Ir para conteúdo
Tio_Maluco

[g1] Os ventos da mudança começam a soprar - CAMEX decide reduzir para 4% imposto de importação.

Recommended Posts

18181038847397-t1200x480.jpg


 
Na última reunião do ano da câmara de comércio exterior (CAMEX), foi aprovada importante medida de abertura da economia e que está em sintonia com o que promete o governo Bolsonaro. Está na ata a decisão de reduzir de 14% para 4% a alíquota de importação de bens de capital e produtos de informática.

A ata da reunião não foi publicada. Assim, se o novo governo quiser manter a decisão de reduzir as alíquotas, basta publicar no "Diário Oficial da União". Se quiser rever, basta não publicar a decisão.

A redução dessas alíquotas se daria no decorrer de quatro anos, evitando-se uma abertura abrupta que pudesse expor de imediato a indústria nacional à competição externa.

O agora ex-ministro da Fazenda Eduardo Guarda explicou que a ideia era iniciar a abertura do mercado no contexto de um acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

Havia a expectativa de que esse acordo pudesse ser fechado ainda no governo Temer. Como isso não foi possível, a Camex decidiu dar o ponta-pé na abertura comercial de forma unilateral.

A Câmara de Comercio Exterior " CAMEX é o órgão integrante do Conselho de Governo da Presidência da República que tem por objetivo a formulação, adoção, implementação e coordenação de políticas e atividades relativas ao comércio exterior de bens e serviços, incluindo o turismo.
 
G1

  • Curtir 5

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu sou Gamer e acho legal isso porque vai ficar mais barato trazer itens de fora.

 

Agora na visão financeira, o nosso país precisa de tributo (imposto) para fechar o rombo fiscal. Nosso Estado gasta mais do que arrecada.

 

Não quero colocar fogo na questão; nada disso pessoal.

 

Apenas para dizer que é legal, mas tem um ponto negativo.

 

Mas sendo "otimista", as pessoas talvez gastem mais e isso é bom para o mercado. E as empresas nacionais precisarão se reinventar e melhorar o atendimento e seus produtos. Quem ganha somos nós.

  • Curtir 4

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não entendi... O imposto de importação que pagamos quando compramos algo é uma tarifa alfandegária de 60%. Esse aí é outro imposto?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

minha maior duvida é ver o que entra nessa lista de informatica.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Acho que depende do produto, mas esse ai de 60 não e a facada aleatória que o correios da não?

 

aqui acho que e uma coisa mais formal, importar de verdade e não comprar e os cara mandar da china.

 

 

esses 10% ai ja pagava a cerimonia de posse do presidento, e ele ainda fala que aquele momento não tem preço :awyea:

Os Correios não são responsáveis pelo imposto. Esse imposto de importação é definido pela Receita Federal, os Correios só fazem a cobrança. E esse imposto é uma alíquota única de 60% sobre o valor aduaneiro.

Esse imposto aí da notícia eu nem sei do que se trata.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pelo que eu entendi, são bens de capital: coisas que são compradas pela indústria, não bens de consumo, cujo o imposto de importação, como alguém aí lembrou, fica em 60%.

 

Mas enfim.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Qualquer redução de imposto é bem vinda, o borda tem razão quando diz que os estados gastam mais do que arrecadam, mas todos nós sabemos que o problema não é má gestão, e sim, corrupção descarada, quando o Brasil fechar essa porta da ganancia política, o sucesso vai ser inevitável.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pelo que eu entendi, são bens de capital: coisas que são compradas pela indústria, não bens de consumo, cujo o imposto de importação, como alguém aí lembrou, fica em 60%.

 

Mas enfim.

 

A própria noticia já está dando a resposta, creio eu..

 

Mercosul e futuramente também união europeia. Suponho que esse seja o imposto para esses locais.

 

Sobre união europeia, o presidente de portugal estava conversando justamente isso com bolsonaro.

 

Claro, é só especulação, Tio não entende nada disso. LOL

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Qualquer redução de imposto é bem vinda, o borda tem razão quando diz que os estados gastam mais do que arrecadam, mas todos nós sabemos que o problema não é má gestão, e sim, corrupção descarada, quando o Brasil fechar essa porta da ganancia política, o sucesso vai ser inevitável.

 

Mesmo com uns cinco petrolões, o buraco das contas brasileiras tá longe de ser a corrupção. O problema são os privilégios das grandes corporações - políticos, juízes, promotores - e a grana que corre solta pra mão de banco, desde o governo Sarney. Mesmo que alguém inventasse um milagre de erradicar a corrupção na marra, o estado brasileiro ainda seria deficitário por conta desses gargalos.

 

EDIT: o que, claro, não quer dizer que não tem que combater corrupção e aumentar eficiência do estado, de preferência com profissionalização do serviço público e não com promessas vazias que a gente ouve na esquerda, na direita e no centro.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Mesmo com uns cinco petrolões, o buraco das contas brasileiras tá longe de ser a corrupção. O problema são os privilégios das grandes corporações - políticos, juízes, promotores - e a grana que corre solta pra mão de banco, desde o governo Sarney. Mesmo que alguém inventasse um milagre de erradicar a corrupção na marra, o estado brasileiro ainda seria deficitário por conta desses gargalos.

 

EDIT: o que, claro, não quer dizer que não tem que combater corrupção e aumentar eficiência do estado, de preferência com profissionalização do serviço público e não com promessas vazias que a gente ouve na esquerda, na direita e no centro.

Isso aí que citou faz já parte da corrupção, deixar de investir o dinheiro público em benefício do povo para benefício exclusivo de alguns não deixa de ser corrupção. Mas também concordo que, mesmo que a corrupção acabasse agora, iria levar bom um tempo até o Brasil respirar novamente.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

 

Eu sou Gamer e acho legal isso porque vai ficar mais barato trazer itens de fora.

 

Agora na visão financeira, o nosso país precisa de tributo (imposto) para fechar o rombo fiscal. Nosso Estado gasta mais do que arrecada.

 

Não quero colocar fogo na questão; nada disso pessoal.

 

Apenas para dizer que é legal, mas tem um ponto negativo.

 

Mas sendo "otimista", as pessoas talvez gastem mais e isso é bom para o mercado. E as empresas nacionais precisarão se reinventar e melhorar o atendimento e seus produtos. Quem ganha somos nós.

 

Mas a longo prazo isso poderá ser bom para o Brasil. No caso dos bens de capital, por exemplo, pode baratear a importação de máquinas e equipamentos, facilitando a modernização das fábricas e aumentando a produtividade. Entretanto pode não ser tão fácil, reduzir tarifas de importação, não tem sido uma tarefa fácil para os governos, por causa da forte pressão exercida pelos setores atingidos. Pressão essa que existe desde à década de 80, acabou tornando a produção nacional mais cara e prejudicando o desenvolvimento da própria economia.

Para isso ser viável, Paulo Guedes(ou outro ministro da Economia, caso o mesmo não fique até o fim)  devera fazer reformas antes e uma abertura gradual, ou nenhum dos setores envolvidos sobrevive, caso haja uma abertura radical.

 

Como exemplo de que esses temas devem ser bem planejados, na era Collor, houve uma abertura comercial  que provocou uma profunda reestruturação industrial no Brasil, beneficiando os consumidores com maior disponibilidade de bens e serviços, melhores preços e tecnologia, entretanto teve um alto impacto negativo sobre o nível de emprego. A indústria nacional, ao contrário dos concorrentes internacionais, foi prejudicada por tributação e juros elevados, carência de infra estrutura e excessiva burocracia. Em um nível mais pessoal me lembro que uns 70% da indústria têxtil foi para o buraco quase na mesma época que fazia técnico têxtil, tornando as vagas de estagio e empregos praticamente inexistentes em algumas cidades de São Paulo.

 

Não entendi... O imposto de importação que pagamos quando compramos algo é uma tarifa alfandegária de 60%. Esse aí é outro imposto?

É outro tipo, atinge principalmente importações de máquinas e equipamentos usados na indústria.

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Quem vontade de jogar na cara de certas pessoas... mas vou me acalmar ainda é cedo demais....

 

 

-AIIIIIII BEM VINDO A 1967

 -VAI TOMAR NO C@ DESGRAÇAAAA

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu sou Gamer e acho legal isso porque vai ficar mais barato trazer itens de fora.

 

Agora na visão financeira, o nosso país precisa de tributo (imposto) para fechar o rombo fiscal. Nosso Estado gasta mais do que arrecada.

 

Não quero colocar fogo na questão; nada disso pessoal.

 

Apenas para dizer que é legal, mas tem um ponto negativo.

 

Mas sendo "otimista", as pessoas talvez gastem mais e isso é bom para o mercado. E as empresas nacionais precisarão se reinventar e melhorar o atendimento e seus produtos. Quem ganha somos nós.

Eu também não sei qual será a mágica para cobrar menos imposto e tapar o rombo nas contas. Não se tem certeza que as soluções apresentadas pelo governo em suas propostas de campanha seriam o suficiente e se ainda seriam aplicáveis. Uma das propostas citadas foi a tributação única de IR, o que por si só já causaria um déficit instantâneo de 60 bilhões nos cofres do governos, enquanto as medidas compensatórios demandariam mais tempo. Mas vamos esperar.

 

Espero o melhor, mas não consigo me animar diante de tantas absurdos e baboseiras proferidas por essa turma. Mas de uma coisa não podemos reclamar: eles não enganaram ninguém. :)

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...