Ir para conteúdo
JordhanMK

PS4 - Nova geração, novos gêneros?

Recommended Posts

Então, uma coisa que me perguntei hoje durante minha reflexão sobre a vida, é se o PS4 irá abrir portas para novos gêneros de jogos, como MMORPG ou Moba, que são estilos que muita gente considera "exclusivos de PC", eu tambem considero isso, por um unico motivo, que é a facilidade de jogar esses estilos no PC e a dificuldade que seria jogar isso em um console.

 

Será que com o PS4, irá abrir portas para gêneros do tipo? O que voces acham?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Moba e MMORPG no PS4 eu acho difícil, pois se o PS3 ainda não oferece muitas possibilidades para que muitos jogadores ainda consigam entrar num mesno servidor (reclamaram bastante sobre essa característica no BF3 de PS3 e X360), o PS4 ainda pode pegar muitas características do PS3 quanto a essa questão do Multiplayer.

 

O que me preocupa não é o surgimento de novos gêneros, mas que um ou dois gêneros acabem tomando todas as atenções e sufoquem outros, como foi nessa geração, onde Shooters e Hack 'n' Slash (houveram boas contribuições, como BioShock e Assassin's Creed, mas também houveram fracassos como Homefront e X-Blades) tomaram todas as atenções e faltaram RPGs e jogos de corrida realmente bons, especialmente estes últimos, onde os principais lançamentos de qualidade ficaram a cargo apenas de uma empresa (Codemasters).

 

Espero que a próxima geração tenha jogos de qualidade bem-distribuídos entre os gêneros.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu quero que o foco dessa geração seja RPG, com algumas funções no touchscreen (mas só em alguns jogos)

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Como o NisMotorola falou,espero que no PS4 ''equilibrem'' os jogos,porque realmente,os Shooters praticamente dominaram o PS3.

Quero poder mais jogos bons de corrida,RPG,aventura e principalmente TERROR.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Se o PS4 vai ser um "PC" pq não MMORPG?

 

Acho que tem chance de sair sim.

 

Tb concordo que essa gereção foi muito pobre. Falo em relação a oferta de outros generos. FPS foi um sucesso nãos e pode negar. Mas dai focar só nisso é foda.

A sony devia pegar cada estudio proprio e ajudar a desenvolver jogos de outros generos que nos sentimos faltas nessa geração.

Cara eu vejo Demon Souls, um jogo com qualidade grafica simples, investimento baixo e um puta sucesso de critica e vendas.

 

Precisamos de grandes jogos de RPG, Horror Survive e Corrida. Concordo.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu quero que o foco dessa geração seja RPG, com algumas funções no touchscreen (mas só em alguns jogos)

 

Vale mencionar que RPG's são um dos gêneros mais complicados de fazer.

Se já tem pouco nessa gen, temo pelo pior na próxima

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

 

Vale mencionar que RPG's são um dos gêneros mais complicados de fazer.

Se já tem pouco nessa gen, temo pelo pior na próxima

 

A impressão que eu tenho é que as produtoras se preocupavam tanto com os shooters/hack 'n slash que quando era para montar as equipes de desenvolvimento de jogos de outros generos faltava gente. Fora a ganância de muitas produtoras, que acabava dando prioridade a gêneros de jogos mais fáceis de se desenvolver em detrimento a outros mais complicados.

 

Não foram apenas os RPGs que sofreram, mas jogos de corrida (vide a decadência de NFS e o não surgimento de mais nenhum Midnight Club após o Los Angeles) e jogos de luta (praticamente apenas as empresas orientais lançaram jogos do gênero) também sofreram.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Se o PS4 vai ser um "PC" pq não MMORPG?

 

Acho que tem chance de sair sim.

 

Tb concordo que essa gereção foi muito pobre. Falo em relação a oferta de outros generos. FPS foi um sucesso nãos e pode negar. Mas dai focar só nisso é foda.

A sony devia pegar cada estudio proprio e ajudar a desenvolver jogos de outros generos que nos sentimos faltas nessa geração.

Cara eu vejo Demon Souls, um jogo com qualidade grafica simples, investimento baixo e um puta sucesso de critica e vendas.

 

Precisamos de grandes jogos de RPG, Horror Survive e Corrida. Concordo.

Sim! Mas infelizmente o "sucesso" de Demon Souls é vender 2 milhões de cópias, enquanto Call of Duty XXX Versão 2.3.2 vende 32 milhões =/

 

Saudades daquela boa distribuição de gêneros da era antiga também, enquanto FPS eram quase exclusivos do PC.

 

Vale mencionar que RPG's são um dos gêneros mais complicados de fazer.

Se já tem pouco nessa gen, temo pelo pior na próxima

Olha, essa foi a desculpa das empresas em não fazer RPGs no começo da nova geração. Afinal são jogos grandes, com enredos mais complexos, muitas opções do que se fazer, customizações, cenários maiores, etc. 

 

Maaaas... olhando agora, vendo jogos como Assassin's Creed, Far Cry 3, colossos como Skyrim e Red Dead Redemption, etc. Não vejo o quão mais caro seria pegar um Star Ocean 4 e dar uma refinada digna de AAA do ocidente. 

 

No fim das contas, os jogos dessa geração todos abraçaram os principais elementos que faziam os RPGs de antes tão amados: mais foco em enredo e narrativa. 

 

Pega um Assassin's Creed e coloca um sistema de combate estilo Tales, um esquema de level up com skills/party/etc e você tem um belo de um RPG! 

 

Acho que o problema de hoje é uma simples matemática:

 

Developer pode gastar 20 milhões num RPG e lucrar 30~50 milhões OU gastar 20 milhões num FPS e lucrar 10~800 milhões. A maioria está preferindo arriscar a grana mais alta do que um público RPGista fiel.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

E o mais engraçado, ninguém sabe o que é RPG hoje em dia. Todos dizem gostar, mas ninguém joga. E as confusões com Boderlands/ Alpha Protocol e outros FPS/Adventures misturados com RPGs estão cheios. Já vi galera mais nova dizendo que God of War era "meio RPG".

 

O futuro é esse, cada vez menos jogos com genero definido. Eu até cheguei a me render a uncharted nessa geração, estranho pensar que no PS2 eu consegui jogar apenas RPGs. Nas gerações atuais, é impossível. Todo mundo tem que jogar um pouco de tudo. As empresas não querem arriscar mais em produzir jogos específicos. Usando o exemplo do Daniel, caso vcs fossem produtores quais jogos vcs produziriam? Obviamente um FPS com retorno garantido.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Olha, essa foi a desculpa das empresas em não fazer RPGs no começo da nova geração. Afinal são jogos grandes, com enredos mais complexos, muitas opções do que se fazer, customizações, cenários maiores, etc. 

 

Maaaas... olhando agora, vendo jogos como Assassin's Creed, Far Cry 3, colossos como Skyrim e Red Dead Redemption, etc. Não vejo o quão mais caro seria pegar um Star Ocean 4 e dar uma refinada digna de AAA do ocidente. 

 

No fim das contas, os jogos dessa geração todos abraçaram os principais elementos que faziam os RPGs de antes tão amados: mais foco em enredo e narrativa. 

 

Pega um Assassin's Creed e coloca um sistema de combate estilo Tales, um esquema de level up com skills/party/etc e você tem um belo de um RPG! 

 

Acho que o problema de hoje é uma simples matemática:

 

Developer pode gastar 20 milhões num RPG e lucrar 30~50 milhões OU gastar 20 milhões num FPS e lucrar 10~800 milhões. A maioria está preferindo arriscar a grana mais alta do que um público RPGista fiel.

 

Olha... Catherine e Ni no Kuni nem passaram de 1 milhão de cópias vendidas, por exemplo.

 

Os japoneses (Salvo raros casos, como a Square) não tem verba suficiente pra fazer um AAA hoje em dia, especialmente pra um gênero complexo como RPG's... Então por isso tu vê esse tipo de jogos, por exemplo, cortando elementos pra reduzir custos de desenvolvimento (Tipo Ni no Kuni, que mal tem cutscenes dubladas).

 

Isso também associado que o público gamer japones gosta mais de portáteis (Eles devem gostar de jogar no caminho ao trabalho, ou algo assim), que não tem tanto apelo quanto deveria no ocidente, acaba deixando muitos títulos do gênero exclusivo pra lá

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Olha... Catherine e Ni no Kuni nem passaram de 1 milhão de cópias vendidas, por exemplo.

 

 

Ni no kuni ja deve ter passado de 1 milhão só com as cópias americanas, sem nem contar versão japonesa. Se não passou, ainda vai passar.

 

O game ficou várias semanas no top 1 de vendas em varios lugares, como UK e Sweden que sempre mostram listas semanais dos jogos mais vendidos.

Só na play-asia esse mês botaram 15.000 cópias de ni no kuni numa promoção diaria a 38dólares e venderam tudo antes de acabar as 24h. Tem um cara no Mercado Livre que vendeu mais de 230 copias para brasileiros. Vende que nem água man.... 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ni no kuni ja deve ter passado de 1 milhão só com as cópias americanas, sem nem contar versão japonesa. Se não passou, ainda vai passar.

 

O game ficou várias semanas no top 1 de vendas em varios lugares, como UK e Sweden que sempre mostram listas semanais dos jogos mais vendidos.

Só na play-asia esse mês botaram 15.000 cópias de ni no kuni numa promoção diaria a 38dólares e venderam tudo antes de acabar as 24h. Tem um cara no Mercado Livre que vendeu mais de 230 copias para brasileiros. Vende que nem água man.... 

 

Olha, se me lembro bem o jogo não tinha vendido tão bem assim quando lançou no Japão (Possívelmente porque já tinham lançado pro DS antes...)

 

Sem contar que o jogo foi lançado no ocidente lá por Janeiro, quando já tinha passado o final do ano, então não é difícil deixar ele com altas vendas nos sites

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

De acordo com o vgchartz Ni No Kuni vendeu meros 760 mil cópias de retail (lá não contabiliza vendas digitais). Não é lá um número tão confiável pra hoje em dia, mas dá pra se ter uma idéia.

 

@DesmaBR

Nem tanto. Claro que nenhuma publisher japonesa tem a grana de uma Activision, EA ou TakeTwo, mas a Konami e Square tem um belo orçamento, além da Capcom ter mostrado que voltou a fazer jogos caros com os últimos Resident Evil.

 

Só ver. A Square publicou Deus EX, Tomb Raider, os Batmans, etc através da EIDOS. A Capcom lançou Resident Evils, Street Fighters, vai lançar o Remember Me também. A Konami tem seu Metal Gear Solid ainda, seus jogos de lutas tradicionais, etc. Por que não públicar um RPG AAA com o que gastou nesses jogos? Não precisa ser um budget de Final Fantasy (que segundos rumores foi de 48 milhões no FF12 e cerca de 70 milhões no FF13, fora marketing e extras), mas um budget de uns 30 milhões já dá pra fazer um p*ta de um RPG sensacional que consiga vender umas 4 milhões de cópias pelo menos. 

 

Mas é como o Tell disse, os gêneros se misturaram muito. Até FPS abraçou elementos de RPG (po, Borderlands é MUITO divertido jogar multiplayer, apesar de uma história bem zuada), na próxima geração acho que vai ficar ainda mais misturado. Não dúvido ter um esquema de level up/skills no single player de um Call of Duty ou Battlefield em breve (no multiplayer já tem).

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Nao sei se ja saiu algumas informaçoes, mas acho que esse proximo elder scrolls vai ser um RPG foda...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Bom, na minha concepção, RPG's são jogos que buscam sempre a maior proximidade possível com a vida real. Calma, eu vou explicar: Não estou falando de história, enredo, afinal a gigante maioria dos rpgs são sobre lendas medievais ou fantásticos. Estou falando da gameplay em si, hábitos como alimentar-se, dormir, evoluir com prática, etc.....

 

Por outro lado, a cada dia que passa a indústria busca uma maior realidade nos seus jogos. Elementos da vida real são adicionados a todo tipo de jogo. Até em futebol vemos a questão da evolução dos jogadores.... é raro achar algo 100% arcade hoje em dia.

 

Somando esses dois fatores, eu creio que a tendência é que a ideia de RPG vá se diluindo, sendo acrescentada a todos os jogos. No caminho em que estamos, daqui alguns anos, todos os jogos terão os elementos RPG que hoje formam um jogo de RPG propriamente dito, não existindo assim mais um jogo de RPG puro.

 

E eu não sei, sinceramente, até que ponto isso é bom ou ruim. As vezes, tenho a impressão de que RPGs são mais do mesmo. Muda um aspecto aqui, outro ali, mas é sempre o cavaleiro com a espada pra matar o dragão, etc, etc.... Eu adoro RPG, mas o conceito é sempre o mesmo, só mudam as histórias individuais. Se o RPG se diluísse, transportando gradativamente todos os seus elementos pra outros gêneros, acho que seria o melhor a acontecer!

 

obs: Pelo título do tópico, achei que se tratava de gêneros inéditos, coisas nunca antes imaginadas. Fiquei frustrado em não se tratar de gêneros propriamente novos... Propaganda enganosa!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...