Ir para conteúdo
Tio_Maluco

[Meio Bit] YouTube está enfim cortando a grana de todo mundo, inclusive por comentários problemáticos

Recommended Posts

20180314bad-youtube.jpg
 
Enfim chegou o dia: conforme já estava ficando mais do que claro dadas as diversas mudanças nas políticas de conteúdo do YouTube, a plataforma começou a descer no machado na grana de todo mundo: canais pequenos, médios, grandes e gigantescos estão perdendo a monetização sem dó, com pouco ou nenhum esclarecimento e mais: agora o criador de conteúdo será responsabilizado pelos comentários deixados em seu vídeo, e qualquer mensagem problemática será punida igualmente com a perda da grana.

E sim, a gente vinha avisando há tempos que isso iria acontecer.
 
Vamos recapitular: quando presepeiros como Felix "PewDiePie" Kjellberg e Logan Paul começaram a fazer estripulias além do considerado razoável, com insultos gratuitos, exibições de cadáveres e outras os anunciantes, que são os verdadeiros clientes do YouTube (o criador de conteúdo é o fornecedor de matéria-prima e o espectador é o produto, para deixar claro de uma vez por todasfugiram em massaduas vezes por não querer que seus produtos sejam vinculados a obras preconceituosas, com discursos de incitação ao ódio ou de grupos extremistas. É compreensível, todos querem dinheiro mas não desejam apoiar gente fazendo coisa errada.

O Google, que até então obrava e se locomovia para isso teve que lidar com um cenário em que diversas empresas de primeira linha estavam retirando seus anúncios inclusive do Google Search, seu motor de busca que é responsável por mais de 90% de sua renda bruta e isso a gigante não poderia admitir. Assim, uma série de medidas foram postas em prática como fornecer novas e melhores ferramentas para os anunciantes, que podem filtrar melhor quais criadores podem ter campanhas anexadas.

A seguir o YouTube começou a bater nos canais. As primeiras mudanças postas em vigor prometiam cortar a grana de vídeos ofensivos, com pegadinhas e/ou com conteúdo violento real ou fictício (incluindo gameplays), além de qualquer incitação ao consumo de drogas lícitas ou ilícitas. Claro, num primeiro momento apenas os canais pequenos foram os alvos, já que reduzir a grana dos nanicos poupava o investimento para os canais gigantes que davam mais retorno à plataforma mas na real, tal modelo de negócios é insustentável a longo prazo.

Ao mesmo tempo, o YouTube endureceu as regras para monetizar canais e hoje, apenas os com no mínimo 4.000 horas de visualizações de seus vídeos num período de 12 meses e 1.000 inscritos se adequam. Os demais não entram e mesmo os que já faziam parte do programa que não se enquadravam foram chutados. Paralelamente, assuntos controversos mas que não infringem suas normas também foram varridos para fora e piratas que criaram canais infantis falsos, ou que distribuíam material protegido foram caçados. Recentemente foi a vez dos canais de teoristas da conspiração entrarem na roda.

Só que o YouTube vira e mexe começou a perseguir canais medianos e grandes sem dar nenhuma explicação, restringindo vídeos e canais por palavrões ou nem algo do tipo. O entendimento era de que a plataforma estava se preparando para fechar a torneira de vez, utilizando a mesma estratégia de anos atrás quando o Google acabou com a mamata dos blogs lavando a égua com o AdSense e estava estudando como fazê-lo de forma a atingir todo mundo, de canais grandes a gigantescos e não ter que pagar fortunas para mais ninguém.

O que nos leva ao mais recente vídeo do Felipe Neto, onde o plano do YouTube foi enfim desvendado (aproveitem e leiam o texto do André, que também destrinchou o fato):







Felipe Neto "” A DECISÃO MAIS BURRA DO YOUTUBE

 

Basicamente, os critérios de desmonetização do YouTube continuam tão nebulosos quanto sempre foram, o que o YouTuber chama de "decisão burra" por cortar o dinheiro de qualquer vídeo nas primeiras 24 horas, o período mais crucial para qualquer criador de conteúdo (sim, é de propósito). Só que sendo bastante sincero o YouTube está sim certo ao fazê-lo, visto que ele é o dono do serviço e Felipe Neto, bem como qualquer outro dentro é um usuário e não cliente. De novo, estes são os anunciantes e por deterem a grana, são eles que determinam como as coisas funcionam e a regra é seguir o formato já consolidado nas mídias tradicionais.

Tanto é verdade que o modelo de TV e rádio funciona que os canais hoje contam com programação fixa, em dias e horários pré-determinados (a única diferença é que o conteúdo permanece no ar, mas mesmo nisso já deram um jeito); podcasts sempre fizeram isso e embora não façam tanta grana quanto alguns YouTubers, esse cenário pode mudar em breve. E ao contrário do que muita gente diz a TV e o rádio não estão nem de longe mal das pernas, muito menos a imprensa impressa: uma página dupla na Veja é MUITO MAIS cara do que qualquer spot num canal do YouTube e surpresa, dá retorno.

Voltando ao YouTube, não é interesse da plataforma dar satisfações aos criadores de por que um vídeo perdeu a monetização (segundo o vídeo, uma das atrações trazia uma criança em "roupas de banho", na verdade um short. E não, o YouTube não está nem aí, não pode e pronto) ou recebeu um aviso de conteúdo impróprio, o que é mortal para alguns canais, mas a parte mais malignamente genial vem a seguir: o serviço passará a responsabilizar o criador de conteúdo pelos comentários deixados no vídeo pelos espectadores, e qualquer mensagem considerada problemática levará à desmonetização do vídeo, sem exceções.

A rigor, o responsável por comentários preconceituosos ou criminosos é o dono da plataforma, no caso o YouTube. Se alguém acionar juridicamente a plataforma é ela que responde legalmente e como isso não é interessante para o Google e nem para os anunciantes, a decisão foi passar a bucha para o Aspira, no caso o YouTuber. Este terá três alternativas:

  • passar a moderar manualmente os comentários de todos os seus vídeos, o que pode ser impossível em alguns casos dado o volume;
  • remover os comentários, o que é fatal para qualquer criador ao podar a interação com seu público e isso inevitavelmente se reverte em uma redução violenta nas visualizações;
  • deixar de fazer conteúdo que instigue ódio e discussões bestas (o que os viciados em lançar iscas não farão), embora nesse caso um ataque coordenado por grupos decididos a prejudicar o criador torna esta a opção menos eficiente, já que humanos são humanos afinal.

No caso o Felipe, cujo canal conta com 19 milhões de assinantes e uma média de milhares de comentários por vídeo decidiu remover a área de mensagens, o que prejudicará seus números significativamente. No mais é bom lembrar que alternativas à monetização, como links externos e outras coisas não agradam o YouTube e não podem ser vistos em outras plataformas que não em navegadores e dispositivos móveis, se bem que em todo caso ninguém clica para ler a descrição.

O que vai acontecer agora: daqui por diante o YouTube jogará pelas regras dos anunciantes, que as ditam com seu dinheiro e cortará sem piedade a grana que muitos canais grandes faziam. A curto prazo (nem médio mais) vai ocorrer o mesmo que com o AdSense, com a plataforma pagando centavos e o Google enchendo o cofre, e o criador que se vire para fazer uma graninha: ou fechando parcerias com patrocinadores por conta própria, ou migrando para outros serviços que muito provavelmente farão o mesmo conforme crescerem (o Facebook já se prepara para não pagar mais ninguém).

De qualquer forma, os criadores agora entendem o que acontece quando você acredita em uma plataforma que detém o faca, o queijo e o gato nas mãos. Eles, claro são o rato.
 
Fonte Meio Bit

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O cara fala bosta num comentário e em vez do youtube excluir o post e banir o usuário, resolve tirar dinheiro do cara que não tem nada a ver com a história... É o mesmo que uma emissora de tv cortar o pagamento de um jornalista porque alguém mandou uma mensagem desaforada pra ele.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Os melhores youtubers, pra mim, são os que menos lucram, ou que não ganham nada.

 

Raríssimas exceções à parte, esses canais grandes, brasileiros e internacionais, são câncer puro. Visitar o trending do youtube é um negócio deprimente.

 

Opinião pessoal.

  • Curtir 6

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Bom, se ainda fosse um monopólio do YouTube, eu até entendia tamanha revolta... Enquanto isso a Twitch e o Mixer não param de crescer. É só migrar o conteúdo aos poucos, quem é fã sempre segue.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O que eu gostaria que o Google batesse sem dó são esses caras que fazem vídeos e colocam propagandas gravadas durante o vídeo. Não estou falando daquelas propagandas de 5 segundos que o Youtube coloca automaticamente, mas sim aquelas que o cara, sei lá, é de um canal de games e grava no meio do vídeo "Compre já na loja x". Isso é MUITO chato. Eu já não tenho vontade de assistir TV por causa do excesso de propaganda e agora nos vídeos do youtube também está assim! Tem uns caras cara de pau pra caramba que fazem um vídeo de 2 minutos ensinando como pegar um troféu. 30 segundos do vídeo é de vinheta, 30 mendigando likes, 30 falando pra comprar em tal loja e só 1/4 do vídeo é de conteúdo. Se eu fosse alguém do Google, cortaria TODA a grana de quem faz isso caso não mudasse seus vídeos. Ué, não tem patrocínio de loja? Então não precisa de grana do Youtube.

 

Era tão legal quando o pessoal postava um vídeo ensinando como ganhar um troféu/conquista e só no finalzinho aparecia uma mensagem pedindo para curtir e compartilhar. E sim, eu sou um saudosista resmungão.  :face2:

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tudo uma frescura isso aí. O YouTube fez o que qualquer empresa faz, pagou bem no início para que sua plataforma se popularizasse e hoje que ela é totalmente auto-sustentável, não é necessário mais agradar o produtor de conteúdo do seu canal, haja vista a enorme variedade. E abjetos como Felipe Neto que é um dos caras que mais ganhou dinheiro com isso querer reclamar com o pretexto de "bem da comunidade" ou que "se preocupa com os menores", é no mínimo risível. YouTube apenas fortalecerá todos que cumpram uma agenda globalista esquerdista e que age de acordo com seus princípios. Quanto ao resto, é tão ridículo quanto alguém chegar e dizer que tem sonho de ser "YouTuber". Resumo da ópera, YouTube não precisa de desculpas pra cortar a monetização destes canais pois é assim que a banda toca. E quem ainda quiser uma migalha de pão, é só ver o "Em Alta" do YouTube e querer fazer o mesmo para aparecer naquela imundície e ter sua relevância de 15 minutos.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tudo uma frescura isso aí. O YouTube fez o que qualquer empresa faz, pagou bem no início para que sua plataforma se popularizasse e hoje que ela é totalmente auto-sustentável, não é necessário mais agradar o produtor de conteúdo do seu canal, haja vista a enorme variedade. E abjetos como Felipe Neto que é um dos caras que mais ganhou dinheiro com isso querer reclamar com o pretexto de "bem da comunidade" ou que "se preocupa com os menores", é no mínimo risível. YouTube apenas fortalecerá todos que cumpram uma agenda globalista esquerdista e que age de acordo com seus princípios. Quanto ao resto, é tão ridículo quanto alguém chegar e dizer que tem sonho de ser "YouTuber". Resumo da ópera, YouTube não precisa de desculpas pra cortar a monetização destes canais pois é assim que a banda toca. E quem ainda quiser uma migalha de pão, é só ver o "Em Alta" do YouTube e querer fazer o mesmo para aparecer naquela imundície e ter sua relevância de 15 minutos.

 

Aí eu discordo bastante. O Youtube é uma empresa que tem seus clientes - os anunciantes. Só que esses anunciantes dependem completamente dos criadores dos vídeos. Os criadores são

"empregados" do Youtube. É através dos vídeos desse pessoal que os anunciantes pagam o YouTube. Ninguém assistiria anúncio se não houvesse um vídeo por trás dele. E nenhuma empresa

que se preze cortaria o pagamento dos empregados sem explicação ou por atitudes de terceiros. Uma pessoa qualquer comenta algo desagradável e quem é punido é quem fez o vídeo - isso é totalmente

sem sentido e ridículo. Não ligo pro Felipe Neto, mas concordo com o que ele disse. E pode acabar prejudicando o próprio YouTube, pois qualquer coisinha já é motivo pra desmonetizar.

Um bom exemplo é o canal do Felipe Castanhari: vídeos caríssimos e difíceis de fazer, aí vai um infeliz falar merda nos comentários e tiram o lucro do autor do vídeo. Isso acaba com a vontade do cara de

continuar trabalhando no canal.

 

Eu acho que isso vai dar merda se não for resolvido, e espero que o Youtube acabe com esse esquema o mais breve possível. Ainda bem que os canais que eu sigo, em sua maioria, não serão afetados

por essas diretrizes absurdas.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Aí eu discordo bastante. O Youtube é uma empresa que tem seus clientes - os anunciantes. Só que esses anunciantes dependem completamente dos criadores dos vídeos. Os criadores são

"empregados" do Youtube. É através dos vídeos desse pessoal que os anunciantes pagam o YouTube. Ninguém assistiria anúncio se não houvesse um vídeo por trás dele. E nenhuma empresa

que se preze cortaria o pagamento dos empregados sem explicação ou por atitudes de terceiros. Uma pessoa qualquer comenta algo desagradável e quem é punido é quem fez o vídeo - isso é totalmente

sem sentido e ridículo. Não ligo pro Felipe Neto, mas concordo com o que ele disse. E pode acabar prejudicando o próprio YouTube, pois qualquer coisinha já é motivo pra desmonetizar.

Um bom exemplo é o canal do Felipe Castanhari: vídeos caríssimos e difíceis de fazer, aí vai um infeliz falar merda nos comentários e tiram o lucro do autor do vídeo. Isso acaba com a vontade do cara de

continuar trabalhando no canal.

 

Eu acho que isso vai dar merda se não for resolvido, e espero que o Youtube acabe com esse esquema o mais breve possível. Ainda bem que os canais que eu sigo, em sua maioria, não serão afetados

por essas diretrizes absurdas.

 

tem uma opcao chamada filtro para evitar esse tipo de situações nos comentários.

Acontece que ele sofre muito hate, inclusive, de outros youtubers e nao diria que é "sem justificativa". 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

tem uma opcao chamada filtro para evitar esse tipo de situações nos comentários.

Acontece que ele sofre muito hate, inclusive, de outros youtubers e nao diria que é "sem justificativa".

Não entendi isso do filtro. Dá pra impedir os comentários filtrando por palavras específicas, tipo o que existe em e-mails?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ta certo o Youtube, chega de dar dinheiro pra "criadores" colocar porcaria.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

teu filho assiste os videos do Gui  :coolface:

 

Meu filho ainda tem 9 meses, e só assiste galinha pintadinha, patrulha canina, blaze e os monster machine e o Pingu.

 

A não ser que esse tal de Gui seja um desses, então não, ele não assiste. E se depender de mim, não assistirá.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Isso é um problema não só no Youtube, mas na internet em geral. A liberdade que as pessoas têm acaba gerando muita confusão, e no meio disso sempre sai preconceito, ofensa, etc. Simplesmente a partir de agora quem faz parte da plataforma terá que gerenciar melhor seu conteúdo e controlar os comentários, utilizando filtros ou simplesmente apagando os mais graves. Para os canais grandes isso não deve ser um problema, já que eles têm toda uma equipe por trás que pode (e deve) ficar de olho nos comentários, e para os canais menores não é tão difícil já que não possuem tantos inscritos.

 

Basicamente estão colocando ordem na casa, antes tarde do que nunca na minha opinião, já que o Youtube estava virando literalmente uma zona, tanto por parte de muitos criadores de conteúdo quanto por comentários absurdos de alguns usuários.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pessoal confunde liberdade com libertinagem.

 

O YouTube é a Serra Pelada dos nossos tempos. Entendedores entenderão.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

R.I.P. youtube

 

Pelo contrário, quem sabe assim podemos ver conteúdos com mais qualidade.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pelo contrário, quem sabe assim podemos ver conteúdos com mais qualidade.

O que o Youtube fez foi cansar de esperar que as pessoas sejam tolerantes e educadas umas com as outras. Concordo com o que Felipe Neto falou, que não tem como qualquer canal ficar administrando os comentários, quando estes são liberados sem a autorização do dono do canal. Mas o próprio Youtube também não tem como fazer de forma satisfatória e justa. Canais gigantes como o do Felipe Neto não tem como filtrar esses comentários, já canais menores (que geralmente tem conteúdos melhores do que os grandes, pois não visam o lucro em primeiro lugar) sim. Outra coisa: o youtube paga pelo número de views ou pelo número de comentários?

 

Pra finalizar, esses grandes canais, em quase sua totalidade, nem participam dos comentários, quem diga controlá-los. E se fizesse, sabe como é né, no dia de hoje tudo é considerado censura. :)

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

ahuhauhuauha
 
o youtube vai virar TV, no meio do gameplay o cara vai parar o vídeo e vender Bombril  auhauhahu....

o ruim que esses canais de ciências que tem poucas visualização, não vão conseguir subir no youtube e acabar pararam de fazer vídeo..

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

ahuhauhuauha

 

o youtube vai virar TV, no meio do gameplay o cara vai parar o vídeo e vender Bombril  auhauhahu....

 

o ruim que esses canais de ciências que tem poucas visualização, não vão conseguir subir no youtube e acabar pararam de fazer vídeo..

Já fazia um tempo que não recebia publicidade no meio de um vídeo, hoje voltou a acontecer. Outra coisa que aconteceu hoje e nunca tinha acontecido foi que a cada vídeo, rolava uma propaganda...

 

Pois é. Infelizmente é assim. O canal de games Nautillus, por exemplo, faz um trabalho soberbo e não tem tantas visualizações. Canais de história, filosofia, de música sofrem com baixas visualizações, fazendo os produtores desse conteúdo tratarem de algo mais importante: a vida deles. :) Agora Kondzilla, pseudo intelectuais fascistas, esquerdistas picanhas e canais onde um video do cara pintando o cabelo dá mais de 3 milhões de visualizações estão por aí.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...