogos, pq o YLOD no início pode acontecer de forma intermitente. No caso do meu ps3 foi assim: tinha dia que

funcionava legal direto, aí ficava uns 2 dias sem nem conseguir ligar. Começou como um desligamento aleatório e foi aumentando,

até pifar de vez.

 

Veja se a luz fica amarela antes de ficar vermelha e piscando. Ela fica amarela só por uma fração de segundo, é mais fácil perceber

se vc estiver num ambiente escuro. Se for isso, com certeza é YLOD.

Por acaso prestei atenção a isso e estava (ainda estou) num ambiente relativamente escuro. Não houve qualquer luz amarela, só luz vermelha.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Por acaso prestei atenção a isso e estava (ainda estou) num ambiente relativamente escuro. Não houve qualquer luz amarela, só luz vermelha.

 

Menos mal, embora não elimine a possibilidade. Faça os testes com outros jogos. Apenas jogue normalmente,

ou deixe o console ligado por algumas horas. Por ser algo intermitente, o YLOD pode não ser percebido logo de cara.

Se for falha no hardware mesmo, o desligamento vai se tornar mais constante com o passar dos dias.

 

Te aconselho a aproveitar esse momento pra fazer um backup preventivo.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Menos mal, embora não elimine a possibilidade. Faça os testes com outros jogos. Apenas jogue normalmente,

ou deixe o console ligado por algumas horas. Por ser algo intermitente, o YLOD pode não ser percebido logo de cara.

Se for falha no hardware mesmo, o desligamento vai se tornar mais constante com o passar dos dias.

 

Te aconselho a aproveitar esse momento pra fazer um backup preventivo.

Amanhã irei experimentar com mais jogos e com o Dark Souls II novamente. Dark Souls I e MGS V GZ rodaram bem e não me deram problemas.

 

Infelizmente não tenho como fazer um backup total, mas acho que vou guardar ao menos os saves numa pen. Tenho um backup do Dark Souls II na nuvem da PS Plus, não dá para colocar numa pen por ser Bloqueado, deve estar nas 80-90 horas, mas só vou renovar a Plus em Julho. Na nuvem também tenho todos os outros saves que são Bloqueados, e desde que fiz o backup deles que não os joguei mais.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Sorry man, o meu morreu assim.

 

Não aparecia luz amarela, mas depois de um tempo, morreu.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Sorry man, o meu morreu assim.

 

Não aparecia luz amarela, mas depois de um tempo, morreu.

Well, fuck...

 

Sorte eu já ter jogado tudo o que eu queria jogar na PS3, mas mesmo assim, se ele morrer mesmo ficarei triste... existem jogos, principalmente os exclusivos, que gosto de voltar a jogar de tempos em tempos.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Sorry man, o meu morreu assim.

 

Não aparecia luz amarela, mas depois de um tempo, morreu.

 

Pois é, a gente sabe a dor que é ver um ente querido falecer. O meu começou dando pau só com o Red Dead Redemption,

depois o câncer se espalhou por todo aquele corpinho lindo que me deu tanto prazer....

 

:nuss:  :nuss:

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pois é, a gente sabe a dor que é ver um ente querido falecer. O meu começou dando pau só com o Red Dead Redemption,

depois o câncer se espalhou por todo aquele corpinho lindo que me deu tanto prazer....

 

:nuss:  :nuss:

 

Nem fala...

 

Tristeza profunda!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Bem isso mesmo, o melhor é fazer backup enquanto funciona e preparar o funeral. O meu Fat foi quase a mesma coisa, a diferença que quando ele apitou nunca mais voltou a vida.

 

Levei em uma assistência técnica que conseguiu fazer o PS3 voltar a vida, porém sempre depois de 1 mês e meio ele morria de novo. Vendi ele e peguei o Slim, já se foi 3 anos e ele continua firme e forte.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Obrigado a todos pelas respostas que deram até agora.

 

Amanhã depois de testar com mais jogos, deixar o PS3 mais tempo ligado, etc, postarei aqui os resultados.

 

Irei também fazer outra coisa, que é iniciar um jogo novo no Dark Souls II. Aí se o jogo novo der, mas o meu save de 100+ horas continuar a dar o mesmo problema, acho que é seguro dizer que o save está corrompido e causa um problema no HDD ao ser carregado...

 

Na pior das hipóteses, terei que preparar o funeral mesmo :(

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Bem pessoal, acho que acabou tudo...

 

Cheguei a casa à pouco e liguei a PS3... antes de iniciar qualquer jogo, deixei ela ligada durante um tempo para ver se acontecia alguma coisa.

 

5 minutos depois, deu o problema que dava quando eu entrava no Dark Souls II.

 

Liguei a PS3 novamente e apareceu aquilo para reparar o HDD como dantes.

 

Enfim, até posso ter sorte e poder ir jogando de vez em quando, mas o problema vai piorar até ela morrer de vez né? Como o Necker disse, é como um cancro que se vai alastrando...

 

Foram uns bons 8 anos de jogatina, mas estou mesmo triste. Honestamente, pensei que estes problemas só "aconteciam aos outros", nunca pensei que fosse acontecer a mim. Os meus amigos compraram a PS3 muito depois de mim, já quando a Slim saiu, e a PS3 deles falhou ao fim de uns 2-3 anos. Como a minha era muito mais velha e nunca tinha dado problemas, pensei que fossem defeitos dos modelos mais novos. Mas estava enganado, e realmente isto pode acontecer a todos.

 

Mais uma coisa: Eu não tenho 100% a certeza, mas acho que agora apareceu uma luz amarela durante uma fração de segundo antes de ficar vermelha. Como eu não estava à espera que ela se desligasse antes de iniciar um jogo, não estava a prestar muita atenção à luz, mas acho que vi pelo canto do meu olho uma luz amarela durante 0.0001 segundos antes de ficar vermelha.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pois é, a gente sabe a dor que é ver um ente querido falecer. O meu começou dando pau só com o Red Dead Redemption,

depois o câncer se espalhou por todo aquele corpinho lindo que me deu tanto prazer....

 

:nuss:  :nuss:

 

kkkkkkk espero não passar por isso tão cedo  :nub:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...