Ir para conteúdo
blackgndrf

[GazetaDoPovo] CloudFlare lança serviço de DNS gratuito, rápido e com foco em privacidade

Recommended Posts

DNS-da-CloudFlare-960x540.jpg

 

A CloudFlare lançou, neste domingo (1), um serviço gratuito de DNS em parceria com a APNIC. É o primeiro produto para consumidores da empresa e a estreia não poderia ter sido melhor: o 1.1.1.1, nome do DNS da CloudFlare, é o mais rápido do mundo e foca em garantir a privacidade do usuário.

 

De modo grosseiro, a internet é uma rede em que computadores e outros dispositivos se conectam uns aos outros. Eles são identificados através de endereços IP, códigos numéricos únicos que, para máquinas, são mais fáceis de serem processados. O problema é que memorizar essas sequências é dificílimo para nós, seres humanos. Por isso o DNS foi desenvolvido: abreviação de Domain Name Service, ele converte endereços fáceis de lembrar para humanos, como google.com, nos endereços IP "” no caso, do Google, 172.217.10.46. (Copie este número, cole no navegador e veja onde você vai parar. Legal, né?)

 

Por padrão, a maioria de nós usa o DNS padrão fornecido pelo provedor de internet. Funciona, mas quase sempre é mais lento e há menos garantias de privacidade para o usuário. O servidor DNS "resolve" todos os domínios acessados, diretamente ou por baixo dos panos, dentro de apps e outros serviços. É bastante fácil, pois, monitorar, registrar e usar esses dados de navegação para os mais diversos fins.

 

O DNS da CloudFlare mitiga esse problema. Ao ser ativado, ele impede que a operadora, redes Wi-Fi públicas e outros provedores de acesso tenham acesso aos domínios acessados por você. (Você pode complementar essa proteção usando, também, uma boa VPN paga.)

 

Outra vantagem do 1.1.1.1 é velocidade. Segundo o DNSPerf, site que analisa o desempenho de servidores DNS ao redor do mundo, o DNS da CloudFlare fica na liderança em velocidade. Como estamos falando em milissegundos, o ganho não deve ser tão perceptível "” ele resolve domínios em aproximadamente 28 ms, contra 38,4 ms do segundo colocado, o OpenDNS da Cisco. De qualquer forma, ser tão rápido não atrapalha e quase sempre qualquer ganho, por menor que seja, é bem-vindo.

 

A CloudFlare contratou uma auditoria externa, a KPMG, para auditar o código e as práticas do serviço de DNS todos os anos e, em seguida, emitir um relatório público das descobertas que fizer.

 

Segurança ainda não é 100%

 

A CloudFlare explica que o 1.1.1.1 ainda não é totalmente à prova de bisbilhoteiros. O DNS é um protocolo antigo, com 35 anos de idade, e não foi feito com privacidade ou segurança em mente. Por não ser criptografado, os dados podem ser interceptados por um terceiro mal intencionado. Usar um DNS como o da CloudFlare protege contra o monitoramento das operadoras, mas pouco faz em relação a ataques direcionados.

 

Existem algumas iniciativas que visam acrescentar uma camada extra de segurança ao DNS. A mais promissora, segundo a CloudFlare, é o DNS-over-HTTPS. Até agora, apenas o DNS do Google suportava essa tecnologia, o que deixa rivais receosos em seguir a fila "” o Google tem um navegador e sistema operacional próprios.

 

O 1.1.1.1 também suporta essa proteção extra (duas, na real: DNS-over-HTTPS e DNS-over-TLS) e espera-se que, com mais servidores DNS embarcando nesse mundo mais seguro e privado, outras fabricantes de navegadores, sistemas operacionais e roteadores passem a suportá-la.

 

Como usar o 1.1.1.1?

 

O site oficial do DNS da CloudFlare traz instruções para ativá-lo no Android, iOS, Linix, macOS e Windows, além de diretamente no roteador, o que abrange todos os dispositivos conectados através dele. As instruções estão em inglês, mas para cada tutorial há um vídeo que auxilia quem não manja o idioma.

 

Resumidamente, basta entrar nas configurações de rede do sistema (ou do roteador) e mudar a atribuição de servidores DNS para manual. Em seguida, usar os seguintes endereços: 1.1.1.1 e 1.0.0.1. Pronto!

 

 

Fonte: Gazeta do Povo

 

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Boa notícia Black, vlw por compartilhar.

 

Depois vou fazer uns testes para ver se existe muita diferença com os DNS da google no meu PS4 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ótima notícia para quem tem problemas de conexão no PS4!

Quem sabe pode ser a solução que a galera da NAT Vermelha em games como For Honor e R6 estavam precisando...

 

Vale a pena alguns testes...

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...