Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
blackgndrf

Reality show acende debate sobre preconceito contra mulheres gamers

Recommended Posts

O preconceito contra mulheres gamers veio à tona no início deste mês, durante o programa Cross Assault, um reality show exibido pela Internet que mostra um torneio de Street Fighter X Tekken, promovido pela Capcom. Pelo Twitter, a participante Miranda Pskozdi acusou o capitão de seu time, Aris Bakhtanians, de assédio sexual e misoginia.

 

 

miranda.jpg

 

 

O acusado sequer teria se importado quando confrontado em uma conversa particular, segundo Pakozdi. De fato, em outra discussão exibida no quinto episódio da série, Bakhatanians afirmou que xingamentos contra mulheres eram aceitáveis, pois assédio sexual fazia "parte da cultura de eSports há mais de 15 anos", e que "isso não pode ser mudado".

 

 

A polêmica repercutiu em diversos fóruns e sites especializados em games. A Capcom precisou retratar-se publicamente: "A Capcom acredita que todos devem ser tratados com respeito. Esse problema particular nos chamou a atenção e já foi resolvido. Nós sinceramente pedimos desculpas a qualquer um que tenha se sentido ofendido por quaisquer comentários expressos durante a atração."

 

O próprio Aris Bakhtanians pareceu ter se arrependido, publicando uma retratação no Twitter. "Ao fazer essas declarações, eu estava estressado porque senti que a cultura da comunidade que eu faço parte há mais de 15 anos estava sendo ameaçada. Eu sinceramente peço desculpas se tiver ofendido alguém."

 

Infelizmente, casos como esses também são comuns no Brasil. "A maioria dos homens na Internet acha que pode xingar as mulheres por ter um preconceito de que nós somos ruins e bastante inferiores, principalmente quando eles perdem para nós", relata a jogadora profissional de Counter Strike, Carolina Ribeiro.

 

 

8BFBF94C58142D2F530A187E3249A.jpg

 

 

Shayene Victorio, outra campeã de Counter Strike, também diz que situações como essa são comuns por aqui, mas faz uma ressalva. "Os meninos sentem muito orgulho de nós. Às vezes, zoam para chamar a atenção. É como quando você é criança e o menino puxa seu cabelo. Na verdade ele quer dizer que te ama!", brinca Shay, como também é conhecida.

 

 

Ao menos dois jogadores masculinos afirmam não ter problemas com mulheres participando de campeonatos, embora relatem já ter testemunhado diversas situações de discriminação contra mulheres gamers. Para Luís Hessel, que, além de Counter Strike, jogou profissionalmente StarCraft entre 2000 e 2011, o desrepeito vai além. "Vejo constantemente provocações entre times e jogadores, e acho bem perigoso como a comunidade acha normal a guerra psicológica entre competidores. É um atentado ao respeito que devemos ter uns com os outros incondicionalmente", explica.

 

 

girl_gamer1.jpg

 

 

Arthur Resende, mais um craque do Counter Strike e que namora outra jogadora profissional, Falissah Finger, concorda. "Geralmente eu defendo as que estiverem jogando comigo para não gerar confusão, odeio esse tipo de preconceito", conta. O problema ocorrido no reality show Cross Assault ao menos trouxe visibilidade ao problema, acredita o jogador. "É um absurdo, isso não é normal e nem faz parte do eSport. Fazer isso em um campeonato deveria acarretar no mínimo em uma expulsão do jogador."

 

 

Carolina Ribeiro crê que casos como esse atrapalham e até impedem o surgimento de novas jogadoras profissionais. "Para essas meninas, eu aconselho considerar esse obstáculo como outro qualquer, porque quando alguém faz algo que gosta, vai até o fim", afirma. Conselho semelhante ao de Shayene, que recomenda às novas profissionais terem consciência do mundo em que estão entrando. "Dizer que vai ser mil maravilhas é mentira. Mas não dê atenção aos comentários maldosos. Mostre que o seu maior diferencial é a sua habilidade, não o seu gênero".

 

Fonte: http://www.gamevicio.com/i/noticias/118/118593-reality-show-acende-debate-sobre-preconceito-contra-mulheres-gamers/index.html

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu já perdi pra uma mina no MP do CODMW2, po ela jogava demais, eu modestia parte jogava muito bem naquele tempo, mas ela me superou e ficou 7 vezes seguidas em primeira da sala e eu em segundo :face8: , quase pedi ela em casamento :awyea:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

tenho nojo desse tipo de coisa. ainda bem que nunca joguei com/contra um guri babaca igual ao da materia. todos me respeitaram bem pra caramba

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Mais foda é o preconceito que todos os gamers sofrem. Conheços varias pessoa que acham que quem joga video game é criança, desocupado ou retardado!

 

Na maioria das vezes evito citar assuntos relacionados sobre PS3, pra evitar aquela velha indagação: Nossa tu ainda AINDA joga Video Game???

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tem uma mina que é minha parceira de PSN que sempre me da uma força em algum boost.

Num boost de GTA4 por exemplo, não vi ninguém pilotar helicoptero melhor que ela, muito vicio !

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

o cara é burro 2 vezes, uma por ter um preconceito e afirmar isso em uma rede de televisão, e foi burro de novo quando se arrependeu do que disse e se desculpou sem ter uma desculpa convincente.... a cultura gamer de hj esta fundamentada nos anos 80, sendo assim um homem com 30 anos machista chega a ser ultrajante, qualquer um que não tenha orgulho das mulheres por toda a discriminação que elas viveram e superaram na idade média, até os dias de hoje por enfrentar gente como esse cara é não mais que burro.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...