Ir para conteúdo
Tio_Maluco

[Meio Bit] FromSoftware e a dificuldade em vender jogos de mechs no ocidente

Recommended Posts

20180830chromehounds.jpg
 
Bem antes de conquistar o mundo com a série Dark Souls, a FromSoftware já era admirada por muitos jogadores por uma franquia com temática bem diferente, a Armored Core. Nascida em 1997 no primeiro PlayStation, no jogo tínhamos que participar de perigosas batalhas a bordo de um mech e embora ela tenha feito muito sucesso no Japão, nunca conseguiu o mesmo desempenho no ocidente.

A grande dúvida é porque esse fenômeno acontece e como em breve receberemos uma remasterização do Metal Wolf Chaos, título que saiu há quase 15 anos para o Xbox e que embora não faça parte da série Armored Core, também se trata de um jogo com robôs gigantes, o produtor Masanori Takeuchi deu a sua opinião:
 



"Esse é um tema no qual, como um criador de jogos, tenho pensado bastante ao longo dos anos.Conversei com muitas pessoas, fiz muitas perguntas e o meu ponto de vista é que, no Japão, nos animes de robôs, o público percebe os robôs como personagens, quase da mesma maneira como as pessoas nas séries. Então muitos jogos de mechs são criados com o conceito de que os robôs são tão personagens quanto os pilotos ou alguns outros seres humanos.
 
Mas no ocidente sinto que os robôs são vistos como uma ferramenta, são uma extensão de uma máquina. Portanto eles não são um personagem, são apenas algo que você controla ou algo que você pilota. Então, um jogo japonês de mech talvez pareça estranho para o público ocidental jogar. Talvez exista algum tipo de lacuna na mentalidade."



Levando isso em consideração, a FromSoftware até chegou a desenvolver o Chromehounds, um jogo de mechs focado  em conquistar o público de cá e que foi lançando em 2006 exclusivamente para o Xbox 360. Porém, o desempenho comercial daquele título não foi bom, fazendo com que o estúdio continuasse tentando entender o que acontecia.

Após mais algum tempo de reflexão, o game designer chegou à conclusão de que era preciso acabar com o conceito de jogos feitos para ocidentais ou orientais. Para ele, as pessoas querem uma experiência que só pode ser encontrada naquela título específico e isso ficou claro com a série Dark Souls. Ou seja, para que um jogo de mech faça sucesso no ocidente, eles não precisam mirar neste público, mas desenvolver algo que seja tão original  que acabe atraindo a atenção desses jogadores.

Apesar de um novo Armored Core estar em produção há alguns anos, infelizmente não temos maiores detalhes sobre o projeto e a expectativa é para que  quando esse jogo finalmente chegar ao mercado, que as palavras de Masanori Takeuchi tenham sido ouvidas e principalmente, implementadas corretamente.
 



Fonte Meio Bit

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Porque o pessoal americano tem um conceito diferente de mecha, mais precisamente, eles gostam de coisas lentas, travadas e subsequentemente taques, como Battletech, que por sua vez era preso a genero de RPG e/Ou estrategia (em suas origens).

QUalquer coisa que rume para um lado diferente acaba causando um choque que não agrada, e por isso series como front mission, armored core e principalmente, Jusou Kihei não conseguiram explodir por aqui.

Hell, muitos ocidentais reclamavam que Valken tinha muito foco em historia, mas a versão de pobre dele que parece star wars em sua narrativa
Mas o que tem de imitador tanto no ocidente quanto oriente não é brincadeira...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Porque o pessoal americano tem um conceito diferente de mecha, mais precisamente, eles gostam de coisas lentas, travadas e subsequentemente taques, como Battletech, que por sua vez era preso a genero de RPG e/Ou estrategia (em suas origens).

QUalquer coisa que rume para um lado diferente acaba causando um choque que não agrada, e por isso series como front mission, armored core e principalmente, Jusou Kihei não conseguiram explodir por aqui.

Hell, muitos ocidentais reclamavam que Valken tinha muito foco em historia, mas a versão de pobre dele que parece star wars em sua narrativa

Mas o que tem de imitador tanto no ocidente quanto oriente não é brincadeira...

Não sabia desse conceito de robôs gigantes dos americanos.. Agora dá pra entender uma das críticas a Pacific Rim Uprising, que foi justamente o fato dos mechas (mechas não, Jaegerrrr) se moverem rápido demais, diferente dos apresentados no primeiro filme.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

*

Não sabia desse conceito de robôs gigantes dos americanos.. Agora dá pra entender uma das críticas a Pacific Rim Uprising, que foi justamente o fato dos mechas (mechas não, Jaegerrrr) se moverem rápido demais, diferente dos apresentados no primeiro filme.

 

Tem, não é nem de certa forma antipatia apenas um gosto diferente, o que ajudou um pouco battletech (Que devido a um sucesso inesperado de Valken criaria MechWarrior, um jogo bem mias focado em ação) e ate mesmo deu origem a alguns clones de jogos japoneses que não entendia muito bem o seu progenitor (metal warriors).
Eu ate cheguei a escrever uma retrospectiva de Jusou Kihei (assault suit leynos/targe earth & Valken/Cybernator) e suas sequencias, que tocava na dificuldade para se estabelecer no ocidente, influencia da serie, imitadores dela, legado e teimosia que acarretaria na criação de Armored core (que tomou o lugar da serie da masaya), mas não estava muito satisfeito com o resultado e engavetei.
Besides, nos últimos meses, graças a aparição de Metal Wolf Chaos (Que aparentemente ninguém conhecia) o pessoal andou falando muita abobrinha sobre o subgênero por pura preguiça de pesquisar algo rápido, o que me desmotivou ainda mais, afinal, parece que ninguém se importa com esses simuladores que originaram em um jogo do mega drive 8X

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O engraçado é que esse Metal Wolf Chaos era bem maluco na sua história, com o presidente do EUA controlando robôs gigantes e cheio de fuck yeah.

 

Adorava Armored Core, levava o meu mecha de versão em versão enquanto deu, só dando aquela atualizada nas peças conforme os jogos iam saindo.

 

E difícil pensar em jogos de robôs, tanto Ocidentais quanto Orientais realmente bons ou marcantes. Zone of the Enders até e legal, tem uns jogos de Gundam e tal, mas mesmo gostando de Mechas não acho nada must have nos últimos anos.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O engraçado é que esse Metal Wolf Chaos era bem maluco na sua história, com o presidente do EUA controlando robôs gigantes e cheio de fuck yeah.

 

Adorava Armored Core, levava o meu mecha de versão em versão enquanto deu, só dando aquela atualizada nas peças conforme os jogos iam saindo.

 

E difícil pensar em jogos de robôs, tanto Ocidentais quanto Orientais realmente bons ou marcantes. Zone of the Enders até e legal, tem uns jogos de Gundam e tal, mas mesmo gostando de Mechas não acho nada must have nos últimos anos.

 

Não ia quotar, mas whatever, se for pra citar mais jogos que merecem atenção por aqui não acredito que tenha problema.

 

Simulador:

Assault suit leynos (target earth) que é o pai do gênero (ganhou um excelente remake no ps4).

Assault suit valken (cybernator)

Assault suit leynos 2

Front mission 1 a 5

Front mission gun hazard

Virtual-on

Virtual-on: oratoria tangram

Virtual-on Marz

Another Century Episode (A.C.E.) que apesar de eu não gostar, muitos adoram ele e suas centenas de imitadores (aka 99,9% dos jogos de macross e gundam do ps3)

Phantom Crash

Mechawarriors/Battletech

Ring of red

Steel battalion

 

Outros generos:

Super Robot taisen (franquia mais importante do gênero de rpg estratégico)

Vixen 357

Bangai-oh

Gear Fighter Den-doh

Titan-fall

Battletech

Galak-z

Thexder (um dos jogos mais vendidos do msx e muito bom para epoca)

Final Zone (pra época)

Cyberbots

Armored warriors

Kikai-oh

Sakura Taisen

Mad Stalker

Vanguard bandits

Xenogears

Xenosaga

Xenoblade

Rhoga Armored force

Mad Stalker

 

Apenas alguns que vieram rapidamente na minha cabeça que são bons, queridos, envelheceram bem ou foram absurdamente influentes.

Evitando citar gundam (pq o mais próximo que gundam chegou de causar algum impacto foi o segundo e o ultimo gundam vs, ambos jogos bem medíocres que só funcionam no arcade) e shooters 2d pelo simples fato de que eles só colocam o mecha para ficar mais cool (Não importa o quanto eu ame radiant silvergun, é um pouco difícil de considera-lo, algo que eu aceito em galak Z e bangai-oh)

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Os velhos ou os novos? XD

Os velhos, os da Nintendo são os mais legais!

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu prefiro os jogos de Luta do Gundam!

Nossa, joguei muito o Endless Duel do SNES, antes mesmo de saber oq era Gundam. Kkkk

Até hoje lembro de cabeça o código pra liberar o Epyon.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Os velhos, os da Nintendo são os mais legais!

 

Eu acho o g-gundam bem bizarro, duro, desengonçado e canastrão XD

Mas endless duel era bem divertido, mesmo para um jogo reciclado de... power rangers the fightning XD

Sei lá, de alguma forma a natsume arrumou um jeito de enfiar varias mecânicas interessantes (Como os status e munição) que ajudaram ele a se tornar único em meio aquele oceano de clones de SF e MK XD.

Uma pena que a bandai descartou ela para criar sua propria versão em battle assault e como de costume, a franquia implodiu. \8

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...