Ir para conteúdo
MamyBR

[myPSt] Correios passam a cobrar taxa de R$ 15 em todas as encomendas internacionais

Recommended Posts

correios-flickr-700x394.jpg

 

Os Correios passaram a cobrar uma taxa fixa de R$ 15 em todas as encomendas internacionais que chegam ao Brasil por via marítima ou aérea. Anteriormente, essa cobrança era feita apenas nos casos em que a encomenda era taxada pela Receita Federal mas agora abarcará 100% dos pacotes vindos de fora do país.

 
A medida já está em vigor desde ontem (27/08) e está sendo aplicada em todas as encomendas que possuem código de rastreamento iniciando com as letras E, C, R e L. Pequenas encomendas não registradas, sem código, também serão taxadas com essa nova cobrança intitulada "Despacho Postal".
 
Em contato com o referido site, os Correios explicaram que a nova cobrança será disseminada para todos os casos de correspondências internacionais com objetivo de melhorar o serviço de distribuição de pacotes que chegam ao país e são processados no grande centro de distribuição internacional em Curitiba. Segundo a empresa, a demanda para a entrega de encomendas internacionais subiu 40% em 2017 na comparação com 2016, passando de 100 mil objetos para 300 mil processados por dia.
 
Abaixo o comunicado oficial:
"Brasília, 27/8/2018 - A partir desta segunda-feira (27), todas as encomendas internacionais que chegarem ao Brasil pelos Correios estarão sujeitas à cobrança do despacho postal. Nos últimos anos, o serviço era cobrado apenas para os objetos tributados pela Receita Federal. Porém, com o aumento das importações, a empresa precisou injetar mais recursos na operação para manter o padrão do serviço.
 
O despacho postal não deve ser confundido com tributo ou frete. O serviço se refere às atividades de suporte ao tratamento aduaneiro realizadas pelo operador postal, como o recebimento dos objetos e inspeção por raio X, formalização da importação no sistema da Receita Federal (quando for o caso), tratamento de eventuais inconformidades (objetos proibidos, perigosos ou com exigências específicas impostas pela autoridade aduaneira para admissão), recolhimento e repasse dos impostos à Receita Federal (quando houver tributação), disponibilização de informações ao importador para desembaraço da remessa via internet, entre outras.
 
O valor cobrado pelos Correios é de R$ 15, quatro vezes menor que a média praticada por outros operadores logísticos para realizar procedimentos similares.
 
Os destinatários que estiverem aguardando encomendas do exterior devem acessar o rastreamento de objetos no link http://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/ e realizar o pagamento do despacho postal por meio de boleto ou cartão de crédito.  O prazo de entrega do objeto, conforme o serviço contratado na origem, passa a contar a partir da data da confirmação do pagamento. Mais informações e orientações sobre os procedimentos para pagamento e liberação das encomendas estão disponíveis no link: https://www.correios.com.br/encomendas-logistica/minhas-importacoes"

 

O que isso significa para o consumidor final
Essencialmente, importar itens de baixo valor, como capinhas de celular e outros acessórios do tipo, vai ficar menos atraente, mesmo quando as lojas internacionais oferecem frete grátis. Claro que, considerando a diferença de preço praticada no Brasil, comprar em sites chineses ainda pode valer a pena para esse tipo de mercadoria, dependendo da situação.
 
Contudo, será difícil comprar vários itens diferentes de uma só vez. Eles normalmente chegam ao Brasil em pacotes separados e devem ser taxados cada um em R$ 15. Dependendo do volume de compras, você pode acabar gastando um bom dinheiro só com essa taxa de Despacho Postal.
 

 

Fonte: Correios | Tecnoblog

 

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Calma, eu li mas não entendi direito, alias entendi sim, porém ainda corro o risco de ser taxado se eu pagar essa suposta taxa de 15,00 R$?

 

Pois até onde eu saiba eu já pagava essa taxa quando eu comprava meus action figures direto do Japão no site da SolarisJapan. 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Calma, eu li mas não entendi direito, alias entendi sim, porém ainda corro o risco de ser taxado se eu pagar essa suposta taxa de 15,00 R$?

 

Pois até onde eu saiba eu já pagava essa taxa quando eu comprava meus action figures direto do Japão no site da SolarisJapan.

Não.

Vc vai pagar essa taxa direto pelo site dos correios com o código de rastreio através do cc ou boleto.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não.

Vc vai pagar essa taxa direto pelo site dos correios com o código de rastreio através do cc ou boleto.

 

Mas no caso eu ainda corro o risco de ser "Taxado" se meu produto parar na Alfandega? 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Mas no caso eu ainda corro o risco de ser "Taxado" se meu produto parar na Alfandega?

Itu dar edit nisso agora.

A taxa do correio é aparte, vc vai pagar ela para qualquer encomenda independente de ser taxada pela alfândega ou não. Ou seja, vc ainda corre o risco de ser taxado normalmente.

Os 15 reais são pelo "serviço" que o correios está te fornecendo.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Como sempre uma merda de serviço para a população, as taxas só aumentam e o serviço só piora. Não vejo a hora de privatizar toda essa praga. 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Mas no caso eu ainda corro o risco de ser "Taxado" se meu produto parar na Alfandega?

Sim, pois essa "taxação" é a cobrança do Imposto de Importação, e não tem nada a ver com os Correios. O órgão que determina essa taxação é a Receita Federal, através dos fiscais aduaneiros. Você recebe o aviso e paga a taxa nos Correios, mas eles apenas intermediam o processo.

Já essa taxa de 15 reais é dos Correios mesmo, e foi criada pra.... Ah, pra tirar mais dinheiro nosso e continuar com o serviço nojento.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Sim, pois essa "taxação" é a cobrança do Imposto de Importação, e não tem nada a ver com os Correios. O órgão que determina essa taxação é a Receita Federal, através dos fiscais aduaneiros. Você recebe o aviso e paga a taxa nos Correios, mas eles apenas intermediam o processo.

Já essa taxa de 15 reais é dos Correios mesmo, e foi criada pra.... Ah, pra tirar mais dinheiro nosso e continuar com o serviço nojento.

 

Entendido, muito obrigado pelo esclarecimento. 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Beleza Brasil! ¬¬

Mais essa agora, além dos R$15,00 os Correios não mandam a carta de notificação de chegada.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Esperar o que de uma empresa estatal que não preza por nenhum tipo de eficiência?

Fazer certo ou fazer merda, o ESTADO vai passar a mão na cabeça.

Enquanto isso os Correios passam a mão na sua bunda e você manda um

ai+para.jpg

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Sim, pois essa "taxação" é a cobrança do Imposto de Importação, e não tem nada a ver com os Correios. O órgão que determina essa taxação é a Receita Federal, através dos fiscais aduaneiros. Você recebe o aviso e paga a taxa nos Correios, mas eles apenas intermediam o processo.

Já essa taxa de 15 reais é dos Correios mesmo, e foi criada pra.... Ah, pra tirar mais dinheiro nosso e continuar com o serviço nojento.

 

 

Entendido, muito obrigado pelo esclarecimento. 

 

Beleza Brasil! ¬¬

Mais essa agora, além dos R$15,00 os Correios não mandam a carta de notificação de chegada.

 

esse é o sistema antigo.

 

"Em vez de receber uma carta e ter que pagar o tributo na agência, será possível entrar no Portal do Importador dos Correios  e pagar o imposto por boleto bancário ou cartão de crédito. Depois, a encomenda será entregue diretamente na sua casa"

 

fonte: https://tecnoblog.net/224290/receita-correios-sistema-automatizado-imposto-importacao/

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Se um dia entrar um loko armado na Receita Federal ou na Sede dos Correios em Brasília e matar todo mundo, a mídia pode chamar ele de terrorista, mas para mim, será herói.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Que beleza...

15 golpes por um serviço porco. Onde os carteiros não entregam em prédio que não tem porteiro e colocam como "destinatário não localizado". Ou seja, pagamos caro para receber a encomenda em casa e temos que ir buscar na agencia. 

Não entendo como ainda tem gente que não concorda com privatização...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Só no brasil uma empresa com monopolio consegue falir e arrumar novas formas de nos sacanear ao invés de simplesmente sumir.

 

 

 

Rumo ao Hexa  :legal:

 

HUAUHAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Galera, foi aberto uma petição no site do Senado Federal, afim de tornar a ilegal cobrança da taxa de 15 reais em todas as encomendas internacionais.

 

Link da petição: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=109547&voto=favor

 

Sabemos que raramente isso da em alguma coisa, mas pelo menos temos que tentar  :joia:

 

Já fiz minha parte. :legal:

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Galera, foi aberto uma petição no site do Senado Federal, afim de tornar ilegal a cobrança da taxa de 15 reais em todas as encomendas internacionais.

 

Link da petição: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=109547&voto=favor

 

Sabemos que raramente isso da em alguma coisa, mas pelo menos temos que tentar  :joia:

 

por um minuto isso me lembrou aquela situação do corte da velocidade da internet.

Sabe como é, pessoal lá de cima também seria afetado com limite de banda, ou nesse caso: importação XD

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pior que cobrar essa taxa é o relaxo dos caras. Há uns meses atrás tive que buscar uma encomenda num posto dos Correios e quando olhei as encomendas lá dentro fiquei de cara: caixas escrito frágil jogadas no canto com um monte coisas em cima, caixas escrito "este lado para cima" de cabeça para baixo... não sei como ainda chega alguma coisa inteira pro destinatário. E isso sem falar na má educação do cara que me atendeu.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...