Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MaKTaiL

||SUGESTÃO|| Como Melhorar o Sistema de Dificuldade

Recommended Posts

é complicado distinguir pela eficácia do player...ate porque se você for um jogar casual...mas se empolgou com algum jogo e platinou ele...mesmo que seja somente 1 jogo entre os milhares que você jogou...a sua 'opinião' sobre a dificuldade dessa platina tem que ser contabilizada....

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
é complicado distinguir pela eficácia do player...ate porque se você for um jogar casual...mas se empolgou com algum jogo e platinou ele...mesmo que seja somente 1 jogo entre os milhares que você jogou...a sua 'opinião' sobre a dificuldade dessa platina tem que ser contabilizada....

 

Por isso q eu disse para calculo da dificuldade de jogo usaria:

 

Todos os usuarios que tem o jogo e pelo menos 1 trofeus MENOS os usuarios casuais MAIS todos os que platinaram (sendo casual ou nao).

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

a chave do problema quando se baseia a dificuldade de um trofeu no numero de pessoas que o tem...é conseguir separar quem não tem porque não tentou...ou não tem porque ainda não conseguiu pegar...como é humanamente impossível ter uma precisão pra identificar isso...tem que se achar outra forma de determinar a dificuldade de um trofeu e apartir dai...chegar ao calculo da dificuldade de N trofeus(platina)...

 

estou só fazendo um brainstorm aqui...postando o que me vem a cabeça...mas acho que é essa a idéia do post neh hehehe

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
estou só fazendo um brainstorm aqui...postando o que me vem a cabeça...mas acho que é essa a idéia do post neh hehehe

 

Mesma coisa que eu estou fazendo...

 

e volto a bater na tecla

 

Quem disse que para tirar carteira de motorista precisa ter 18 anos? um consenso sobre bom senso.

Existem muitos por ai com mais de 18 anos e nao tem a menor condiçao de dirigir...

 

por isso que eu falo... se a equipe do MyPS3t usar esse consenso sobre bom senso e a partir dai determinar criterios para o casual e o nao casual eliminaria muito da distorçao de certos jogos....

 

o jogador casual ira pegar os trofeus story related e um ou outro que tropeçarem no caminho dele durante o jogo...

(o jogador casual nao faz 2 playthrough por causa de trofeu...) sendo assim ele TENDE a ter menos de 50% dos seus trofeus...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
é complicado distinguir pela eficácia do player...ate porque se você for um jogar casual...mas se empolgou com algum jogo e platinou ele...mesmo que seja somente 1 jogo entre os milhares que você jogou...a sua 'opinião' sobre a dificuldade dessa platina tem que ser contabilizada....

 

Por isso q eu disse para calculo da dificuldade de jogo usaria:

 

Todos os usuarios que tem o jogo e pelo menos 1 trofeus MENOS os usuarios casuais MAIS todos os que platinaram (sendo casual ou nao).

 

com isso você estaria tentar classificar quem não tem porque nem tentou e quem não tem porque ainda não conseguiu...como eu falei ou seja...assume-se que quem já tem pelo menos 1 trofeu do jogo, e não é considerado 'casual' e ainda não tem aquele trofeu...é porque ainda não conseguiu e não porque ainda não tentou digamos assim...é faz sentido...

 

e se levar em consideração de alguma forma o tempo para platinar também na dificuldade...claro que se tratando de games, muito coisa depende da sorte...mas ao meu ver a maioria da dificuldade de se pegar uma platina esta relacionado ao tempo que se leva para consegui-la...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
e se levar em consideração de alguma forma o tempo para platinar também na dificuldade...claro que se tratando de games, muito coisa depende da sorte...mas ao meu ver a maioria da dificuldade de se pegar uma platina esta relacionado ao tempo que se leva para consegui-la...

 

Não concordo... nao acho q a dificuldade esta no tempo para se platinar... mas sim na tecnica do jogador com o jogo...

 

eu por exemplo sou pessimo em challenges que envolvem tempo... porem sou muito bom em challenges que envolvem sobrevivencia/pontuaçao...

 

se pegar jogos que tem coletaveis, alguns tem saco outros nao, mas vc pode jogar 30 minutos por dia daquele jogo e algum dia o trofeu vai sair...

 

Mas por exemplo o GT5... eu jogo por diversao... nao tenho o menor saco (e para falar a verdade, nem competencia) para ficar fazendo os challenges para pegar o ouro... fico feliz com o bronze... sendo assim é um jogo q eu nunca vou platinar...

 

com isso você estaria tentar classificar quem não tem porque nem tentou e quem não tem porque ainda não conseguiu...como eu falei ou seja...assume-se que quem já tem pelo menos 1 trofeu do jogo, e não é considerado 'casual' e ainda não tem aquele trofeu...é porque ainda não conseguiu e não porque ainda não tentou digamos assim...é faz sentido...

 

EEEEEEEE \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/

 

alguem me entendeu!!!! :joia:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

cara mas a habilidade de cada jogar não esta em questão porque de qualquer maneira que for feito o calculo vai ser levado em consideração uma media de jogadores com isso diluindo a habilidade de cada jogador...o maior problema do tempo...é que o ps3 contabilisa o tempo corrido...e não o tempo que você esta jogando aquele determinado jogo..então denovo quem tem menos tempo pra jogar acaba prejudicando a dificuldade...mas continuo achando que o tempo para se obter um trofeu tah ligado com a sua dificuldade...boa parte do que se faz GT5 um jogo difícil de se platinar é o tempo que se leva para isso...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Concordo, mas continuo considerando equivocado considerar o tempo para platina como um fator de dificuldade... é um fator que pode fazer o cara desistir de platinar... ficar com preguiça... mas nao mede dificuldade...

 

imagina um trofeu que de bronze com a seguinte descrição: "24 horas sem parar" esse trofeu é dificil ou simplesmente precisa de ter saco (e tempo livre) para se fazer?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

eu acho plausivel considerar um usuario como casual todos aqueles que tiverem menos de 25% "100% Total" E menos de 50% de "Meus Troféus"

 

Exagerou absurdamente.

 

Eu tenho uma ótima porcentagem de troféus e platinas, mas meu "100% total" é ridículo por causa de vários DLCs e jogos da PSN que nem joguei direito.

 

Vejam:

100% Total 45 18 40.0%

100% PSN 4 0 0.0%

100% DLC 28 0 0.0%

Platina 41 28 68.29%

Meus Troféus 2102 1544 73.45%

 

A opção de excluir quem tenha menos de 25% dos troféus de um jogo do cálculo para sua dificuldade é interessante.

Mas por mim não mudaria nada, ganhou um troféu entra pro cálculo.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

@brandaopeixoto @voorhees e quem mais estiver discutindo a questão sobre dificuldade.

 

Eu fiz um post num outro topico do forum ontem, sobre o mesmo assunto, vou colar aqui pra vcs.

 

Sobre o q significa ser dificil, isso vc tem q perceber q eh relativo e subjetivo, na minha opinião o jogo mais dificil de platinar q eu ja joguei eh o jogo do filme Clash of the Titans, por um motivo bem simples, é o pior jogo q eu ja joguei no ps3, eh simplesmente uma bosta enorme, e eu tenho certeza q prefiro ficar 500 horas jogando gran turismo 5, do q as 50 q levam pra platinar clash of the titans, vou ficar pra sempre com 4% dos trofeus no meu perfil.

 

Outras pessoas podem achar dificeis jogos q tem trofeus online e precisam de boost, outras podem achar dificeis jogos mto demorados pra platinar, e outros podem achar dificeis trofeus q precisem de algum tipo de habilidade q as pessoas nao estão acostumadas, tipo jogos de luta.

 

Mas independente de tudo isso, o calculo do site eh um calculo estatistico, quanto mais pessoas tem o jogo e menos tem o trofeu, mais valioso ele é, nao importa se as pessoas nao pegaram pq ele era dificil, se era pq precisava boost, se era pq demorava mto ou se era pq o jogo era ruim d+, na minha opinião todos esses fatores tornam um trofeu "mais dificil", e no caso a dificuldade é calculada objetivamente, com uma formula, se alguem fosse ficar ajustando os trofeus de um ou outro jogo por achar q nao esta valendo o correto tb nao iamos concordar.

 

De qualquer jeito todo mundo reconhece q sempre vai haver algumas distorções no ranking de dificuldade, principalmente por nao podermos acessar uma base de dados maior q a de usuarios cadastrados no site, no x360 o http://www.trueachievements.com/ é mto mais preciso pq ve os achievements de todos que tem o jogo, mas apesar das distorções, ñ deixa de ser um avanço em relação ao ranking em q os trofeus do megamente valem o mesmo que os do street fighter 4.

 

Esse post foi sobre uma discussão q se passava nesse topico aqui viewtopic.php?f=8&t=352&start=2400

 

Entendo o posicionamento de vcs, no caso principalmente do brandão, mas eu nao acho que a mudança seria vantajosa, eu sou contra incluir qualquer criterio subjetivo no calculo, vc por exemplo acha q trofeus dificeis são aqueles q demandam habilidade/pericia, eu sinceramente discordo, se vc for ver minha lista de trofeus, vai ver alguns jogos q tenho platina, como wipeout hd, rock band 2, killzone 2 ou 100% no soldner-x, são jogos que o pessoal geralmente acha q são dificeis pq precisa de pericia no jogo, mas eu nao achei nenhum deles tão dificeis assim.

 

Enquanto isso tem varios outros jogos q eu nao tenho platina pq são mto demorados, tipo resistance 2, fazer 10k kills online, qualquer um pode fazer, até seu primo de 5 anos, eh soh ficar jogando, mas eu simplesmente nao tenho paciencia pra esse tipo de trofeu, tb tenho varios jogos q faltam trofeus pq precisa de boost, pq eu simplesmente odeio ter q fazer boost, acho chatissimo, e varios jogos ruins, q peguei na locadora e achei q nao valiam o tempo necessario.

 

Claro q isso nao passa de uma opinião, mas é uma opinião q se torna estatistica nos trofeus q eu tenho, e assim como nos dos outros 10k usuarios do site. Então se algum trofeu é obtido por apenas 1% dos jogadores, eu nao acho q devemos alterar os pontos de dificuldade dele só pq a dificuldade nao decorre apenas de habilidade, diferentes usuarios consideram dificil diferentes trofeus, e então se fossemos cada um eleger o criterio do que achamos mais dificil nao chegariamos a nenhum consenso, então eu acho que o melhor eh deixar a cargo da estatistica objetiva.

 

Resumindo eu acho que o calculo deveria permancer como está, mas enfim essa eh minha opinião mas acho toda discussão importante pra sempre podermos melhorar o ranking. :joia:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Poxa, após ler 2x esse post preciso concordar...

 

Anomalias e distorções sempre terão... Tudo vai depender do ponto de vista!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Poxa, após ler 2x esse post preciso concordar...

 

Anomalias e distorções sempre terão... Tudo vai depender do ponto de vista!

 

Pois eh, a questão eh q nunca vai haver um ponto de vista mais correto q o outro, só pra dar outro exemplo, nos meus trofeus do wipeout hd, segundo as informações aqui do site mesmo.

 

Comecei a jogar e peguei meu primeiro trofeu dia 27/9, ai no dia 26/10 eu ja tinha todos trofeus "dificeis" tipo zico, medalhas de ouro, zona 75, etc, ai depois disso levei mais 2 meses pra platinar o jogo pq faltava o trofeu de ter 100k pontos com uma unica nave, q soh jogando vc consegue, mas como todos os outros trofeus eu fiz jogando um poco com cada nave, eu tinha 10 ou 20k pontos com cada, entao fazer +80k pontos com 1 delas se tornou extremamente entediante, e por consequencia dificil, mas isso nao significa q a maioria dos usuarios concorde comigo, uma vez que esse trofeu nao esta entre os mais valiosos do wipeout, entao nao teria como eu achar q existe uma distorção só pq na minha experencia esse trofeu foi dificil.

 

---

 

Mas enfim, voltando a questão que levou a abertura desse topico, q era aquele numero de dificuldade do jogo que fica na pagina inicial de cada jogo, q eu concordo q nao faz mto sentido, pois apenas demonstra o percentual de pessoas q nao platinaram, ninguem mais teve nenhuma ideia de como altera-lo? Na primeira pagina demonstraram varias ideias, mas aparentemente nao houve nenhum consenso por enquanto, de qualquer jeito acho q aquele valor devia ser mudado, a dificuldade dos trofeus acho q esta otimo o calculo, mas aquele valor de dificuldade do jogo q aparece na home ali escrito "dificil pra p***" q nao ta sendo mto util.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
eu acho plausivel considerar um usuario como casual todos aqueles que tiverem menos de 25% "100% Total" E menos de 50% de "Meus Troféus"

 

Olha... ta aí uma luz no final do túnel.

Achei óooootima essa idéia.

Podíamos descartar os jogadores com um percentual de "platinagem" muito baixo.

 

Fabri... vale pro valor de dificuldade da Home do Jogo e pros pontos do ranking de dificuldade.

Vamos trabalhar essa idéia?

 

Seguinte: tem como levantar o seguinte:

Jogadores com mais de 10 platinas (menos pode gerar distorções grandes)

Classificar de 10% em 10%.

 

Quanto com 10%, 20, 30, etc...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
eu acho plausivel considerar um usuario como casual todos aqueles que tiverem menos de 25% "100% Total" E menos de 50% de "Meus Troféus"

 

Olha... ta aí uma luz no final do túnel.

Achei óooootima essa idéia.

Podíamos descartar os jogadores com um percentual de "platinagem" muito baixo.

 

Fabri... vale pro valor de dificuldade da Home do Jogo e pros pontos do ranking de dificuldade.

Vamos trabalhar essa idéia?

 

Seguinte: tem como levantar o seguinte:

Jogadores com mais de 10 platinas (menos pode gerar distorções grandes)

Classificar de 10% em 10%.

 

Quanto com 10%, 20, 30, etc...

 

Como falei antes eu sou meio contra essa ideia, pq vamos nós estar escolhendo o criterio, e ao escolhermos o criterio estamos arbitrariamente alterando o resultado, mas claro se todo mundo achar q a mudança vai tornar o ranking melhor otimo, mas alem disso, uma ideia que poderia ser aplicada, é q ja q andam fazendo varios rankings novos, poderia ser feito um ranking de "dificuldade hardcore", ou algo assim, q seria desenvolvido levando em consideração soh os trofeus obtidos por quem tem 10 platinas, por quem tem 25% dos trofeus possiveis, por quem estiver nas primeiras 1000 posições do ranking, sei la, o criterio q prefererirem.

 

Mas eu particularmente continuo achando q o ranking de dificuldade tem mais credibilidade se ele envolve todos os usuarios do site sem distinções, o trofeu de terminar a historia do god of war 3 tem menos pontos que o de jogar o challenge of the gods pq todo jogador casual termina a historia, mas nem todo joga o challenge, se colocarmos o ranking levando em consideração soh o pessoal mais hardcore, seja la qual criterio escolhido pra definir, pode acabar levando a artificialmente diminuir a dificuldade dos trofeus q são dificeis para os casuais, uma vez que quase todo mundo q busca trofeus e jogou god of war 3 platinou, soh nao platinou quem nao liga mto trofeus acaba ficando sem esses trofeus q necessitam de extras, mas acho q eh exatamente esse dado que eh importante para o calculo. O trofeu do challenge of the gods eh mais dificil exatamente pq vc tem q ir atras dele, buscar, nao eh algo q vem naturalmente.

 

Pegando a mim mesmo como exemplo, meu percentual de jogos platinados eh apenas 32%, e os da PSN são de apenas 10%, ou seja, eu sou um dos que aumenta o valor de dificuldade de jogos faceis, e pq eu faço isso, pq tem uma locadora aqui na minha cidade com mtos jogos, e costumo aluga-los para testar, se forem mto ruins eu nao tenho paciencia e largo, e os da psn o grupo de compartilhamento pega um monte de tralha tb, e acaba gerando a mesma situação, entao pra mim eh mais dificil platinar um jogo ruinzão la, tipo avatar q eu aluguei um dia, do que um jogo bom mas considerado dificil pelo pessoal, e provavelmente deve ter bastante gente q faz o mesmo, larga os jogos por serem ruins, mas por acaso alguem sente vontade de ir la platinar aqueles jogos ruins q valem 5000 pontos de dificuldade? Vc acaba preferindo jogar algo bom se sabe q vai ser dificil, quando vai jogar lixo q pelo menos seja facil.

 

Entao o q eu havia sugerido no outro topico, pra dar uma amenizada nesse caso, seria dar mais importancia pro ranking de dificuldade, por exemplo criando semanal/mensal de dificuldade, dando destaque na pagina inicial pra quem conseguir algum velocista/pioneiro em jogos dificeis, colocando por exemplo as cores nos ratios pra incentivar o pessoal a jogar jogos mais dificeis pra ficar melhor no ranking, enfim, minha ideia sugerida no outro topico seria amenizar essas distorçoes por uma forma indireta, pq se o pessoal tiver mais incentivo pra passar 1 semana jogando 2 jogos dificeis em vez de 10 jogos faceis isso ja vai levar os jogos dificeis a serem mais jogados e os pontos a se adequarem mais, na minha opinião. :vitoria:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Pegando a mim mesmo como exemplo, meu percentual de jogos platinados eh apenas 32%, e os da PSN são de apenas 10%, ou seja, eu sou um dos que aumenta o valor de dificuldade de jogos faceis, e pq eu faço isso, pq tem uma locadora aqui na minha cidade com mtos jogos, e costumo aluga-los para testar, se forem mto ruins eu nao tenho paciencia e largo, e os da psn o grupo de compartilhamento pega um monte de tralha tb, e acaba gerando a mesma situação, entao pra mim eh mais dificil platinar um jogo ruinzão la, tipo avatar q eu aluguei um dia, do que um jogo bom mas considerado dificil pelo pessoal, e provavelmente deve ter bastante gente q faz o mesmo, larga os jogos por serem ruins, mas por acaso alguem sente vontade de ir la platinar aqueles jogos ruins q valem 5000 pontos de dificuldade? Vc acaba preferindo jogar algo bom se sabe q vai ser dificil, quando vai jogar lixo q pelo menos seja facil.

 

Entao o q eu havia sugerido no outro topico, pra dar uma amenizada nesse caso, seria dar mais importancia pro ranking de dificuldade, por exemplo criando semanal/mensal de dificuldade, dando destaque na pagina inicial pra quem conseguir algum velocista/pioneiro em jogos dificeis, colocando por exemplo as cores nos ratios pra incentivar o pessoal a jogar jogos mais dificeis pra ficar melhor no ranking, enfim, minha ideia sugerida no outro topico seria amenizar essas distorçoes por uma forma indireta, pq se o pessoal tiver mais incentivo pra passar 1 semana jogando 2 jogos dificeis em vez de 10 jogos faceis isso ja vai levar os jogos dificeis a serem mais jogados e os pontos a se adequarem mais, na minha opinião. :vitoria:

 

:D :D

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Entendo Heishi... a idéia não é excluir ninguém arbitrariamente, e sim deixar o nosso "universo" de amostras mais preciso.

Temos mais de 10k usuários. Tenho certeza que parte deles gera distorção sem necessidade.

 

Vamos fazer um teste...

Fabri, preciso de sua ajuda.

 

Tem como informar os seguintes dados?

 

1) Jogadores por número de jogos que tem, de 10 em 10.

2) Jogadores por número de platinas que tem, de 10 em 10.

3) Jogadores por % de "platinagem", de 10% em 10%.

 

De posse desses dados eu faço uns gráficos distributivos e cumulativos para termos uma noção.

Por enquanto estou só com a idéia do BrandaoPeixoto na mente... mas sem números fica difícil concluir algo... :joia:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Vamos fazer um teste...

Fabri, preciso de sua ajuda.

 

Tem como informar os seguintes dados?

 

1) Jogadores por número de jogos que tem, de 10 em 10.

2) Jogadores por número de platinas que tem, de 10 em 10.

3) Jogadores por % de "platinagem", de 10% em 10%.

 

De posse desses dados eu faço uns gráficos distributivos e cumulativos para termos uma noção.

Por enquanto estou só com a idéia do BrandaoPeixoto na mente... mas sem números fica difícil concluir algo... :joia:

 

não entendi oq mostrar ... O_O

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Assim Fabri:

 

1) Temos 10.000 jogadores:

- 1000 tem até 10 jogos no perfil

- 1500 tem até 20....

- 2254 tem até 30

... etc

 

mesma coisa para os itens 2 e 3.

 

sacou?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Acho que entendi o que o Raven quer...

 

visualizar uma "foto" de todos os users do site para ver qual o melhor universo para se pegar uma amostragem e diminuir as distorçoes.

 

:coolface:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Acho que entendi o que o Raven quer...

 

visualizar uma "foto" de todos os users do site para ver qual o melhor universo para se pegar uma amostragem e diminuir as distorçoes.

 

:coolface:

 

Exato...

 

Aí conseguiremos saber quantos do total são realmente aqueles que devem entrar na conta e de lambuja ainda teremos um perfil detalhado dos membros do site.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Acho que entendi o que o Raven quer...

 

visualizar uma "foto" de todos os users do site para ver qual o melhor universo para se pegar uma amostragem e diminuir as distorçoes.

 

:)

 

Exato...

 

Aí conseguiremos saber quantos do total são realmente aqueles que devem entrar na conta e de lambuja ainda teremos um perfil detalhado dos membros do site.

 

Se precisar de ajuda me fala!!!

 

to a disposiçao para ajudar!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

enqnto a gincana durar não vou ter tempo de dar esses dados para você ...

semana que vem estarei a disposição.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Acho que entendi o que o Raven quer...

 

visualizar uma "foto" de todos os users do site para ver qual o melhor universo para se pegar uma amostragem e diminuir as distorçoes.

 

:coolface:

 

Exato...

 

Aí conseguiremos saber quantos do total são realmente aqueles que devem entrar na conta e de lambuja ainda teremos um perfil detalhado dos membros do site.

 

Se precisar de ajuda me fala!!!

 

to a disposiçao para ajudar!

 

mais ou menos isso, fabricio!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...