Ir para conteúdo
guicamarotto

[Sugestão] - Guias/Detonados

Recommended Posts

Vocês do staff estarão "cozinhando" regras enquanto isso, presumo eu?

 

 

 

 

Enviado diretamente da Fortaleza do Céu.

Não estamos cozinhando nada :D

Queremos alguém que coordene a bagaça... e tire ela do papel.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não estamos cozinhando nada :D

Queremos alguém que coordene a bagaça... e tire ela do papel.

 

E o staff, analistas, guiadores, moderadores não precisam decidir como será isso?

Não é importante decidir democraticamente se isso realmente dará pé?

 

Iniciar a sessão e não agregar ponto a sentença - ou agregar, como se pretende - e descobrir que a geral não quer isso por motivos variados é chover no molhado.

 

A intenção de um detonado para certos gêneros de jogos não é sobrepor um guia de troféus, longe disso, é dar a opção de ter disponível dentro da comunidade mypst um nível a mais de aprofundamento de um título com troféus disponível no portal para quem quer saber mais a respeito, fazendo com que o mesmo não vá em outro site para saber mais sobre ele. Sabe-se bem que se faz necessário saber mais sobre um game e nem sempre um guia de troféus te dá todo o know-how para jogar/platinar.

 

Sempre haverá dúvidas referentes a certo jogo, sabe-se que nem todos sabem inglês e, acredito eu, posso estar errado, mas a comunidade mypst tem interesse em crescer e se estruturar mais do que já é estruturada no assunto, ou muito me engano?

 

Guias já demandam muito tempo do guiador e dos analistas, fazer um detonado apenas pra concorrer ou ter status, relegando que isso dará trabalho para staff não é a intenção. Agregar estrutura e conteúdo permanente o é.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

De vez de focar na evolução da quantidade, e acima de tudo da qualidade dos guias, prefere-se focar em detonados que de certa forma poderiam muito bem já ser adicionados em um próprio guia, ao invés de separá-los categoria por categoria.

 

Eu lembro de um guia do Batman City que fiz onde coloquei o RoadMap como uma forma de Detonado, indo passo a passo e junto a isso, auxiliando na conquista de troféus para acelerar o passo. Além de já ter todas as informações para passar de fase num só tópico, já teria as informações de troféus. Eu queria fazer algo com que uma pessoa conseguisse platinar o jogo só de ler aquele RoadMap e indo pouco por pouco. Deu tudo errado e poucos gostaram. Até concordei em parte, mas acho que foi informação boa desperdiçada. Mas continuo a pensar que aquilo era um RoadMap verdadeiramente útil.

 

Se a gente separa e cria areas especificas para detonados, nós tiramos algo que poderia agregar valor e qualidade á um guia e removemos a opção do guiador de criá-la por si só, como um apoio ao leitor do guia que muitas vezes precisa dessas informações.

O analista poderá afirmar que "Já existe uma área para Detonados, sugiro a postagem da parte de Detonado lá.".

 

Essa é so minha opinião, e pode ser claramente alterada conforme o meu pensamento evolua ou mude, então se discordam argumentem. Não acho uma ideia absurda nem equivocada, pois isso pode-se aplicar aos incriveis RPGs, abrangendo mais do que os troféus, mas a maioria dos jogos possuem a sua história e suas missões secundarias englobadas pela lista de troféus.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Se eu adequar um tópico de regras, no maior rip-off das regras de guias já é um começo.
Creio que 99% das regras para guias se aplicam ao de detonados. Acho apenas que um deve COMPLEMENTAR OUTRO, jamais se degladiar. Guia de troféus te dá o caminho das pedras para os troféus, um detonado esmiuçará missões, estratégias, sequência de puzzles, sendo perfeito mencionar troféus por missão, linkando com guia de troféus já oficializado.

Fora isso, é o pessoal se empenhar. Tenho um detonado na metade, aproximadamente. Talvez possa servir como proto-ideia.

*Editado porque não sei digitar via Tapatalk*

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não seria o caso de fazer alguma enquete perguntando se o pessoal vai curtir a idéia?

Pq senão fica sendo apenas mais uma idéia morta, como é a parte de boost do portal

e o clube da luta (que eu estou "gerenciando" ).

 

Eu percebo que o pessoal fica meio avesso a certas idéias aqui, nesse ponto o forum

ficou meio estagnado.

 

Mas pra quem se aventurar a fazer um walkthrough, creio que seria importante botar

no título se tem ou não spoilers, pra evitar estragar a surpresa pros outros.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Visitante Frossth

Bem, nós analistas temos conversado sobre o assunto em nossas discussões diárias.

E o que disse lá venho trazer aqui, pelo menos o que na minha opinião é relevante para o momento.

Acredito que se os Detonados e os Guias forem trabalhados em conjunto, um complementando o outro e não sobrepondo como o próprio JKorso já destacou, é uma ideia que pode dar muito certo e com isso agregar mais valor ao mypst, capaz até de trazer mais pessoas para o fórum/portal.

Contudo eu não entendo uma coisa, citando o próprio exemplo do Gabiru, alguns guias existentes no portal possuem roadmaps dignos de se chamarem de detonados, pegam o jogador pelo braço e levam ele passo a passo até o final, mas esses mesmos roadmaps são alvos de reclamação, que são feitos para analfabetos funcionais, e mais um monte de mimimi desse tipo.

Concordo que em questão de conteúdo alguns guias, bem poucos para dizer a verdade, deixam a desejar no quesito conteúdo, focando apenas nos requisitos mínimos para se conseguir os 100%/platina, mas a grande maioria dos guias, mesmo que não sejam focados no mínimos detalhes, e não cheguem nem perto de um detonado, possuem todas as informações pertinentes para o jogador poder avançar e chegar ao final sem problema algum, sem motivo para a generalização descabida que ocorre com os guias atuais do mypst "onde só se foca em estética e pouco se liga para o conteúdo" e por isso é necessário buscar informações extras em outros lugares.

Então, como já disse, na minha opinião para isso dar certo precisaria ser feito um trabalho em conjunto guiador + detonador.

Por exemplo, o usuário X vai criar um guia e se sente seguro em criar também um detonado, então ele abre uma nova seção no próprio guia e o faz, uma coisa totalmente opcional. E no caso já citado, existe um guia, mas não existe um detonado, vendo isso o usuário Y achando necessário vai lá e cria um, que vai complementar o guia, não necessariamente ser anexado ao corpo do mesmo, mas um vai linkar o outro, então aproveitando o que já foi criado de "Novos Detonados" e "Detonados Oficiais" eu sugiro um novo botão nas páginas dos jogos no portal linkando esses Detonados.

E algo que foi discutido e achamos de extrema importância para que realmente se agregue valor a esse novo trabalho feito, ele deve ser totalmente original, sem ctrl+c/ctrl+v (Videos, fotos e textos devem ser todos de autoria do criador do detonado - sei que videos e fotos podem ser um pouco complicadas de se conseguir, sobretudo se tratando do Ps3, mas acredito que só assim o detonado teria real valor, se não for assim basta ver os walkthroughs no youtube ou nas próprias dicas do guias), claro que sempre rola uma inspiração, um conteúdo chave que ajuda a dar inicio ao trabalho, mas não pode passar disso, e esse mesmo conteúdo deve ser devidamente mencionado no corpo do detonado.

Por último algo que foi citado aqui no fórum, mencionar no detonado os possíveis troféus conquistados em determinada parte do progresso, é uma ideia bacana, mas precisa saber ser usada para não tirar o motivo da existência dos guias.

 

-edit

 

Sobre gerar o conteúdo exclusivo e original para o detonado, eu sei que tem alguns usuários aqui do portal que fazem videos desse tipo, nada impede de rolar uma parceria, e já que citei não custa falar quem é, não lembro a ID certinho, mas o canal dele é o MAJORDOKI (algo mais ou menos assim)

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Creio que exigir vídeos de própria autoria sepulta completamente a ideia do Detonado.

Não há essa exigência no padrão de Guias de Troféus, embora se veja toneladas de walkthroughs nas dicas de cada troféu no portal, exigir isso é assinar que não haverá como isso sair do brainstorming.

 

Que a exigência para esse tipo de guia/passo a passo é maior, isso é verdade, é preciso regulamentar e seguir parâmetros, mas os vídeos de autoria do cara, como exemplificante em cada evento do mesmo é bastante inviável. É preciso dar opções também. Segmentar, texto, imagens, vídeos.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Visitante Frossth

Creio que exigir vídeos de própria autoria sepulta completamente a ideia do Detonado.

Não há essa exigência no padrão de Guias de Troféus, embora se veja toneladas de walkthroughs nas dicas de cada troféu no portal, exigir isso é assinar que não haverá como isso sair do brainstorming.

 

Que a exigência para esse tipo de guia/passo a passo é maior, isso é verdade, é preciso regulamentar e seguir parâmetros, mas os vídeos de autoria do cara, como exemplificante em cada evento do mesmo é bastante inviável. É preciso dar opções também. Segmentar, texto, imagens, vídeos.

Sim, realmente, acredito que "reciclar" fotos e videos da internet não seja tão ruim assim, talvez eu tenha sido radical demais quando citei isso, ai agora olhando o lado dos guias....

Massssss..... um detonado teria videos de walkthroughs completos e não apenas dicas de determinado troféu, então não vejo motivo para criar um detonado com videos reciclados, um conteúdo original seria muito melhor, com comentários do detonador e tudo mais. Imagens tudo bem, não vejo problema, mas os videos.....

E do meu ponto de vista, assim como já foi comentado na MP com os outros analistas, a área de detonados vai servir apenas para alguns jogos (leia-se RPGs), afinal, atualmente não existe dificuldade nenhuma em se finalizar um jogo, o caminho das pedras vem se a pessoa deseja platinar o game.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Verdade. Mas não apenas RPGs, jogos como a série Metal Gear Solid, Resident Evil, Borderlands e muitos outros não exatamente RPG estariam na lista de dignos de ter detonados. A série Souls teria mais dicas do que já tem nos guias de troféus, mas se focaria mais em como conseguir itens para criação de equipamentos e como conseguir o que só quem tem os guias oficiais conseguem. Tomos para RPG seriam bem vindos, porém são replicações de guias oficiais em inglês.

 

Se isso é um problema, ter como base um guia oficial, então a exigência do portal excedeu a premissa. O Detonado não será um tópico contendo um vídeo de walkthrough, por isso discordo de exigência de vídeos proprietários. Perde-se a proposta se for fazer tudo apenas em vídeo ou ter o 'recheio' do Detonado apenas em vídeo.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Visitante Frossth

Em momento algum eu disse que seria algo baseado apenas em videos ou fotos, se a "iniciativa detonadores" for realmente concretizada e funcionar como eu imagino que possa, tem que ser algo bem elaborado e explicado, fotos e videos comentados não são os únicos modos de se fazer isso, textos bem escritos e tabelas com boas informações podem ajudar demais.

 

Mas o que ta me fazendo pensar realmente não é nem como a ideia vai ser concluída, mas sim como vamos fazer isso dar certo sem atrapalhar o que já existe.

Talvez eu seja apedrejado depois de falar isso, mas atualmente, não quero generalizar, muitos guiadores fazem os guias pelas coxas, visando apenas uma boa colocação no MGM/MGA e isso é algo chato demais, eu canso de ver guias serem feitos a atacado, a pessoa nem começou direito um e já está fazendo o outro, então, se existe esse relaxo na hora de fazer um guia que comparado a um detonado é algo mais simples, imagina na hora de criar um detonado, que é um projeto que demandará muito tempo e esforço, mas só o tempo vai dizer.

 

Vamos criando as regras e também um layout bacana e único para o projeto.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Simples: impor regras e fazer com que sejam cumpridas. O foco de guias de troféus é esse. Se o staff acha que tá ok essa onda de guia nas coxas, quem precisa mudar PRIMEIRO, é a mentalidade geral do staff que considera que está bom, quando não está.

 

Sobre o detonado, simples também: não haverá premiação nem concorrência nessa modalidade. Só fará um desses quem for decidir focar no detonado, mão nos possíveis louros a se adquirir com o mesmo.

 

Facilmente reconhecível porque existem guias desleixados e fora de um padrão mínimo: o staff permite.

 

 

Enviado diretamente da Fortaleza do Céu.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Visitante Frossth

A staff não permite nada, quando um guia é analisado para ser oficializado o analista que o faz, fala de todos os pontos a serem mudados e tudo o que for necessário, mas infelizmente só podemos fazer o básico disso, quando digo o básico me refiro aos requisitos mínimos exigidos pelas regras de oficialização, se a gente pega um pouco mais pesado exigindo coisas que realmente são boas para o guia e que vão melhorar ele como um todo o guiador fica bravo, fala que não vai fazer, então são coisas que paramos de exigir, tem guiador que na hora da análise vem pedir dicas para se dar bem no MGM, esse não é o ponto principal de um guia, e quando eu disse que estão sendo feito pelas coxas não quis dizer que são necessariamente guias ruins, eles cumprem o que é proposto, mas é aquilo, estão na média, cumprindo estritamente o mínimo exigido, aí quando chega o MGM, quando é aberto um tópico de sugestão e discussão ou como no caso agora o acréscimo de uma seção que tem muita relação com os guias, nós, analistas e o restante da staff somos taxados de ruins, de maus trabalhadores e por aí vai.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O gosto pessoal de cada um tem um forte peso nisso tudo, caso contrário teria mudado para melhor ou pior o esquema de guias.

Mas sim, pessoal só faz para ostentar e/ou ganhar certo status. Incontáveis guias poderia 'ser melhores', mas o foco é a competição para a maioria.

Não é exatamente legal isso, mas enfim.

 

Daria pra dizer, embora que com certa margem de erro, que os primeiros que fossem se aventurar a fazer um detonado, seriam pelos 'propósitos reais', mas é bem certo que se tornaria o mesmo que o guia de troféus.

 

Se forem fomentar um layout na seção 'encubada', quero iniciar um protótipo.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Visitante Frossth

O gosto pessoal de cada um tem um forte peso nisso tudo, caso contrário teria mudado para melhor ou pior o esquema de guias.

Mas sim, pessoal só faz para ostentar e/ou ganhar certo status. Incontáveis guias poderia 'ser melhores', mas o foco é a competição para a maioria.

Não é exatamente legal isso, mas enfim.

 

Daria pra dizer, embora que com certa margem de erro, que os primeiros que fossem se aventurar a fazer um detonado, seriam pelos 'propósitos reais', mas é bem certo que se tornaria o mesmo que o guia de troféus.

 

Se forem fomentar um layout na seção 'encubada', quero iniciar um protótipo.

Fique a vontade pra fazer um protótipo, também já iniciei um, aí quando estiver pronto é só postar aqui pra ver se é bem aceito, o que pode ser mudado, o que pode ser melhorado.

 

Aproveitando a oportunidade, deixo aberto convite a todos os usuários do fórum que se interessam por essa nova seção para enviarem sugestões para tal.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Bom, aproveitando o tópico, vou deixar aqui minha contribuição..

QUANTO AOS GUIAS..
Pegando as deixas de Gabiru e Frossth, tentamos e como tentamos.. alguns mais, outros menos, não porque são omissos, mas porque já levaram tantos "pra trás" de Guiador, que como o Frossth disse, as vezes até tentar cumprir a regra é difícil, quer um exemplo simples? os erros de português, traduções mal feitas do Google Translator, tu encontra cada absurdo e quando vai conversar com o Guiador, ele simplesmente pergunta pra ti se tu está esperando uma Tese de Mestrado ou um TCC? demora dias pra te responder.. ignora tuas mensagens (e tu vê que ele leu). Um Guia de Troféus bem feito, como o Gabiru mencionou, com um bom RoadMap / Gameplay / Walktrough.. dicas decentes, um conjunto de midias auxiliares as dicas, seria suficiente pra qualquer jogo platinável.. o problema é que, "com exceções", pois existem muitos Guias e Guiadores excelentes.. ainda se vê muita produção manufaturada de Guias.

 

QUANTO AOS DETONADOS..

Sou da época de Game Book, Revistas de Detonados dos velhos e saudosos jogos do PS2, SNES.. aonde sem um Detonado, dependendo do jogo, tu agarrava, mas detonado, pelo que eu entendo, é o que o Frossth comentou, ele pega o Jogador pelas mãos do começo do jogo, o faz explorar toda a experiência que o jogo lhe oferece e lhe mostra a porta de saída do game, ele não se preocupa com a platina. Vou dar um exemplo melhor, no gênero que eu gosto de guiar, RPGs, você pega ai Dragons Dogmas (uma infinidade de Sidequests e Mini-sidequests), Kingdoms of Amalur (idem.. idem); Atelier Rorona, Atelier Totori e Atelier Meuru (uma porrada de ingredientes de coletas em locais distintos, formulas especiais, em média 15 finais distintos que requerem decisões específicas em determinados pontos do jogo para destravá-los, etc..) o Detonado, te guiaria através disso, penso eu, ele não deveria se preocupar com o troféu, sobretudo porque estamos falando de um detonado, que é um texto contínuo, a história do jogo contada na visão do aventureiro/jogador, já imaginou eu misturar isso ao troféu e tiver momentos por exemplo.. bata no Boss X até conseguir 999999 de hits pra desbloquear o troféu Y, se tu não tiver evolução suficiente pra isso, tu não vai conseguir nunca, ai começa a misturar "Farm de Personagem" dentro do detonado (que já é uma dica apresentável no guia de troféus), correríamos o risco de fazermos CRTL C + CRTL V de dicas.. e um ou outro acabariam ficando cansativos de se ler ou repetitivos.

 

Sou a favor sim de Detonados, meus Guias de RPGs são mais o menos uma mistura disso, lá eu falo das dungeons, magias, explico sobre evolução de poderes/armaduras/acessórios, spoilo sobre os personagens, etc.. mas fora do Guia de Troféus, em posts a parte, como complemento de informação do jogo, pois é justamente aquilo que o Frossth disse, quando você quer fazer algo mais legal e caprichado, vem sempre "uns" e detonam.. falando que esta grande demais pra ler.. cheio de informação desnecessário e básica.. que são guias pra analfabetos funcionais.. etc, acho que tem potencial a "iniciativa detonados", mas só tenho uma dúvida quanto ao projeto.. o Guia de Troféus, você consegue fazer uma pesquisa e tu consegue julgar e analisar o Guia, mesmo não conhecendo o jogo, um Detonado, que tu não conhece o jogo, como tu vai saber se as informações de determinada quests está correta? ou se o playtrough indicado é possível dentro da storyline?

 

Falo isso, porque jogando a trilogia Atelier eu peguei falhas temporais em alguns playtrough que encontrei pela internet que era impossível de estar em determinado lugar no tempo indicado, fazendo-se determinas instruções dadas pelo Guiador, por causa do consumo de tempo e da possibilidade de se perder prazos de start de cutscenes de eventos chaves do jogo.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

São muitos quesitos a serem levados em consideração realmente.

Prazos precisariam ser aumentados, no guia teria de ser exposto qual foi o base para criação e comparar timeline, infelizmente.

Vejo apenas que detonados em português são raros se formos comparar o conteúdo disponível na língua inglesa na web.

 

Esse approach seria menos utópico. Mas tradução direta sem nada a mais também não vale.

Havia iniciado o Detonado de Mass Effect 2 e consideraram desnecessário, por ser muito extenso, mas RPGs são assim, feliz ou infelizmente.

É preciso levar com a mão, principalmente se o jogador é iniciante no gênero ou na série.

Quem tem acesso fácil a guias oficiais de jogos aqui?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Foi uma pergunta retórica.

 

Guias em pdf em inglês a net tá cheia realmente.

 

Vc perguntou sobre guias oficiais. Aí tem vários scans de guias da Brady Games, Prima, entre outros, postei pra ajudar o pessoal

a ter idéias sobre detonados.

Mas enfim, eu não ajudo mais. Boa sorte aos interessados.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

sobre o questionamento de alguns guias serem feito o minimo proposto, creio que para que os detonados não entrem nesse mesmo esquema, é só não criar nenhuma badge e nem competição sobre isso. Dessa maneira o detonador fará por querer e não ostentando alguma coisa.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Vc perguntou sobre guias oficiais. Aí tem vários scans de guias da Brady Games, Prima, entre outros, postei pra ajudar o pessoal

a ter idéias sobre detonados.

Mas enfim, eu não ajudo mais. Boa sorte aos interessados.

 

Foi uma pergunta retórica.

Acesso a guias em inglês se acha, mas nem todos se interessam em ter de ir atrás de um guia em inglês, em pdf.

A pergunta foi feita só para exemplificar que é mais prático ter a coisa num só lugar. O portal foi criado pra isso, subentende-se.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...