Ir para conteúdo
Tanker_Bower

Tutorial - Melhorando desempenho da internet (descobrindo o MTU ideal)

Recommended Posts

No meu pc os download conseguem chegar numa taxa de 1,5 Mb por segundo. No meu ps3 essa taxa não passa de 500 kb por segundo causando demora em download e dificuldade em jogar partidas online.

 

 

 

xHDk6tB.png

 

 

 

 

Basicamente, o problema é no MTU que deve ser configurado MANUALMENTE. O valor padrão é 1500, o que MUITO LENTO, pois existe perda de pacotes tanto em Down quanto em Ups. Pra saber qual valor colocar, deve-se fazer o teste em um PC conectato na sua rede (utilizada pelo ps3, seja ela wi-fi ou a cabo, geralmente as redes a cabo nao possuem esse problema).

O teste é feito na tela do MS-DOS. 

 

 

 

DQ7w1H6.png

 

ESSA PARTE É FEITA NO PC QUE USA A MESMA INTERNET QUE O PS3.
 

Os comandos abaixo funcionam para OS Windows. Para outros sistemas funcionam da mesma forma, atentar para o comando equivalente. 

Na máquina cliente, vá no menu INICIAR no windows e vá em EXECUTAR

Obs: Você pode clicar no botão "Win" + a letra "R", para os usuários do windows 7 em diante.

Digite na janela aberta o comando CMD

 

 

BV9Ifzq.png

 

Na janela do DOS voce digite o comando.... tracert -d (um site qualquer, como por exemplo: www.google.com.br ouwww.ig.com.br) 

 

Deverá ficar algo assim na tela:

LqlR8cM.png

 

Aperte o enter espere um pouco e a tela ficará assim:

 

G30lFZD.png

 

Observe que a faixa de ip de 192 mudou para 200

 

Anote o primeiro IP que esteja fora de sua rede interna, que no nosso exemplo é o 200.195.81.9
Nota: Você tbm pode utilizar o comando ipconfig /all(2000/XP) ou winipcfg(9x/ME) na máquina servidora para saber qual e o IP externo dela. Será este o IP utilizado na nossa avaliação. 

 

Agora utilize este comando:

 

ping -f -l 1500 200.195.81.9  *(palavra ping "menos" espaço "F"espaço"menos" "L" e o IP)*  onde o IP será o que você anotou.

 

Ficará assim:

 

yhYuKEY.png

 

De enter e deve aparecer a seguinte mensagem: "O Pacote precisa ser fragmentado, mas a desfragmentação está ativa" ou "Packet needs to be fragmented but DF set"

 

2Wc7Bon.png

 

Agora voce sabe que este valor é muito alto para o pacote ser transmitido sem partilha, então vamos abaixar o valor até não recebermos mais este aviso. 

 

Digite agora o valor de 1452 ou você pode ir abaixando de 10 em 10 ate não receber mais o aviso... Assim que parar de receber a msg, suba ou desça de 1 em 1 até achar o valor exato. 

(1500... 1490...1480...1470... e assim por diante...) 

 

Exemplos:

ping -f -l 1490 200.195.81.9

ping -f -l 1480 200.195.81.9

ping -f -l 1470 200.195.81.9

 

No meu caso o melhor valor foi 1460 (este valor é variável de máquina para máquina, então somente com o ping poderá se chegar num valor ótimo.)

 

ficou assim: 

2a3ZxDg.png

 

Observe: Média = 58ms Nosso objetivo é fazer essa média ficar a menor possível 

 

Agora que já descobrimos o valor do MTU que no meu caso é 1460 é partir pro ps3 pra colocar ele lá.

 

 

 

nRgHvEr.png

 

 

 

Na tela da DASH do seu ps3 Vá em DEFINIÇOES =>DEFINIÇOES DA REDE =>DEFINIÇOES DE LIGAÇAO A INTERNET 
Vai aparecer uma tela pedindo confirmaçao, clique em OK. 

Em *Selecionar um metodo de definição* 
Clique em *Personalizado* 

O importante é não mudar NADA do que ja esta configurado. Se vc acha que o seu Console está lento pra fazer downloads, a unica opção que vamos mudar é quando chegarmos em *MTU* 

O console vem com esta opção configurada por padrão em *AUTOMATICO*, contudo essa opção padrão dá erro no PS3. Porque a sony não corrige isso é um mistério pra mim, mas o motivo de os seus downloads ficarem LENTOS é porque existe muita perda de pacotes e com isso a eficiência da sua rede fica comprometida . Quem esta com esse problema vai setar em *MANUAL* 
Na tela da DASH do seu ps3 Vá em DEFINIÇOES =>DEFINIÇOES DA REDE =>DEFINIÇOES DE LIGAÇAO A INTERNET 

Vai aparecer uma tela pedindo confirmaçao, clique em OK. 

Em *Selecionar um metodo de definição* 
Clique em *Personalizado* 

O importante é não mudar NADA do que ja esta configurado. Se vc acha que o seu Console está lento pra fazer downloads, a unica opção que vamos mudar é quando chegarmos em *MTU* 

O console vem com esta opção configurada por padrão em *AUTOMATICO*, contudo essa opção padrão dá erro no PS3. Porque a sony não corrige isso é um mistério pra mim, mas o motivo de os seus downloads ficarem LENTOS é porque existe muita perda de pacotes e com isso a eficiência da sua rede fica comprometida . Quem esta com esse problema vai setar em *MANUAL* 

O valor padrão é 1500, substitua esse valor pelo valor que acabamos de descobrir acima, 
mantendo o restante da configuração, com exceção do UPnP que deve ficar DESATIVADO, já que o valor do MTU foi mudado. "Nesse caso, teste o UPnP ativado e desativado.

 

 

 

 

 

Agradecimento: Aos usuarios Naked-Snake (Uol jogos) e kevoX (htforum) por postarem esse tutorial

Ps: Imagens de minha autoria, esse tutorial não segue o padrão do original

  • Curtir 18

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Irei da uma olhada nisso, minha net é de 5 megas, mas o Ps3 puxa apenas 2. ;-; 

 

 

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O que é UPnP? Como testo ativado e desativado?

 

Quando vc for em configurações de rede vai ter lá UPnP ativado ou desativado, 

coloque desativado e testa pra ver se vai melhorar baixando algo, caso não melhore ativa.

O meu deixei desativado.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Visitante vinicius2323

Posso mover céus e terras mas a minha internet sempre vai ser lenta.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O negocio é um seguinte amigo , fiz tudo certinho , meu exato foi 1425 , fiquei com a media um pouco mais alta que a sua , mais foi a que eu conseguir deixa a menor delas .

 

Ao colocar no PS3 o mesmo valor ele me vem com a informação que o meu roteador não aceita fragmentos de IP .

 

Com a minha internet de 10mb consigo chegar no maximo a 3mb no PS3 , sem duvida um absurdo , pois no PC eu consigo a média de 1mb/s e no PS3 nem 300kbps/s .

 

Aguardo respostas

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Por algum motivo hoje de manhã a média subiu bastante , mais o erro continua , porém realizando outros procedimentos consegui 7mb nele , estou feliz com isso ... rsrs

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Minha net é de 5 mega mas no ps3 meu down fica entre 2 e 3 e upload em 500kbs! UPnP nao disponivel!

 

A taxa que marca no teste de conexão não é exato ele sempre é menor, eu tenho net de 10 megas e marca 2 megas sendo que nos download ele baixa na taxa normal

 

 

Por algum motivo hoje de manhã a média subiu bastante , mais o erro continua , porém realizando outros procedimentos consegui 7mb nele , estou feliz com isso ... rsrs

 

 

Aqui fica esse erro também mas o download fica normal sem nenhum erro

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Visitante vinicius2323

Vou já fazer isso no meu ps3. Mas acho que o problema não é só a velocidade e sim o alcance do meu roteador.

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Como eu sei exatamente qual ip faz parte da rede externa? Na minha sequência, os primeiros cinco saltos foram: 192.168.0.1; 177.142.208.1; 201.17.0.24; 201.17.0.9; 200.209.203.33.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Fiz o teste por 2 vezes e quando acho o IP e faço o teste chego perto de 1 dos 4 envinios com exito -.- vou diminuindo de 1 em 1 mais nunca supera isso.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Usei o tutorial, mas no PS4, a minha net é de 10 mbps, com MTU em 1500 a velocidade tava em 2 mbps, depois foi pra 8 mbps, sendo que o sinal está só em 68%. Não sei se a intensidade do sinal interfere na velocidade de conexão.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Fiz todo o procedimento e no PS3 não vi absolutamente nenhuma diferença, ainda compensa mais usar algum programa pra baixar os games via proxy, vou fazer o teste no ps4 pra ver se muda algo.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Visitante rikmga

Tinha três download praticamente parados que não iam,alterei ao MTU e agora está indo bem rápido,valew pelo tutorial bem feito,passo a passo e com imagens também,muito obrigado!!!!!!!!!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Legal trazer esta informação ao pessoal mas, vou dar uma contribuída básica ;)

Sempre configuro minha conexão manualmente em todos consoles, pc...

Este tutorial está quase completo. Ficou faltando a parte final, pois, ele mostra apenas o tamanho máximo do pacote obtido através de um teste ping!!!

Para chegar ao valor ótimo do MTU você deve acrescentar +28 bytes ao último pacote que não fragmentou, pois, 20 bytes (160bits) são referentes ao header (cabeçalho) do IP e 8 bytes (64bits) são do header do ICMP.

Em outras palavras, se o tamanho máximo do pacote encontrado pelo teste ping foi 1472, adiciona-se 28 e o MTU final será 1500.

Lembrando que o valor máximo para o MTU é 1500!

Espero que agora sintam a real diferença do MTU optimizado 

PS: sugiro acrescentar a dica de adicionar o +28 ao post inicial.

:champion:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Fiz o teste no meu pc e os resultados foram os seguintes:

 

1469: média de 128 ms

1470: média de 50 ms

1471: média de 51 ms

1472: média de 100 ms

1473: "O pacote precisa ser fragmentado, mas a desfragmentação está ativa."

 

Devo colocar 1470 mesmo? Como fica isso de acrescentar 28 ao último valor que fragmentou, se iria passar dos 1500? E também, quando tento mudar pelo PS3 fala que talvez as conexões não funcionem, e realmente a internet deixa de funcionar quando tiro do automático (já tentei com três valores diferentes). O que fazer?

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Irei testar, a minha net é de 10 megas, mas acho que no PS3 vai só uns 4. :P

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...