Complicado, né.
Até hoje, eu comprei apenas o Uncharted 4 no lançamento. E mesmo assim, paguei acho que 150, usando um cupom que saiu naquela época. No PS3, comprei por volta de 3 ou 4 no lançamento. Lembro de ter pago 130 pelo GTA 5, e já tinha achado um absurdo na época (2013).
Então eu sigo uma regra muito simples: vou anotando numa planilha os jogos que quero jogar algum dia, e quando eles chegam perto dos 100 reais, compro um ou outro. Não compro TUDO que satisfaça esta condição, apenas algo com um custo/benefício bom.
Algumas semanas atrás comprei o Metal Gear Survive por 20 reais, o The Last Guardian por 30, o Horizon Zero Dawn por 50, e por aí vai.
Pra conteúdo digital (jogos, season pass, DLCs), o meu teto é 10 dólares. Recentemente subi isto pra 15, mas em raríssimos casos tiro proveito disso.
No meio disso tudo, tenho no total, já comprados, cerca de 630 jogos, dos quais fechei (100%) cerca de 240. Ou seja, muita coisa pra jogar.
Como não há tempo suficiente pra jogar tudo, provavelmente eu poderia ficar sem comprar nada por uns 3, 4 anos, e ainda teria algo pra me divertir nos momentos de lazer.
É claro que o consumismo fala mais alto, em diversas ocasiões, e a gente acaba gastando o que não precisava. Eu gostaria muito de comprar o Red Dead 2 no lançamento, mas se por 150 já acho caro e um absurdo, quem diria por estes 250 que estão ofertando por aí.
A solução é ter paciência e ir jogando e limpando o famoso backlog.
O país em que moramos é uma bela de uma porcaria. Custo de vida cada vez mais alto, poder aquisitivo indo pro ralo, cenário político e econômico desfavorável... enfim, quem tiver a oportunidade de sair do país, tiver um bom diploma e experiência relevante na área que pretende seguir, e seja afortunado o suficiente pra vislumbrar uma boa perspectiva fora daqui, que não perca a chance.