Ir para conteúdo

Foto

[The Enemy] Stadia: Google anuncia sua nova plataforma de streaming de games

Multi Notícias

• Por favor, faça o login para responder
34 respostas neste tópico

#1 Renan-Adao

Postado 19 maro 2019 - 19:17

2019-03-19.png

Durante a conferência da Google nesta GDC 2019, o CEO da gigante de tecnologia, Sundar Pichai anunciou o Stadia, a nova plataforma de games da companhia. O controle do serviço também foi mostrado durante o anúncio.

2019-03-19_1.png

O Stadia possui uma GPU de 10.7 teraflops e é integrado a nuvem de jogos da Google e a outros serviços e produtos da companhia, tais como o Chrome, YouTube, Android, Chromecast, etc. - o que significa que ele funcionará em qualquer dispositivo.

2019-03-19_2.png

A plataforma também permitirá que os jogadores acessem jogos sem precisar fazer o download dos títulos. Bastará acessar o Stadia e apertar o botão de reprodução. Além disso, se o usuário quiser, poderá alternar entre qualquer aparelho para continuar a experiência.

Também será possível usar controles de outros videogames para jogar no Stadia e a Google também anunciou durante a conferência que sua plataforma terá suporte a Unreal Engine, Unity, Havok e diversos outros motores gráficos, além de suporte a cross-platform.

Isso significa que os jogadores não sofrerão delay enquanto jogam ou alternam entre os dispositivos e ainda poderão continuar usando o mesmo arquivo de save. No lançamento, o Stadia já rodará jogos a 60 fps e em 4K, mas contará com suporte a 8K e 120 fps futuramente.

A plataforma contará ainda com controle parental para que os pais administrem o que, com quem e onde os menores de idade jogam. O Google Stadia será lançado em 2019, ainda sem preços divulgados.

Confira abaixo dez principais novidades e uma dúvida que ficamos sobre o Stadia.

1. Mais poderoso que PS4 Pro e Xbox One X
2. Resolução até 8K (no futuro)
3. Cross-Plataforma
4. Stadia Controller
Spoiler

5. Integração com Google Assistente
6. Compartilhamento no YouTube
7. "Tô de próximo!"
Spoiler

8. Compartilhe seu save
9. Terá exclusivos!
10. Chega neste ano!

Fonte: The Enemy

Renan-Adao-hall.png

Meus guias:
Spoiler

Hall de Platinas
Spoiler

Recomendações:
http://forum.mypst.c...ões-renan-adao/

#2 Tio_Maluco

A única coisa em que todos somos iguais…é na morte.

• 6.154 posts
  • Perfil no Portal
  • Nome:Jeff Neves Bisotto

Postado 19 maro 2019 - 20:26

Sadia, um flop monstro.

All Hail the God PS4!!!

Tio_Maluco.png?0.349460984426s-l300.jpg

#3 MGZoio

•  mgzoiomaciel@gmail.com
  • Nome:Anderson

Postado 19 maro 2019 - 20:54

"Terá exclusivos!" 

Já chegaram zoando a concorrência! :hehe:

Vai ser monstrão! Imagina se tiver tbm troféus/conquistas? Vixi...

MGZoio.png

Platinas, PSN e Guias

Spoiler

#4 Tio_Maluco

• 6.154 posts
  • Perfil no Portal

Postado 19 maro 2019 - 21:04

"Terá exclusivos!" 

Monstrão tem que ser sua internet para rodar isso com qualidade 720p e a 30fps.

Mitologico tem ser internet para rodar igual rodaram o Doom em 4k e 60fps igual na demonstração, 200 megas no minimo.

Lembrando que a PSNow até hoje não funciona como a Sony gostaria que funciona-se. e esse Stadia é isso, uma PSNow com outro nome.

All Hail the God PS4!!!

#5 solarwind12

Postado 19 maro 2019 - 21:07

Postei uma notícia aqui no fórum antecipando essa corrida de streamings e muita gente não acreditou, disseram que era "besteira" outros que era "impossível", ou que "demoraria anos". Bom, pra quem duvidou, está aí
( ͡° ᴥ ͡°)

#6 MGZoio

•  mgzoiomaciel@gmail.com
  • Nome:Anderson

Postado 19 maro 2019 - 21:08

Monstrão tem que ser sua internet para rodar isso com qualidade 720p e a 30fps.

Mitologico tem ser internet para rodar igual rodaram o Doom em 4k e 60fps igual na demonstração, 200 megas no minimo.

Lembrando que a PSNow até hoje não funciona como a Sony gostaria que funciona-se. e esse Stadia é isso, uma PSNow com outro nome.

Infelizmente nem esse Stadia e nem a Now foram pensados em nós, brasucas... É um bom conceito, mas longe da nossa realidade

MGZoio.png

Platinas, PSN e Guias

Spoiler

#7 solarwind12

Postado 19 maro 2019 - 21:21

Não tem como comparar, Google possui uma infraestrutura milhares de vezes maior e mais poderosa que a Sony em questão de internet, datacenter, distribuição de rede, servidores próprios, entre outros.
( ͡° ᴥ ͡°)

#8 Tio_Maluco

• 6.154 posts
  • Perfil no Portal

Postado 19 maro 2019 - 21:29

Não tem como comparar, Google possui uma infraestrutura milhares de vezes maior e mais poderosa que a Sony em questão de internet, datacenter, distribuição de rede, servidores próprios, entre outros.

Que ótimo, e isso muda o que para o jogador? o atraso, por melhor que seja a infraestrutura, ainda vai ser alto. Mesmo que essa tenologia alienígena estivesse disponível para o mundo todo, o que na verdade não esta, e só para uma pequena parcela dos estadunidense, para o resto do mundo, e incluo ai os poucos países que vão receber essa plataforma de jogos, vão ter que se contentar com atrasos acima dos 30 milisegundos, o que já é coisa pra caramba e bem perceptível.

Essa presentação, para o Tio, não passou de puro Markting. O que eu vi ali, foi a apresentação da PSNow com outro nome. Vai rodar a 4k e a 60Fps? vai sim, só você ter condições de gastar uns 300 paus de internet por mês, o que por si só ja diluiria qualquer encomia que conseguir fazer na compra de peças de PC.

Streaming é o futuro, mas um futuro que ainda está bem longe. 

All Hail the God PS4!!!

#9 WhBlaze

Postado 19 maro 2019 - 21:37

Que ótimo, e isso muda o que para o jogador? o atraso, por melhor que seja a infraestrutura, ainda vai ser alto. Mesmo que essa tenologia alienígena estivesse disponível para o mundo todo, o que na verdade não esta, e só para uma pequena parcela dos estadunidense, para o resto do mundo, e incluo ai os poucos países que vão receber essa plataforma de jogos, vão ter que se contentar com atrasos acima dos 30 milisegundos, o que já é coisa pra caramba e bem perceptível.

Essa presentação, para o Tio, não passou de puro Markting. O que eu vi ali, foi a apresentação da PSNow com outro nome. Vai rodar a 4k e a 60Fps? vai sim, só você ter condições de gastar uns 300 paus de internet por mês, o que por si só ja diluiria qualquer encomia que conseguir fazer na compra de peças de PC.

Sul-Coreanos

USA só um grupo pequeno em NY, vale do Silício e LA.
media do pessoal lá é 100~150mb (não lembro de cabeça), então já viu né...

Enfim, quero ver como isso vai ficar, bom lembrar que até cinco anos atrás o youtube adorava dar soluço e nos apresentar aquela "brilhante" barra de loading

Imagem Postada

Spoiler

#10 wildanimal86

Postado 20 maro 2019 - 00:48

Hum uma boa se funcionar com o Chromecast

#11 solarwind12

Postado 20 maro 2019 - 06:43

1º Você joga em Monitor Gamer? Porque se a resposta for não, você não tem moral nenhuma pra reclamar de atraso. A maioria das tvs fora do modo jogo passam dos 50 ms de input lag, se for 4K com HDR ligado então, passa dos 100ms e muita gente joga sem nem perceber - afinal, pra jogo off não faz muita diferença. Aliás, mesmo com o modo jogo ligado, a média ali fica em 30ms de atraso, como você pode ver aqui ( https://www.rtings.c...nputs/input-lag )

2º Você fala que esse serviço só vai funcionar bem pra "uma parcela dos Estados Unidos", meu caro, você por acaso viu a apresentação? Eles estão se preparando para Computação na Nuvem há muito tempo, eles possuem cabo de fibra ligando o mundo inteiro - e isso inclui o Brasil - com velocidades que passam os 60Tbps

Spoiler

Aliás, sim inicialmente vai estar disponível em apenas alguns países, mas como eles mesmo disseram "mostramos o mapa do mundo, nossa intenção é atingir todas as localidades e mercados possíveis".

3º Novamente sobre atraso ; testes no xCloud da Microsoft (serviço de streaming deles que ainda vão lançar) mostram latência menor que 10ms, isso porque a Microsoft possui uma infraestrutura pior que da Google, e a conexão necessária para usar o serviço algo entre 9 e 10mb, sendo que estão querendo abaixar pra ~6mb ( https://www.voxel.co...ogos_842484.htm ), então assim cara, não tem nada de "um futuro muito longe". 

Sul-Coreanos
USA só um grupo pequeno em NY, vale do Silício e LA.
media do pessoal lá é 100~150mb (não lembro de cabeça), então já viu né...

Cara, internet de fibra ótica está se popularizando em vários locais do Brasil, altas velocidades, ping e latência praticamente nulos. Meus pais que não entendem bulhufas de tecnologia tem 100mb de fibra, tenho um amigo que tem 300 e paga 99 R$, nos Estados Unidos já é comum internet residencial com velocidade de GB. Isso sem falar que o 5G está vindo aí e vai entregar conexão de GB/s e baixíssima latência sem cabo nenhum.

No demais, leia minha resposta ao Tio_Maluco.

( ͡° ᴥ ͡°)

#12 Yulhin

• Nome:Marcos Paulo

Postado 20 maro 2019 - 07:54

Achei esse nome Stadia, muito feião, poderiam ter pensado em algo pouco mais interessante na minha opinião, é como disseram, lembra Sadia kkkk

Em relação a internet, vai ser punk para nós mesmo, bom como não pretendo comprar até ver se realmente é bom e acessível, deixa rolar, concorrência sempre é bom para o consumidor.

Yulhin.png

Yulhin.png

Platinas  :platinum: e PSN 100%  :psn:

Spoiler

#13 washsou

Postado 20 maro 2019 - 10:09

É uma bela propaganda. De fato é importante essa busca de novas tecnologias e novas opções, entretanto...

A médio prazo, o streaming de jogos possa, talvez, se tornar cada vez mais popular, mas a ponto de substituir completamente o hardware? Por questões práticas é pouco provavel. Jogar Call of Duty no streaming por exemplo, a resposta entre apertar um botão, subir as informações,  o servidor processar e retornar ao jogador? Digamos que o servidor esteja no estados unidos, seria por baixo um 100ms. Um servidor no Brasil? Pelo menos uns 40ms.

Latência é problema de física difícil de contornar. Em jogos "single player" talvez seja menos visível, mas não apostaria minhas fichas nisso.

Contornar as limitações tecnológicas? É possível, mas não sem um grande investimento de empresas privadas em parceria com os órgãos reguladores. Porque por mais que tenham avançado, redes de cabeamento de fibra ótica ainda são um empecilho e será nas próximas décadas.

5G? Aguardo ansioso por essa tecnologia. Mas no Brasil e no resto do mundo, pelos principais estudos, apenas em 2025 estará consolidada , mas apenas nas principais metrópoles do mundo.

E essa estrutura toda isso não sairá barata. Estima-se que, na Europa, os custos de instalação da nova infraestrutura de antenas somarão entre 300 e 500 bilhões de euros, um investimento muito grande, e potencialmente pode ser ainda maiores.

Mas digamos que magicamente(talvez aja alguma tecnologia em avançado desenvolvimento) tudo isso seja resolvido rapidamente.

Existem varias questões de interesse tanto de mercado como de publico pagante que são áreas pantanosas.
O que acontece se a sua assinatura for cancelada? E se os servidores forem desligados depois de uma década? E se um acordo de licenciamento acabar? Seu game favorito pode nunca mais estar disponível?
Vários títulos online populares foram tirados do ar nos últimos tempos por decisão unilateral de suas produtoras. Então, se os títulos via streaming ficarem comuns, é 100% garantido que o mesmo vai ocorrer com aqueles que serão single-player. Imagine que daqui a 10 anos sua cópia de God of War, Mario Sunshine ou Halo simplesmente sumir do catalogo?

Em minha opinião, essa mudança de paradigma de mercado/consumidor ainda esta longe de ser concluída. Talvez em 20 anos anos, tenhamos jogos em todos os cantos do Brasil e do mundo 100% via streaming. Mas apenas talvez...

Editado por washsou, 20 maro 2019 - 10:12.

washsou.png

Platinas e 100%

Spoiler

Recomendações

Inteligência é a habilidade de se adaptar as mudanças.

#14 Renan-Adao

Postado 20 maro 2019 - 12:16

"Terá exclusivos!" 

Dinossauro offline vai ter um Remake

Renan-Adao-hall.png

Meus guias:
Spoiler

Hall de Platinas
Spoiler

Recomendações:
http://forum.mypst.c...ões-renan-adao/

#15 wowbagger_84

Postado 20 maro 2019 - 13:06

1º Você joga em Monitor Gamer? Porque se a resposta for não, você não tem moral nenhuma pra reclamar de atraso. A maioria das tvs fora do modo jogo passam dos 50 ms de input lag, se for 4K com HDR ligado então, passa dos 100ms e muita gente joga sem nem perceber - afinal, pra jogo off não faz muita diferença. Aliás, mesmo com o modo jogo ligado, a média ali fica em 30ms de atraso, como você pode ver aqui ( https://www.rtings.c...nputs/input-lag )

2º Você fala que esse serviço só vai funcionar bem pra "uma parcela dos Estados Unidos", meu caro, você por acaso viu a apresentação? Eles estão se preparando para Computação na Nuvem há muito tempo, eles possuem cabo de fibra ligando o mundo inteiro - e isso inclui o Brasil - com velocidades que passam os 60Tbps

Spoiler

Aliás, sim inicialmente vai estar disponível em apenas alguns países, mas como eles mesmo disseram "mostramos o mapa do mundo, nossa intenção é atingir todas as localidades e mercados possíveis".

3º Novamente sobre atraso ; testes no xCloud da Microsoft (serviço de streaming deles que ainda vão lançar) mostram latência menor que 10ms, isso porque a Microsoft possui uma infraestrutura pior que da Google, e a conexão necessária para usar o serviço algo entre 9 e 10mb, sendo que estão querendo abaixar pra ~6mb ( https://www.voxel.co...ogos_842484.htm ), então assim cara, não tem nada de "um futuro muito longe". 

Cara, internet de fibra ótica está se popularizando em vários locais do Brasil, altas velocidades, ping e latência praticamente nulos. Meus pais que não entendem bulhufas de tecnologia tem 100mb de fibra, tenho um amigo que tem 300 e paga 99 R$, nos Estados Unidos já é comum internet residencial com velocidade de GB. Isso sem falar que o 5G está vindo aí e vai entregar conexão de GB/s e baixíssima latência sem cabo nenhum.

Moral? Hum, moral eu não tenho, mas eu tenho calculadora: se minha TV, sozinha, já coloca 50 ms (sua informação) de atraso, qual é a vantagem de eu, deliberadamente, usar um serviço que, sozinho, coloca mais 166 fuckin' milissegundos de atraso (Digital Foundry testou e contou milissegundo a milissegundo ontem, no ambiente absurdamente controlado do Google)?

Tipo, a ideia é pagar para algo bem ruim mesmo e ainda bater palma? Oloco.

Toda essa maravilha de infra que o Google tem - e tem mesmo - empalidece diante do uso real: faz o teste cara, abre o prompt do Windows, ou o Terminal do Linux, e digita "ping www.google.com" e me diz o tempo de resposta maravilhoso que você vai receber. No geral, posso estar enganado, mas me parece que você tem um conhecimento bem superficial de como a Internet funciona e como seus dados são roteados por ela.

Outro detalhe que você parece desconhecer é que nos EUA não há neutralidade de rede: um provedor pode, e vai, deixar sua conexão mais lenta, se notar que você faz streaming demais para que você pague o pedágio de um plano mais caro. Outro problema comum a Estados Unidos e Europa é que planos de internet residencial por lá têm franquias: quem vai detonar o plano da família com jogos? Aliás, quem que tenha grana para ter internet foderosa nos Estados Unidos que já não vai ter um PC/console em casa? Enfim, vai ser bem engraçado.

Jogos por streaming é um delírio baseado em pouca ciência e muito otimismo na ideia de criar um mundo em que você acaba com custos de distribuição e pode viver num contexto em que o consumidor não compra mais os jogos, mas sim paga um pedágio temporário de acesso a eles.

wowbagger_84.png

#16 talespagni

Postado 20 maro 2019 - 14:19

O problema desta estratégia de mercado do Google é bem óbvio: existe um gargalo que se chama infraestrutura da oferta de serviço.

E, ainda por cima, este gargalo não é exclusivo de apenas algumas poucas regiões do mundo. Ele predomina até mesmo em diversas regiões de países que tem a conexão excelente para serviços online.

Eu realmente não vejo por onde vai dar certo este serviço do Google. Seriam necessários bilhões em investimento ao redor do mundo para que este público-alvo (que já sofre concorrência de outras gigantes do mercado) possa ter acesso à isto.

"Ter acesso" é uma coisa, querer e estar disposto a pagar para consumir isto é outra, ainda mais distante.

talespagni.png

Os melhores jogos (que já joguei): PS3 e PS4

#17 WhBlaze

Postado 20 maro 2019 - 14:39

Sim, e ela sozinha e sem sobrecarga de sistema ainda não é o bastante apra sustentar jogos singleplayer atuais direito, o que dirá o que vem depois ou jogos que exisgem resposta rapida como hack'n slash ou multiplayer.

Serio, são muitas variáveis em um mercado que não para de evoluir e muda suas próprias regras frequentemente, hell, mesmo o youtube sofreu horrorres para se aguentar e a 5 anos atrás ainda vivia dando soluço independente da velocidade do pessoal.

Imagem Postada

Spoiler

#18 solarwind12

Postado 20 maro 2019 - 14:55

Outro problema comum a Estados Unidos e Europa é que planos de internet residencial por lá têm franquias: quem vai detonar o plano da família com jogos?

E maratonar uma série de 50ep em 4K não gasta? Baixar arquivos de 100GB+ (como é o caso de RDR 2) não gasta? Uma família inteira usando netflix em diversas telas não gasta?

Vai ser só uma coisa a mais em meio ao alto consumo atual.
( ͡° ᴥ ͡°)

#19 wowbagger_84

Postado 20 maro 2019 - 14:59

BGvtW6G.gif

https://imgur.com/8ZjhUIR

wowbagger_84.png

#20 talespagni

Postado 20 maro 2019 - 16:42

Bora jogar aquele jogo de stealth?

otzln88i5uxb3py7yykf.gif

talespagni.png

Os melhores jogos (que já joguei): PS3 e PS4