Ir para conteúdo
DiegoKG5

PlayStation 3 e Quedas de Energia

Recommended Posts

Olá, pessoal! Tudo bem? Estou criando este tópico pois tenho uma dúvida pertinente em relação ao título que descrevi: Recentemente, estava jogando em meu PlayStation 3 quando, de repente, ocorreu uma queda de energia. Obviamente que o aparelho desligou. Em seguida, o liguei novamente e, apenas apareceu a característica mensagem de que "o aparelho não foi desligado corretamente e que uma verificação seria feita para recuperar algum dado foi corrompido".

 

Feita a verificação, prossegui e continuei jogando (jogo em mídia física). No momento que ocorreu a queda, o jogo não estava salvando nenhum progresso. Joguei por mais alguns minutos e desliguei o aparelho. Após alguns minutos liguei-o novamente e o mesmo apresentou perfeito funcionamento.

 

A minha dúvida em si (e gostaria da opinião e ajuda de vocês para esclarecer a mesma) é: Quedas de energia podem danificar o PS3? Ou o aparelho dispõe de alguma proteção, para que eventuais quedas (de energia) não o danifiquem?

 

Gostaria da ajuda da comunidade myPSt para esclarecer esta questão. 

 

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Sim. E respondo isso por experiência própria. O problema maior nem é com o PS3 em si, que tem uma ótima proteção contra queda de energias - acredite, moro numa cidade onde isso é constante, só ontem foram 2 quedas. O problema está no HD, que não aguenta tanta pancada assim. Eu mesmo perdi 2 HDs no PS3 com pouco mais de 1 ano de uso.


Quedas de energia podem danificar qualquer aparelho desde a sua geladeira até o PS3, não é comum mas acontece.

 

Já tive quedas de energia e nunca tive o PS3 danificado, mas já perdi save e tive que iniciar do zero, já que não tinha backup.

 

Sobre proteção, tem profissionais que juram que estabilizador é pior que ligar direto na tomada, outros que podem usar tranquilo o estabilizador ou filtro de linha.

Por via das dúvidas uso nobreak. :D

 

O estabilizador mais atrapalha do que ajuda. Um bom filtro de linha é o suficiente. Quanto ao no break, já li que os no breaks convencionais não servem para muita coisa, e que o aconselhável é usar um senoidal puro. Paranoia ou exagero ? :)
 

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu tenho o PS3 Slim, aquele modelo da gaveta corrediça que saiu. Moro num lugar com constantes quedas de energia, sobretudo no verão. Além disso, é um ambiente com poeira massiva. 3 anos e até agora funcionando perfeitamente. Mas aconteceu isso comigo, e ele sempre vai exigir isso, que faça uma varredura no HD. Só fique fazendo constantemente back-up's de seus saves, pois se ele desligar durante um salvamento, considere save perdido. No mais, o aparelho aguenta bastante. 

 

Uso estabilizador mas não considero seguro. Até mesmo pq o próprio estabilizador chegou a desligar sozinho. O ideal é ter tomada aterrada, você fica mais seguro assim.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

eu perdi um playstation 2 com uma queda de energia e eu não estava jogando.

 

passei a usar aquelas réguas que disponibilizam de uma chave de força, nessa régua são ligados a tv, o home e o ps3...TODA vez que não estão em uso eu desligo essa regua ou filtro como chamam para proteger os aparelhos caso haja uma queda...te aconselho a usar!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Quedas de energia podem sim danificar o ps3, não só o ps3, mas como qualquer tipo de aparelho eletrônico. No Ps3, o problema mais simples é o de corromper arquivos, o mais grave seria o mal funcionamento do ps3.

 

Por via das dúvidas uso um nobreak, se faltar Luz, ele segura a energia por um tempo, ao é só desligar o ps.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Quedas de energia podem danificar qualquer aparelho desde a sua geladeira até o PS3, não é comum mas acontece.

 

Já tive quedas de energia e nunca tive o PS3 danificado, mas já perdi save e tive que iniciar do zero, já que não tinha backup.

 

Sobre proteção, tem profissionais que juram que estabilizador é pior que ligar direto na tomada, outros que podem usar tranquilo o estabilizador ou filtro de linha.

Por via das dúvidas uso nobreak. :D

 

 

Sim. E respondo isso por experiência própria. O problema maior nem é com o PS3 em si, que tem uma ótima proteção contra queda de energias - acredite, moro numa cidade onde isso é constante, só ontem foram 2 quedas. O problema está no HD, que não aguenta tanta pancada assim. Eu mesmo perdi 2 HDs no PS3 com pouco mais de 1 ano de uso.

 

O estabilizador mais atrapalha do que ajuda. Um bom filtro de linha é o suficiente. Quanto ao no break, já li que os no breaks convencionais não servem para muita coisa, e que o aconselhável é usar um senoidal puro. Paranoia ou exagero ? :)

 

 

Já falei extensamente sobre isso em outros tópicos, mas a versão resumida é a seguinte: estabilizador é péssimo, pode acabar danificando o aparelho.

Filtros de linha vagabundos na maioria das vezes são apenas uma régua com tomadas, sem nada que proteja contra quedas, então não recomendo.

 

O ideal é comprar um DPS, que é um filtro de linha com proteção contra surtos elétricos. Eu uso um da Clamper, é uma das marcas mais recomendadas

por aqui. Custa uns 100 reais mais ou menos, depende do modelo. Sobre no-breaks, os que estão à venda por 300 reais em qualquer lugar usam um

estabilizador interno, ou seja, é tão ruim quanto e é mais caro. Os no-breaks realmente bons custam em média uns mil reais, não vale a pena. A vantagem

de no break é poder continuar utilizando o aparelho por alguns minutos após interrupção do fornecimento de energia, só pra salvar alguma coisa e desligar tudo.

Não faz sentido gastar num no break só pra proteger contra surtos.

 

Usei estabilizador aqui em casa por muitos anos, de vez em quando desligava o computador do mesmo jeito. Há uns 2 anos comprei o filtro, e nele estão ligados

ps3, ps4, ps tv, receiver, subwoofer e uma tv. Nunca tive problema algum, inclusive quando a luz dá aquelas "piscadas" não acontece nada com os equipamentos.

 

Também já vi gente dizendo que estabilizador é muito bom, inclusive teve alguém aqui no fórum que disse isso (não lembro quem foi) , mas 90% ddas minhas fontes de pesquisa,

desde fóruns até sites de engenharia elétrica, não recomendam o uso.

 

Deixo aqui o link do site da Clamper, onde eu comprei meu filtro de linha, e um outro link que explica o motivo de estabilizadores serem considerados ruins pra utilização em eletrônicos.

Lembrando que eu não tenho conhecimento formal na área, o pouco que eu sei é apenas de pesquisas na internet e curiosidade pessoal mesmo.

 

http://www.clamper.com.br/

https://www.oficinadanet.com.br/post/10701-porque-parar-de-usar-o-estabilizador

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu também uso aquelas réguas de filtro de linha, li por ai que é melhor. Na dúvida coloca uma régua que mal não vai fazer.

 

O meu tem quedas todo domingo, já me estragou alguns saves, mas o aparelho ainda está funcionando.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Já falei extensamente sobre isso em outros tópicos, mas a versão resumida é a seguinte: estabilizador é péssimo, pode acabar danificando o aparelho.

Filtros de linha vagabundos na maioria das vezes são apenas uma régua com tomadas, sem nada que proteja contra quedas, então não recomendo.

 

O ideal é comprar um DPS, que é um filtro de linha com proteção contra surtos elétricos. Eu uso um da Clamper, é uma das marcas mais recomendadas

por aqui. Custa uns 100 reais mais ou menos, depende do modelo. Sobre no-breaks, os que estão à venda por 300 reais em qualquer lugar usam um

estabilizador interno, ou seja, é tão ruim quanto e é mais caro. Os no-breaks realmente bons custam em média uns mil reais, não vale a pena. A vantagem

de no break é poder continuar utilizando o aparelho por alguns minutos após interrupção do fornecimento de energia, só pra salvar alguma coisa e desligar tudo.

Não faz sentido gastar num no break só pra proteger contra surtos.

 

Usei estabilizador aqui em casa por muitos anos, de vez em quando desligava o computador do mesmo jeito. Há uns 2 anos comprei o filtro, e nele estão ligados

ps3, ps4, ps tv, receiver, subwoofer e uma tv. Nunca tive problema algum, inclusive quando a luz dá aquelas "piscadas" não acontece nada com os equipamentos.

 

Também já vi gente dizendo que estabilizador é muito bom, inclusive teve alguém aqui no fórum que disse isso (não lembro quem foi) , mas 90% ddas minhas fontes de pesquisa,

desde fóruns até sites de engenharia elétrica, não recomendam o uso.

 

Deixo aqui o link do site da Clamper, onde eu comprei meu filtro de linha, e um outro link que explica o motivo de estabilizadores serem considerados ruins pra utilização em eletrônicos.

Lembrando que eu não tenho conhecimento formal na área, o pouco que eu sei é apenas de pesquisas na internet e curiosidade pessoal mesmo.

 

http://www.clamper.com.br/

https://www.oficinadanet.com.br/post/10701-porque-parar-de-usar-o-estabilizador

 

Uso um filtros de linha da Clamper no PC e no PS3. Já no PS4 uso um módulo isolador (ele não é um transformador e/ou estabilizador) mas que protege contra surtos de tensão, raios, etc. A paranoia a qual me referi foi em relação ao uso de no breaks senoidal puro. Muitos dizem ser uma proteção exagerada - se bem que na sexta vi um técnico em refrigeração aconselhar o uso de um no break "normal" em geladeira. :hehe:

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Uso um filtros de linha da Clamper no PC e no PS3. Já no PS4 uso um módulo isolador (ele não é um transformador e/ou estabilizador) mas que protege contra surtos de tensão, raios, etc. A paranoia a qual me referi foi em relação ao uso de no breaks senoidal puro. Muitos dizem ser uma proteção exagerada - se bem que na sexta vi um técnico em refrigeração aconselhar o uso de um no break "normal" em geladeira. :hehe:

 

 

O que eu leio por aí é que o senoidal online é o melhor, mas já viu o preço disso? Já vi uns modelos de cinco mil reais...

Prefiro comprar outro videogame do que um desses kkkkk

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O que eu leio por aí é que o senoidal online é o melhor, mas já viu o preço disso? Já vi uns modelos de cinco mil reais...

Prefiro comprar outro videogame do que um desses kkkkk

 

Eu pesquisei e vi esse preço absurdo. A não ser que a energia entregue seja muito, mas muito ruim. E se o cara também tiver grana sobrando pra arcar com um aparelho desses né... :hehe:

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Antes de instalar o no break em casa perdi 2 roteadores e uma tv de 42 polegadas!E estabilizadores não garantem a vida dos saves.

No break de 800va com uma bateria de caminhão instalada! :) dura ate acabar.

Ja vou para 2 anos sem problemas e feliz.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

...Quedas de energia podem danificar o PS3? Ou o aparelho dispõe de alguma proteção, para que eventuais quedas (de energia) não o danifiquem?

 

Gostaria da ajuda da comunidade myPSt para esclarecer esta questão. 

A simples queda de energia não consegue danificar nada. No máximo você irá perder dados recentes pelo desligamento do HD, e só. Todos os HDs possuem proteções internas, nenhum dano é gerado além dos dados.

 

A grande questão é o motivo dessa queda de energia, que facilmente pode ter sido acompanhada de uma sobrecarga na rede elétrica, e essa sim pode danificar tudo.

 

Imagine 3 pontos de proteção na rede em série, A, B e C. Se caiu um raio entre o setor A e B e você mora entre B e C, você teria uma queda de energia inofensiva oriunda de outro local. Já se você estiver entre A e B, tem uma chance significativa de que o raio tenha afetado seus equipamentos antes que as proteções da rede elétrica possam te proteger.

 

Não apenas raios, todo tipo de surto, muitos podendo ser gerados por pessoas vizinhas por n razões.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

...Uso estabilizador mas não considero seguro. Até mesmo pq o próprio estabilizador chegou a desligar sozinho. O ideal é ter tomada aterrada, você fica mais seguro assim.

Tomada aterrada por si só não tem serventia. O PS3 não possui aterramento, não faz diferença.

 

Agora, se tu comprar um filtro de qualidade para ligar tudo nele, aí sim faz toda a diferença.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O ideal mesmo é realmente um bom filtro. Uso na casa toda e nunca tive problemas, além de que possui chave de força caso queira desligar tudo quando não está em uso. O consumo de energia também é reduzido consideravelmente (pelo menos no meu caso fui assim). É caro mas compensa. Na internet encontra vários modelos de marcas boas por um preço mais reduzido.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Agradeço pela ajuda, pessoal! Ultimamente a rede elétrica aqui não tem oscilado com muita frequência, porém, toda precaução é necessária! Mesmo com várias sugestões, notei dois pontos em comum: é sempre importante ligar o aparelho em um meio de proteção e manter os arquivos de progresso dos jogos em backup. Sendo assim, tomarei o cuidado necessário, para com o PlayStation 3, baseado nas sugestões da comunidade myPSt! Muito obrigado à todos! Forte abraço!

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Cara, uso estabilizador, mas acho uma merda, realmente preciso de um No Break, já que filtro de linha é foda achar por aqui.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

"Estabilizador é péssimo, pode acabar danificando o aparelho";

 

"O ideal é comprar um DPS, que é um filtro de linha com proteção contra surtos elétricos"; 

 

"Sobre no-breaks, os que estão à venda por 300 reais em qualquer lugar usam um estabilizador interno, ou seja, é tão ruim quanto e é mais caro. Os no-breaks realmente bons custam em média uns mil reais";

 

"Também já vi gente dizendo que estabilizador é muito bom, inclusive teve alguém aqui no fórum que disse isso (não lembro quem foi) , mas 90% das minhas fontes de pesquisa, desde fóruns até sites de engenharia elétrica, não recomendam o uso".

 

Pessoal, resolvi abrir novamente o tópico pois, aos pesquisar sobre as soluções propostas, me deparei com algumas dúvidas, as quais gostaria da ajuda de vocês para esclarecer. 

 

De fato, o DPS da Clamper parece ser a solução com melhor custo/benefício. Porém, muitos citam que a solução ideal seria um no-break, devido a possibilidade de poder desligar tudo de forma correta e salvar algum conteúdo necessário. 

 

Entretanto, uns citam os no-breaks da SMS e outras pessoas dizem que os aparelhos da APC são os melhores. Além disso, muitos fóruns sugerem que o no-break ideal seria um senoidal puro, bivolt e on-line (não sei exatamente se é este o termo). Some a isso, existe o fato de que "quantos VA's são necessários para determinada quantidade de aparelhos"?

 

Diante disso, gostaria do apoio da comunidade myPSt para sanar as seguintes dúvidas:

 

1° - Qual a melhor marca de no-break para se adquirir?

 

2° - Qual aparelho ideal: um senoidal puro, bivolt e on-line (como disse, não sei se este é o termo) ou algum de outra característica?

 

3° - Qual a potência necessária (VA's) de um no-break para suportar, a princípio, um PS3 (provavelmente um PlayStation 4 à substituí-lo) e um televisor de 40 polegadas? Quantos VA's necessários se incluírmos na contagem um aparelho de DVD, um aparelho de som e um decoder?

 

4° - Baseado nas perguntas e características anteriores, qual seria o melhor aparelho do mercado? Qual possui o melhor custo benefício?

 

Citei o comentário do NeckerQube, pois ele, ao citar sobre os no-breaks "convencionais", me fez pesquisar sobre os mesmos e retornar com as dúvidas acima.

 

Mais uma vez, gostaria de contar com a ajuda de todos para encontrar uma solução.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

http://fpibrasil.forumeiros.com/t44-passos-para-calcular-a-potencia-correta-do-seu-no-break

 

As duas marcas são boas. Esse link aí em cima ensina a calcular a potência ideal. Mas sinceramente, eu acho um desperdício gastar dinheiro com no-break,

a não ser que na sua casa ocorram quedas de luz constantes. A utilidade de um no-break é essa: caso a energia seja cortada, vc tem uma bateria que segura

o suficiente pra vc conseguir desligar tudo. Mas o pessoal faz muito drama sobre isso, dizendo que qualquer "piscada" na luz vai queimar os seus aparelhos, e

na prática não é assim. Claro, pode acontecer, mas não acho que valha o investimento.

 

Por exemplo: um no-break senoidal puro de 1000va da SMS custa entre 1500 a 2000 reais. Com esse dinheiro vc compra um console novo ou uma tv nova.

Os surtos elétricos, que são os mais comuns de acontecerem, normalmente nem chegam a desligar os aparelhos, e é pra isso que serve o DPS: ele não deixa

o surto chegar até o aparelho. Um DPS possui uma espécie de disjuntor que funciona mais ou menos como o disjuntor das nossas casas: se há uma corrente

acima do limite, a chave desliga e corta a transmissão de energia, protegendo os equipamentos.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

...2° - Qual aparelho ideal: um senoidal puro, bivolt e on-line (como disse, não sei se este é o termo) ou algum de outra característica?

 

Seonidal puro seria uma onda "perfeita" de energia, coisa que nem na rede elétrica é constante, por isso tais equipamentos são caros.

 

Você pode usar um senoidal por aproximação caso realmente deseje um nobreak, isso não irá afetar a vida útil dos equipamentos.

 

Online quer dizer que a TODO momento é o nobreak que está enviando a energia aos equipamentos, direto da bateria dele. Os nobreaks mais baratos só vão utilizar a bateria caso haja uma queda, e esse tempo de "troca" entre (Caiu energia > ativa bateria) será detectado nos aparelhos, podendo ou não desligar, depende da qualidade e velocidade da permutação/troca.

 

As duas marcas citadas são ótimas, mas pesquise bastante sobre recomendações de outras também.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Sobre queda de energia (não foi bem uma queda, um infeliz foi mexer na antena da casa dele ás 22:00, daí derrubou no fio da rede, e ferrou a rua toda, queimou uma máquina e a TV, a minha sorte é que eu não tava em casa, senão meu PS3/estabilizador/TV tinham ido pro mato... Ou seja se na sua rua tem gente com essas "habilidades" melhor pegar um No Break, eu ainda uso estabilizador nem sei por que, preciso mudar isso e conhecer mais sobre esses equipamentos

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

"[...] A não ser que na sua casa ocorram quedas de luz constantes [...]".

 

Essa é a grande questão: a rede elétrica a qual meus aparelhos estão conectados é extremamente imprevisível e instável. Por essa razão que estudo a compra de um no-break.

 

De qualquer forma, agradeço, mais uma vez, por toda ajuda da comunidade myPSt, pelos relatos e conteúdos externos. Tenho certeza que irão me auxiliar e muito na busca pelo aparelho ideal para suportar os problemas em minha rede elétrica!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...