Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
blackgndrf

Operação Maré Vermelha: Receita intensifica fiscalização de importados no País

Recommended Posts

Esta é uma noticia do dia 19/03, que eu acho pode ser importante para quem compra jogos e acessórios no exterior:

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

A importação de produtos agora tem fiscalização redobrada. A RFB (Receita Federal do Brasil) deu início em 19 de março a uma operação chamada Maré Vermelha, que tem como intuito fiscalizar os importados que possam prejudicar a indústria nacional.

 

A operação vai aumentar o rigor nas operações de comércio exterior em razão do volume crescente de importações e o consequente aumento do crescimento do comércio desleal, que inclui a prática de fraudes como o subfaturamento, a triangulação e a utilização de falsa classificação fiscal que resultam em situações predatórias ao setor produtivo nacional - destacou o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, conforme publicado pela Agência Brasil.

 

Entre os produtos a serem fiscalizados, estão peças de vestuário, calçados, brinquedos, eletroeletrônicos, bolsas, artigos de plástico, pneus e artigos de toucador (cosméticos e perfumaria).

 

O objetivo da ação não será regular o comércioexterior brasileiro, função que cabe ao MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), mas evitar que alguns produtos entrem de forma ilegal no País.

 

De acordo com a Receita os resultados esperados com a operação são o aumento da presença fiscal e da percepção de risco para os fraudadores, assim como o aumento de retenções e apreensões de mercadorias, o aumento do recolhimento de tributos e multas e a redução das operações danosas ao setor produtivo nacional.

 

 

Problemas

 

Para Barreto, o aumento e a diversificação das importações pelo Brasil nos últimos anos dificultaram o trabalho da Receita Federal.

Segundo dados da Receita, por exemplo, as importações passaram de US$ 110 bilhões em 2001 para US$ 480 bilhões no ano passado.

 

Os produtos importados também se diversificaram. Se, em 2001, cada operação de importação envolvia uma média de 4,3 produtos, no ano passado, esse número passou para 11,9, informou a Receita.

 

 

Ampliação

 

Para ampliar a fiscalização, a Receita inaugurou também nesta segunda o Cerad (Centro Nacional de Gerenciamento de Risco), que funcionará como uma central de inteligência para direcionar os equipamentos e agentes para os setores e locais onde ocorrem mais ilícitos.

 

"Utilizando tecnologia de ponta e trabalhos em rede, vamos identificar com mais precisão as fraudes praticadas no comércio exterior", disse Barreto.

 

O centro ainda manterá contato permanente com o setor privado para conhecer os setores mais afetados por ilegalidades nas importações.

 

http://www.youtube.com/watch?v=75UAzLqDWOI

 

 

Fonte: http://www.infomoney...importados+pais || http://www.receita.f..._786117553.html

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...