Ir para conteúdo


Foto

[Eurogamer] 7 coisas que queremos no PS5


  • Por favor, faça o login para responder
42 respostas neste tópico

#1 solarwind12

Postado 19 outubro 2018 - 15:24

PS5-Release-Date-News-PlayStation-5-COMI

Quer queiras quer não, estamos oficialmente na recta final desta geração de consolas. Em Novembro de 2018 tanto a PlayStation 4 como a Xbox One terão completado cinco anos de mercado. Se esta geração durar tanto como a anterior, então dentro de dois anos, no máximo três, teremos novas consolas a chegar às lojas e a iniciar uma nova geração de videojogos.

As consolas actuais ainda têm algum "sumo para espremer" graças as modelos mais poderosos PlayStation 4 Pro e Xbox One X que foram lançados a meio da geração para tirar partido crescente mercado das televisões 4K. Ainda assim, não é cedo para começar já a pensar no que poderão trazer as futuras máquinas. As próximas consolas ainda deverão seguir minimamente os moldes tradicionais, mas há sempre espaço para implementar novas funcionalidades e características.

Neste artigo, onde vamos debruçar-nos sobre as coisas que desejamos ver na PlayStation 5, não vamos referir coisas óbvias como "mais poder". A cada geração de consolas existe sempre um salto no poder gráfico e de processamento, portanto, é impensável que a próxima consola da Sony não seja mais poderosa do que a anterior. Isso é praticamente um dado adquirido.

Em vez disso, vamos focar-nos em coisas que não temos actualmente na PlayStation 4 e que gostaríamos que fosse implementadas na PlayStation 5. Temos perfeita consciência que alguns dos nossos pedidos são arrojados, mas como se costuma dizer, sonhar não custa.
 
1 - Multiplayer Online Gratuito

1azhKnU.jpg

Se há coisa desagradável que a actual geração de consolas trouxe, foi isto: a necessidade de pagar uma subscrição mensalmente ou anualmente para ter acesso à funcionalidade multiplayer online dos jogos. A Microsoft já pratica isto há mais tempo, enquanto a Sony apenas implementou o mesmo modelo com a PlayStation 4. Agora, até a Nintendo vai implementar um modelo semelhante para a Nintendo Switch.

"Menos sentido faz quando o PlayStation Plus não garante vantagens como servidores dedicados"

De um ponto de vista financeiro, as subscrições para se ter acesso ao multiplayer online são altamente lucrativas, no entanto, não são propriamente amigáveis para o consumidor. Embora estes serviços ofereçam mensalmente jogos aos subscritores - no caso da Sony o PlayStation Plus - não faz sentido cobrar um valor extra para ter acesso a uma funcionalidade que o consumidor já pagou quando comprou o jogo.

Menos sentido faz quando o PlayStation Plus (ou os restantes serviços do mesmo estilo) não garante vantagens como servidores dedicados nos diversos jogos com multiplayer online. No PC, onde não existe propriamente um dono da plataforma, não há qualquer necessidade de se pagar uma subscrição para se jogar online. Nas consolas, e neste em particular na PlayStation 5, também não deveria existir.

Embora a subscrição ao PlayStation Plus possa fazer sentido para alguns, para outros não o faz, principalmente para entusiastas que costumam comprar os jogos no lançamento. Nestes casos, em que os utilizadores já têm praticamente todos os jogos que são oferecidos no serviço, o PlayStation Plus torna-se meramente num pagamento obrigatório para se acesso completo aos jogos com multiplayer online.

2 - Retro-compatibilidade

É uma funcionalidade já presente na Xbox One e praticamente obrigatória para a PlayStation 5.

De facto, se há vantagem que a Microsoft tem actualmente perante a Sony, é esta. Na Xbox One existe retro-compatibilidade com jogos da Xbox 360 e da primeira Xbox. Existe o argumento de que não vale a pena voltar a jogos antigos, mas quanto temos várias a editoras a apostar em re-lançamentos e remasterizações, esse mesmo argumento cai por terra.

Com os jogos retro-compatíveis "Enhanced" temos casos de remasterizações instantâneas, jogos que ficam com um aspecto visual claramente melhorar graças ao poder do hardware actual. Basta olhar para o caso do primeiro Assassin's Creed, que na Xbox One X recebe um facelift notávek.



Nem todos os jogos da vasta biblioteca da Xbox 360 e da Xbox One são retro-compatíveis, mas a Microsoft tem-se mostrado incansável neste aspecto. Portanto, no mínimo, gostaríamos que a PlayStation 5 fosse retro-compatível com os jogos da PlayStation 4, mas obviamente que o ideal seria retro-compatibilidade com jogos de todas as consolas anteriores (principalmente a PlayStation 2, uma consola com tantos clássicos).

"No mínimo, gostaríamos que a PlayStation 5 fosse retro-compatível com os jogos da PlayStation 4"

A PlayStation 4 é a única consola da marca que foi lançada sem retro-compatibilidade, se bem que essa tendência estabeleceu-se já na PlayStation 3, quando a Sony abandonou a funcionalidade de retro-compatibilidade com a PlayStation 2 depois do modelo inicial de 60 GB da PlayStation 3. A PlayStation 2 sempre foi retro-compatível com os jogos da PlayStation 1.

Ficaríamos extremamente desiludidos se a PlayStation 5 não tivesse retro-compatibilidade.

3 - Streaming para qualquer smartphone

QX8PsNZ.jpg

Tecnicamente, isto já é possível com a PlayStation 4, mas oficialmente a Sony só garante suporte para os smartphones da gama Xperia (mas há quem tenha modificado a aplicação para a tornar compatível com smartphones de outras marcas).

O que queremos é que na PlayStation 5 a Sony torne esta funcionalidade mais abrangente, permitindo de forma oficial que a consola faça streaming de um jogo para qualquer smartphone (desde que cumpra os requisitos mínimos). A questão dos controlos é fácil de resolver, visto que o comando Dualshock pode ser ligado por Bluetooth ao dispositivo.

Com o frenesim que a Nintendo Switch gerou com o seu factor híbrido, a PlayStation 5 pode tirar partido do mesmo conceito sem ter que ser desenhada de raiz para tal. Existe, obviamente, a questão de ser necessária uma boa ligação à Internet para a experiência de streaming ser boa, mas nos próximos anos isso será cada vez menos um problema.

"Permitindo de forma oficial que a consola faça streaming de um jogo para qualquer smartphone"

Hoje em dia quase todos têm um smartphone, portanto, a Sony tem na PlayStation 5 uma boa oportunidade para capitalizar nesta funcionalidade que até já existe actualmente mas que é pouco promovida e usada.

4 - Dualshock 5 com mais possibilidades

p9ickfp.jpg

O Dualshock 4 é um excelente comando e que cumpre em pleno a maioria das necessidades que os jogadores possam ter, mas existe espaço para melhorias e são várias as marcas que neste momento estão a explorar o mercado dos jogadores hardcore, que procuram comandos com mais botões e funcionalidades.

Se alguma vez pegaste num comando da Scuff, Razer ou de outras marcas de acessórios, deves saber daquilo que estamos a falar. Estas marcas vendem comandos com botões extra que permitem esquemas de controlos melhores e concretização de sequências de acções que num comando tradicional são mais complicadas.

Entre as adições feitas a estes comandos de marcas terceiras estão botões extra na parte traseira, que complementam os botões nos ombros e os gatilhos. Porque razão é que estes botões dão jeito? Porque deste modo consegues fazer praticamente tudo sem teres que carregar nos botões frontais com os polegares (o que te obriga a mover os dedos dos gatilhos).

"Deste modo consegues fazer praticamente tudo sem teres que carregar nos botões frontais"

A adição destes botões adicionais beneficiaria mais os jogadores hardcore e jogos de natureza competitiva. O custo de fabrico de cada Dualshock também poderia potencialmente aumentar, mas deste modo a Sony estaria a oferecer um comando de origem preparado tudo e para todo o tipo de jogadores.

5 - PS Plus integrado com o PS Now

4wV09Ii.jpg

Se a Sony remover a necessidade de ter uma subscrição ao PlayStation Plus para se jogar online - o nosso primeiro desejo desta lista - o serviço perderá inevitavelmente algum valor. Todavia, existe uma forma de atenuar isso.

Neste momento a Sony tem dois serviços de subscrição separados: o PlayStation Plus, que todos conhecem muito bem, e o PlayStation Now, que nem sequer está disponível em Portugal. O PlayStation Now é mais próximo que a Sony tem do Xbox Game Pass, a diferença é que todos os jogos são jogados via streaming, em vez de serem instalados na consola.

Uma das previsões das grandes editoras de videojogos é que o streaming vai começar a ganhar tracção, e se isto for verdade, juntar os dois serviços de subscrição num só faz sentido. Deste modo, os utilizadores da PlayStation terão acesso mensalmente aos jogos do PlayStation Plus e ainda à biblioteca com mais de 650 jogos do PlayStation Now, composta por títulos da PlayStation 2, PlayStation 3 e PlayStation 4.

"Uma das previsões das grandes editoras de videojogos é que o streaming vai começar a ganhar tracção"

Juntar os dois serviços faz sentido para aumentar ainda mais o valor do PlayStation Plus, até porque não nos parece que a grande maioria dos utilizadores estejam dispostos a pagar por dois serviços separados na mesma consola.

6 - Um disco SSD

2ZWySzK.jpg

É um pedido que pode aumentar substancialmente o preço da consola, mas que faz uma grande diferença nos tempos de loadings.

Os discos SSDs estão a tornar-se cada vez mais comuns e os preços mais acessíveis, o único problema é que o preço a pagar por cada Gigabyte de memória continua a ser mais caro do que um disco tradicional.

Para resolver este problema de custo existem várias opções. O modelo mais fácil é criar dois modelos da PlayStation 5 para o lançamento, sendo que um dos factores diferenciais estará no disco SSD. Ou seja, o modelo mais barato terá um disco de armazenamento normal e o modelo mais caro um disco SSD.

A outra solução é colocar espaço para dois discos de armazenamento na consola. Com esta alternativa a Sony poderá colocar um disco normal mas com mais capacidade (tipo 1 TB) e um disco SSD com menos capacidade (algures entre 128 GB e 256 GB). Assim os utilizadores poderão escolher em que disco instalar os jogos para usufruir de tempos de loading menores.

"O preço a pagar por cada Gigabyte de memória continua a ser mais caro do que um disco tradicional"

Sabemos que o nosso pedido pode parecer arrojado actualmente devido aos custos implicados (pelo menos actualmente), mas também é possível que daqui a dois ou três anos, quando a PlayStation 5 for lançada, o preço dos discos SSD tenha baixado consideravelmente.

7 - 60 FPS! 60 FPS! 60 FPS!



À medida que a resolução padrão dos jogos vai aumentando, é cada vez mais difícil para o olho humano perceber essa diferença. Dos 1080p para 4K ainda existe uma diferença visível, portanto, esta corrida ao 4K que aconteceu a meio desta geração não nos parece descabida de todo.

Aliás, se há coisa que a PlayStation 4 Pro e a Xbox One X provaram é que, mesmo nem sempre atingindo a resolução 4K nativa, a técnica de checkerboarding (um upscale de resoluções intermédias para 4K) é capaz de oferecer resultados muito satisfatórios.

É por isso que na próxima geração queremos que os produtores dêem prioridade aos 60 FPS, mesmo que isso signifique por vezes não atingir nativamente a resolução 4K. Os 60 FPS oferecem uma experiência muito mais suave e satisfatória em qualquer jogo, mas até hoje os 30 FPS continuam a ser o padrão nas consolas.

Os 30 FPS continuam a ser o padrão porque oferecem uma experiência aceitável e são uma forma de continuar a aumentar a qualidade visual dos jogos e a resolução sem arruinar o desempenho. No entanto, como estávamos a explicar inicialmente, se a corrida por resoluções maiores atenuar, os produtores poderão finalmente dar prioridade aos 60 FPS.

"Os 60 FPS oferecem uma experiência muito mais suave e satisfatória em qualquer jogo"

Se és daqueles que dizem que não vês diferenças entre 30 FPS e 60 FPS, então é porque nunca jogaste um jogo a 60 FPS.

Fonte: Eurogamer
( ͡° ᴥ ͡°)

#2 Tio_Maluco

    A única coisa em que todos somos iguais…é na morte.



  • 5.456 posts
  • Perfil no Portal
  • Nome:Jeff Neves Bisotto

Postado 19 outubro 2018 - 15:49

5 - PS Plus integrado com o PS Now
 
Seria muito bom, ainda mais agora que da para baixar os jogos na PS Now, o problema que isso pode encarecer a PS Plus


All Hail the God PS4!!!

Tio_Maluco.png?0.349460984426s-l300.jpg


#3 JaspYohn

Postado 19 outubro 2018 - 15:55

Imagino o preço desse monstrão... Impostos desgraçados! kkk

 

Bjs do Japa!


image.gif     JaspYohn.png?0.109582415977    image.gif

 JaspYohn-jogo.png?0.42979581422

 

Recomendações.MYPST.FACEBOOK

 

TrocaJogo

 

Empréstimos

 

 


#4 eversontomiello

  • Nome:Everson Tomiello

Postado 19 outubro 2018 - 16:08

Bom, a Sony ontem deu mais um passo gigantesco na revelação do PS5, parece que já temos o padrão de discos que ela usará na próxima gen.


EversonTomiello.png

EversonTomiello-jogo.png?0.841925235131

GUIAS

Diablo III: Reaper of Souls

 

---> Recomendações | Empréstimos <---

Spoiler

 

Orgulho de ser hetero


#5 JuniorF30

Postado 19 outubro 2018 - 16:15

Multiplayer gratuito em consoles é algo que infelizmente nunca mais vai voltar, graças à Microsoft por dar início a prática e ao consumidor norte-americano por aceitar de boas. Sony e Nintendo viram oportunidade de lucro e entraram nesse barco...

 

Tinham que ter lutado contra isso no começo dessa geração, agora é tarde.

 

 

 


JuniorF30.png                                                               

                                                                         

 

 


#6 Renan-Adao

Postado 19 outubro 2018 - 16:16

8° Preço baixo!

Renan-Adao.png


Meus guias:
Spoiler


Hall de Platinas
Spoiler


Recomendações:
http://forum.mypst.c...ões-renan-adao/

#7 kabanas22

  • Nome:Ruan Raul

Postado 19 outubro 2018 - 16:39

9º. Cor: pink macho



#8 FBanin

  • Nome:Fabiano Banin

Postado 19 outubro 2018 - 16:43

Com os itens 4, 5 e 6 o preço do console vai as alturas!

 

Se os jogos estão ficando cada vez maiores é um tiro no pé usar SSD, para ter um bom espaço o HD tem que ser grande... o que não combina com SSD por causa do preço! Já barateou bastante, mas procura um HD SSD maior que 128GB pra ver o preço.

 

Chegando nos 1080p e 60fps cravado em qualquer jogo, com gráficos pouco melhor que o PS4 pra mim é uma maravilha! Se vier com retro para o PS4 (o que me interessaria mesmo) seria um belo de um plus! O resto é só pra satisfazer os nutelinhas!


FBanin.png
 
Hall platinas / 100% PSN:
Spoiler

#9 eduhlopes

Postado 19 outubro 2018 - 16:56

Querem multiplayer gratuito, SSD, 60 FPS, 8K e tudo isso custando apenas, 400 dólares.  :hehe:

 

Essa reportagem ta de sacanagem. Se for assim quero um console gratuito, 0800 e que não me custe nada.

 

 

Bom, a Sony ontem deu mais um passo gigantesco na revelação do PS5, parece que já temos o padrão de discos que ela usará na próxima gen.

 

Não entendi nada, só a imagem da mídia de 128 Gb.

 

Tem um tempo que li sobre a Sony e outras empresas estavam trabalhando em uma forma de popularizar e baratear o bluray com maiores espaço, tipo 100 a 300 Gb. E muito provavelmente ela estaria pensando nisso para o próximo console.


Vendas - Recomendações - myPlatinas

 

Eduhlopes.png

:platinum: e :psn:

Spoiler

#10 Herikr

Postado 19 outubro 2018 - 17:22

Sobre a questão de Plus gratuita não iria dar certo, visando que as gigantes como a Microsoft, Nintendo e Sony GANHAM com seus serviços, o dinheiro vendido por consoles e por jogos (exclusivos) não vão para elas, logo, a PS Plus, Live e o futuro sistema da Nintendo seria o ganha pão delas.

 

Mas algo que tenho que concordar sobre a Plus seria a opção de criarmos servidores locais e privados, no sentido de: caso uma empresa venha a anunciar o fechamento do servidor de um jogo, têm a plus lá para oferecer alguma coisa em relação de um usuário poder criar um servidor dedicado. Como fariam isso em um console sem modificação, nem imagino, mas não é impossível de se ver...



#11 solarwind12

Postado 19 outubro 2018 - 19:53

Multiplayer gratuito em consoles é algo que infelizmente nunca mais vai voltar, graças à Microsoft por dar início a prática e ao consumidor norte-americano por aceitar de boas. Sony e Nintendo viram oportunidade de lucro e entraram nesse barco...

 

Tinham que ter lutado contra isso no começo dessa geração, agora é tarde.

Se só existisse a Sony no mercado, de fato, não existiria essa chance, mas como são 3 empresas no ramo de cosoles, existe sim essa possibilidade. Um PS5 com multiplayer gratuito seria uma baita propaganda contra os concorrentes.

Fora que quem cuida dos servidores são as desenvolvedoras dos jogos, e não a Sony - ou seja, não faz o menor sentido ficarem cobrando para isso. Acredito que abandonar esse modelo pago da psn para integrar a plus com o ps now seria mais vantajoso e chamativo para a Sony, até porque, convenhamos, ~80% das pessoas que jogam vídeo game são casuais, e estão pouco se fodendo pra multiplayer em console (se elas quiserem algo online, certamente vão jogar no pc), e tido isso, muita gente não se importa com a plus atual - ou se importa, mas pelos jogos - ao expandir o catálogo da plus com a junção do ps now, muita gente desse público casual iria se interessar pelo sistema.


( ͡° ᴥ ͡°)

#12 AkauaSilva

Postado 19 outubro 2018 - 20:55

Por ordem de mais importância para mim:
 

  1. Multiplayer Online Gratuito
  2. 60 FPS
  3. 2tb/7200rpm de armazenamento
  4. Retro-compatibilidade
  5. Comprar jogo como presente pela PSN


#13 NeckerQube

    Chamar alguém de animal é uma ofensa... aos animais.





  • 8.584 posts
  • Perfil no Portal
  • Nome:Rômulo Xavier

Postado 19 outubro 2018 - 21:01

Querem multiplayer gratuito, SSD, 60 FPS, 8K e tudo isso custando apenas, 400 dólares.  :hehe:

 

Essa reportagem ta de sacanagem. Se for assim quero um console gratuito, 0800 e que não me custe nada.

 

 

 

Ha, é bem isso mesmo.... "Queremos que vocês incluam no console um SSD que custa 250 dólares e um controle que custa uns 200 dólares, mas só aceitamos pagar 400 dólares no pacote" .

Aham, sentá lá e espera, inocente.

 

Querer melhorias no serviço atrelado ao console é corretíssimo. Mas querer controles afrescalhados e hds caros pra reduzir 10 segundos de loading é brincadeira....

Quem quer essas coisas, que compre. Já estão aí há anos no mercado, é só pagar. O que eu quero mesmo são bons jogos e um console com preço acessível.

As frescuras eu compro depois, se forem do meu interesse.



#14 ItaloAzevedoBR

  • Nome:Ítalo Azevedo

Postado 19 outubro 2018 - 21:47

Só me importei com o primeiro mesmo, o resto é extra



#15 xPLuFFye

Postado 19 outubro 2018 - 22:08

5 - PS Plus integrado com o PS Now
 
Seria muito bom, ainda mais agora que da para baixar os jogos na PS Now, o problema que isso pode encarecer a PS Plus

 

Realmente, a 5 é de encher os olhos de qualquer um... Acho que eu não queria mais nada!


Editado por xPLuFFye, 19 outubro 2018 - 22:08.

tumblr_mdrhpahqbm1qd4dt1.giftumblr_mdrhnfqt0G1qd4dt1.giftumblr_mdrhm3zHzf1qd4dt1.giftumblr_mdrhlsJTvZ1qd4dt1.giftumblr_mdrhmkNPVJ1qd4dt1.giftumblr_mdrhn068cl1qd4dt1.giftumblr_mdrhpjQ7CM1qd4dt1.gif

1RHFDad.jpg pluffye.png y8HQCQk.jpg

 

GUIA DE TROFÉUS

PLATINAS

100% PSN

Spoiler
Spoiler
Spoiler

#16 Renan-Adao

Postado 19 outubro 2018 - 22:17

Querem multiplayer gratuito, SSD, 60 FPS, 8K e tudo isso custando apenas, 400 dólares.  :hehe:
 
Essa reportagem ta de sacanagem. Se for assim quero um console gratuito, 0800 e que não me custe nada.
 
 
 
Não entendi nada, só a imagem da mídia de 128 Gb.
 
Tem um tempo que li sobre a Sony e outras empresas estavam trabalhando em uma forma de popularizar e baratear o bluray com maiores espaço, tipo 100 a 300 Gb. E muito provavelmente ela estaria pensando nisso para o próximo console.


Eles poderiam dar os consoles de brinde e vender apenas os jogos!!

Renan-Adao.png


Meus guias:
Spoiler


Hall de Platinas
Spoiler


Recomendações:
http://forum.mypst.c...ões-renan-adao/

#17 BordaDePizza

Postado 19 outubro 2018 - 22:59

Padronização do cabo USB igual do PS4 (Pelo amor de Deus nada de inventarem outro cabo do DualShock em outro formato, conector, saída, repimboca da parafuseta)

#18 MGZoio

  •  mgzoiomaciel@gmail.com
  • Nome:Anderson

Postado 19 outubro 2018 - 23:15

Trazendo a retro desde o PS1 já seria bom


MGZoio.png

 

Platinas, PSN e Guias

Spoiler

#19 Xande_38

Postado 19 outubro 2018 - 23:25

Retrocompatibilidade é o mais importante



#20 The_Dark_Side97

Postado 20 outubro 2018 - 01:02

1 - Como o nosso amigo JuniorF30 citou a cima, isso ai ja era, no começo teve umas reclamações aqui e ali, mas agr o povo ja se acomodou.

 

6 - O preço do console só por causa do SSD (ainda de 1tb) iria lá pra cima, aqui nas terras tupiniquins então nem se fala.

 

7 - Esse pra mim é o mais importante, o jogo pode ter resolução 1080p, mas se rodar a 60fps não reclamaria.  






0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos