Ir para conteúdo
Tio_Maluco

[Meio Bit] Geração MiMiMi vai destruir o mundo! - Desenvolvedores ameaçam deixar o Linux vulnerável em resposta ao novo Código de Conduta

Recommended Posts

O novo Código de Conduta para desenvolvedores do Linux está causando um tremendo mal-estar na comunidade, e isso pode ter consequências catastróficas para todos: boa parte dos profissionais insatisfeitos com a nova realidade da plataforma ameaçam remover as licenças de códigos inclusos em patches e módulos do kernel, o que poderia inviabilizar a plataforma como um todo a longo prazo ao tornar o pinguim vulnerável.

20180925linux.jpg
 
O novo Código de Conduta implementado neste mês e que substitui o antigo Código de Conflito é uma exigência antiga da comunidade LGBTQ+, como forma de tornar o ambiente Linux mais inclusivo e diverso. O acordo, baseado no Pacto do Contribuinte prevê não apenas políticas para equilibrar a representatividade da comunidade (dita como "majoritariamente masculina branca cis-gênero"), como impõe regras para banir qualquer colaborador, impedindo-o de contribuir com código para o Linux caso ele tenha sido desrespeitoso em algum momento, mesmo em ocasiões passadas. Basicamente foi implementado um Tribunal da Santa Inquisição, já que as punições são sumárias e não passam por nenhum processo de avaliação, supervisão ou coisa semelhante.

Tão logo o código foi colocado em vigor no último dia 16, o Linux passou e remover todo e qualquer contribuinte que ou não reze pela nova cartilha, ou que já tenha cometido algum erro no passado, independente de sua importância ou da qualidade de seu código para a plataforma. Um dos exemplos foi o de Sage Sharp, consultor para Diversidade e Inclusão da Otter Tech que fez duras acusações contra o engenheiro de software do Google Theo Tso (há quem diga que ele virou um alvo por se recusar a implementar um backdoor no sistema, sob pressão de engenheiros da Intel), o que ironicamente foi apontado por membros da comunidade como infração ao Código de Conduta:

https://twitter.com/DevonRMcClure/status/1042862251579867136?ref_src=twsrc^tfw|twcamp^tweetembed|twterm^1042862251579867136&ref_url=https%3A%2F%2Fmeiobit.com%2F391006%2Flinux-codigo-conduta-atrito-entre-desenvolvedores%2F
 
O fato é que boa parte dos desenvolvedores Linux não estão nada contentes com o novo Código de Conduta, que dá aos monitores da comunidade poderes quase absolutos sobre todos aqueles que contribuem com o código-fonte do kernel, e defendem que o sistema sempre priorizou a qualidade do código independente de gênero, etnia ou orientação sexual do contribuinte (o que segundo os pró-Código, seria uma forma de meritocracia e algo a ser combatido). Assim, uma carta aberta publicada na lista de discussão do Linux esclareceu alguns pontos sobre as consequências que o novo código trará ao sistema como um todo.

Basicamente, a versão GPL 2 da licença do Linux define que o desenvolvedor possui direitos autorais sobre o código que criou e compartilhou, e dessa forma, caso ele seja impedido de continuar contribuindo ele possui direitos legais de reclamar a propriedade sobre os patches que implementou. Dessa forma, a comunidade não teria outra alternativa a não ser remover o código (o chamado "kill switch"), o que em alguns casos pode levar a desdobramentos catastróficos. A GPL versão 3 possui uma cláusula que impede o colaborador de rescindir a licença de seu código, o que em alguns tribunais poderia vir a ser contestado.
Vale mencionar que alguns projetos, como o Emacs por exemplo não aceitam a submissão de código se o desenvolvedor não abrir mão dos direitos autorais, mas no geral o Linux é licenciado sob a GPL versão 2.


20180925mark-kern.jpg

Caso a ameaça dos desenvolvedores seja leva a cabo, a longo prazo o kernel do Linux ficaria cheio de buracos, tornando boa parte da internet insegura e vulnerável. Indiretamente, grande parte das empresas que dependem de soluções Linux acabariam com um sistema instável e consequentemente, uma séria ameaça aos negócios.

Alguns especialistas divergem da veracidade das ameaças: Richard Stallman, fundador do GNU e da Free Software Foundation diz que o plano dos desenvolvedores anti-Código de revogarem suas licenças é "equivocado": já o engenheiro de software Eric S. Raymond, autor do livro A Catedral e o Bazar afirma que a ameaça é viável, já que nos Estados Unidos e em países que observam a Convenção de Berna, que definie os direitos do autor (a maior parte do mundo civilizado, Brasil incluso) o desenvolvedor possui amparo legal para clamar direitos sobre seu código e exigir sua remoção do kernel, caso venha a ser banido da comunidade.

No mais, resta aguardar pelos futuros desdobramentos dessa briga, que pode (ou não) ficar muito feia.
 
Fonte Meio Bit

  • Curtir 5

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

wait... what? agora tem cota pra fazer código?

pensei que era só saber o que diabos esta fazendo e ser competente (E de preferência ser china, pq china rula nessas coisas *maldito estereotipo*)

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Sim, a maldita geração mimimi e seus discursinhos de vitimismo... Pqp, tá foda

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Sinceramente? Totalmente justo.

 

O cara trabalha "de graça" na maioria dos casos, desenvolve ideias, resolve problemas, aperfeiçoa um sistema que deveria ser livre, independente de quem faz ou suas ideologias, ai  vem um grupo de minoria, se aproveitando de uma agenda forçada, que apesar de ter alguma relevância em outros cenários, nada contribuía neste especifico.

 

O engraçado é que, enquanto essa geração de vitimistas ocupa seu tempo com esses assuntos frívolos, coisas realmente relevantes como política local e sustentabilidade global cada vez mais afunda num mar de indiferença e ignorância.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...