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Essa politica da ANATEL mostra o quanto somos atrasados.

 

Isso não tem relação com política de ninguém, são apenas os números expressados em duas grandezas diferentes, mas que significam a mesma coisa.
 
1,25MB = 10Mb
da mesma forma que 1m = 100cm
 
Parte da confusão deve vir da 'tradução' de Bytes pra bits ser feita, inclusive por técnicos das operadoras quando conversam com clientes, como uma divisão/multiplicação por 10, ao invés de 8, por pura preguiça, pois dividir/multiplicar um numero qualquer por 10 mentalmente é mais simples do que por 8. Então algumas pessoas acham que esse valor de 10% está relacionado ao porcentual mínimo garantido.
 
Mas isso não tem absolutamente nada a ver com a velocidade mínima garantida pela Anatel, que não sei com certeza qual é nos dias de hoje, achei que fosse mais que 20%, mas pelo que estão dizendo é isso.
 
Esse artigo diz que é 20% na 'taxa de transmissão instantânea', mas que a 'taxa de transmissão média' (média do mês) deve ser de no mínimo 60%
 
 
De qualquer forma, pra título de exemplo, 20% de uma velocidade contratada de 10Mb (que é o mesmo que 1,25MB) seria 250KBps (que é o mesmo que 2Mbps), que é algo - na minha opinião - inaceitável.
 
Se a velocidade estiver muito abaixo da prometida ou se a conexão estiver apresentando perda de pacotes regularmente, você tem direito de latir e de não pagar.
 
A primeira coisa a fazer é esquecer o Speedtest como medidor. Ele é bonitinho e tal, mas não dá detalhe algum além da média de download e upload, sem especificar se está medindo TCP ou UDP, então se você estiver sofrendo perda de pacotes e ele estiver medindo o UDP, o resultado pode aparecer perfeito embora você não consiga carregar um video do youtube ou falar uma frase no skype sem ser cortado.
 
Recomendo o Simet ou Brasil Banda Larga (EAQ)
 
O Simet, que é homologado pela Anatel e cujas medições podem ser usadas como provas para substanciar sua reclamação, dá medições detalhadas através de gráficos em tempo real. Especifique seu CEP e velocidade contratada antes de iniciar a medição, e ele mantém um histórico que pode ser acessado publicamente usando o código que aparece sob a aba 'histórico'.
 
 
 
No caso da NET, pois não sei como as outras respondem, como disse em outro post, eu só converso através do ReclameAqui, sem nem passar pelo 10621 deles, que é só dor de cabeça com gente terceirizada e despreparada que não resolve nada.
 
O processo é fazer uma reclamação no ReclameAqui com os screenshots das medições em diversos momentos, e deixar claro que não irá pagar a fatura até que seja re-emitida descontando os dias problemáticos (se tiver fatura em débito automático, retire do débito automático). A reclamação fará com que a ouvidoria deles entre em contato com você por telefone, e agende visitas de técnicos, etc. Não feche a reclamação no ReclameAqui e deixe claro para a ouvidoria que não fechem até que voce confirme seu problema resolvido (irão te ligar novamente dentro de alguns dias para confirmar).
 
Se a questão se prolongar muito sem resolução, tente registrar uma reclamação direto na Anatel, ou no Procom.
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Na GVT, das vezes que precisei ligar, me atenderam incrivelmente rápido, e resolveram os problemas.

Mas era assunto da TV, ainda não precisei reclamar da banda larga.

Vou ver esse SIMET aí, conforme for, eu faço uma reclamação.

Não tenho nenhum problema com a banda larga, mas é bom saber se estou pagando pelo que recebo né rs

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