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[myPSt] Se você é um fã de jogos tipo Metroidvania se prepare, Agosto chega carregado deles


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39 respostas neste tópico

#21 WhBlaze

Postado 31 julho 2018 - 11:35

Pensei que estava sozinho nessa.
Particularmente, eu gosto deste estilo com gráficos mais polidos possíveis. Tirando uma ou outra exceção, esse estilo com pixel art me parece apenas preguiça ou falta de verba mesmo.

 

 

ta mais pra preguiça mesmo
A escolha de ser pixel certamente é falta de verba, mas esse visual retalhado? Yeah, incompetência, preguiça ou decisão artística questionável
Ate porque nos temos um exemplo brasileiro de alguém com pouco dinheiro que optou por esse estilo e ainda assim, entregou um jogo que visivelmente tinha apelo nostálgico, era bem acabado e lembrava o que ele alegava querer homenagear \8 (Cara de Odallus & Oniken)


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#22 JKorso

Postado 31 julho 2018 - 11:49

Wait... What? onde tu encontrou esse sujeito? õ___O"
Eu sei e entendo que a internet abriu espaço para muitas pessoas que não tem a menor ideia do que estão falando distorcerem valores ou confundir funcionamento de um gênero por só conhecer um jogo;
Hell, Rpg estratégico é meu gênero favorito desde o mega drive, eu meio que fui forjado nas bíblias de diálogos de shining force e super robot taisen e já me cansei de corrigir o pessoal que acredita veemente que o gênero é similar a x-com, quase sem diálogos e aqueles que tem seus quase 40 minutos de diálogos por screenshots são "Semi-visual novels" quando... yeah, o genero sempre foi assim.
Mas esse sujeito que considera qualquer jogo da from software metroidvania supera qualquer nível de loucura que eu já havia visto õ-o"


Anyway, voltando pro tópico UHAHUAHUA
Eu tenho um pouco de interesse em death gambit mas admito ter uma certa aversão a esse estilo de grafico pixelado
pessoal tende a dizer que faz para pagar tributo ou ser nostalgico mas honestamente? Pessoal faz por ser barato e nunca consegue criar um visual similar aos jogos antigos pq demanda esforço, criando essas coisas esquisitas que as vezes parecem elos perdidos entre NES e SNES,
Se bem que death gambit parece menos bisonho do que slain...

Infelizmente vejo isso direto. Em meio a leitura sobre desenvolvimento de jogos, entre uma afirmação e outra de desenvolvedor indie de Metroidvanias da vida e opiniões da mídia, vejo gente confundindo as coisas e especialmente: o jogador só interessado no jogo, aceitando as inverdades. Como agora as mecânicas de Souls entraram em massa crítica, tudo tem que ter stamina, roll, backstab e afins. Agora Souls também foi precursor de tudo.

Basta ver os indies Unworthy , Salt & Sanctuary e Blasfemous. O IGA (diretor de SotN e do lixão que está se comprovando Bloodstained) expressou seu descontentamento com o termo erroneo Metroidvania, mas geral não quer saber, seguem apenas a perspectiva midiatica sempre. O reddit ta cheio dessas baboseiras.

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#23 Ron7_So

Postado 31 julho 2018 - 11:57

ta mais pra preguiça mesmo
A escolha de ser pixel certamente é falta de verba, mas esse visual retalhado? Yeah, incompetência, preguiça ou decisão artística questionável
Ate porque nos temos um exemplo brasileiro de alguém com pouco dinheiro que optou por esse estilo e ainda assim, entregou um jogo que visivelmente tinha apelo nostálgico, era bem acabado e lembrava o que ele alegava querer homenagear \8 (Cara de Odallus & Oniken)

 

tem pixel art que são tão ou mais complexo de fazer que um 3D cheio de efeito pipocado a tela, e ainda tem aqueles que mesclam 3d com 2d e ficam bem caros


PSN: Ron7_So
Steam: Rxon7
Discord:  brazica#7104
 

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#24 JKorso

Postado 31 julho 2018 - 12:04

ta mais pra preguiça mesmo
A escolha de ser pixel certamente é falta de verba, mas esse visual retalhado? Yeah, incompetência, preguiça ou decisão artística questionável
Ate porque nos temos um exemplo brasileiro de alguém com pouco dinheiro que optou por esse estilo e ainda assim, entregou um jogo que visivelmente tinha apelo nostálgico, era bem acabado e lembrava o que ele alegava querer homenagear \8 (Cara de Odallus & Oniken)

Jogador não faz ideia do tempo e trabalho que arte 2D demanda.
É algo muito demorado pra sair do nicho "indie desleixo" que começou a ser difundido ultimamente.

Andei fazendo testes pro Eric nas últimas semanas, infelizmente é preciso fazer downgrade ou desenvolver demorará 10 anos como foi o caso de AM2R e Heart Forth Alicia.

*vou postar exemplos meh daqui há pouco*

Já ouviram falar em Rotoscopia? Clássicos como Another World/Out of this World, Prince of Persia, Flashback são exemplos da técnica. Ela foi abandonada pois é muito demorada, feita manualmente, quadro a quadro. O resultado é fantástico, mas o tempo que leva costuma fugir ao deadline de studios maiores. Sendo assim, o Mocap foi projetado pra abandonarem de vez a Rotoscopia, numa época que estavam para abandonar o 2D também. A Rotoscopia foi desenvolvida muito antes, ali pela década de 30/40 nos studios de animação, antes mesmo da Disney aplicar em seus títulos.

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Editado por JKorso, 31 julho 2018 - 12:11.

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#25 Lucasgc45

  • Nome:Lucas

Postado 31 julho 2018 - 12:12

Infelizmente vejo isso direto. Em meio a leitura sobre desenvolvimento de jogos, entre uma afirmação e outra de desenvolvedor indie de Metroidvanias da vida e opiniões da mídia, vejo gente confundindo as coisas e especialmente: o jogador só interessado no jogo, aceitando as inverdades. Como agora as mecânicas de Souls entraram em massa crítica, tudo tem que ter stamina, roll, backstab e afins. Agora Souls também foi precursor de tudo.

Basta ver os indies Unworthy , Salt & Sanctuary e Blasfemous. O IGA (diretor de SotN e do lixão que está se comprovando Bloodstained) expressou seu descontentamento com o termo erroneo Metroidvania, mas geral não quer saber, seguem apenas a perspectiva midiatica sempre. O reddit ta cheio dessas baboseiras.

 

Destes três jogos que você citou no último parágrafo joguei apenas o Salt & Sanctuary, e gostei muito do estilo dele. Conseguiu absorver um pouco de Metroidvania com Soulslike e entregou um jogo bem interessante. Quanto a Bloodstained, ainda torço para que Ritual of the Night saia conforme a promessa inicial, mesmo depois de tanto atraso. Peguei o Curse of the Moon mais pela nostalgia dos Castlevanias antigos e, apesar de ser bem curto e não explorar em praticamente nada os personagens, é um bom jogo que entregou o que foi proposto.


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"O homem começa a morrer na idade em que perde o entusiasmo."

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Meus Guias:

Slain: Back From Hell | Bloodstained: Curse of the Moon

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#26 JKorso

Postado 31 julho 2018 - 12:18

Destes três jogos que você citou no último parágrafo joguei apenas o Salt & Sanctuary, e gostei muito do estilo dele. Conseguiu absorver um pouco de Metroidvania com Soulslike e entregou um jogo bem interessante. Quanto a Bloodstained, ainda torço para que Ritual of the Night saia conforme a promessa inicial, mesmo depois de tanto atraso. Peguei o Curse of the Moon mais pela nostalgia dos Castlevanias antigos e, apesar de ser bem curto e não explorar em praticamente nada os personagens, é um bom jogo que entregou o que foi proposto.


Não questiono se os jogos são bons, questiono a real mecânica pertinente ao pseudo-gênero Metroidvania aplicada no título. 80% dos indies que se dizem Metroidvania pecam fortemente justamente nisso, deixando o jogo curto demais ou perdendo totalmente o passo na segunda metade do jogo.
Basicamente isso mostra quão mal aplicado é o conhecimento sobre o estilo. Na real, apenas Super Metroid é um título "redondo" quando se fala em mecânica Metroidvania e somente SotN expande e aplica bem até o final do jogo. Curse of the Moon é bem mais competente do que o Bloodstained oficial, mas infelizmente sofre dos mesmos problemas: curto e seguindo o esquema oldschool de não ter muitos detalhes na narrativa.

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#27 Lucasgc45

  • Nome:Lucas

Postado 31 julho 2018 - 12:29

Não questiono se os jogos são bons, questiono a real mecânica pertinente ao pseudo-gênero Metroidvania aplicada no título. 80% dos indies que se dizem Metroidvania pecam fortemente justamente nisso, deixando o jogo curto demais ou perdendo totalmente o passo na segunda metade do jogo.
Basicamente isso mostra quão mal aplicado é o conhecimento sobre o estilo. Na real, apenas Super Metroid é um título "redondo" quando se fala em mecânica Metroidvania e somente SotN expande e aplica bem até o final do jogo. Curse of the Moon é bem mais competente do que o Bloodstained oficial, mas infelizmente sofre dos mesmos problemas: curto e seguindo o esquema oldschool de não ter muitos detalhes na narrativa.

 

Sim, entendo bem o que quer dizer. Eu mesmo, por gostar muito de jogos em 2D devido ao SNES ter sido o console que mais joguei na infância, sempre pego um ou outro indie que acho interessante pra experimentar, e o último que peguei foi o Axiom Verge. Fazia tempo que um jogo não me fazia lembrar tanto de Super Metroid e com uma história muito bem elaborada e interpretativa. Enfim, são muitos os jogos hoje no mercado que se dizem Metroidvania e poucos realmente são.


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"O homem começa a morrer na idade em que perde o entusiasmo."

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Meus Guias:

Slain: Back From Hell | Bloodstained: Curse of the Moon

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#28 JKorso

Postado 31 julho 2018 - 12:42

Sim, entendo bem o que quer dizer. Eu mesmo, por gostar muito de jogos em 2D devido ao SNES ter sido o console que mais joguei na infância, sempre pego um ou outro indie que acho interessante pra experimentar, e o último que peguei foi o Axiom Verge. Fazia tempo que um jogo não me fazia lembrar tanto de Super Metroid e com uma história muito bem elaborada e interpretativa. Enfim, são muitos os jogos hoje no mercado que se dizem Metroidvania e poucos realmente são.


O Axiom Verge é um ótimo exemplo, na real. E feito por uma só pessoa.
Não deram na Plus até hoje...

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#29 WhBlaze

Postado 31 julho 2018 - 13:09

Infelizmente vejo isso direto. Em meio a leitura sobre desenvolvimento de jogos, entre uma afirmação e outra de desenvolvedor indie de Metroidvanias da vida e opiniões da mídia, vejo gente confundindo as coisas e especialmente: o jogador só interessado no jogo, aceitando as inverdades. Como agora as mecânicas de Souls entraram em massa crítica, tudo tem que ter stamina, roll, backstab e afins. Agora Souls também foi precursor de tudo.

Basta ver os indies Unworthy , Salt & Sanctuary e Blasfemous. O IGA (diretor de SotN e do lixão que está se comprovando Bloodstained) expressou seu descontentamento com o termo erroneo Metroidvania, mas geral não quer saber, seguem apenas a perspectiva midiatica sempre. O reddit ta cheio dessas baboseiras.

Essa parte eu já me acostumei, já ate tomei porrada por apontar que algo não era inovador ou novo uhahuahua

Mas ainda estou rindo do fato de que vc encontrou um ser audacioso para dizer que um jogo com gameplay de zelda e estrutura de rpg dungeon crawler era um metroidvania... que é metroid... com leves elementos de rpg... uahhuahaa

 

Já que vc falou de salt & sanctuary (Que eu nem tinha visto que o pessoal considerava metroidvania) é realmente intrigante saber que ele foi apontado para esse rumo, assim eu já me preparo para o chocante anuncio de que odin sphere e muramasa são metroidvanias e não um híbrido de hack'n slash com rpg 2d uhahauhua
 

Jogador não faz ideia do tempo e trabalho que arte 2D demanda.
É algo muito demorado pra sair do nicho "indie desleixo" que começou a ser difundido ultimamente.

Andei fazendo testes pro Eric nas últimas semanas, infelizmente é preciso fazer downgrade ou desenvolver demorará 10 anos como foi o caso de AM2R e Heart Forth Alicia.

*vou postar exemplos meh daqui há pouco*

Já ouviram falar em Rotoscopia? Clássicos como Another World/Out of this World, Prince of Persia, Flashback são exemplos da técnica. Ela foi abandonada pois é muito demorada, feita manualmente, quadro a quadro. O resultado é fantástico, mas o tempo que leva costuma fugir ao deadline de studios maiores. Sendo assim, o Mocap foi projetado pra abandonarem de vez a Rotoscopia, numa época que estavam para abandonar o 2D também. A Rotoscopia foi desenvolvida muito antes, ali pela década de 30/40 nos studios de animação, antes mesmo da Disney aplicar em seus títulos.
 

lembrando de jordan macner botando o irmão dele para correr na rua* HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

 

 

 

tem pixel art que são tão ou mais complexo de fazer que um 3D cheio de efeito pipocado a tela, e ainda tem aqueles que mesclam 3d com 2d e ficam bem caros

Não coloquei isso em questão, meu questionamento fica mais para o estilo visual do gráfico de muitos jogos indies recentes, que escolhem essa direção por ser mais facil e barato do que trabalhar com 3d, ate porque, você pode mascarar melhor ou receber uma critica mais leve nessa direção.

Logo, é comum nos sermos induzidos a acreditar que um estilo visual é nostálgico, ou criado com o intuito de criar glorias passadas, deixando a impressão de que veremos uma versão moderna de algo que já era bem feito antigamente (Como Odallus ou Mercenary kingdom fizeram), ou quem sabe, algo mais pessoal, que consiga mesclar algo dos dois mundos e não, nos vemos coisas como not a hero ou mother russia bleeds (Esse é mais caótico e feio do que incompetente...), que são jogos com visual que mais parecem um elo perdido entre a geração 8 e 16 bits, com animação no minimo esquisita e stick figure e que pra piorar, tendem a ser lançados como algo nostálgico, mesmo não conseguindo se atrelar a nenhuma era... talvez o gba com sprite explodido...

Ninguém esta exigindo que as pessoas façam os sprites de actraiser 2 ou final fight mas, existe um certo limite para esse caos e falta de atenção que me incomodam bastante...


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#30 JKorso

Postado 31 julho 2018 - 13:59

Essa parte eu já me acostumei, já ate tomei porrada por apontar que algo não era inovador ou novo uhahuahua
Mas ainda estou rindo do fato de que vc encontrou um ser audacioso para dizer que um jogo com gameplay de zelda e estrutura de rpg dungeon crawler era um metroidvania... que é metroid... com leves elementos de rpg... uahhuahaa

Já que vc falou de salt & sanctuary (Que eu nem tinha visto que o pessoal considerava metroidvania) é realmente intrigante saber que ele foi apontado para esse rumo, assim eu já me preparo para o chocante anuncio de que odin sphere e muramasa são metroidvanias e não um híbrido de hack'n slash com rpg 2d uhahauhua

lembrando de jordan macner botando o irmão dele para correr na rua* HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA



Não coloquei isso em questão, meu questionamento fica mais para o estilo visual do gráfico de muitos jogos indies recentes, que escolhem essa direção por ser mais facil e barato do que trabalhar com 3d, ate porque, você pode mascarar melhor ou receber uma critica mais leve nessa direção.
Logo, é comum nos sermos induzidos a acreditar que um estilo visual é nostálgico, ou criado com o intuito de criar glorias passadas, deixando a impressão de que veremos uma versão moderna de algo que já era bem feito antigamente (Como Odallus ou Mercenary kingdom fizeram), ou quem sabe, algo mais pessoal, que consiga mesclar algo dos dois mundos e não, nos vemos coisas como not a hero ou mother russia bleeds (Esse é mais caótico e feio do que incompetente...), que são jogos com visual que mais parecem um elo perdido entre a geração 8 e 16 bits, com animação no minimo esquisita e stick figure e que pra piorar, tendem a ser lançados como algo nostálgico, mesmo não conseguindo se atrelar a nenhuma era... talvez o gba com sprite explodido...
Ninguém esta exigindo que as pessoas façam os sprites de actraiser 2 ou final fight mas, existe um certo limite para esse caos e falta de atenção que me incomodam bastante...


Não gosto da tentativa de emular gráficos 8bit, tampouco curto a estética pixel art stick, como mencionou. No entanto é a onda do momento. Eu prefiro mais o estilo 16bit e 32bit pixel art. Mais estável.

Tenho amigos e conhecidos que falam com ar de crítica que tenho obrigação de curtir Souls pois são Metroidvanias... Eu não sei se choro ou dou risada. Talvez a ignorância seja mesmo uma bênção.

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#31 Hatake_Lucas

  •  lucas.roberto10
  • Nome:Lucas

Postado 31 julho 2018 - 14:06

me apaixonei pelo Charm, tem muita referência boa!!


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:platinum: Platinas |  :psn: 100%

 

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#32 ckendrigo

Postado 31 julho 2018 - 15:16

Achei o melhor deles Dead Cell. Com certeza jogarei

OPA ! Aproveito esse artigo para defender a hora da Badge para Metroidvania. A Arte até está no primeiro post. Tem chance?


ckendrigo.png


#33 Pagan_race_

  •  Pagan_race_

Postado 31 julho 2018 - 17:06

Bora jogar até cair os dentes.

Enviado de meu Moto G6 plus usando o Tapatalk

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As coisas são como vc as fazem ser.
https://www.youtube.com/c/PaganRace

Recomendações / Recomendados; http://forum.mypst.c...-race/?p=215132


#34 MGZoio

  •  mgzoiomaciel@gmail.com
  • Nome:Anderson

Postado 31 julho 2018 - 18:54

OPA ! Aproveito esse artigo para defender a hora da Badge para Metroidvania. A Arte até está no primeiro post. Tem chance?

 

Embora muito usado, não acho que "metroidvania" seja um genero... Post a ideia na área de badges e veja o que o giba acha


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Platinas, PSN e Guias

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#35 JKorso

Postado 31 julho 2018 - 19:00

Embora muito usado, não acho que "metroidvania" seja um genero... Post a ideia na área de badges e veja o que o giba acha


Realmente não é.
As mecânicas popularizadas por Metroid e Castlevania são, nada mais nada menos que mecânicas criadas em Zelda de NES. Geral surta ao ouvir isso, mas essa é a verdade comprovada.

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#36 WhBlaze

Postado 31 julho 2018 - 20:39

Não gosto da tentativa de emular gráficos 8bit, tampouco curto a estética pixel art stick, como mencionou. No entanto é a onda do momento. Eu prefiro mais o estilo 16bit e 32bit pixel art. Mais estável.

Tenho amigos e conhecidos que falam com ar de crítica que tenho obrigação de curtir Souls pois são Metroidvanias... Eu não sei se choro ou dou risada. Talvez a ignorância seja mesmo uma bênção.

 

Eu ate gosto, mas apenas quando é bem feito ou realmente lembra.

Jogos como Bloodstained curse of the moon e ninja senki dx ganharam a minha atenção só por causa disso XD

 

 

Sobre o metroidvania... bom, c'est la vie... eu realmente não tenho palavras 8X


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#37 Cross_Arymura

Postado 31 julho 2018 - 20:50

A mecânica de um "metroidvania" foi basicamente resumida a apenas backtracking ao ganhar novas habilidades. E agora uniram a ela o roguelike, vindo diretamente de jogos cujo o principal mote a aleatoriedade a cada nova exploração e a não conservação de habilidades, o que para mim vai meio que contra o as características a mais que o metroidavania possui. Não vejo problema algum em evoluir as mecânicas de combate, o que alias Guacamelle fez muito bem e o 2 parece que vai aprimorar. Ele ainda tem aquele sentimento de exploração ao olhar o mapa e ver que uma parte ainda não foi completada e que talvez seja a hora e explorar aquele pedaço.

 

Tem jogos nessa lista que quero jogar, mas foi com o espirito de ir atras de bons jogos e não bons "metroidvanias".



#38 ighorfagundes

  • Nome:Leia a ID

Postado 01 agosto 2018 - 01:58

Quero todos. Uma pena está sem grana para isso. lkkkk



#39 ledancc

Postado 01 agosto 2018 - 11:23

poxa...  podia sair o guacamelee pro vitinha hein...  vou ficar com o chasm só..  por enquanto..


leDanCC.png

 

 

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#40 gleison_rs

Postado 01 agosto 2018 - 11:44

Só eu amo jogo no estilo Pixel em 2D?

 

cara acho incrível, me agrada de um tanto... 

 

kkkk vou considerar isso como sarcasmo...adoro plataformers mas pixel art não! Cito por exemplo Rayman Legends! Que gráficos bonitos!






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