Ir para conteúdo
hexodin

[DOC]A Questão do NAT3: Como Resolver.

Recommended Posts

A Questão do NAT3: Como Resolver.

Você resolveu jogar online e pegou um jogo que faz a verificação de sua conexão de rede, como o Red Dead Redemption, por exemplo e, a primeira mensagem que ele lançou é que você está como NAT3 e que isso pode trazer problemas na conexão, o pior, você consegue conexão apenas em 1 de 666 convites de amigos ou consegue conexão mas fica lenta ou com problemas de diversos tipos, que droga não é? O problema pode ser mesmo a sua conexão de rede mal configurada resultando em um belo NAT3.

 

O que significa esse negócio de NAT?

Não vou entrar em termos técnicos de rede e essas coisas que não vão ajudar em nada, basicamente, o que você precisa saber é:

NAT Tipo 1: O seu PS3 é conectado com cabo de rede, atrás ou não de um roteador/firewall e está corretamente ligado e/ou configurado.

NAT Tipo 2: O seu PS3 é conectado via wireless, atrás de um roteador/firewall e está corretamente ligado e/ou configurado.

NAT Tipo 3: Independente da forma como o PS3 está conectado, essa conexão está incorretamente ligada e/ou configurada.

 

Como saber se estou com esse tal NAT3?

A forma mais grosseira é você pegar um jogo que o avisa disso, como, por exemplo, o acima mencionado Red Dead Redemption, porém, você pode utilizar o próprio PS3 para tarefa, indo nos seguintes menus: Definições > Definições de Rede > Teste de Ligação a Internet. Acionando esta opção, o PS3 irá verificar toda a sua conexão e indicar o tipo de NAT.

 

Mas e aí? Qual o grande problema desse NAT3?

O NAT3, geralmente indica um problema com as portas de serviços web utilizadas pelo PS3, é bem possível que, mesmo estando com NAT3, você consiga acessar a PSN e fazer download de conteúdo, pois as portas 80, 443 e 21 (HTTP, HTTPS e FTP) e outras portas populares como as de email SMTP/POP, geralmente funcionam na maioria dos ambientes de rede, mesmo mal configurados. No entanto, periféricos que fazem uso de rede como microfones e câmeras, podem ocasionar problemas e acabar com suas conexões em jogos multiplayer.

 

Certo, como consertar isso e conseguir um NAT diferente de 3?

As soluções que você vai encontrar pela internet são as seguintes:

1. Acessar a interface do seu roteador* e colocar o IP interno do PS3 em Zona Desmilitarizada, DMZ - Desmilitarized Zone. Essa configuração faz com que o Firewall do roteador pare de funcionar para aquele IP, fazendo com que todas as portas tenham tráfego liberado para entrada e saída de dados.

2. Acessar a interface do seu roteador* e fazer Port Fowarding, que nada mais é do que fazer a mesma coisa acima, porém restrito às portas de serviço específicas do PS3**, para um IP específico (no caso o IP interno do PS3 na rede).

-----

* Para saber como acessar a interface de configuração do seu roteador, você deve consultar o manual de intruções do mesmo.

** A lista de portas você encontra no manual de instruções online do PS3.

 

Porém, pode ser que nenhuma dessas soluções funcionem para você, isso significa que a sua rede interna está mal construída, o problema mais comum é que a pessoa compra um modem-roteador e um roteador/roteador wireless.

 

O que vai acontecer é que se você tem um modem-roteador você não precisa de outro roteador, pois assim, você vai estar roteando a sua conexão duas vezes e isso vai ocasionar problemas com portas! Tecnicamente, um switch seria o suficiente, no entanto, mesmo para aqueles que tem um modem-roteador + roteador, há solução.

 

Para solucionar o problema, você deve simplesmente, acessar a interface de configuração do seu modem-roteador* colocar o seu modem-roteador em modo Bridge, que, como o próprio nome está dizendo, vai fazer com que ele deixe de atuar como roteador e funcione apenas como uma ponte entre a linha e roteador de fato. Esta configuração vai fazer, em geral, que a interface de configuração do modem fique inacessível, se acaso precise que o modem volte a atuar como modem-roteador, você precisa resetá-lo**.

 

A senha do seu provedor de internet e outras configurações necessárias para o acesso à internet, você deverá colocar agora no próprio roteador*** e, assim, seus problemas com NAT3 no Playstation 3 deverão se esvair.

-----

* Para saber como acessar a interface de configuração do seu roteador, você deve consultar o manual de intruções do mesmo.

** Para saber como resetar o seu modem, você deve consultar o manual de instruções do mesmo.

***Para sabar como configurar a sua internet no roteador, consulte o manual de instruções do mesmo.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu tive e não estava conseguindo jogar RDR direito, mas eu sabia que meu modem não estava como Bridge e como isso não estava atrapalhando em nada, nunca havia remontado e reconfigurado a rede, então eu fiz isso, demorou uns 15 minutos e consegui o NAT2 e tá beleza o multiplayer agora.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Realmente, muito interessante, também irei fixar esse tópico e vou até dar uma revisada no meu. Se não me engano está em NAT 3! Vou resolver isso essa noite... Valeu pela aula!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

quando o hexodin posta eu acho que é o fabricio :fuuu:

 

tantas avatares por ae hehe e vcs usando o mesmo

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Foi meu primeiro avatar na PSN e coloquei aqui, depois mudou, mas o do fórum permaneceu porque tenho preguiça de mudar o perfil. lol

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Só passando aqui para dizer que mexi no meu roteador... e meu PS3 pegou NAT 2 agora....

 

Vou ver se testo uns jogos de futebol para ver se melhorou a conexão nos jogos! Muito útil a dica! :P

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Olá! Estou a alguns dias tentando resolver esse problema de NAT3 aqui. Eu tenho uma rede doméstica com um modem DLINK 500g IV (atuando como router) e um Switch Encore 8 portas (no qual estão ligados dois computadores e a PS3). Pois bem eu deixei a PS3 com ip fixo (10.1.1.6), eu já abri as portas necessárias do PS3 (achei num site e abri todas elas), já coloquei a PS3 em DMZ, já desarmei o firewall do modem assim como qualquer opção dele, o router está com o NAT habilitado e ainda assim eu não consigo passar a PS3 para NAT2.

 

Basicamente eu já fiz tudo o que eu podia ter feito, e tudo o que as pessoas citam e ensinam. Alguém faz idéia do que eu faço agora, além de chutar o modem (é o que eu to com vontade)?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Olha, a primeira coisa que me vem à cabeça é saber se você tem absoluta certeza que o seu aparelho da Encore é, de fato, um switch, pois, se ele for um roteador, então a sua conexão estará roteada duas vezes.

 

Depois, verifique se essa é a última versão do firmware do seu modem/router, se houver atualização, verifique o que é corrigido e veja se haverá vantagem em atualizar o firmware.

 

Também achei esse pequeno guia onde alguém ensina a como fazer port fowarding no seu aparelho: http://www.forumpcs.com.br/comunidade/v ... p?t=155053

 

E um tópico em que as pessoas discutem sobre esse modelo: http://www.hardware.com.br/comunidade/5 ... nk/246420/

 

Não custaria nada além de tempo, dar uma lida e, se necessário discutir com essas pessoas que possuem o seu mesmo modelo de aparelho.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Olha, estou com NAT2 e mesmo assim está dando problema para jogar o Metal Gear Online, eu não consigo entrar em nenhuma sala, aparece "Unable to connect to the host" e não entra. Quando eu vou de hoster dá tudo certinho...

 

Isso acontecia com o GTA IV quando eu estava com NAT3, agora não acontece mais. Alguém sabe como resolver esse problema do MGO?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Quandoe u chegar em casa vou dar uma verificada XD. Meu roteador e um tp link gostari de saber se tem algum manual que ensina a usar as configurações no maximo do roteador pois o manual qwe vem junto com o aparelho e xoxinho rsrsrs >8)

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Galera, a experiência que tive com roteador foi ajudando meu namorado. No caso ele não conseguia jogar online o jogo Sacred 2. Foi bem simples de arrumar e acredito que isso deve ajudar muita gente também. Vc deve acessar seu roteador e habilitar a opção UP/nP. Não precisamos nem mexer com DMZ, só habilitar a opção e a jogatina online mudou da água pro vinho.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Olá Galera,

 

Vi esse tópico e com isso fui olhar minhas configuração e para minha surpresa está com NAT3.

 

Tenho um Modem roteado igual a esse:http://www.youtube.com/watch?v=YFbJUZbmtak no andar de baixo de minha residência.

Puxei um cabo para o andar de cima e pluguei a esse cabo um WI-FI igual a esse: http://www.youtube.com/watch?v=eID1aOQogZc.

O PS3 fica na sala de cima e conectado a esse WI-FI, mas ele está com NAT3.

 

Alguém poderia me ajudar a configurar corretamente para que ele pegue NAT2?

 

Agradeço desde já.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Olá Galera,

 

Vi esse tópico e com isso fui olhar minhas configuração e para minha surpresa está com NAT3.

 

Tenho um Modem roteado igual a esse:http://www.youtube.com/watch?v=YFbJUZbmtak no andar de baixo de minha residência.

Puxei um cabo para o andar de cima e pluguei a esse cabo um WI-FI igual a esse: http://www.youtube.com/watch?v=eID1aOQogZc.

O PS3 fica na sala de cima e conectado a esse WI-FI, mas ele está com NAT3.

 

Alguém poderia me ajudar a configurar corretamente para que ele pegue NAT2?

 

Agradeço desde já.

 

Editando, tinha postado o que está abaixo.... mas agora eu li melhor seu post....

 

O seu problema é que você está roteando duas vezes seu acesso! O primeiro modem/roteador está fazendo a autenticação e policiando sua conexão (firewall)... ai ele manda pro wifi que faz o mesmo serviço! O que você pode fazer, se o modem está ligado apenas ao wifi... liberar o acesso no modem, não deixar ele com acesso wep e atribuindo o ip do wifi como só ele pode acessar, fazendo isso ele não irá usar o firewall e nem irá monitorar o acesso....

 

Ai no wifi pode seguir a dica do DMZ que postei abaixo....

 

Uma terceira hipotese?! Trocar o seu mode/roteador para ser apenas um modem e usar o wifi para distribuir a internet (essa é minha configuração).

 

 

 

---

 

Seguinte, entra no seu roteador, normalmente é um endereço IP que vc digita no Browser... ai pega o IP que ele estabelece pro seu PS3, normalmente ele sempre estabelece o mesmo para os MAC ADDRESS (pelo menos o meu faz isso), com o IP em mãos, vá na parte DMZ do roteador e coloque o IP do seu PS3 nessa parte....

 

O que isso irá fazer?! Irá dizer que o IP tem livre acesso, tanto para enviar como para receber os pacotes... fazendo isso o firewall não irá segurar as requisições... seu acesso fica mais rápido.... e o PS3 enxerga como NAT2!

 

Tem uma outra forma de configurar o roteador, que é não usar segurança alguma... sem senha WEP e outras... no lugar da senha vc coloca no roteador os IPs que podem acessá-lo... e fixa nos aparelhos que irão usar a internet com o IP que vc configurou.... isso deixa ainda mais rápido pois o roteador não irá usar firewall e não irá criptografar as informações de ida e vinda! eu não utilizo isso... o que eu fiz foi configurar o DMZ liberando acesso total ao PS3... o meu aparecia NAT 3 e depois disso virou NAT 2... percebi downloads mais ageis e menos lag em jogos online....

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Olá Galera,

 

Vi esse tópico e com isso fui olhar minhas configuração e para minha surpresa está com NAT3.

 

Tenho um Modem roteado igual a esse:http://www.youtube.com/watch?v=YFbJUZbmtak no andar de baixo de minha residência.

Puxei um cabo para o andar de cima e pluguei a esse cabo um WI-FI igual a esse: http://www.youtube.com/watch?v=eID1aOQogZc.

O PS3 fica na sala de cima e conectado a esse WI-FI, mas ele está com NAT3.

 

Alguém poderia me ajudar a configurar corretamente para que ele pegue NAT2?

 

Agradeço desde já.

 

Editando, tinha postado o que está abaixo.... mas agora eu li melhor seu post....

 

O seu problema é que você está roteando duas vezes seu acesso! O primeiro modem/roteador está fazendo a autenticação e policiando sua conexão (firewall)... ai ele manda pro wifi que faz o mesmo serviço! O que você pode fazer, se o modem está ligado apenas ao wifi... liberar o acesso no modem, não deixar ele com acesso wep e atribuindo o ip do wifi como só ele pode acessar, fazendo isso ele não irá usar o firewall e nem irá monitorar o acesso....

 

Ai no wifi pode seguir a dica do DMZ que postei abaixo....

 

Uma terceira hipotese?! Trocar o seu mode/roteador para ser apenas um modem e usar o wifi para distribuir a internet (essa é minha configuração).

 

 

 

---

 

Seguinte, entra no seu roteador, normalmente é um endereço IP que vc digita no Browser... ai pega o IP que ele estabelece pro seu PS3, normalmente ele sempre estabelece o mesmo para os MAC ADDRESS (pelo menos o meu faz isso), com o IP em mãos, vá na parte DMZ do roteador e coloque o IP do seu PS3 nessa parte....

 

O que isso irá fazer?! Irá dizer que o IP tem livre acesso, tanto para enviar como para receber os pacotes... fazendo isso o firewall não irá segurar as requisições... seu acesso fica mais rápido.... e o PS3 enxerga como NAT2!

 

Tem uma outra forma de configurar o roteador, que é não usar segurança alguma... sem senha WEP e outras... no lugar da senha vc coloca no roteador os IPs que podem acessá-lo... e fixa nos aparelhos que irão usar a internet com o IP que vc configurou.... isso deixa ainda mais rápido pois o roteador não irá usar firewall e não irá criptografar as informações de ida e vinda! eu não utilizo isso... o que eu fiz foi configurar o DMZ liberando acesso total ao PS3... o meu aparecia NAT 3 e depois disso virou NAT 2... percebi downloads mais ageis e menos lag em jogos online....

 

FBanin, obrigado pela pronta resposta.

 

Completando como é minha instalação aqui.

 

Existe um modem que fica na parte de baixo da casa, esse modem é ligado a linha principal e o mesmo é roteado.

Esse mesmo modem saem 2 fios, um para um PC Próximo a Ele

Outro para WiFi que fica no piso superior da casa

Esse WiFi fornece internet para o PS3, Celulares e Notebook

Esse o WiFi está configurado para pedir senha para dá acesso a internet

 

 

O que você pode fazer, se o modem está ligado apenas ao wifi... liberar o acesso no modem, não deixar ele com acesso wep e atribuindo o ip do wifi como só ele pode acessar, fazendo isso ele não irá usar o firewall e nem irá monitorar o acesso....

 

Ai no wifi pode seguir a dica do DMZ que postei abaixo....

 

Uma terceira hipotese?! Trocar o seu mode/roteador para ser apenas um modem e usar o wifi para distribuir a internet (essa é minha configuração).

 

FBanin, não entendi muito bem o que você quer que eu faça. Você pede para liberar o acesso no modem, mas que acesso? Lembrando que no modem está ligado um PC de Mesa e o WIFI.

Tirar o acesso WEP do modem, mas ele tem isso? Como tiro então?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Bom, vamos ver se consigo explicar melhor.... sou uma negação como professor! hehehee...

 

Seguinte, todo roteador tem uma parte de configuração, normalmente é feita a partir do browser, colocando um ip, tipo, 192.168.0.1... fazendo isso você consegue mexer em algumas configurações dele, como bloquear determinado Mac Address, definir senha, ver logs de acesso, enfim, coisas do roteador....

 

Se o seu PS3 fosse ligado diretamente no roteador, você teria que acessar essa parte da configuração e colocar o IP que o roteador atribui ao seu PS3 na parte DMZ (que é uma espécie de zona desmilitarizada, ou seja, sem segurança... acesso full tanto de envio como recebimento de pacotes). Se você colocar o seu computador nessa configuração, qq pessoa poderia acessar ele passando pelo roteador... como invadir um PS3 não tem sentido algum, não teria problema em colocar ele na parte DMZ.... certo?!

 

Bom, para fazer isso você pode acessar a parte que mostra quem está usando o roteador... no seu caso apareceria o mac address do computador e o mac address do wifi e os respectivos IPs e a qtde de pacotes enviados e recebidos... tipo:

 

Mac Address        IP           
-----------------  -------------
00-1E-4F-FD-B6-C4  192.168.0.100
00-00-00-00-00-00  192.168.0.101

 

Um deles será o seu computador e o outro o WiFi... a ideia é pegar o ip do wifi, entrar no DMZ e colocar esse IP ali! Seu WiFi terá acesso irrestrito a internet... depois tem que repetir esse passo, mas na configuração do WiFi, e colocando o IP do PS3...

 

Como não estou em casa não consigo colocar imagens aqui mostrando a configuração do roteador... mas a ideia é essa... liberar o acesso do WiFi no modem e depois liberar o acesso do PS 3 no WiFi... ai acho que você iria conseguir usar NAT 2.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pior que agora reli o post do Hexodin e ele diz justamente sobre o seu problema... de um Modem/Roteador e um Roteador/Roteador... agora me pintou uma dúvida se usar o DMZ em ambos iria resolver seu problema... teria que testar...

 

A solução que ele já colocou é mudar a configuração do seu modem para transformá-lo em apenas modem e rotear o acesso com o roteador wifi mesmo... mas enfim, teria que ver o que encaixaria melhor para você....

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

FBanin, eu agora entendi o que você quer que eu faça...

 

Liberar em cascata, Modem Libera Roteador e esse Libera PS3 , basta-se saber qual o ip que cada um tem, correto? Isso vai ser fácil, vou deixar somente eles ligados e então saberei o IP de cada.

 

Vou fazer esse teste a noite em casa e te informo o resultado. Não dando certo, você me ensina a fazer a solução proposta pelo Hexodin que você descreve abaixo:

 

A solução que ele já colocou é mudar a configuração do seu modem para transformá-lo em apenas modem e rotear o acesso com o roteador wifi mesmo... mas enfim, teria que ver o que encaixaria melhor para você....

 

Valeu mais uma vez pelas dicas

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Coloque mesmo o resultado aqui, serve até como informativo para o pessoal que possa ter esse mesmo tipo de problema que você....

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Olha, as únicas coisas que vi com esse tal de DMZ estão nas imagens abaixo.

Veja ai e veja se consegue me ajudar...

 

WIFI

Sem%20t%C3%ADtulo.jpg

 

Modem

Modem.jpg

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...