Ir para conteúdo
ViniNBR

[Sugestão] Sistema de Reputação

Recommended Posts

Outro dia presenciei uma briga no forum ocasionada por difamação e reputação, então pensei nesse sistema.

O sistema funcionaria como já acontece em sites de compra e venda de produtos, como Mercado Livre ou AliExpress, onde o usuário tem um medidor de reputação que é alimentado pela própria comunidade, mas não seria focado em transações. Esse sistema poderia servir tanto para Boosts quanto para Venda de Jogos e Troca de Contas e etc.

Funcionaria assim:

O sistema de avaliação seria simples, com voto positivo (like) e voto negativo (deslike). Os votos positivos seriam computados automaticamente e os negativos teriam que ser justificados para que a pessoa tivesse a chance de se defender, como no exemplo abaixo:

Exemplo 1:

Gamer A: negativei pois o Gamer B largou um boost pela metade e não deu explicação posterior.

Essa explicação de avaliação negativa não seria pública. Só seria encaminhada para uma área especial de acesso dos moderadores e do usuário negativado, no caso, o Gamer B.

Gamer B: Minha internet caiu e eu fiquei incomunicável. Peço desculpas aos companheiros de boost.

Se a resposta fosse aceita pela moderação, a pessoa não seria negativada, senão, sua nota seria reavaliada para baixo.

 

Obs: Até mesmo os usuário que ficasse lotando a caixa de negativas com justificativas bobas, poderia ser avaliado negativamente pelos moderadores perdendo pontos de reputação.

 

Obs 2: A reincidência poderia ser punida, já que os moderadores teriam acesso a todas as avaliações negativas, mesmo aquelas não aceitas, então se o usuário sempre der a mesma desculpa (como falta de internet do exemplo), poderá ser punido com a avaliação negativa mesmo assim.

O medidor:

O medidor poderia ficar visível logo abaixo da foto de perfil, e poderia começar em 5 estrelas, podendo descer a zero ou subir a 10. Quem estivesse com 5 teria o voto de confiança de não ter feito nada para desagradar ninguém, e quanto mais acima, mais respeito aquela pessoa teria.

Conclusão:

Esse sistema serviria para evitar que um usuário só pudesse estragar a reputação de alguém do dia pra noite, seja falando que ele é um péssimo companheiro de boost ou vendedor, e se alguém difamasse outra pessoa em posts no forum sem usar o sistema de avaliação para se explicar, ela é quem seria negativada por outros usuários, perdendo assim a credibilidade até mesmo de falar mal de alguém.

 

O que acham?

EDIT:

Sugestão de Calculo 1:

O cálculo seria feito pela porcentagem de votos, mas só começaria a aparecer no medidor a partir de dois votos. Desta forma ficaria assim:

1 voto qualquer = Permanece em 5 estrelas
1 negativo + 1 positivo = Permanece em 5 estrelas
2 positivos = 10 estrelas
2 negativos = 0 estrelas

A partir daí o cálculo seria feito pela porcentagem aproximada.

2 positivos + 1 negativo = 7 estrelas (exemplo)
2 negativos + 1 positivo = 3 estrelas (exemplo)

E assim por diante...

Obs: Como os votos negativos precisam ser devidamente justificados e ainda tem a chance de defesa por parte do usuário antes de serem computados para o medidor, não acho que fique injusto que com "apenas" dois votos negativos a nota possa ir a zero, pois vai ser muito difícil alguém ser punido indevidamente. Sem falar que depois do primeiro voto negativo aceito, a pessoa fica esperta para não pisar na bola novamente.

Sugestão de Cálculo 2:

Ou poderia ser feito como um sistema de nível de RPGs (isso já é feito em Badges), onde a pessoa precisa de "xis" votos pra subir ou descer uma estrela e sempre precisará de mais para continuar subindo.

Exempo:

Para subir de 5 para 6 estrelas, o usuário precisará de 10 votos positivos, mas para subir de 6 pra 7, precisará de mais 20 votos, e assim por diante.
Para descer a mesma coisa.

Poderia ter o sistema de "meia estrela" para ver se o usuário tende a descer ou a subir.

P.S. Eu gosto mais da primeira sugestão, pois é algo mais imediato e depois de uns 5 votos já mostraria bem como é o usuário. A segunda é mais refinada de início, mas demoraria demais para separar as maçãs boas das podres.

P.S.S. Claro que essas são formulas bem básicas de cálculo e podem ser melhoradas.

EDIT 2:

Evitando Falsas Avaliações:

Para evitar esse tipo de comportamento, poderia ser criado uma regra de condições mínimas para se estar habilitado para avaliar, como de tempo e ou de atividade.

Exemplos:

Tempo: mínimo de 6 meses de MyPst.
Atividade: mínimo de 300 posts no fórum.

Ou até uma soma das duas coisas, tempo + atividade.

Isso evitaria falsos positivos e até uma enxurrada de trabalho dos moderadores avaliando falsos negativos, e poderia gerar até uma Badge de Avaliador Habilitado.

 

Agradeço as sugestões dos usuários LucasllGD e ZeroSect.

  • Curtir 11

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Boa Vinícius, excelente ideia!!!

 

O único problema é verificar se o sistema base do fórum permite tal coisa, ou se dá pra fazer isso de forma paralela.

 

Mas de qualquer forma, a ideia tem louvor!!!

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ideia muito boa, mas acho que no fórum não rola, pelas limitações do IP Board. Já no portal, acho perfeitamente possível.

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

e qual a seria a formula pra calcular as estrelas? caso nao tenho um ad pronto pra isso ou precise de ajustes.

 

ao meu ver não pode ser percentual, pois uma positiva/negativa o cara sai de 5 pra 0 ou 10.

 

Realmente não poderia ser percentual, a não ser que fosse com relação a base de usuários e não de votos.

 

Mas confesso que não pensei neste ponto e ele é crucial para a ideia dar certo ou não.

 

Vou tentar avaliar umas formas de como calcular e depois faço um edit no post original.

 

P.S. Aceito sugestões rsrsrs

 

EDIT:

 

Fiz uma edição com uma forma básica para não deixar o medidor injusto, não sei se daria certo, mas é uma ideia. =)

 

Coloquei mais uma sugestão depois***

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Muito boa a idéia!

 

Seria interessante ter um pré-requisito antes de poder classificar alguém.. uma negociação aberta, por exemplo.. a fim de evitar falsas recomendações, sejam elas boas ou ruins.. ou ainda, moderadores específicos de recomendação, sei la..  :duvida: 

 

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Muito boa a idéia!

 

Seria interessante ter um pré-requisito antes de poder classificar alguém.. uma negociação aberta, por exemplo.. a fim de evitar falsas recomendações, sejam elas boas ou ruins.. ou ainda, moderadores específicos de recomendação, sei la..  :duvida: 

 

Ter moderadores específicos acho difícil pq a pessoa teria que ficar de olho nas negociações e boosts alheios, então os próprios usuários envolvidos se avaliando e tendo que justificar as negativas seria mais fácil.

 

Agora um pré requisito bom pra fazer avaliações seria de tempo, tipo 6 meses de MyPst, poderia ter até Badge de Avaliador Habilitado kkkk

Isso evitaria que alguém fizesse um usuário novo só pra fazer falsas positivas.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Quero a minha Badge.....hauhuajajahauaha

 

Se for o caso tem que ter um minimo de posts, tipo uns 300 pro cara ser participativo no fórum (ou não).

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ter moderadores específicos acho difícil pq a pessoa teria que ficar de olho nas negociações e boosts alheios, então os próprios usuários envolvidos se avaliando e tendo que justificar as negativas seria mais fácil.

 

Agora um pré requisito bom pra fazer avaliações seria de tempo, tipo 6 meses de MyPst, poderia ter até Badge de Avaliador Habilitado kkkk

Isso evitaria que alguém fizesse um usuário novo só pra fazer falsas positivas.

 

Realmente não daria pra ficar de olho em tudo.. você tem razão.

 

Eu não tenho conhecimento das ferramentas que o fórum e o portal dispõem, posso estar até falando besteira, mas se houvesse uma necessidade de aprovação, assim como pra criação de um tópico de vendas, onde o moderador libera/aprova.

 

Na verdade não sei se seria vantajoso pro site intermediar essas recomendações, de certa forma poderia implicar alguma responsabilidade se desse algo errado.. mas eu gostei da ideia kkkk

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Quero a minha Badge.....hauhuajajahauaha

 

Se for o caso tem que ter um minimo de posts, tipo uns 300 pro cara ser participativo no fórum (ou não).

Gostei deste sugestão tbm. Poderia ser feito até uma soma das duas coisas: tempo + atividade. Isso, acho eu, evitaria de vez avaliações falsas.

 

Depois faço um novo edit falando sobre isso.

 

EDIT:

 

Fiz a edição e adicionei as novas idéias.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Há um tempo atrás sugerimos um sistema parecido, mas era pra botar um peso nas punições de suspensão, banimento e etc. Mais ou menos como uma CNH em que vc comete uma infração e perde pontos.

Mas a ideia acabou esquecida.

 

Vamos ver se essa aí vai pra frente :)

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Há um tempo atrás sugerimos um sistema parecido, mas era pra botar um peso nas punições de suspensão, banimento e etc. Mais ou menos como uma CNH em que vc comete uma infração e perde pontos.

Mas a ideia acabou esquecida.

 

Vamos ver se essa aí vai pra frente :)

Tomara que sim, nem que seja só no portal.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A ideia é bacana mas acho que seria melhor aproveitado em uma comunidade com foco em negociação, a essencia do nosso fórum (mesmo sendo assíduo visitante dos classificados) é a discussão. Mas como gancho e não descartando a ideia, poderia ser implementado aquele sistema de medalhas, que muitos fóruns utilizam, é claro incluir essa para os usuários que honram boost e negociações (distintos um do outro).

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ideia muito boa, mas acho que no fórum não rola, pelas limitações do IP Board. Já no portal, acho perfeitamente possível.

 

Sobre essa ideia de levar essa avaliação pro Portal, creio que seja a melhor alternativa, pois como já se tem algumas badges relacionadas a tempo e participação, creio que seja viável.

 

Badge de post no fórum tem.

Badge de tempo cadastrado também tem.

 

Tem mais algumas mas não recordo o nome agora.

 

Aquela que tem pra fazer apenas um boost e terminar o mesmo, não teria como ampliar ela ou criar outra, tipo fez X boosts e terminou. Acho que ajudaria na ideia.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Gostei da ideia. 

Será que o fórum, não tem alguma ferramenta parecida com o contador de posts para implementar uma solução assim?

Seguindo o mesmo raciocínio, tantos votos preenche uma parte do troféu de bronze, o mesmo numero de votos diminui uma parte do troféu de bronze, e assim vai até chegar no platina ou até deixar todos sem preenchimento.

E caso não de para fazer por limitações aqui no fórum, que seja feita no portal. E creio que até da para fazer um link daqui para esse status, seja na assinatura ou outro local facilmente visível.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A ideia é bacana mas acho que seria melhor aproveitado em uma comunidade com foco em negociação, a essencia do nosso fórum (mesmo sendo assíduo visitante dos classificados) é a discussão. Mas como gancho e não descartando a ideia, poderia ser implementado aquele sistema de medalhas, que muitos fóruns utilizam, é claro incluir essa para os usuários que honram boost e negociações (distintos um do outro).

 

O foco do medidor de reputação não seriam as transações, mas englobariam elas indiretamente. Tbm entrariam boosts, ofensas e etc.

Acho que ficou confuso pq citei lojas online, mas foi só de exemplo mesmo.

Não sei se leu a ideia toda, mas se não, dá uma olhada por inteiro.

 

Gostei da ideia. 

Será que o fórum, não tem alguma ferramenta parecida com o contador de posts para implementar uma solução assim?

Seguindo o mesmo raciocínio, tantos votos preenche uma parte do troféu de bronze, o mesmo numero de votos diminui o uma parte do troféu de bronze, e assim vai até chegar no platina ou até deixar todos sem preenchimento.

E caso não deu para fazer por limitações aqui no fórum, que seja feita no portal. E creio que até da para fazer um link daqui para esse status, seja na assinatura ou outro local facilmente visível.

 

Pensei nisso. Aqui no forum tem muitos exemplos de coisas parecidas, então não acho impossível que a ideia seja implementada aqui mesmo, mas ao menos no portal já seria alguma coisa.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não consegui dar reply VMV.

 

Vejo que um sistema assim possibilitaria que uma treta de boost por exemplo, alteraria o status do usuário que sempre foi 100% nas negociações.

 

Tem que manter uma distinção entre honestidade x (compromisso com boost - ser gente boa - popular), vejo assim.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não consegui dar reply VMV.

 

Vejo que um sistema assim possibilitaria que uma treta de boost por exemplo, alteraria o status do usuário que sempre foi 100% nas negociações.

 

Tem que manter uma distinção entre honestidade x (compromisso com boost - ser gente boa - popular), vejo assim.

 

Pra resolver isso poderia ser criado uma seção que separasse as denúncias, tipo:

 

clicando no medidor de reputação (ou no perfil) você pode ter acesso a que tipo de denuncias negativas (aceitas pela moderação) aquele usuário foi relatado, como no exemplo:

 

Avaliações negativas:

 

Venda: 0

Boost: 1

 

Mas acho que isso seria invasivo demais (sem falar que o simples tá ficando complexo), e mesmo sem isso vejo valor no medidor de reputação sem que precisa especificar detalhes deste tipo, mas entendo o ponto de vista.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Por enquanto só vou comentar uma coisa: polêmico! :duvida:

Não tenho uma posição definida quanto a essa implementação ainda, acho até interessante, mas diante de tudo o que já aconteceu por essas bandas nesses anos fico receoso em ter uma ferramenta assim disponível...enfim, vou aguardar mais comentários e idéias sobre para debater com a equipe. 

 

E sim, creio que só seria possível no portal, pois no fórum, ah não ser que haja algum plug-in que faça isso, não seria possível.

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Isso pode ser implementado na parte de recomendações, onde cada recomendação que um usuario faz a outro tenha um botão especifico para essa área de "Recomendo" e "Não Recomendo" dessa forma assim que abrir o topico da pessoa da pra tirar o total de pessoas que recomendam e não recomendam em porcentagem certinha e bonitinha, e não é dificil de implementar, seria o ideal na minha opinião.

 

Ou seja, se a pessoa tem 99 comentarios a favor e 1 contra, ele teria uma aprovação de 99%, ainda seria confiavel a meu ver. E para evitar que as pessoas esqueçam ou ignorem a opção, torne-a obrigatória nos topicos de recomendações =D

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Por enquanto só vou comentar uma coisa: polêmico! :duvida:

Não tenho uma posição definida quanto a essa implementação ainda, acho até interessante, mas diante de tudo o que já aconteceu por essas bandas nesses anos fico receoso em ter uma ferramenta assim disponível...enfim, vou aguardar mais comentários e idéias sobre para debater com a equipe. 

 

E sim, creio que só seria possível no portal, pois no fórum, ah não ser que haja algum plug-in que faça isso, não seria possível.

 

Eu acho que evitaria polêmicas, pois uma vez que a reputação de um usuário for boa, vai ser difícil alguém querer zoar com isso por brigas e desadensas que nada tem a ver com o Portal ou o Forum.

 

E caso o sistema conseguisse separar as coisas, de certa forma garantiria a segurança tanto de vendedores quanto de compradores e mostraria a todos que você é um bom companheiro de boost e etc e que se algo ocorreu de errado, foi pontual e que você não é disso.

 

Mas vamos esperar mais posicionamentos.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Isso pode ser implementado na parte de recomendações, onde cada recomendação que um usuario faz a outro tenha um botão especifico para essa área de "Recomendo" e "Não Recomendo" dessa forma assim que abrir o topico da pessoa da pra tirar o total de pessoas que recomendam e não recomendam em porcentagem certinha e bonitinha, e não é dificil de implementar, seria o ideal na minha opinião.

 

Ou seja, se a pessoa tem 99 comentarios a favor e 1 contra, ele teria uma aprovação de 99%, ainda seria confiavel a meu ver. E para evitar que as pessoas esqueçam ou ignorem a opção, torne-a obrigatória nos topicos de recomendações =D

Basicamente um "Joinha" do youtube, se você curtiu o vídeo da um joinha, se não da um joinha negativo. Ta aí, gostei.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Isso pode ser implementado na parte de recomendações, onde cada recomendação que um usuario faz a outro tenha um botão especifico para essa área de "Recomendo" e "Não Recomendo" dessa forma assim que abrir o topico da pessoa da pra tirar o total de pessoas que recomendam e não recomendam em porcentagem certinha e bonitinha, e não é dificil de implementar, seria o ideal na minha opinião.

 

Ou seja, se a pessoa tem 99 comentarios a favor e 1 contra, ele teria uma aprovação de 99%, ainda seria confiavel a meu ver. E para evitar que as pessoas esqueçam ou ignorem a opção, torne-a obrigatória nos topicos de recomendações =D

 

Bacana, distinguir as finalidades das avaliações propostas seria bacana, da mesma forma que nos boosts, como no que foi sugerido pelo VMV. Cada uma à sua razão.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Isso pode ser implementado na parte de recomendações, onde cada recomendação que um usuario faz a outro tenha um botão especifico para essa área de "Recomendo" e "Não Recomendo" dessa forma assim que abrir o topico da pessoa da pra tirar o total de pessoas que recomendam e não recomendam em porcentagem certinha e bonitinha, e não é dificil de implementar, seria o ideal na minha opinião.

 

Ou seja, se a pessoa tem 99 comentarios a favor e 1 contra, ele teria uma aprovação de 99%, ainda seria confiavel a meu ver. E para evitar que as pessoas esqueçam ou ignorem a opção, torne-a obrigatória nos topicos de recomendações =D

Boa... acho que o caminho é por aí...

 

Mas as dúvidas:

1. Se eu tenho um problema com você, o que me impediria de clicar diversas vezes no botão de "unlike"?

2. Ou de você criar um usuário fake e clicar diversas vezes no botão de "like"?

 

Isto tem que ser verificado.

 

 

E outra coisa, se não me engano, a ideia de like e unlike já foi proposta, não foi?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Boa... acho que o caminho é por aí...

 

Mas as dúvidas:

1. Se eu tenho um problema com você, o que me impediria de clicar diversas vezes no botão de "unlike"?

2. Ou de você criar um usuário fake e clicar diversas vezes no botão de "like"?

 

Isto tem que ser verificado.

 

 

E outra coisa, se não me engano, a ideia de like e unlike já foi proposta, não foi?

 

 

Talvez com um tempo minimo de fórum, quantidade de posts ou uma mescla dos mesmos.

Pelo menos neste caso de reputação.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Boa... acho que o caminho é por aí...

 

Mas as dúvidas:

1. Se eu tenho um problema com você, o que me impediria de clicar diversas vezes no botão de "unlike"?

2. Ou de você criar um usuário fake e clicar diversas vezes no botão de "like"?

 

Isto tem que ser verificado.

 

 

E outra coisa, se não me engano, a ideia de like e unlike já foi proposta, não foi?

Isso já foi respondido no tópico original.

 

Talvez com um tempo minimo de fórum, quantidade de posts ou uma mescla dos mesmos.

Pelo menos neste caso de reputação.

E foi exatamente assim.

Sem falar que o deslike precisará ser justificado, o que vai abrir um debate entre as partes num local não público com auxílio de administradores que no fim irão decidir se um ou outro (ou até os dois) merece a pontuação negativa.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...