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Renan-Adao

[MeuPS4] Conheça Celeste, um dos indicados ao GOTY do The Game Awards 2018

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Pode até ser uma agradável surpresa, e jogos assim, normalmente tem muita paixão e dedicação envolvida, mas... Eu não consigo aceitar que esse tipo de pixel arte agrade tanta gente a ponto de se justificar, porque não é possível que não existam ferramentas melhores para criar algo, bonito e simples ao mesmo tempo, se o problema for orçamento.

 

E para não perder a piada:

#TodosPelaCeleste

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Pessoal, tenho a impressão que vocês não jogaram o jogo. Me perdoem se não for o caso, no entanto eu preciso defender Celeste e explicar as razões para ele ter direito a essa acertada nomeação ao jogo do ano. 

Celeste é um jogo independente desenvolvido em XNA, e é claro que ele tem um visual retro mas isso nem de longe é um problema, muito pelo contrário. Os jogos retro hoje não são sinal de incompetência ou preguiça, nem mesmo orçamento. Celeste não é 'retro' no que diz respeito a sua qualidade técnica e a aparência do jogo é uma decisão criativa muito acertada. Celeste é um jogo muito bonito mesmo, e muito performático. 

Se você gosta de game design, Celeste foi feito pra você. Eu poderia entrar em detalhes mas existe uma galera no youtube que entende muito mais do que eu sequer posso arranhar e pode dar mais detalhes sobre isso, eu nem vou tentar. Procurem por Mark Brown do canal Game Makers TOOLKIT ou pelo vídeo de Celeste do canal Good Game Design. Basicamente você tem um salto, um dash e pode segurar em paredes por um tempo limitado, e é tuto que você precisa para superar a montanha Celeste.

Se você se importa com reviews, Celeste tem um 10 (junto com God of War e RDR2 no ano de 2018) na IGN americana, conhecida por raramente carimbar um game com a nota máxima deles.

Celeste é um jogo muito mais difícil do que a maioria das pessoas estão acostumadas. Eu entendo que por falta de tempo muitas pessoas procuram experiências mais simples ou com mais apelo em história. Assim como outros jogos difíceis de hoje em dia, Celeste recompensa quem continua tentando. A dificuldade do jogo tem uma linha de progressão perfeita e ele mantem o gameplay fresco mesmo após várias horas de jogo. Uma fase nunca é igual a outra.

Porém, sabendo que Celeste não é para todos, a equipe colocou no jogo um modo de assistência que vai facilitar muito para aqueles que tem alguma dificuldade com jogos de plataforma (e isso não tem nenhum ônus para o jogador, você pode inclusive platinar o jogo com o assistente). Porém, eu tenho certeza que todo mundo consegue escalar o lado A da montanha Celeste sem perder os cabelos, a recompensa é muito grande e a história da Madeline é uma daquelas que você leva pra vida. 

A história é sobre uma jovem chamada Madaline, que decide que escalar a famosa montanha Celeste vai dar a ela a força necessária para vencer problemas pessoais (eu interpreto ela como alguém com depressão). Celeste é um lugar mágico e personifica todos os medos de Madeline na Fear. A "antagonista" é uma representação de todos os medos de Madaline. Os diálogos com Teo (único companheiro de Madaline no jogo) exploram o passado da personagem apenas com diálogos simples sem submeter o jogador a longas cenas de corte. A história de Celeste vai ficar contigo muito tempo depois dos créditos rolarem, isso eu tenho certeza. 

"Talvez você consiga [escalar a montanha], eu nunca conheci alguém com tanta raiva de si mesma."

A trilha sonora de Celeste é outro prova do carinho que os desenvolvedores colocaram nesse jogo. As composições de Lena Raine sozinhas já merecem ser premiadas. Novamente, Celeste é um jogo difícil e a trilha sonora foi pensada para controlar a ansiedade do jogador, é um jogo que não deixa sua mente voar, sem perceber, você fica imerso e não pensa em nada. Apesar das várias mortes, nunca fiquei estressado jogando (diferente de outros jogos "super" difíceis que eu jogo).

Se você gosta de um bom game design, uma história realmente significativa, bons personagens, desafio bem desenvolvido e uma trilha sonora que faz bem aos ouvidos, Celeste foi feito pra você.  E principalmente, se você como gamer gosta do melhor que o mercado tem a oferecer, Celeste é um jogo essencial.

Esse jogo concorrer a GOTY não é de nenhuma maneira um modismo dos críticos. A nomeação de Celeste para jogo do ano é uma vitória da criatividade e coragem de uma pequena equipe, é a recompensa de um trabalho muito bem desenvolvido, entregando excelência em todas as pequenas coisas que ele faz. 

Espero que algum de vocês jogue e coloque um pouco mais de crédito nesse trabalho. Pessoalmente, minha torcida para GOTY é GOD OF WAR (Red Dead eu ainda estou jogando) mas Celeste me deixa muito feliz só de ser indicado. 

Um abraço!

2018020517033600-75A32021BE3512D7AA96B2D

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre a PLATINA: 
Dificuldade: 1/10 COM Assist, 9/10 sem Assist (segundo playstation trophies). 
Nada perdível, a campanha só precisa ser jogada uma vez mais alguns replays. 
Tempo: Levou 60 horas pra mim conseguir tudo sem usar o modo assistente, com modo assist deve ser menos de 8/10 horas.







 

 

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Primeira coisa que me veio na cabeça quando li Celeste na lista do GOTY:

 

 

celeste_a.jpg

Passando mal aqui :grin:

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Ok, tô começando a ficar preocupada  :hehe:

 

Pelo jeito seu nome será Celeste agora e nick CelesteBR ;)

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Pessoal, tenho a impressão que vocês não jogaram o jogo. Me perdoem se não for o caso, no entanto eu preciso defender Celeste e explicar as razões para ele ter direito a essa acertada nomeação ao jogo do ano. 

 

Celeste é um jogo independente desenvolvido em XNA, e é claro que ele tem um visual retro mas isso nem de longe é um problema, muito pelo contrário. Os jogos retro hoje não são sinal de incompetência ou preguiça, nem mesmo orçamento. Celeste não é 'retro' no que diz respeito a sua qualidade técnica e a aparência do jogo é uma decisão criativa muito acertada. Celeste é um jogo muito bonito mesmo, e muito performático. 

 

Se você gosta de game design, Celeste foi feito pra você. Eu poderia entrar em detalhes mas existe uma galera no youtube que entende muito mais do que eu sequer posso arranhar e pode dar mais detalhes sobre isso, eu nem vou tentar. Procurem por Mark Brown do canal Game Makers TOOLKIT ou pelo vídeo de Celeste do canal Good Game Design. Basicamente você tem um salto, um dash e pode segurar em paredes por um tempo limitado, e é tuto que você precisa para superar a montanha Celeste.

 

Se você se importa com reviews, Celeste tem um 10 (junto com God of War e RDR2 no ano de 2018) na IGN americana, conhecida por raramente carimbar um game com a nota máxima deles.

 

Celeste é um jogo muito mais difícil do que a maioria das pessoas estão acostumadas. Eu entendo que por falta de tempo muitas pessoas procuram experiências mais simples ou com mais apelo em história. Assim como outros jogos difíceis de hoje em dia, Celeste recompensa quem continua tentando. A dificuldade do jogo tem uma linha de progressão perfeita e ele mantem o gameplay fresco mesmo após várias horas de jogo. Uma fase nunca é igual a outra.

 

Porém, sabendo que Celeste não é para todos, a equipe colocou no jogo um modo de assistência que vai facilitar muito para aqueles que tem alguma dificuldade com jogos de plataforma (e isso não tem nenhum ônus para o jogador, você pode inclusive platinar o jogo com o assistente). Porém, eu tenho certeza que todo mundo consegue escalar o lado A da montanha Celeste sem perder os cabelos, a recompensa é muito grande e a história da Madeline é uma daquelas que você leva pra vida. 

 

A história é sobre uma jovem chamada Madaline, que decide que escalar a famosa montanha Celeste vai dar a ela a força necessária para vencer problemas pessoais (eu interpreto ela como alguém com depressão). Celeste é um lugar mágico e personifica todos os medos de Madeline na Fear. A "antagonista" é uma representação de todos os medos de Madaline. Os diálogos com Teo (único companheiro de Madaline no jogo) exploram o passado da personagem apenas com diálogos simples sem submeter o jogador a longas cenas de corte. A história de Celeste vai ficar contigo muito tempo depois dos créditos rolarem, isso eu tenho certeza. 

 

"Talvez você consiga [escalar a montanha], eu nunca conheci alguém com tanta raiva de si mesma."

 

A trilha sonora de Celeste é outro prova do carinho que os desenvolvedores colocaram nesse jogo. As composições de Lena Raine sozinhas já merecem ser premiadas. Novamente, Celeste é um jogo difícil e a trilha sonora foi pensada para controlar a ansiedade do jogador, é um jogo que não deixa sua mente voar, sem perceber, você fica imerso e não pensa em nada. Apesar das várias mortes, nunca fiquei estressado jogando (diferente de outros jogos "super" difíceis que eu jogo).

 

Se você gosta de um bom game design, uma história realmente significativa, bons personagens, desafio bem desenvolvido e uma trilha sonora que faz bem aos ouvidos, Celeste foi feito pra você.  E principalmente, se você como gamer gosta do melhor que o mercado tem a oferecer, Celeste é um jogo essencial.

 

Esse jogo concorrer a GOTY não é de nenhuma maneira um modismo dos críticos. A nomeação de Celeste para jogo do ano é uma vitória da criatividade e coragem de uma pequena equipe, é a recompensa de um trabalho muito bem desenvolvido, entregando excelência em todas as pequenas coisas que ele faz. 

 

Espero que algum de vocês jogue e coloque um pouco mais de crédito nesse trabalho. Pessoalmente, minha torcida para GOTY é GOD OF WAR (Red Dead eu ainda estou jogando) mas Celeste me deixa muito feliz só de ser indicado. 

 

Um abraço!

 

2018020517033600-75A32021BE3512D7AA96B2D

 

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Sobre a PLATINA: 

Dificuldade: 1/10 COM Assist, 9/10 sem Assist (segundo playstation trophies). 

Nada perdível, a campanha só precisa ser jogada uma vez mais alguns replays. 

Tempo: Levou 60 horas pra mim conseguir tudo sem usar o modo assistente, com modo assist deve ser menos de 8/10 horas.

 

 

Eu já estava com vontade de jogar ele, mas depois desse review essa vontade subiu 100%. Parabéns mesmo pelo texto.

 

Ele está 61,50 na store pra quem quiser dar uma olhada.

 

Celeste

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Com todo respeito, se história emocionante ganhasse prêmio por si só, Actual Sunlight e That Dragon, Cancer deveriam ser GOTY eternos.

Não joguei o game, portanto não sei dizer se é bom ou ruim. Mas incluir um joguinho simplório inicialmente desenvolvido em 4 dias

por duas pessoas no meio de gigantes como God Of War, RDR 2 e Spider-Man é, no mínimo, estranho.

 

 

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Com todo respeito, se história emocionante ganhasse prêmio por si só, Actual Sunlight e That Dragon, Cancer deveriam ser GOTY eternos.

Não joguei o game, portanto não sei dizer se é bom ou ruim. Mas incluir um joguinho simplório inicialmente desenvolvido em 4 dias

por duas pessoas no meio de gigantes como God Of War, RDR 2 e Spider-Man é, no mínimo, estranho.

 

Pois é.

 

Melhor indie, beleza.

 

Agora, melhor jogo do ano? Só se for lá pelos idos de 1995.

 

E olha que gosto de indies, tenho centenas deles.

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Quando derem na Plus eu jogo [emoji18]

A Celeste vai perder para o Brasil na sexta feira!!

Ba dun tssssssd51ff24dc6a617d3928f135f5d642503.jpg
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Com todo respeito, se história emocionante ganhasse prêmio por si só, Actual Sunlight e That Dragon, Cancer deveriam ser GOTY eternos.

Não joguei o game, portanto não sei dizer se é bom ou ruim. Mas incluir um joguinho simplório inicialmente desenvolvido em 4 dias

por duas pessoas no meio de gigantes como God Of War, RDR 2 e Spider-Man é, no mínimo, estranho.

 

Acho que é um debate legal esse. xD

 

O que faz ele parecer simplório?

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Este tipo de premiação, não leva muito em consideração o gosto dos fãs.

O ultimos vencedores são grandes jogos , mas nem sempre em cabeçam a lista dos mais vendidos.

Parecido com o oscar a grande maioria dos melhores filmes não ficam nem entre as 10 maiorias bilheterias.

As vezes o juiz, critico só quer parecer intelectual.

O jogo foi super bem recebido, não está aí como enfeite.

 

@Edit: Aliás, não existe correlação entre o jogo ser conhecido e ser bom. Essa lista é dos melhores jogos, e não dos mais vendidos. Se for considerar vendagem, só iria dar jogos como Call of Duty, FIFA e PES.

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O jogo foi super bem recebido, não está aí como enfeite.

 

@Edit: Aliás, não existe correlação entre o jogo ser conhecido e ser bom. Essa lista é dos melhores jogos, e não dos mais vendidos. Se for considerar vendagem, só iria dar jogos como Call of Duty, FIFA e PES.

 

Sem falar que os maiores sucessos do ano estão lá também. Ele não tirou o lugar o GoW ou do RDR 2 pra estar entre os indicados. Ele tem gráficos legais pra proposta, jogabilidade boa e uma história aparentemente envolvente. Com isso eu acho que é bem válido ele estar ali. Se merece ganhar ou não eu já não sei, mas a indicação pelo que foi mostrado não é indevida.

Acho que deve levar como melhor indie, já que foi colocado junto com os melhores games do ano.

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Acho que é um debate legal esse. xD

 

O que faz ele parecer simplório?

 

Todos os aspectos técnicos que citei antes: gráficos, mecânica, efeitos sonoros e visuais...

Claro que esse jogo não foi feito pra ser incrivelmente complexo, mas isso não muda o fato de que é um jogo bem simples.

É como pegar um jogo do Mega Drive/SNES pra competir com um de PS4/X1.

 

Não é que o jogo seja ruim, eu só acho que não deveria estar na lista de melhores do ano. Exemplo: Tetris é excelente, mas nem

por isso deveria competir pra melhor jogo do ano em meio a tantos outros jogos infinitamente superiores (novamente, do ponto de vista técnico).

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Curto Indie desse tipo, não o conhecia, mas gostei do que vi e certamente jogarei em algum momento, porém jogos como esse deveria concorrer só na sua categoria por mais espetacular que seja. 

 

No mais, será uma surpresa esse jogo ganhar e a MamyBR ter que mudar de PSN ID. Kkkkk

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Todos os aspectos técnicos que citei antes: gráficos, mecânica, efeitos sonoros e visuais...

Claro que esse jogo não foi feito pra ser incrivelmente complexo, mas isso não muda o fato de que é um jogo bem simples.

É como pegar um jogo do Mega Drive/SNES pra competir com um de PS4/X1.

 

Não é que o jogo seja ruim, eu só acho que não deveria estar na lista de melhores do ano. Exemplo: Tetris é excelente, mas nem

por isso deveria competir pra melhor jogo do ano em meio a tantos outros jogos infinitamente superiores (novamente, do ponto de vista técnico).

 

Eu entendo bem.

 

É que realmente acho que todos os aspectos técnicos ele atende pra proposta dele. Os gráficos são bons para o estilo, e GoW por exemplo pega para o fotorealismo. As mecânicas dele são muito elogiadas, com cada level trazendo algo novo. E a trilha sonora é ótima até onde eu vi (tem a parada área de gelo que eu achei foda e não vou falar pq pode ser spoiler pra quem ainda não jogou). Mas ai também vai de especulação minha e sua, já que a gente não jogou ele falar que ele é tudo isso por vídeos.

 

Tem todo um escopo ai que difere de pegar um jogo de SNES e colocar contra um de PS4 por exemplo. Como obra um Super Metroid tem muito mais valor que um Mafia 3. Tetris Effects é um ótimo jogo, mas só atende em poucos requisitos que não levariam ali para a premiação. Mas se pegarmos só notas, ele estaria entre os melhores do ano.

 

GoW é uma obra gigante, com um orçamento gigante e merece ganhar como melhor jogo pq atende para bons gráficos, boa mecânica, boa história e uma boa trilha. Celeste é melhor que o GoW? Acredito que não ao ponto de ganhar dele. Se merece está ali como um dos melhores do ano? Não vejo por que não.

Talvez tenha algum jogo que merece estar ali no lugar dele, mas não lembro qual. Só sei que pela lógica, melhor indie ele teria que levar.

 

 

 

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