Infelizmente vejo isso direto. Em meio a leitura sobre desenvolvimento de jogos, entre uma afirmação e outra de desenvolvedor indie de Metroidvanias da vida e opiniões da mídia, vejo gente confundindo as coisas e especialmente: o jogador só interessado no jogo, aceitando as inverdades. Como agora as mecânicas de Souls entraram em massa crítica, tudo tem que ter stamina, roll, backstab e afins. Agora Souls também foi precursor de tudo.
Basta ver os indies Unworthy , Salt & Sanctuary e Blasfemous. O IGA (diretor de SotN e do lixão que está se comprovando Bloodstained) expressou seu descontentamento com o termo erroneo Metroidvania, mas geral não quer saber, seguem apenas a perspectiva midiatica sempre. O reddit ta cheio dessas baboseiras.
Essa parte eu já me acostumei, já ate tomei porrada por apontar que algo não era inovador ou novo uhahuahua
Mas ainda estou rindo do fato de que vc encontrou um ser audacioso para dizer que um jogo com gameplay de zelda e estrutura de rpg dungeon crawler era um metroidvania... que é metroid... com leves elementos de rpg... uahhuahaa
Já que vc falou de salt & sanctuary (Que eu nem tinha visto que o pessoal considerava metroidvania) é realmente intrigante saber que ele foi apontado para esse rumo, assim eu já me preparo para o chocante anuncio de que odin sphere e muramasa são metroidvanias e não um híbrido de hack'n slash com rpg 2d uhahauhua
Jogador não faz ideia do tempo e trabalho que arte 2D demanda.
É algo muito demorado pra sair do nicho "indie desleixo" que começou a ser difundido ultimamente.
Andei fazendo testes pro Eric nas últimas semanas, infelizmente é preciso fazer downgrade ou desenvolver demorará 10 anos como foi o caso de AM2R e Heart Forth Alicia.
*vou postar exemplos meh daqui há pouco*
Já ouviram falar em Rotoscopia? Clássicos como Another World/Out of this World, Prince of Persia, Flashback são exemplos da técnica. Ela foi abandonada pois é muito demorada, feita manualmente, quadro a quadro. O resultado é fantástico, mas o tempo que leva costuma fugir ao deadline de studios maiores. Sendo assim, o Mocap foi projetado pra abandonarem de vez a Rotoscopia, numa época que estavam para abandonar o 2D também. A Rotoscopia foi desenvolvida muito antes, ali pela década de 30/40 nos studios de animação, antes mesmo da Disney aplicar em seus títulos.
lembrando de jordan macner botando o irmão dele para correr na rua* HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA
tem pixel art que são tão ou mais complexo de fazer que um 3D cheio de efeito pipocado a tela, e ainda tem aqueles que mesclam 3d com 2d e ficam bem caros
Não coloquei isso em questão, meu questionamento fica mais para o estilo visual do gráfico de muitos jogos indies recentes, que escolhem essa direção por ser mais facil e barato do que trabalhar com 3d, ate porque, você pode mascarar melhor ou receber uma critica mais leve nessa direção.
Logo, é comum nos sermos induzidos a acreditar que um estilo visual é nostálgico, ou criado com o intuito de criar glorias passadas, deixando a impressão de que veremos uma versão moderna de algo que já era bem feito antigamente (Como Odallus ou Mercenary kingdom fizeram), ou quem sabe, algo mais pessoal, que consiga mesclar algo dos dois mundos e não, nos vemos coisas como not a hero ou mother russia bleeds (Esse é mais caótico e feio do que incompetente...), que são jogos com visual que mais parecem um elo perdido entre a geração 8 e 16 bits, com animação no minimo esquisita e stick figure e que pra piorar, tendem a ser lançados como algo nostálgico, mesmo não conseguindo se atrelar a nenhuma era... talvez o gba com sprite explodido...
Ninguém esta exigindo que as pessoas façam os sprites de actraiser 2 ou final fight mas, existe um certo limite para esse caos e falta de atenção que me incomodam bastante...