Ir para conteúdo

Foto

[The Enemy] Stadia: Google anuncia sua nova plataforma de streaming de games

Multi Notícias

• Por favor, faça o login para responder
34 respostas neste tópico

#21 Tio_Maluco

A única coisa em que todos somos iguais…é na morte.

• 6.154 posts
  • Perfil no Portal
  • Nome:Jeff Neves Bisotto

Postado 20 maro 2019 - 17:25

1º Você joga em Monitor Gamer? Porque se a resposta for não, você não tem moral nenhuma pra reclamar de atraso. A maioria das tvs fora do modo jogo passam dos 50 ms de input lag, se for 4K com HDR ligado então, passa dos 100ms e muita gente joga sem nem perceber - afinal, pra jogo off não faz muita diferença. Aliás, mesmo com o modo jogo ligado, a média ali fica em 30ms de atraso, como você pode ver aqui ( https://www.rtings.c...nputs/input-lag )

2º Você fala que esse serviço só vai funcionar bem pra "uma parcela dos Estados Unidos", meu caro, você por acaso viu a apresentação? Eles estão se preparando para Computação na Nuvem há muito tempo, eles possuem cabo de fibra ligando o mundo inteiro - e isso inclui o Brasil - com velocidades que passam os 60Tbps

Spoiler

Aliás, sim inicialmente vai estar disponível em apenas alguns países, mas como eles mesmo disseram "mostramos o mapa do mundo, nossa intenção é atingir todas as localidades e mercados possíveis".

3º Novamente sobre atraso ; testes no xCloud da Microsoft (serviço de streaming deles que ainda vão lançar) mostram latência menor que 10ms, isso porque a Microsoft possui uma infraestrutura pior que da Google, e a conexão necessária para usar o serviço algo entre 9 e 10mb, sendo que estão querendo abaixar pra ~6mb ( https://www.voxel.co...ogos_842484.htm ), então assim cara, não tem nada de "um futuro muito longe". 

Cara, internet de fibra ótica está se popularizando em vários locais do Brasil, altas velocidades, ping e latência praticamente nulos. Meus pais que não entendem bulhufas de tecnologia tem 100mb de fibra, tenho um amigo que tem 300 e paga 99 R$, nos Estados Unidos já é comum internet residencial com velocidade de GB. Isso sem falar que o 5G está vindo aí e vai entregar conexão de GB/s e baixíssima latência sem cabo nenhum.

No demais, leia minha resposta ao Tio_Maluco.

Bom, o Tio ia retrucar as suas alegações, mas outros colegas já o fizeram. Tio não tem intenção de humilhar ninguém, mas sim falar de fatos, não de fantasia.

Moral? Hum, moral eu não tenho, mas eu tenho calculadora: se minha TV, sozinha, já coloca 50 ms (sua informação) de atraso, qual é a vantagem de eu, deliberadamente, usar um serviço que, sozinho, coloca mais 166 fuckin' milissegundos de atraso (Digital Foundry testou e contou milissegundo a milissegundo ontem, no ambiente absurdamente controlado do Google)?

Tipo, a ideia é pagar para algo bem ruim mesmo e ainda bater palma? Oloco.

Toda essa maravilha de infra que o Google tem - e tem mesmo - empalidece diante do uso real: faz o teste cara, abre o prompt do Windows, ou o Terminal do Linux, e digita "ping www.google.com" e me diz o tempo de resposta maravilhoso que você vai receber. No geral, posso estar enganado, mas me parece que você tem um conhecimento bem superficial de como a Internet funciona e como seus dados são roteados por ela.

Outro detalhe que você parece desconhecer é que nos EUA não há neutralidade de rede: um provedor pode, e vai, deixar sua conexão mais lenta, se notar que você faz streaming demais para que você pague o pedágio de um plano mais caro. Outro problema comum a Estados Unidos e Europa é que planos de internet residencial por lá têm franquias: quem vai detonar o plano da família com jogos? Aliás, quem que tenha grana para ter internet foderosa nos Estados Unidos que já não vai ter um PC/console em casa? Enfim, vai ser bem engraçado.

Jogos por streaming é um delírio baseado em pouca ciência e muito otimismo na ideia de criar um mundo em que você acaba com custos de distribuição e pode viver num contexto em que o consumidor não compra mais os jogos, mas sim paga um pedágio temporário de acesso a eles.

Streamming de jogos vai ser funcional quando a tecnologia de internet evoluir e realmente revolucionar, e isso só vai acontecer com a física quântica e seu "bizarro" efeito de entrelaçamento quântico. Onde a informação do ponto A chega instantaneamente ao ponto B, independente de distancias ou interferências. Ai sim o atraso de imagens vai ser 0, algo impossível atualmente até mesmo para monitores profissionais de jogos ao qual o menor valor sempre vai ser 1 milisegundo.

Se numa tela pequena dessa em uma ambiente controlado já da todo esse atraso, imagine em uma tv tela grande, o atraso só vai ficar mais e mais perceptível. Em FPS online vai ficar uma maravilha as imagens fantasma.

All Hail the God PS4!!!

Tio_Maluco.png?0.349460984426s-l300.jpg

#22 wildanimal86

Postado 21 maro 2019 - 01:25

quanto sera que vai custar o kit de desenvolvimento??

ja da pra se inscrever

https://stadia.dev/apply/

Editado por wildanimal86, 21 maro 2019 - 01:33.

#23 eduhlopes

Postado 21 maro 2019 - 09:35

Tirando um pouco o foco do debate que é a viabilidade do streaming, uma coisa que achei bem zuada foi a questão do compartilhamento dos saves

"Uma dos recursos mais curiosos do Stadia é sua capacidade de compartilhar "saves" com outras pessoas através do State Share.

Com o opção, jogadores podem enviar uma "cópia" do jogo para qualquer um, permitindo que o destinatário comece a jogar exatamente do mesmo ponto: incluindo personagem, habilidade, inventario, e tudo mais que o remetente tinha no jogo original."

Vendas - Recomendações - myPlatinas

Eduhlopes.png

:platinum: e :psn:

Spoiler

#24 wowbagger_84

Postado 21 maro 2019 - 16:28

Tirando um pouco o foco do debate que é a viabilidade do streaming, uma coisa que achei bem zuada foi a questão do compartilhamento dos saves

"Uma dos recursos mais curiosos do Stadia é sua capacidade de compartilhar "saves" com outras pessoas através do State Share.
Com o opção, jogadores podem enviar uma "cópia" do jogo para qualquer um, permitindo que o destinatário comece a jogar exatamente do mesmo ponto: incluindo personagem, habilidade, inventario, e tudo mais que o remetente tinha no jogo original."

Outro lance que a galera tá achando sensacional é essa integração com YouTube. Mas nada impede Sony e Microsoft criarem algo parecido para jogos locais, que você curte com seus amigos.

Eu ainda acho que o único nome que pode fazer com que esse tipo de plataforma dê certo é a Microsoft: não porque o streaming em si vá prestar, mas simplesmente porque eles têm atuação no mercado de games, trato com desenvolvedores, infraestrutura e uma base com milhões de consumidores que já assinam serviços de games deles há tempos.

wowbagger_84.png

#25 Tio_Maluco

A única coisa em que todos somos iguais…é na morte.

• 6.154 posts
  • Perfil no Portal
  • Nome:Jeff Neves Bisotto

Postado 21 maro 2019 - 16:31

Legalização de Save Hack. Malditos progressistas, então em todos os lugares.

All Hail the God PS4!!!

Tio_Maluco.png?0.349460984426s-l300.jpg

#26 WhBlaze

Postado 21 maro 2019 - 18:27

Toda conferencia parece ter sido feita por pessoas sem muito conhecimento sobre a indústria ou como vídeo games funcionam.
No momento em que temos conversas como "você pode começar o jogo de onde bem entender" nos ligamos um sinal de alerta pq aparentemente, quem falou ta pensando em super mario bross no NES, ao invés de se dar conta que 90% dos jogos hoje em dia tem sistema de progresso, logo, não da para cair de paraquedas em qualquer lugar.

É bem esquisito, surreal e desconexo, mas pode ter sido só um bitolado falando asneira 8\

Imagem Postada

Spoiler

#27 wowbagger_84

Postado 21 maro 2019 - 19:19

Toda conferencia parece ter sido feita por pessoas sem muito conhecimento sobre a indústria ou como vídeo games funcionam.
No momento em que temos conversas como "você pode começar o jogo de onde bem entender" nos ligamos um sinal de alerta pq aparentemente, quem falou ta pensando em super mario bross no NES, ao invés de se dar conta que 90% dos jogos hoje em dia tem sistema de progresso, logo, não da para cair de paraquedas em qualquer lugar.
É bem esquisito, surreal e desconexo, mas pode ter sido só um bitolado falando asneira 8\

Mas, em defesa deles, é isso mesmo. Eles criaram uma tecnologia que permite que alguém compartilhe um determinado trecho do jogo no YouTube, por exemeplo: aí é só clicar e você seria levado ao Stadia para jogar aquele pedaço, começar dali se fosse o caso, a partir do save da outra pessoa.

wowbagger_84.png

#28 WhBlaze

Postado 21 maro 2019 - 19:33

Mas, em defesa deles, é isso mesmo. Eles criaram uma tecnologia que permite que alguém compartilhe um determinado trecho do jogo no YouTube, por exemeplo: aí é só clicar e você seria levado ao Stadia para jogar aquele pedaço, começar dali se fosse o caso, a partir do save da outra pessoa.

Então não é começar de onde você quiser mas sim assumir o save de outra pessoa

Imagem Postada

Spoiler

#29 wowbagger_84

Postado 21 maro 2019 - 19:40

Então não é começar de onde você quiser mas sim assumir o save de outra pessoa

As duas coisas, porque aí uma cópia do save passa a ser sua também.

wowbagger_84.png

#30 NeckerQube

Chamar alguém de animal é uma ofensa... aos animais.

• 8.830 posts
  • Perfil no Portal
  • Nome:Rômulo Xavier

Postado 21 maro 2019 - 20:22

Toda essa maravilha de infra que o Google tem - e tem mesmo - empalidece diante do uso real: faz o teste cara, abre o prompt do Windows, ou o Terminal do Linux, e digita "ping www.google.com" e me diz o tempo de resposta maravilhoso que você vai receber. No geral, posso estar enganado, mas me parece que você tem um conhecimento bem superficial de como a Internet funciona e como seus dados são roteados por ela.

Eu não entendo quase nada disso, mas pelos seus posts e tópicos, aparentemente você tem bastante conhecimento na área.

Talvez você possa esclarecer minha dúvida: Afinal, o ping é tão importante assim?  Por exemplo, eu digitei aqui o negócio do ping

do google e deu 13ms. Pelo pouco que entendo, acho que é um ping aceitável. Mas aí sempre vejo o pessoal falando que tv tem 50ms, 100ms...

E falam que tem mais ping ainda por conta do input lag e etc... Afinal, se no console tem esses pings de 3 dígitos e a gente joga numa boa, é realmente

necessário ter ping de 1ms igual esses monitores gamer por aí?

#31 WhBlaze

Postado 21 maro 2019 - 20:32

As duas coisas, porque aí uma cópia do save passa a ser sua também.

Ou seja, você assume o sava de outra pessoa com os dados, campanhas, itens e evolução imposta por ele.
Você não necessariamente esta começando do estágio que bem entender como desejar (Algo que sinceramente? é impossível no estado atual, de novo, não estamos falando de NES que usaram essa conversa no game gennie para dizer "eu tenho direito de começar no lv5-1 de Mario), vc apenas pegou o save aproximado da área mais próxima como muitos faziam na gamefaqs anos atrás.

Discurso que chegou nas minhas orelhas eram mais mágicos que nem essa internet instantânea e perfeita

Imagem Postada

Spoiler

#32 JuniorF30

Postado 21 maro 2019 - 21:37

Streaming de jogos pra mim não rola. Eu podia morar em San Francisco, colado no Vale do Silício, com a melhor internet que existe, e mesmo assim eu não comprava esse Stadia ou qualquer outro console baseado exclusivamente em streaming.

Não gostaria de ficar à mercê da estabilidade de servidores e refém de assinaturas pra jogar meus jogos.

JuniorF30.png                                                               

#33 solarwind12

Postado 21 maro 2019 - 22:50

Streamming de jogos vai ser funcional quando a tecnologia de internet evoluir e realmente revolucionar

2:13

( ͡° ᴥ ͡°)

#34 wowbagger_84

Postado 21 maro 2019 - 23:14

Eu não entendo quase nada disso, mas pelos seus posts e tópicos, aparentemente você tem bastante conhecimento na área.
Talvez você possa esclarecer minha dúvida: Afinal, o ping é tão importante assim?  Por exemplo, eu digitei aqui o negócio do ping
do google e deu 13ms. Pelo pouco que entendo, acho que é um ping aceitável. Mas aí sempre vejo o pessoal falando que tv tem 50ms, 100ms...
E falam que tem mais ping ainda por conta do input lag e etc... Afinal, se no console tem esses pings de 3 dígitos e a gente joga numa boa, é realmente
necessário ter ping de 1ms igual esses monitores gamer por aí?

13ms é muito pouca coisa e seria imperceptível para olhos humanos. Entretanto, esse intervalo de latência aí é variável - o correto é que você faça esses testes de pings por alguns minutos pra ver a variação.

Para você ter uma ideia de como 13 ms é pouca coisa, basta considerar um jogo que renderiza a 60 FPS: 60 frames por segundo, dentro de um segundo, significa que cada frame passa 16 ms na tela (ou 33 ms no 30 FPS).

O problema é que, em jogos multiplayer, esse valor nunca é único: além da latência da conexão, o há a latência do monitor, o input lag do dispositivo de controle que você usa, do próprio console/PC em renderizar o jogo.

E aí, respondendo mais diretamente a sua pergunta, é uma vantagem, se você for especialmente sensível a isso, ou quiser se habilitar para um ambiente mais competitivo porque todo milissegundo que você derrubar vira uma vantagem competitiva. Como você não pode simplesmente fazer a Internet ficar mais rápida do nada, investir num puta monitor é uma das saídas. Eu, particularmente, não vejo tanta diferença e tendo a valorizar tecnologias de sync - que impedem tearing - muito mais do que o input lag.

Não sei se respondi direito?

Ou seja, você assume o sava de outra pessoa com os dados, campanhas, itens e evolução imposta por ele.
Você não necessariamente esta começando do estágio que bem entender como desejar (Algo que sinceramente? é impossível no estado atual, de novo, não estamos falando de NES que usaram essa conversa no game gennie para dizer "eu tenho direito de começar no lv5-1 de Mario), vc apenas pegou o save aproximado da área mais próxima como muitos faziam na gamefaqs anos atrás.

Discurso que chegou nas minhas orelhas eram mais mágicos que nem essa internet instantânea e perfeita

É sim. Eu já tive acesso a cópias de reviews para a imprensa de jogos e eles liberam saves dos jogos onde bem entenderem. Não vejo dificuldade alguma em algo assim implantado num serviço que opera na nuvem.

2:13

Mais uma vez, falta um pouco de contexto (e aqui tem toneladas de). Esse delay reduzido refere-se à sua conexão do seu dispositivo com a antena. Como eu já expliquei, os gargalos estão em todos os lugares e especialmente no roteamento que vai do seu provedor até o serviço.

Outro detalhe é que esses números ali são as especificações teóricas do 5G que, mais ou menos como o 4G, deve passar por inúmeros ciclos até chegar perto de algo proposto nas definições técnicas.

É por isso, aliás, que o 4G é mais corretamente designado de LTE - Long Term Evolution - padrão que vem evoluindo ao longo dos anos e, embora tenha ganho muito mais performance, ainda está bem longe das especificações propostas originalmente.

Não tem mágica em tecnologia.

PS: isso me lembra a febre do 4G. Trabalhava numa empresa que foi contratada para fazer um app revolucionário, que ia aproveitar a onda das redes de quarta geração porque um bando de executivo leu na 'imprença' que ia ser revolucionário, que isso, que aquilo. Foi bem engraçado.

wowbagger_84.png

#35 WhBlaze

Postado 22 maro 2019 - 00:37

É sim. Eu já tive acesso a cópias de reviews para a imprensa de jogos e eles liberam saves dos jogos onde bem entenderem. Não vejo dificuldade alguma em algo assim implantado num serviço que opera na nuvem.

Sim, mas ai foram eles que liberaram de uma forma especifica, similar a por exemplo, a bagunça de KEIO flying squadron, onde alteraram a primeira fase para fechar o demo, mas acabaram printando o jogo inteiro, logo, se você pular ela o jogo tá completo...

No caso, estamos falando sobre nós termos liberdade para escolher coisas excessivamente especificas em gêneros mais complexos, como por exemplo rpgs, e essa decisão mais aberta soa um pouco surreal.

Uma coisa é você liberar todos os personagens, começar com tudo ou em um lugar especifico, outra é escolher lv x do personagem y, com equipamento w, na localização z e por ai vai.
Até gameshark tinha suas limitações em sua cretinice antes de implodir completamente o save de alguém, imaginar que nos teremos acesso a algo tão especifico sem comprometer nada e rumando para programação não só é esquisito, como a antítese de como boa parte dos jogos evoluíram.

Só pra constar, eu não vi o evento (não me interessei), li algumas matérias, pedaços da conversa e só.

Se eu estiver errado sobre a ideia não me surpreenderia, pq desde que me contaram eu estou abismado, mas se falaram exatamente isso... yeah, eu mantenho minha critica de que partiu de um engravatado que não tem muita noção de como jogos funcionam.

Imagem Postada

Spoiler

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos