Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MaKTaiL

||SUGESTÃO|| Como Melhorar o Sistema de Dificuldade

Recommended Posts

seria algo desse tipo, mas acho que o numero que o raven gostaria nao seria o numero de platina.. mas sim a porcentagem de eficacia da galera...

 

10% - 20% - ... - 90% - 100% de eficacia...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Acho que so de bater o olho já da para perceber algo critico...

 

90% dos users tem menos de 40% de eficacia... com isso joga a dificuldade dos jogos la para cima... pois começam os jogos e largam de lado...

 

seu universo sempre ficar puxado para baixo... pega um jogo qualquer para comparar e utiliza somente quem tem 40% ou mais de eficacia para calculara dificuldade dele...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

To passando aqui pra dizer q continuo acompanhando a discussão, só nao tenho me manifestado mais pq como ja disse antes eu discordo dessa ideia de calculo atraves da eficacia, na minha opinião inserir esse criterio subjetivo não vai remover as distorções, dependendo de como for feito pode até agrava-las.

 

Como demonstrado antes, uma das distorções, e talvez a mais importante delas, são os jogos dificeis que por serem jogados por poucas pessoas recebem valores de dificuldade relativamente baixos, exemplo - Vanquish, posso adicionar como exemplo o Disgaea 3 q eu platinei, tenho certeza q 99% não platinaria, mas enfim, se vc pegar pro calculo somente os usuarios com eficacia maior vc vai obter valores de dificuldade menores, pois quem eh mais eficaz eh quem platinou, e ai a dificuldade cai, ou seja jogos como esses vao acabar recebendo menos pontos ainda, e os jogos realmente faceis vao se manter estaveis, pois são platinados tanto pelos "eficazes" e "ineficazes".

 

Então eu continuo achando que qualquer criterio escolhido pode até eliminar alguma distorção, mas vai acabar criando outra, eu estava pensando aqui, q um criterio q poderia ser utilizado, era o proprio Ratio incluido no ranking de dificuldade, por exemplo usuarios com ratio acima de 1.50 teriam mais importancia na avaliação da dificuldade de um jogo, pois se alguem com ratio altissimo platina jogos dificeis, se tiver algo q a pessoa nao platinou poderiamos supor que seja algo realmente bem dificil.

 

Porem mesmo assim acho que nao iria resolver muita coisa, primeiro pq o criterio teria que ser escolhido subjetivamente, 1.50 ou 1.60 ou 1.70, a nao ser que fosse possivel fazer o calculo em função reta ou exponencial, mas ai eu acho que nao teria como calcular a dificuldade do trofeu, pois precisaria agrupar os ratios de alguma forma, e alem disso alguem com ratio 1.80 pode nao ter platinado algum jogo simplesmente por ter achado ruim, chato, ou qualquer coisa do tipo, e nao por ser dificil.

 

Enfim, não me levem a mal só estou dando minha opinião, pra mim o ranking de dificuldade é o principal e quanto mais justo ele for melhor, mas eu acho que vcs vao acabar perdendo tempo seguindo por esse caminho de incluir criterios no calculo, contudo minha sugestão seria a seguinte;

 

- Escolher 1 criterio, seja la qual ele for.

- Escolher uns 5 ou 10 jogos que considerem ter os valores de dificuldade distorcidos, de preferencia por motivos diferentes, tanto distorções para mais como para menos.

- Calcular e ver se os valores novos são melhores ou não.

 

Boa sorte ai na analise de vcs, se eu tiver alguma ideia q possa ajudar podem deixar q venho aqui me manifestar =)

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Fabricio postou enquanto eu escrevia lol.

 

Bem olhando os numeros acho que minha critica permanece, utilizando o eficacia > 40% só o q foi feito foi diminuir consideravelmente o numero de usuarios utilizados para o calculo, o q somente aumenta as distorções, pode ver q o q mais ocorreu foram jogos dificeis que perderam pontos.

 

Exemplos, vanquish, wipeout hd, sacred 2, modnation racers, dragon age. Call of duty world at war e bayonetta por exemplo ficaram com dificuldade 35.

 

Isso ocorreu pq quem eh mais eficaz platinou esses jogos, mesmo sendo jogos dificeis, enquanto os usuarios não tão eficazes, que geralmente são os que platinam os jogos mais faceis e deixam os mais dificeis de lado, foram excluidos do calculo.

 

Ja alguns outros jogos como Alien Breed mantiveram a dificuldade, pois por exemplo esse ja era um jogo que havia sido jogado por poucas pessoas, diminuir a base de usuarios não o afetou tanto.

 

Mas quem jogou sabe que Alien Breed nao tem nem metade da dificuldade de CoD WaW ou Vanquish.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

você tem razão heishiroo ! eu olhando como um todo tinha achado que melhorou, mas dar nota 35 para o WaW é cruel ...

 

e se eu excluir a grande massa que tem menos de 10% de eficácia ??? :fuuu: vou fazer ...

 

http://myps3t.com.br/difi_teste/

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ja fez? acho que os resultados que vc postou são os mesmos.

 

Mas pode até dar certo, mas eu nao entendo exatamente a logica atras dessa ideia de excluir os ineficazes, pois eu penso assim;

 

Se alguem platinou 10% dos seus jogos, ou seja, 1 a cada 10, vc pode pensar em presumir q a pessoa platinou só aquilo q eh facil, ou seja, aqueles jogos que foram platinados por quem tem eficacia baixa eh que são os jogos faceis, e nao os que foram platinados por quem tem eficacia alta, mas o calculo ta sendo feito levando em consideração a eficacia alta somente.

 

Se eu fosse sugerir, eu ia sugerir o contrario, pq nao faz o calculo de dificuldade levando em consideração somente quem tem eficacia baixa? Assim os jogos dificeis, tipo vanquish, que possuem dificuldade nao tão alta quanto deveriam terão sua pontuação provavelmente aumentada, pq quem platina 1 jogo em 10 dificilmente vai platinar vanquish, ou qualquer outro jogo dificil.

 

Só que analisar somente quem tem eficacia baixa vai acabar gerando outras distorções, assim como analisar só quem tem eficacia alta gera, no final das contas a regra estatistica eh basica, quanto maior a amostragem menos as distorções, se ficarmos diminuindo a base de dados só vamos estar ampliando as distorções, precisamos eh procurar meios de aumenta-la na minha opinião.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Show de bola os números Fabri... vou dar uma analisada com calma pra ver se concluo algo.

 

Heishiro,

O que eu tinha imaginado é que as distorções poderiam ser removidas expurgando quem joga sem interesse nos troféus, mas parece que os números não ajudaram muito... o negócio é refletir um pouco mais.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

é Heishiroo, tenho que concordar que, aparentemente este não é o caminho a seguir ...

precisamos de mais idéias :fuuu:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Então, o q eu procuro enfatizar eh q diminuir a quantidade de usuarios dificilmente vai ajudar, mas alguem pode ter alguma ideia de como analisar todos mas estabelecendo pesos diferentes seguindo algum criterio.

 

Exemplo, supondo que tivessemos 10000 usuarios, em vez de pegar 10% desse numero por serem os mais eficazes, poderiamos estabelecer alguma formula que os mais hardcore influenciariam mais ou menos na dificuldade dos jogos, então em vez de excluir do calculo grande numero de usuarios, podia se criar uma formula na qual os mais casuais fossem menos levados em consideração.

 

De qualquer jeito eu acho que o ideal eh manter o calculo da maneira q ta, acho q nao da pra dizer q quem tem poucas platinas, ou pouca "eficacia" eh menos hardcore q outros, novamente posso me usar como exemplo, e sei q tem mtos outros, eu tenho uma eficacia baixa, pq alugo alguns jogos q nao gosto então prefiro nao jogar, pq odeio trofeus coletaveis e odeio fazer boost, então se for ver minha lista de trofeus varios jogos faltam trofeus pq nao tenho saco pros coletaveis, mas hj fiquei a tarde toda jogando black ops no veteran, o q pra mim eh otimo, me divirto com a "dificuldade", pq o q eh realmente dificil pra mim eh catar 200 itens idiotas escondidos num jogo de ação, mas eu tenho certeza q sou mais "hardcore" q alguem com 15 platinas da disney e 90% de eficacia =p.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Sigo achando que as mudanças propostas pioram o modelo atual.

 

heishirooo já explicou o que penso.

 

Só acrescento que usar o ratio atual seria pior ainda, pois como já escrevi antes o ratio privilegia quem tem muitos bronzes e prejudica quem tem muito ouro e platina.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Que transtorno que nada, mesmo não concordando com a ideia eu li todos os posts de todo mundo e tentei raciocinar em cima pra ver o q poderia ser feito, só vamos conseguir melhorar nossas ideias debatendo-as, mas se ninguem apresentar nenhuma ideia nova nao vamos ter nada pra debater.

 

Enfim, eu nao tenho nenhuma ideia atualmente de como mexer no calculo, mas como ja disse antes e o breveglieri q foi o criador da formula tb disse, o calculo pode nao ser perfeito, mas funciona bem na maioria dos casos, eu acho que se qualquer um de nós fosse listar os jogos com pontuação inadequada nao iria incluir nem 5% dos jogos na lista, o Raven listou antes os casos mais comuns que geram distorções, mas na minha opinião esses casos são exceções e não a regra, e mesmo que eles existam, não tem como negar que o ranking de dificuldade possui os pontos muito mais adequados ao esforço do jogador do que o ranking normal.

 

De qualquer jeito se conseguirmos diminuir menos ainda as distorçoes melhor, então se surgirem mais ideias vamos continuar sempre debatendo aqui. :coolface:

 

Em relação ao ratio eu concordo com o bettaum tb, como ja mencionei antes, o dado eh interessante, mas possui escondido atras do numero o fato de que o ouro diminui seu ratio e o bronze aumenta, eu preferiria o valor media, com cada trofeu valendo 1 independente de ser bronze, prata ou ouro, ou 5, que eh o menor valor de dificuldade. :coolface:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Vendo os números, estou concordando com o heishirooo...

 

Peço desculpas pelo transtorno com minha idéia...

 

 

Que é isso Brandão... o que o Heishiroo falou resume tudo.

Sua idéia foi relevante ao ponto de termos uma nova visão, mesmo que ela não tenha (ainda) nos ajudado a sanar as distorções.

 

Continue "pitacando"... :coolface:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu concordo sobre o que disseram do ratio. Acho que deveria ser dividido pelo total de troféus. Como o bettaum disse quem tem mais bronzes leva mais vantagem!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Eu concordo sobre o que disseram do ratio. Acho que deveria ser dividido pelo total de troféus. Como o bettaum disse quem tem mais bronzes leva mais vantagem!

 

isso é ratio ...

oq eu queria "resolver" é a nomeação de dificuldade dos jogos ...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O que poderia fazer para influenciar os hardcores ou não é usar peso para o sistema de eficacia...

 

Teria que usar cálculos estatisticos, achar desvio padrão e tal... tem um esquema de cálculo que exclui valores muitos altos e muitos baixos para chegar em um valor mais justo, não achei o nome dessa parada... não sei se teria como encaixar no cálculo... teria que pegar números e ver se chega em valores...

 

Mas acho que a discussão nunca vai parar... um monte de gente vai achar injusto esses cálculos....

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Eu concordo sobre o que disseram do ratio. Acho que deveria ser dividido pelo total de troféus. Como o bettaum disse quem tem mais bronzes leva mais vantagem!

 

isso é ratio ...

oq eu queria "resolver" é a nomeação de dificuldade dos jogos ...

 

Pega o valor da platina pra ser o valor da dificuldade do jogo.

 

Se quiserem um valor entre 0 e 100 é só pegar todos os valores de dificuldade das platinas e ordenar.

Aí há várias opções:

ex: ordenar um jogo na porcentagem dos mais difíceis - o jogo teria a dificuldade equivalente à sua colocação no ranking de dificuldade da platina.

De 0 a 1% mais difícil teria dificuldade 100.

De 1 a 2% dificuldade 99 e assim vai.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Eu concordo sobre o que disseram do ratio. Acho que deveria ser dividido pelo total de troféus. Como o bettaum disse quem tem mais bronzes leva mais vantagem!

 

isso é ratio ...

oq eu queria "resolver" é a nomeação de dificuldade dos jogos ...

 

Pega o valor da platina pra ser o valor da dificuldade do jogo.

 

Se quiserem um valor entre 0 e 100 é só pegar todos os valores de dificuldade das platinas e ordenar.

Aí há várias opções:

ex: ordenar um jogo na porcentagem dos mais difíceis - o jogo teria a dificuldade equivalente à sua colocação no ranking de dificuldade da platina.

De 0 a 1% mais difícil teria dificuldade 100.

De 1 a 2% dificuldade 99 e assim vai.

 

Tb acho que assim funciona, se tivessemos 500 jogos na database, os 5 com as platinas mais dificeis receberiam dificuldade 100, os proximos 5 99, em seguida 98... assim por diante, poderia colocar a tabela teste ai pra ver como fica.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Mas como iam chegar em um numero para determinar os 5 jogos mais dificeis para que os mesmos tenho 100 de dificuldade???

 

seria pelo numero simples da dificuldade do trofeu platina do jogo?

 

se pegarmos o geralzao as anomalias tendem a continuar, nao? Pois os jogos que tem as platinas mais dificeis serao os jogos com mais gente jogando e menos gente platinando...

 

ai sera que essa amplitude tende a vir pela real dificuldade ou pelo fato de muita gente jogar e pouco de fato tentar chegar ate a platina...?

 

ou estou errado mais uma vez? eheheheh

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Mas como iam chegar em um numero para determinar os 5 jogos mais dificeis para que os mesmos tenho 100 de dificuldade???

 

seria pelo numero simples da dificuldade do trofeu platina do jogo?

 

se pegarmos o geralzao as anomalias tendem a continuar, nao? Pois os jogos que tem as platinas mais dificeis serao os jogos com mais gente jogando e menos gente platinando...

 

ai sera que essa amplitude tende a vir pela real dificuldade ou pelo fato de muita gente jogar e pouco de fato tentar chegar ate a platina...?

 

ou estou errado mais uma vez? eheheheh

 

Sim claro, as anomalias tendem a ser as mesmas presentes no ranking de dificuldade, mas o valor dificuldade colocado bem grande atualmente na home de cada jogo eh um valor atribuido pelo simples percentual de pessoas q nao tem a platina.

 

Por exemplo um jogo com 100 jogadores, 4 platinaram, recebe 96 de dificuldade, 96 parece um numero alto, mas poderia haver uma situação que todos os outros jogos do site tivessem 100 jogadores e apenas 2 platinaram, portanto todos os outros teriam dificuldade 98, e o jogo com dificuldade 96 na verdade seria o mais facil de todos.

 

Se vc pegar o valor de dificuldade, o calculo ja nao eh mais o simples percentual, e sim o logaritimo que busca averiguar com mais precisão a raridade do trofeu, acentuando a dificuldade quanto for mais proximo de 0, e alem disso se vc fizer uma comparação entre todos os jogos, atribuindo valores mais altos aos mais dificeis, para manter a escala de 0 a 100, vc vai impedir q existam mtos jogos com valores parecidos, e que ocorram valores que pareçam altos ou baixos e na verdade nao sejam, pq só vai existir um numero fixo de jogos com determinado valor de dificuldade.

 

Outra possibilidade seriam, ou fazer o calculo em progressão geometrica, ou seja, o jogo mais dificil do site teria dificuldade 100, os 2 proximos 99, os 4 proximos 98, assim por diante... ou com alguma progressão diferente claro.

 

Daria pra usar valores quebrados tb, se temos 500 jogos podemos usar casas decimais de 0.2 em 0.2, ai cada jogo teria um valor - Mais dificil = 100, segundo 99.8, terceiro 99.6, assim por diante.

 

Pelo que to vendo aqui pela pagina de estatistica, as platinas mais dificeis do site, em ordem;

 

Crysis 2 - impossivel por enquanto

Lost Planet 2 -

Mortal Kombat -

Guitar Hero: Smash Hits -

Warhawk -

Rock band 3 -

Gran Turismo 5 -

Lego Rock band -

Virtua Tennis 2009 -

Fight Night Round 4

The Beatles: Rock band

 

Na minha opinião todas essas platinas são realmente mto dificeis, praticamente impossiveis, são as mais dificeis do site, se colocassemos todos os jogos em ordem, talvez encontrassemos anomalias, assim como encontramos no ranking de dificuldade, mas eu volto a dar minha opinião, as anomalias nao são tam grandes assim, se fossem teriamos jogos faceis no meio desses que são os considerados mais dificeis, mas como podem ver nao tem nada ai que nao seja realmente dificil, é claro que poderiamos ter alguns outros jogos dificeis ai no meio, que não estão exatamente devido a anomalias q analisamos, por exemplo star ocean 4, só nao esta ai pq nao foi jogado por muita gente, mas pra eliminar todas essas anomalias que são pontuais teria que alguem ter alguma ideia muito genial, enquanto isso alterar o valor de dificuldade da home dos jogos pra algo desse tipo que o bettaum sugeriu ja seria bem melhor.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...