Ir para conteúdo
lKnowell

[REVIL] Veja aqui uma análise detalhada de Resident Evil: HD Remaster

Recommended Posts

AnaliseREHDR-D-600x268.jpg

 

Grande parte dos fãs de Resident Evil sempre sonharam em ver Resident Evil: Remake sendo lançado para outras plataformas que não as da Nintendo. Durante quase 13 anos houve esse sonho que cada vez parecia mais distante de acontecer, até que: boom! A Capcom anunciou uma versão remasterizada de sua maior obra prima, com lançamento para os consoles da Sony e da Microsoft da sétima e oitavas gerações, além dos PCs.

 

O dia 20 de janeiro, deve ficar marcado na memória dos fãs como o dia em que houve o lançamento da melhor edição daquele que é provavelmente o melhor de todos os jogos da franquia Resident Evil. Gostos a parte (inclusive o meu jogo preferido da série é RE2, e não o Remake), não há como contrariar essa máxima, dada a qualidade técnica e o fato de RE: Remake ter reescrito a história da série, não só no que diz respeito ao seu enredo, mas principalmente por ser uma releitura do clássico Resident Evil de 1996, sendo um jogo ainda mais inesquecível e ímpar na história da Capcom.

Nessa análise, não vou entrar em detalhes do enredo, até porque isso já foi analisado no REVIL Retrô de RE: Remake, esse texto vai "apenas" falar de tudo que a versão HD Remaster traz de novo, e no quão essa remasterização é um jogo obrigatório para todo fã de Resident Evil, de Survival Horror e de vídeo games em um modo geral.

 

Acessível para todos


AREHDR-1.jpg

 

Esse subtítulo diz respeito a três coisas: primeiro em relação ao preço: R$ 40,99 por um jogo digital, e no lançamento. Comprar RE HD Remaster é um dos melhores negócios que um jogador pode fazer no quesito custo-benefício. A primeira vista, os mais céticos podem falar que se trata de um jogo requentado e lançado apenas em mídia digital por aqui. Mas ele é muito mais que um jogo requentado, é a melhor versão do melhor jogo da franquia. São dois personagens diferentes a se escolher, quatro dificuldades diferentes, além dos modos extras que adicionam ainda mais desafio após terminar o jogo pela primeira vez. Não bastasse isso, ainda existem roupas extras e 4 finais diferentes para cada um dos personagens. Só nesse pacote são incontáveis horas de diversão de qualidade elevadíssima por um preço que não paga nem 1/3 de qualquer lançamento de qualidade duvidosa.

Outro ponto que torna o jogo acessível é a nova dificuldade incluída nessa versão: o "very easy". Muita gente que começou a jogar RE a partir do quarto ou do quinto capítulo da franquia numerada, não está acostumada com gerenciamento de inventário, racionamento de munição e itens de cura. O ritmo implementado por RE4 e RE5, fez com que jogadores que conheceram a franquia a partir destes capítulos, se acostumassem a sair matando praticamente todo e qualquer inimigo, sem muito se preocupar com itens, já que, além de encontrá-los "escondidos" pelos cenários, inimigos mortos dropam itens de forma ostensiva. O very easy de HD Remaster vem justamente para iniciar esses fãs mais novos, no mundo do verdadeiro e puro survival horror. Ensiná-los que quase sempre a melhor alternativa é fugir do combate direto, que guardar munição de armas mais fortes é vital para terminar o jogo ou enfrentar inimigos mais fortes, que os cenários devem ser explorados ao máximo e com olhos muito atentos para não deixar itens vitais passar, além de é claro mostrar que puzzles são parte fundamental de um jogo que prima pelo suspense e que cada file, cada canto da Mansão que pode ser analisado pode guardar algum segredo ou dica fundamental para o prosseguimento na aventura.

Por fim, para aqueles que possam achar a jogabilidade de RE HD Remaster confusa demais, por conta de o direcional para cima ser sempre o comando para o personagem andar para frente, não importando o ângulo da câmera, a Capcom deu uma forcinha e implementou um sistema de controle mais moderno: o direcional move o personagem de acordo com o ângulo da câmera, ou seja: o andar para frente por exemplo, muda de acordo com a câmera, algo que pode facilitar bastante a vida de quem não está acostumado a jogar os RE clássicos, e algo que dificulta muito, para velhos ranzinzas como eu, que estão acostumados ao estilo clássico e tem imensa dificuldade de se adaptar a estes novos comandos. O importante é que ambas as opções estão lá, basta escolher a que melhor se adapta a seu estilo de jogo, e ser feliz.

 

O que era belo virou uma obra de arte


AREHDR-2.jpg

 

Quem jogou a versão de GameCube, sabe o quão RE: Remake já era absurdamente lindo, e mesmo jogando essa versão anos depois, ainda era impossível não se impressionar com os detalhes e com o esmero empregado em cada canto da Mansão e adjacências. RE HD Remaster torna tudo ainda mais belo, com texturas em altíssima definição nas roupas cabelos e armas dos personagens, quebras de polígonos praticamente inexistentes, e cenários pré-renderizados com texturas magnificamente refeitas em HD.

Desde detalhes dos papéis de parede da Mansão, detalhes de portas descascando, madeira, diferentes tipos de piso, árvores, barro (no caminho para a cabana), poças d"™agua, efeitos de fogo, respingos"¦ tudo foi cuidadosamente refeito, e é fácil se perder admirando os cenários em meio ao jogo, e nisso, os 1080p do PS4 dão um show a parte, rodando tudo de forma absurdamente suave.

Como se não bastasse, a possibilidade de jogar o título em widescreen, e os sutis movimentos de câmera torna tudo mais completo, fazem com que o jogador tenha ainda mais campo de visão para se atentar aos impressionantes detalhes da Mansão. Todos esses novos recursos, toda essa implementação visual fazem dos cenários ainda mais assustadores e opressores, e mais do que nunca dão a sensação de que você nunca está completamente a salvo, qualquer tremular de luz, qualquer sombra faz com que o jogador se sinta completamente desamparado em meio ao terror.

O contra-ponto de toda essa obra-de-arte, mais uma vez são as cutscenes. A exemplo do que aconteceu com as remasterizações de RECVX e RE4 que foram lançadas em 2011 para PS3 e Xbox 360, boa parte das cutscenes não foram refeitas, e algumas cenas clássicas acabam ficando com um aspecto porco, algo inadmissível e que fica como uma mancha em meio a qualidade do título.

 

Vida útil longa, muito longa


AREHDR-3.jpg

 

O jogo é relativamente curto, marinheiros de primeira viagem devem demorar em torno de 6-8 horas para terminar o jogo com Jill, e entre 8-10 horas para terminar com Chris. Já os mais experientes, conseguem terminar o jogo com ambos os personagens em algo em torno de 2-3 horas.  Mas se engana quem pensa que isso faz com que esse seja um título que logo vai ficar encostado na sua biblioteca"¦

Junto com a remasterização do título, obviamente veio também o suporte ao sistema de conquistas e troféus da Xbox Live, PSN e Steam, e acredite, isso vai fazer tanto os fãs do jogo como os "trophy hunters" destroçarem o jogo inúmeras vezes atrás de cumprir os desafios proposto por este recurso.

Pra se ter uma ideia, além dos troféus/conquistas corriqueiros, como matar um zumbi, hunter, crimson head e os chefes como Neptune, Yawn e Tyrant, há também aqueles que farão o jogador terminar o jogo 3 vezes com cada um dos personagens, além de ter que superar o Real Survival e o Invisible Mode, que figuram sem dúvida entre os maiores desafios de toda a franquia. Como se não bastasse, há um troféu em que o jogador deve terminar o jogo inteiro usando apenas a faca como arma, nada de armas de fogo, itens de defesa ou qualquer outro recurso, apenas na faca. Desafios de sobra para render algumas boas dezenas de horas de jogo"¦ e pode ter certeza mesmo após cumprir todos os desafios, muita gente ainda vai jogar novamente, só para ter o prazer de viver novamente toda a bela experiência proposta pelo jogo.

No fim das contas, o que era bom ficou muito melhor, e Resident Evil Remake que já era um dos melhores survival horrors de todos os tempos, chega para os consoles da sétima e oitava geração em uma versão definitiva. A dica é: aproveitem! Esse é um jogo único, que merece ser apreciado em todos os seus detalhes, com calma, dessa forma é possível compreender o grande trabalho feito pela Capcom e por Shinji Mikami, em um jogo que com certeza vai angariar novos fãs para o gênero e fará os fãs da era clássica de RE suspirarem e torcerem para que os próximos jogos da franquia tenham ao menos um pouco da alma que essa obra prima carrega consigo.

 

analise.jpg

 

Ficha Técnica



Título: Resident Evil HD Remaster (Biohazard HD Remaster)
Data de Lançamento: 20 de janeiro de 2015
Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 3, Xbox One, Xbox 360 e PC.

CRÉDITOS
Escrito por: André Ceraldi (@andreceraldi)
Data de Publicação: 19/01/2015
O texto acima não reflete a opinião do REVIL, e sim do autor da análise.
Este jogo foi analisado no PS4 em cópia cedida pela Capcom-Unity Brasil.

 

Fonte: REVIL

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Bacana analise....Podiam inventar um resi que tivesse o 2 e 3 juntos....como os dois são intercalados, seria interessante o desenrolar da trama......tipo resident evil 2.5......

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Se lançar o 3 remake eu compro sem pensar.

STAAAAAAARS!

 

Ainda tomo susto com o respawn random desse filho da puta

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Apesar deu ter uma idade boa (jogava mt Mega drive hahaha),nunca joguei esse RE que dizem ser o melhor, talvez seja um bom momento..... Quero conhecer o famoso primeiro zumbi.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Apesar deu ter uma idade boa (jogava mt Mega drive hahaha),nunca joguei esse RE que dizem ser o melhor, talvez seja um bom momento..... Quero conhecer o famoso primeiro zumbi.

não pode se

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Perder a virgindade com RE, só joguei 4 e o 5...  :hehe:

:porque:

 

os 3 primeiros são clássicos

 

vc tem obrigação de jogalos

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Perder a virgindade com RE, só joguei 4 e o 5...  :hehe:

Não espere nada como 4 e o 5, são bem, mas bem diferente.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não espere nada como 4 e o 5, são bem, mas bem diferente.

 

 

Sinceramente eu espero mais Survival Horror, o RE 4  e 5 estão longe desse gênero, tão mais pra um ação... O unico Survival Horror que acho que joguei ate hoje foi o Dead Space 1, sempre dei uma peidada pra esse gênero :okay: , mas agora vou chega junto, pensando ate em arrumar um Sillent Hill HD Collection. 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Infelizmente terei que adiar esta aquisição. :(

Só no fim do ano no PS4.

 

Só um detalhe pra quem curte: a versão do PS4 não é 30 frames por segundo, acontece umas variações, mas nada que atrapalhe a experiência.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Infelizmente terei que adiar esta aquisição. :(

Só no fim do ano no PS4.

 

Só um detalhe pra quem curte: a versão do PS4 não é 30 frames por segundo, acontece umas variações, mas nada que atrapalhe a experiência.

Por que toda essa autoflagelação? Tem RE HD pra todo mundo! :awyea:

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

eu joguei todos, mas muito pouco os primeiros do PS1, joguei mais o 4 e o 5 e gostei mais por eu gostar mais de ação, mas com certeza irei jogar esse remake do 1 sim, já comprei e devo baixar hj ou amanhã

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Matando a saudade dos velhos tempos joguei um pouco ontem. Confesso que me senti muito bem. Esse Resident é nostalgia pura.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Matando a saudade dos velhos tempos joguei um pouco ontem. Confesso que me senti muito bem. Esse Resident é nostalgia pura.

Mesma coisa aconteceu comigo. Nos tempos de PS1, eu não joguei muito ele pela quantidade de jogos que saíram na mesma época. O do Gamecube eu deixei passar. Agora quero aproveitar, acessar todas as salas, sem pressa de terminar e quantas jogatinas forem necessárias. Só não sei se consigo fechar o jogo em menos de 3 horas, pois sempre me enrolo nessa mansão (assim como me enrolava em 'Code Veronica'). Só por ter esse jogo na época atual, está valendo muito. Dinheiro e HD bem gastos, hehe.

 

Hidra13.png

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Mesma coisa aconteceu comigo. Nos tempos de PS1, eu não joguei muito ele pela quantidade de jogos que saíram na mesma época. O do Gamecube eu deixei passar. Agora quero aproveitar, acessar todas as salas, sem pressa de terminar e quantas jogatinas forem necessárias. Só não sei se consigo fechar o jogo em menos de 3 horas, pois sempre me enrolo nessa mansão (assim como me enrolava em 'Code Veronica'). Só por ter esse jogo na época atual, está valendo muito. Dinheiro e HD bem gastos, hehe.

 

Hidra13.png

 

Exatamente isso. Jogar de boa, relembrar, etc. Joguei muito pouco ontem, mas estou bem satisfeito, bem tranquilo mesmo. Valeu a pena.

 

Boa jogatina ai, parceiro.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Por que toda essa autoflagelação? Tem RE HD pra todo mundo! :awyea:

 

kkkkkkkkk É que to com uma lista enorme pra jogar no PS3.

Então jogos que tão lançando para os dois, to deixando pra pegar só a versão do PS4.

Mas tá difícil... xD

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...