Ir para conteúdo
calsgodoi

[Sugestão] Campo de notas de 0 a 10 (Estilo Metacritic)

Recommended Posts

Obrigado por revivê-la, vou apresentá-la aos Admns juntamente com outras ideias que acabaram por morrer para ver quais podem ser implementadas :legal:

 

Legal, estou à disposição se precisarem de ajuda com qualquer coisa.

Acho que as notas e analises podem enriquecer o conteúdo do site...

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A partir desse tópico, eu já cheguei a debater com o Fabricio alguma forma de fazer algo parecido com o que vocês querem mas de uma forma automatizada do sistema, via análise da data de inclusão do jogo no portal x quantos ganharam um troféu x quanto platinaram x etc e etc, e definir via esses e outros fatores chaves possíveis, se realmente o jogo é legal e vale a pena ou não. E ai junto a isso somar-se as notas dos usuários que, como vocês disseram, nem sempre seria 100% confiável, mas poderia dar um norte verdadeiro. A inclusão dos comentários talvez fosse um passo seguinte. Estamos pensando, e tendo novidades retornaremos para vcs.

  • Curtir 5

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Sou a favor de um sistema de notas mas como pré requisito teria que ter o último troféu referente ao enredo, não acho que precise platinar pra dizer se é bom ou nao, apenas zerar o game está de bom tamanho

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Quem sabe agora vai...

 

Vamos ver se algo assim resolve:

 

Quantidade de platinas que o usuário tem no gênero e pontos 

0 = 0

1 a 3 = 2

4 a 6 = 4

7 a 9 = 7

10 em diante = 10

 

Exemplo:

nota aplicada = 10

Platinas do gênero = 5

 

Total = 15 / 2

 

Nota final 7,5  :champion:

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Quem sabe agora vai...

 

Vamos ver se algo assim resolve:

 

Quantidade de platinas que o usuário tem no gênero e pontos 

0 = 0

1 a 3 = 2

4 a 6 = 4

7 a 9 = 7

10 em diante = 10

 

Exemplo:

nota aplicada = 10

Platinas do gênero = 5

 

Total = 15 / 2

 

Nota final 7,5  :champion:

Por que esse peso de platinas do gênero ? Simulação de corrida eu só tenho Gran Turismo 6, com isso a nota máxima que posso dá é seis? Nota seis pra Gran Turismo 5 e 6 é baixa pra mim.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Gostei da ideia..

 

Mas tiraria a parte do review... só podem votar aqueles usuários que tem o jogo, mesmo que não tenha platinado ou pego troféu, apareceu no perfil ele vota... O Fabricio podia pegar as notas do Metacritic, de usuários e analistas profissionais, e colocar ao lado dos usuários myPSt....

 

Vai ter os trolls, vai ter aquele que gosta da franquia dando 10, vai ter aqueles que não gosta e vai dar 0... mas, paciência.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Por que esse peso de platinas do gênero ? Simulação de corrida eu só tenho Gran Turismo 6, com isso a nota máxima que posso dá é seis? Nota seis pra Gran Turismo 5 e 6 é baixa pra mim.

 

O peso da platina equivale a sua experiência no gênero do jogo a ser dado nota.

 

Meu exemplo ficou errado. 

 

Quantidade de platinas que o usuário tem no gênero e pontos 

0 = 0

1 a 3 = 2

4 a 6 = 4

7 a 9 = 7

10 em diante = 10

 

Exemplo:

nota aplicada = 10

Platinas do gênero: 5 = 4 pontos

 

Total = 14 / 2 = Nota final 7,0  

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O peso da platina equivale a sua experiência no gênero do jogo a ser dado nota.

 

Meu exemplo ficou errado. 

 

Quantidade de platinas que o usuário tem no gênero e pontos 

0 = 0

1 a 3 = 2

4 a 6 = 4

7 a 9 = 7

10 em diante = 10

 

Exemplo:

nota aplicada = 10

Platinas do gênero: 5 = 4 pontos

 

Total = 14 / 2 = Nota final 7,0  

 

 

Eu não acho interessante o peso por troféu... não tem sentido o peso em uma nota atribuída ao que gostei ou não do jogo. Estava olhando o Metacritic, não acho interessante pegar dos usuários, pois lá qualquer um pode dar nota e o pessoal acaba zoando, aqui poderiamos evitar isso travando as notas apenas para quem tem o jogo... então se der, eu usaria a nota do Metacritic dos profissionais e daqui... só para ter uma base.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Como não tem sentido? Se é pra evitar os trolls, nada melhor do que pegar a experiência dele no gênero. A nota ele até pode dar 10, mas a experiência medida pelo ganho da platina vai equilibrar a nota. Ao mesmo tempo em que um usuário que curte mesmo o gênero, conseguirá aplicar a nota de modo mais eficiente. 

 

Regras de que precisa ter troféus no jogo ou a platina são discutíveis, pode ou não melhorar a eficiência do sistema.  

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Como não tem sentido? Se é pra evitar os trolls, nada melhor do que pegar a experiência dele no gênero. A nota ele até pode dar 10, mas a experiência medida pelo ganho da platina vai equilibrar a nota. Ao mesmo tempo em que um usuário que curte mesmo o gênero, conseguirá aplicar a nota de modo mais eficiente. 

 

Regras de que precisa ter troféus no jogo ou a platina são discutíveis, pode ou não melhorar a eficiência do sistema.  

 

Não tem sentido porque, por exemplo,

 

eu não gosto de FPS... então eu não tenho nada desse genero, mas... eu curto por exemplo Killzone... joguei, achei interessante e acho que ele vale um 8.... só que não tenho platina em nenhum outro jogo desse genero... ele vai ficar com 4! Ai platino ele, minha nota vai para 4,5... mesmo eu achando que o jogo vale 8....  Agora um outro exemplo... eu curto muito FPS... tenho 40 platinas desse genero... tenho 10 pontos... ai joguei o Killzone e acho ele ruim... dou nota 3.... pelo peso minha nota vai ser 6,5... e eu não acho que ele valha 6,5... ele merece um 3!

 

Ainda acho que amarrar a minha nota com um peso, não tem sentido.

 

Já amarrar que eu só possa dar nota com o jogo em meu perfil... tudo bem! Nada mais justo que eu pontuar um jogo que joguei ou comecei.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O peso da platina equivale a sua experiência no gênero do jogo a ser dado nota.

 

Meu exemplo ficou errado. 

 

Quantidade de platinas que o usuário tem no gênero e pontos 

0 = 0

1 a 3 = 2

4 a 6 = 4

7 a 9 = 7

10 em diante = 10

 

Exemplo:

nota aplicada = 10

Platinas do gênero: 5 = 4 pontos

 

Total = 14 / 2 = Nota final 7,0  

Ainda não vejo sentido nesse peso de gênero, repetindo o meu exemplo do Gran Turismo, eu dando nota 9 ficaria a nota final 5,5.

Já em jogos de ação que tenho mais de 12 platinas, eu dando nota 5 pro Resident Evil 6 a nota final seria 7,5. Não reflete a opinião de forma alguma, de jeito nenhum um Gran Turismo ficaria pior que Resident Evil 6.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ótimo! Já temos um modelo que não é eficiente. Bora avaliar outras opções  :krumel:

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu acho que funcionaria a ideia do eduhlopes, a pessoa tem que ter uma certa % de troféus do jogo para poder votar, assim a pessoa estaria avaliando um jogo que ela já jogou por um certo tempo a ponto de saber se o jogo é bom ou não.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Para que critério além do cara ter o jogo do perfil?!

 

Como eu disse, não gosto de jogos de tiro em primeira pessoa, por exemplo, porque eu teria que ter x platinas nele para dar nota para 2 ou 3 que joguei?!

 

Não gosto de jogos de simulador de carros, mas gosto do gran Turismo, não tenho nenhuma platina nesse gênero, não posso dar minha opinião sobre o GT?! O mesmo para survival... não sou grande fã, mas não posso dar uma nota em um que estou jogando por causa desse critério?!

 

Acho que o único critério é: O cara tem o jogo... ele pode dar a nota. Se a gente se preocupar muito com os trolls e com quem vai entrar para esculachar, não vai sair nada nunca. Sempre vai ter aquele engraçadinho que vai entrar para zoar... 

 

O metacritic que muita gente olha, tem os engraçadinhos... só ver o Uncharted... qtos haters entraram lá para jogar as notas de usuários para baixo de 8 pontos... enquanto que no oficial ele tem mais de 90... (isso porque pegaram uma paródia de critica que jogou a média pra baixo)....

 

Como disse, se o Fabricio conseguir pegar a nota do metacritic e colocar junto com da galera do portal, seria uma maravilha, assim poderiamos ver o quanto está sendo distorcido.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

No fundo concordo com você, só acho que uma porcentagem minima de troféus do jogo seria o bastante (e não só ter o jogo). 

 

Coloquei a questão de X platinas no gênero, por precaução, mas na verdade concordo que não tem necessidade.  :krumel:

 

Mesmo a porcentagem... por exemplo o The Last Of Us, terminei uma vez e tenho uma porcentagem bem pequena dos troféus... o Max Payne, joguei um bom pedaço e continuo com 0%... o TLOU eu tenho condições de dar nota, no Max Payne também, o pouco que joguei ele já tenho uma opinião... pode ser que eu mude de opinião no final do jogo (como mudei no caso do Castlevania, que achei um jogo bem mediano e repetitivo.... mas em compensação o final, foi animal... só por causa do final já subiu meu conceito sobre o jogo).

 

Então, por exemplo, se fosse pra dar uma nota, no Castlevania eu daria uns 6... mas, depois do final dele... mudaria para uns 8.... Max Payne eu daria uns 9... e no TLOU, um 10...  :D

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tem que ter zerado o jogo. Acho muito "idiota" dar uma nota sem ter terminado ou ter chego perto do final do jogo. Não terminou porque achou o jogo ruim em meia-hora de jogo e quer xingar muito ao dar a nota? Não vai dar.

 

Ou em minhas palavras de dois anos atrás:

 

Ou então programava para só quem tivesse pego o troféu de zerar o jogo, que pudesse fazer a analise.

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tem que ter zerado o jogo. Acho muito "idiota" dar uma nota sem ter terminado ou ter chego perto do final do jogo. Não terminou porque achou o jogo ruim em meia-hora de jogo e quer xingar muito ao dar a nota? Não vai dar.

 

Ou em minhas palavras de dois anos atrás:

 

Ai teria um outro trabalho, alguém pegar todos os jogos e marcar qual o troféu do final do jogo. Automaticamente não temos essa informação. O único que indica que ele fez tudo, é o de platina... e não dá para deixar o cara dar nota apenas se platinar, acho tão idiota quanto... se o cara apenas quis terminar o jogo ele não vai poder dar nota?

 

E não queremos notas de profissionais, queremos notas dos usuários que jogaram e sentiram como é o jogo... muitos conseguimos ver que é ruim logo no começo... ou precisaria terminar o Damnation para perceber que ele é ruim?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ai teria um outro trabalho, alguém pegar todos os jogos e marcar qual o troféu do final do jogo. Automaticamente não temos essa informação. O único que indica que ele fez tudo, é o de platina... e não dá para deixar o cara dar nota apenas se platinar, acho tão idiota quanto... se o cara apenas quis terminar o jogo ele não vai poder dar nota?

 

E não queremos notas de profissionais, queremos notas dos usuários que jogaram e sentiram como é o jogo... muitos conseguimos ver que é ruim logo no começo... ou precisaria terminar o Damnation para perceber que ele é ruim?

 

Eu também discordo no caso da platina, ou de ter uma porcentagem específica. Só não acho certo avaliar um jogo sem o ter experienciado por completo.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu também discordo no caso da platina, ou de ter uma porcentagem específica. Só não acho certo avaliar um jogo sem o ter experienciado por completo.

 

Mas para isso precisaria saber qual o troféu referente a terminar o jogo... e não acho que valha a pena fazer algo assim, editar todos os jogos já cadastrados e ter alguém para fazer isso nos futuros jogos... uma mão de obra que não compensaria não.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Mas para isso precisaria saber qual o troféu referente a terminar o jogo... e não acho que valha a pena fazer algo assim, editar todos os jogos já cadastrados e ter alguém para fazer isso nos futuros jogos... uma mão de obra que não compensaria não.

 

Um jeito seria... Moderadores :lol:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Muito boa a ideia!

 

Poderia ter, no caso dos comentários sobre o jogo, aquele campo igual a maioria das lojas online.

 

Avaliação negativa mais útil.

Melhor avaliação.

 

Ou seja, os comentários sobre o jogo também seriam avaliados.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não sei se concordo com a ideia de só quem fechou o jogo pode opinar na nota... porque você não precisa terminar um jogo horrível para saber que ele é ruim, por exemplo, peguei Killzone SF recentemente e achei o jogo um pé no saco...gostei dos gráficos, mas a campanha é um tédio...então apesar de não ter conseguido terminar, pq enjoei, joguei mais da metade e teria uma nota para opinar...

Acho que poderia iniciar o sistema de notas como uma beta...apenas nos jogos lançamento por exemplo, e deixar livre para qualquer um dar a nota...(talvez vinculado a quem tem pelo menos 1 troféu, para provar que jogou pelo menos)

Acredito que mesmo com hatters e fanboys participando a média dos jogos acabará sendo realista...não dá pra querer ter um sistema desses participativos totalmente blindado.

 

Por isso, para poupar trabalho e esforços que talvez sejam inúteis, acho legal fazer um teste nos lançamentos e ver se da certo!...colocar a possibilidade de qualquer um inserir a nota de 1 a 10 e ver no que dá...se a média for coerente com as reviews e notas da web, acredito que o sistema poderá ser implementado no site todo.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...