Ir para conteúdo
Tio_Maluco

[Olhar Digital] O futuro chegou - Pesquisadores criam interface que faz cérebro 'sentir' a presença de próteses

Recommended Posts

Violet-Evergarden-1_26.png

 

 

Não é de hoje que é possível controlar próteses biônicas com o cérebro, mas um novo estudo desenvolvido por pesquisadores dos Estados Unidos vai tornar o uso de membros artificias ainda mais parecidos com os reais: pacientes agora conseguem sentir as próteses como se fossem parte do próprio corpo.

O estudo foi divulgado na revista científica Science Translational Medicine. Para conseguir fazer o cérebro "sentir" a prótese, os pesquisadores da Cleveland Clinic criaram uma interface em duas vias que faz os nervos vibrarem no local em que a prótese se prende aos músculos do paciente.

Assim, o cérebro é "enganado" e entende que existe um membro real naquele lugar. O resultado disso é que os movimentos realizados pela prótese ficam mais naturais, e mais próximos dos que seriam feitos caso um membro natural estivesse naquela parte do corpo.

A ideia não é fazer com que a prótese seja percebida pelo cérebro do paciente da mesma maneira como um membro natural, e sim que pacientes com membros biônicos consigam se adaptar com mais facilidade aos novos membros, passando menos tempo treinando o cérebro para movimentar um novo braço e mais tempo movimentando de fato o membro.

O estudo ainda precisa de algum desenvolvimento. A sensibilidade da prótese ainda não é muito complexa, e os pesquisadores querem criar sinais que repliquem mais com mais naturalidade os enviados por membros naturais para o cérebro.
 
Fonte Olhar Digital

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...