Ir para conteúdo


Foto

[Theenemy] Stadia: Dez novidades e uma dúvida sobre a nova plataforma de games do Google


  • Por favor, faça o login para responder
1 resposta neste tópico

#1 eduhlopes

Postado 20 maro 2019 - 10:06

Após meses de antecipação, o Google finalmente anunciou sua nova plataforma de games, o Stadia.

 

Diferente do que muitos imaginavam, no entanto, a plataforma não terá a forma de um console propriamente dito, mas sim de um serviço online de nuvem que poderá ser acessado pelo usuário em qualquer dispositivo que desejar – seja ele uma televisão, smartphone, tablet, computador ou notebook.

 

Confira abaixo dez principais novidades e uma dúvida que ficamos sobre o Stadia.

 

1. Mais poderoso que PS4 Pro e Xbox One X

chrome_2019-03-19_16-41-10.png

 

Usando o poder dos datacenters do Google, o Stadia promete ser a mais poderosa plataforma de games do mundo – mais poderosa até que o PlayStation 4 Pro e Xbox One X juntos.

 

Segundo a empresa, o Stadia possui 10,7 Teraflops na GPU. O Xbox One X conta com 6,0 Teraflops e o PlayStation 4 Pro, com 4,2 Teraflops. 

 

2. Resolução até 8K (no futuro)

8k.png

 

Apesar de dispositivos com resolução 4K ainda serem uma raridade entre consumidores, o Google já está de olho no futuro com a nova plataforma.

 

Segundo a empresa, o Stadia poderá suportar jogos com até 8K com 120 quadros por segundo. Por enquanto, no entanto, o limite é de imagens 4K, HDR a 60 fps.

 

3. Cross-Plataforma

chrome_2019-03-19_14-37-16_g4MD4f2.png

 

Segundo Phil Harrison, responsável pela divisão Stadia dentro do Google, a plataforma será "completamente cross-plataforma". Ainda não é certo, no entanto, como se dará o cross-play com outros consoles.

 

4. Stadia Controller

chrome_2019-03-19_14-12-48_ZhLgVQx.png

 

Apesar de não ter um console, a plataforma Stadia contará com ao menos um hardware específico: o Stadia Controller.

 

O controle tem um visual próximo ao do Pro Controller, doSwitch, e ao controle do Xbox One, mas esconde dois novos botões específicos: do Google Assistente e de compartilhamento.

 

5. Integração com Google Assistente

chrome_2019-03-19_16-38-18.png

 

Como em vários serviços do Google, o assistente pessoal Google Assistente está integrado ao Stadia através de um botão no controle e de um pequeno microfone que permitirá que o usuário dê comandos de voz.

 

Além de dar informações extras ao usuário, a ideia é que o assistente possa até ajudar o jogador com dicas para passar algum trecho difícil do game.

 

6. Compartilhamento no YouTube

chrome_2019-03-19_16-38-40.png

 

O Stadia também é construído com o compartilhamento de conteúdo em mente e terá um botão que permite o compartilhamento de imagens diretamente para o YouTube –para amigos ou para todo mundo.

 

7. "Tô de próximo!"

chrome_2019-03-19_16-43-20.png

 

Para quem gosta de acompanhar streamers, o Stadia permitirá que espectadores participem do jogo "ao vivo" através da fundação Crowd Play.

 

Com ela, qualquer um pode "entrar na fila" para participar de uma partida, aguardando sua vez de jogar. Um dos exemplos dados pelo Google foi do jogo NBA 2K.

 

8. Compartilhe seu save

chrome_2019-03-19_16-42-38.png

 

Uma dos recursos mais curiosos do Stadia é sua capacidade de compartilhar "saves" com outras pessoas através do State Share.

Com o opção, jogadores podem enviar uma "cópia" do jogo para qualquer um, permitindo que o destinatário comece a jogar exatamente do mesmo ponto: incluindo personagem, habilidade, inventario, e tudo mais que o remetente tinha no jogo original.

 

9. Terá exclusivos!

stadia_5TkCIQU.png

 

O Google confirmou também que a pllataforma Stadia terá sua própria organização de estúdios first party, o Stadia Games and Entertainment, liderada por Jade Raymond.

 

A ideia, é claro, é produzir jogos exclusivos para a plataforma.

 

10. Chega neste ano!

chrome_2019-03-19_16-39-50.png

 

O Stadia chega ainda este ano para os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e em partes da Europa.

 

Para o The Enemy, Phil Harrison, chefe do Stadia, afirmou que a empresa tem planos de lançar o serviço em outros mercados – mas nada de menções ao Brasil, por enquanto.

 

Mas quanto custa?

Stadia_03-19-19.jpg

 

A grande dúvida que fica é quanto o Google Stadia custará – melhor ainda, qual será seu esquema de monetização.

Ainda não é claro se o serviço exigirá algum tipo de assinatura por parte do jogador ou como os games poderão ser experimentados através das plataforma.

O próprio Stadia Controller também não teve preço anunciado.

 

Jogos confirmados

O catálogo completo de games que poderão ser jogados no Stadia ainda é um segredo, mas pelo menos alguns jogos já foram confirmados na plataforma.

 

Durante a apresentação da Google na GDC 2019, realizada nesta terça-feira (19), imagens de Assassin's Creed Odyssey foram as mais utilizadas para demonstrar o que estava sendo falado.

 

No entanto, além do título da Ubisoft, outros games também foram exibidos de maneira que deu a entender a chegada deles à plataforma. Confira a lista a seguir:

  • Doom Eternal
  • Rime
  • Shadow of the Tomb Raider
  • Game cujo título não foi anunciado do mesmo desenvolvedor de Star Fox

Esta lista com certeza vai crescer aos poucos. Entre as empresas que já confirmaram parceria com a Google para trazerem jogos ao Stadia estão Ubisoft, Tequilla Works, id Software e Q-Games, portanto, algumas especulações são inevitáveis.

 

Fonte: Theenemy e IGN


Vendas - Recomendações - myPlatinas

 

Eduhlopes.png

:platinum: e :psn:

Spoiler

#2 eduhlopes

Postado 20 maro 2019 - 10:23

Um detalhe importante. Ainda não anunciaram as velocidades de internet recomendada para o serviço, mas durante os testes do AC Odyssey o mínimo de internet para rodar a 1080p + 60 FPS era de 25 Mb, segundo essa reportagem.

 

Então para rodar 4k vai ser uma bela de uma facada.


Vendas - Recomendações - myPlatinas

 

Eduhlopes.png

:platinum: e :psn:

Spoiler




0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos