Ir para conteúdo
LucasIIGD

[Sugestão] Assistente de Criação de Guias

Recommended Posts

Olá amigos do MyPst, tudo blz ?

 

Gostaria de fazer uma sugestão para a área de guias, trata-se do assistente de guias, ou seja, uma interface onde o guiador poderá gerar um BBCODE personalizado de acordo com as configurações inseridas. Hoje em dia sabemos que o BBCODE padrão gerado pelo site é bem antigo, sendo necessário fazer muitos ajustes para se obter um guia melhor, com a ajuda do assistente, esses ajustes serão drasticamente reduzidos.

 

Para exemplificar melhor a minha ideia eu fiz no PHOTOSCAPE (único programa que sei mexer e que minha máquina aguentar rodar...XD) umas montagens para tentar mostrar melhor a minha ideia, por favor não reparem na estética, quando o GIBA ou o FABRICIO forem implementar, será 300 vezes melhor...XD. Bom, vamos à elas então:

 

TELA 1 - BOTÃO "MONTAR GUIA"

 

eMZXKdt.png

 

Nesta tela vemos um botãozinho novo ao lado do GERAR BBCODE, ele é apenas um ponto de partida para iniciar o assistente.

 

TELA 2 - CONFIGURAÇÕES INICIAIS

 

kGbgH6r.png

 

Aqui podemos ver uma configuração para o INDICE do guia, onde podemos incluir os troféus da DLC ou não. Atualmente o site gera o guia com as DLCs, mas e se você tiver as DLCs e não quer fazer guia delas ?? Isso agora seria configurável.

 

Outra questão são os banners, o assunto é polêmico, tem que ame, tem que odeie, enfim, o assistente consegue agradar ao lado das sombras das trevas e o lado da claridade da luz a todos, você pode fazer o guia sem banners. Você gosta de banners, mas não tem talento ou tempo pra fazê-los ou tem vergonha de pedir pro amiguinho do fórum use a opção de banners padrão do MyPst. que o Giba vai montar e vai ficar TOP...XD. Agora, você é bannerista nuteleiro e sabe desses paranauê, então use seus banners, basta informar o link da imagem na net e pronto.

 

FABRIS - Seria muito bom se o site armazenasse essas imagens, assim evitaríamos a quebra de imagens, proporcionando uma segurança pra nós, pense com carinho nisso, ok?

 

TELA 3 - INTRODUÇÃO

 

tptkakz.png

 

Nesta telinha vemos os campos básicos da introdução do guia, então a idéia é só preenchê-los para que no BBCODE gerado saia tudo preenchido.

 

A caixa dos troféus perdíveis e dificuldade teriam que ter uma barrinha de rolagem (esqueci de colocar) assim o usuário já poderia assinalar os troféus pra já sair tudo certinho na introdução. Esqueci também de colocar os troféus bugados.

 

TELA 4 - SOBRE O JOGO

 

oYUGJbS.png

 

Essa tela dispensa comentários né, acredito que ele esteja muito bem explicada. Mas sugestões sempre são bem vindas.

 

TELA 5 - ROADMAP - OPÇÕES

 

SOkLJ92.png

 

Nesta tela vemos algumas opções para deixar o títulos dos passos mais "bunitinho", aqui não tem segredo o usuário assinala a opção desejada e embaixo o assistente mostraria como ia ficar, simples assim.

 

TELA 6 - ROADMAP - PASSOS

 

OYqryOf.png

 

Nesta tela, o guiador põe o nome daquele passo e escreve o textão do Roadmap. A última parte é que vai ser chatinha para a programação, pois ali o guiador marcaria os troféus que seriam obtidos naquele passo. Aquela parada cinza ali do lado seria a barra de rolagem....XD

 

TELA 7 - TROFÉUS

 

48OM2V6.png

 

Para finalizar o nosso "pseudo-guia" vamos escolher a ordenação dos troféus e se quiser agradecer alguém, não perca a oportunidade, o botão SALVAR GUIA serve pra salvar o guia na ID do usuário logado no portal, assim ele poderá continuar digitando o guia posteriormente. O botão GERAR BBCODE todos já conhecem né ? o sistema geraria o bbcode incluindo todas as opções desejadas pelo guiador, e por fim, para o guiador postar seu guia, ele clicaria no botão LINK FORUM que vai abrir direto na pagina do NOVOS GUIAS, aí o usuário já vai e posta o BBCODE gerado.

 

Amigos ADMs - Sei que é um projeto audacioso e grande, mas as vantagens valem a pena, além disso, não precisam implementar TUDO que está aí, façam o possível dentro das limitações das ferramentas do portal e do fórum.

 

COMO OPINAR NESTE TÓPICO - LEIA É IMPORTANTE

Aqui neste tópico teremos muita coisa pra avaliar, portanto cada resposta seria um mega textão e sei que nem todos tem essa disponibilidade toda, mas é importante você opinar/votar seguindo essa estrutura.

- Procure formular uma opinião por Aba, ou seja por telas.

- Responda tendo em mente as seguintes perguntas:

- A Interface está fácil e intuitiva? Por que?

- Você está sentindo falta de alguma funcionalidade, botão ou configuração? Qual ?

- Você retiraria alguma funcionalidade, botão ou configuração por achar inútil ou complicado demais ? Qual ?

 

- Procure ler as opiniões dos colegas e, caso concorde, escreva que concorda a ideia dele.

 

Segue um exemplo.

 

 

TELA 1 - A interface está OK, o botão deve ser igual ao GERAR BBCODE na minha opinião. Concordo com o print.

TELA 2 - A interface está legal, a opção de usar banner acho desnecessária, pois se o usuário colocar a imagem é porque ele VAI usar o banner. Seria bom também o site padronizar a imagem automaticamente que nem é feito nas capas do card.

TELA 3 - Concordo com a XANINHA, o checkbox dos troféus bugados deveria ser igual à dos troféus perdíveis e de dificuldade, o resto tá OK.

TELA 4 - Ah essa Aba está perfeita, se melhorar estraga

E por aí vai....

 

Eu sei que é uma chatisse ler tudo isso, mas eu vou tentar ao máximo "desenhar" a tela de acordo com o que vocês disserem, por isso quanto mais detalhes vocês me fornecerem melhor, também é interessante mostrar que concorda com alguém assim podemos verificar quais são as melhores ideias e descartar as ideias desnecessárias ou menos votadas.

 

ESCLARECIMENTOS - Sujeito a alterações, conforme as duvidas forem surgindo.

 

1) O sistema atual, vai continuar ? Eu preciso postar no fórum ?

Sim, o sistema atual continuará o mesmo, o guiador apenas poderá escolher a melhor forma de fazer o seu BBCODE inicial, seja via assistente ou não.

Depois de gerar o BBCODE, o guia deverá ser postado no fórum em NOVOS GUIAS e submetido à analise como sempre temos feito, esse processo não mudará.

 

2) Mas mesmo usando o assistente eu teria que ajustar o guia?

Sim, a diferença é que os ajustes seriam drasticamente reduzidos, dependendo das dicas fornecidas no portal, é possível que você precise mexer apenas no ROADMAP. Já no modelo antigo, você ajustaria o guia todo praticamente.

 

É isso aê amigos, contamos com a opinião de todos.

  • Curtir 14

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tela 1 - OK

Tela 2 - Essa ideia de banner padrão acho que poderia ser ruim para a equipe, pois pense nas pessoas que adicionam novas seções ao guia, IMO, essa parte estética deve ficar sob responsabilidade do próprio guiador.

Tela 3 - OK

Tela 4 - Única coisa, ali no cite a fonte, colocaremos a URL e o assistente transforma no link bonitinho ou teremos que adicionar usando o bbcode?

Tela 5 - OK

Tela 6 - OK

Tela 7 - Não me agrada os agradecimentos estarem como uma subseção dos troféus, vou tentar formular minha ideia aqui de uma modo bacana para poder passar.

 

No mais, como já disse curti demais a ideia de já poder escolher a ordem e linkar os troféus, iria facilitar muito a vida do povo que acaba se perdendo com tanto código.

 

-edit

Agora está do jeito que solicitou, Lulu.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Adiciona ai +1 ideia de coisas improváveis de se implementar aí

 

 

 

TELA 2 - CONFIGURAÇÕES INICIAIS

 

Deixar escolher apenas 1 opção

[] Guia do jogo platina 

[] Guia do jogo platina + DLC

[] Guia apenas para DLC 

 

Caso marque a 3a opção por exemplo (caso marque a 2a opção manter a mesma ideia, já manter marcado todas as DLCs possíveis, caso nao queira fazer de uma DLC específica só desmarcar)

 

[X] Guia apenas para DLCs do jogo

   [x] DLC 1

   [x] DLC 2

   [x] DLC 3

   [x] DLC 3

 

 

 

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Tela 1 - Adorei a interface, mas não seria a mesma coisa "Gerar" ou "Criar" não daria no mesmo? Só mudaria no caso a palavra.

 

Tela 2 - Eu normalmente prefiro editar as imagens que eu busco para fazer o guia.

 

Tela 3 - Pra muita gente como eu que gosta de finalizar um jogo 100% sem deixar nada pendente no caso, isso seria uma mão na roda, pois ajudaria a pessoa a escolher se ela joga ou não o jogo, por conta de troféus bugados.

 

Tela 4 - Não sei o que comentar a respeito.

___________________________________________________________________________________________________________

 

Minha opinião: Gostei da ideia, achei bem mais organizado, porém achei um pouco difícil para se manusear e deixar na ordem certa, se é que me entende... 

Como vou saber que tudo que eu postar no "Portal" está sendo salvo no "Fórum"? Teria que no caso verificar ambos? Ou consigo ver tanto em um quanto no outro?

 

E no caso de erros bugs e etc?

 

E concordo com tudo que o Rossi_TF disse... Sobre a parte de linkar os troféus, pois tem aquela questão maldita do (Anchor) e (Jump), eu mesmo costumo quebrar minha cabeça com isso. 

 

De resto, achei muito bacana a iniciativa, o problema é se adaptar mesmo.

 

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

eu sinceramente acho que as ideias são muito boas e, por mim, aposentaria o atual sistema.

 

Tem várias coisas que a gente muda no bbcode atual, seria muito prático ter um sistema que deixe ele limpo de forma mais fácil.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Perfeito. Eu mesmo deixei de fazer guias por causa dos ajustes que consomem mais tempo que a própria elaboração do guia.

 

 

 

Enviado de meu BLU VIVO 5 usando Tapatalk

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

No outro post questionei os banners (TELA 2) e os agradecimentos (TELA 7) e então pensei um pouco sobre isso.

Achei demais o esquema dos passos do roadmap (TELAS 5 E 6) e então pensei em uma alteração para a tela 2, se ao invés de gerar os banners ali, aquele passo das configurações gerar as seções?

Por exemplo:

- Abrimos as configurações com o índice, lá tem as seções fixas, introdução, sobre o jogo, roadmap e troféus, também seções pré-estabelecidas como, dicas do guiador, agradecimentos e até controles e por fim campos em branco para seções extras que o guiador desejar adicionar. Nesse ponto definiria quais e quantas seções vão existir no guia.

.Poderíamos ver também a possibilidade de aqui mesmo alterar a ordem dos troféus e quem sabe dividi-los em subseções (online, coletáveis, estória e etc...)

- Após essa definição temos a introdução, que eu particularmente curti o modo como fez.

- Então temos o sobre o jogo, que a única questão que tenho aqui é a já apresentada no outro post.

- Ai vamos supor que o guiador tenha inserido a seção dicas do guiador, ela já apareceria logo em seguida com o campo para edição.

- Chegamos ao roadmap, que eu já elogiei no outro post. E aqui também, a cada passo inserido poderia ser criada uma subseção no índice, já facilitando a vida do guiador.

- E chegamos aos troféus, que já estariam ordenados e divididos conforme feito na aba do índice.

- Por fim, caso o guiador tenha inserido os agradecimentos eles apareceriam aqui, como as dicas do guiador, com o campo para edição.

 

Bem, como eu disse no post anterior antes de editar, criar guias não é tão complicado assim, é questão de pegar o jeito, e se levar em conta que existem tutoriais e a equipe de analistas fica fácil de aprender.

A primeira vista achei que esse assistente pudesse acabar confundindo mais as coisas, ainda acho um pouco, mas enfim, já que é para dar ideias estão ai as minhas, que aliás, não sei nem se são possíveis de serem aplicadas.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

As coisas que o "Titi" citou ae em cima fazem muito sentido, principalmente a parte de reordenação dos troféus, isso é algo que é bastante incômodo mesmo e a separação em graus no corpo do BBcode é um negócio muito ruim, pois deixa as dicas numa progressão errada, diferente do ideal previsto pelo desenvolvedor.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Parabéns ao criador, a idéia é velha, mas a sugestão é impecavelmente completa!

Tem apenas um ponto que eu mudaria: os guias não mais iriam para o fórum, e sim para o portal.

Sendo assim, tiramos a dependência do fórum para com guias, que hoje em dia nos não deixa atualizar a ferramenta do fórum.

E proporciona a possibilidade de fazer a real integração de guias x dicas.

  • Curtir 8

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Parabéns ao criador, a idéia é velha, mas a sugestão é impecavelmente completa!

Tem apenas um ponto que eu mudaria: os guias não mais iriam para o fórum, e sim para o portal.

Sendo assim, tiramos a dependência do fórum para com guias, que hoje em dia nos não deixa atualizar a ferramenta do fórum.

E proporciona a possibilidade de fazer a real integração de guias x dicas.

 

Mas e se por alguma força negativa da destruição dos Planetas Espirituais o Portal Bugar, Sair do Ar e etc, etc e etc?

 

Vai ficar geral sem guia. '-'

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Debatemos em reunião e essa implementação se tornou uma das prioridades, e deixamos algumas outras prioridades da nossa lista um pouco para depois. Em breve, mais novidades! :legal:

  • Curtir 9

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Parabéns ao criador, a idéia é velha, mas a sugestão é impecavelmente completa!

Tem apenas um ponto que eu mudaria: os guias não mais iriam para o fórum, e sim para o portal.

Sendo assim, tiramos a dependência do fórum para com guias, que hoje em dia nos não deixa atualizar a ferramenta do fórum.

E proporciona a possibilidade de fazer a real integração de guias x dicas.

Você que manda chefe, se assim for mais fácil, que seja. A integração guias x dicas sempre foi uma utopia, mas quem sabe a gente torna isso realidade

?

 

Conforme o pessoal for comentando, eu vou tentar ir refazendo as montagens, assim quando tu for colocar a mão na massa, a ideia vai estar mais amadurecida.

 

PS: Não seria mais legal mover o tópico em sugestões aceitas ? XD. Zak matou a pau a minha pergunta....kkkkk.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Opa, Lucas.

Acho que agora seria possível fazer aquilo que sugeri no Zap, hein...

Sim Sr, eu vou inclui-la no update, mas agora não dá pra fazer, porque pode parecer que não, mas eu trabalho. :hehe:

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Até do grupo do "zap" me excluíram, deixa vocês...

 

 

tumblr_lnmnobHOZH1qa587f.gif

Meu sonho se realizou, temos um grupo de analistas no zap, abrimos assim que vc saiu, sorry.

 

#SQN.

 

Eu tenho alguns amigos do fórum no zap, acho um meio eficiente de conversar e fazer amizade.....XD. MP é arcaico D+, porém é um mal necessário.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

e depois, nada impede de termos no futuro um espelho dos guias no forum, apenas para as "duvidas" que a pessoa tem e afins,

Temos o índice de guias de todas as plataformas que poderíamos usar como espelho.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

bom eu acho uma ideia muito boa...

Quanto eu fiz o guia do NOT A HERO, eu não sabia nada de bbcode e tive muito dificuldade, serio a cada modificação a bbcode ficava mais quebrado, se não fosse pela ajuda do leo, eu acho que nen tinha conseguido terminar.

se tiver uma ferramente dessa seria uma maravilha...

Apoio muito esse ideia

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Visitante nescaw

Isso com certeza me faria escrever alguns guias de jogos que eu sofri um pouco para completar.

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tava procurando coisas na net e acabei achando isso aqui, acho que pode dar umas ideias

 

https://nerdburglars.net/submittrophyguide/4723

Boas!!!!

 

Olha esse link que o niki colocou é show.

Bem pratico...

 

Se misturar as ideias, vai "dar samba".

 

KKKKK

 

Digo "misturar" em usar as ideias do Lucas e uma parte do formato do site mostrado, as opções "missable, glitch/bug, etc"

No "Full Guide" deles, entra as ideias do RoadMap... e assim por diante.

 

 

Parabéns pela ideia Lucas!!!

  • Curtir 5

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tava pensando aqui, se essa implementação que o Fabricio querido falou poderia ser feita meio que como a central de denuncias.

 

Apenas o usuário ver o guia e nós analistas tbm, antes da oficialização é claro. Isso evita comentário desnecessários ao guia (que eu mesmo já fiz num do Grey_fox sorry partner), assim como a pré-visualização do mesmo em versões "0.X", que poderiam levar à "clonagem" de dicas e roadmap, etc, e até mesmo interferir na produção de um guia para o mesmo jogo (já aconteceu comigo e o Pluffye, onde ele optou por não fazer)... Enfim, coisas chatas que acabam acontecendo no formato atual.

 

Se puderem pensar nessa visualização restrita antes da aprovação do guia, eu agradeceria enormemente. :legal:

  • Curtir 7

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tava procurando coisas na net e acabei achando isso aqui, acho que pode dar umas ideias

 

https://nerdburglars.net/submittrophyguide/4723

Agora que deu tempo de dar uma olhada no link.

 

 

Gostei muito, pois é bem prático.

 

Como o zezinho e o Leo falaram, só dar uma mesclada e deixar visível para os analistas de guias e o guiador antes de oficializar, ficará o melhor de todos os sites.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tava pensando aqui, se essa implementação que o Fabricio querido falou poderia ser feita meio que como a central de denuncias.

 

Apenas o usuário ver o guia e nós analistas tbm, antes da oficialização é claro. Isso evita comentário desnecessários ao guia (que eu mesmo já fiz num do Grey_fox sorry partner), assim como a pré-visualização do mesmo em versões "0.X", que poderiam levar à "clonagem" de dicas e roadmap, etc, e até mesmo interferir na produção de um guia para o mesmo jogo (já aconteceu comigo e o Pluffye, onde ele optou por não fazer)... Enfim, coisas chatas que acabam acontecendo no formato atual.

 

Se puderem pensar nessa visualização restrita antes da aprovação do guia, eu agradeceria enormemente. :legal:

 

Eu ia sugerir exatamente o mesmo com um adendo:

 

- Gostaria que houvesse ainda uma fase onde apenas o usuário pudesse ver, e onde esse dados seriam apagados automaticamente em uma semana no máximo ou menos, caso o mesmo não disponibiliza-se para os analistas de guia. 

Assim o usuário poderia fazer vários teste, e se não gostasse apagaria, se esquecesse, seria apagado não entupindo o banco de dados.

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Debatemos em reunião e essa implementação se tornou uma das prioridades, e deixamos algumas outras prioridades da nossa lista um pouco para depois. Em breve, mais novidades! :legal:

A ideia é ótima! Só fico com pena do programador.

 

E se colocar como meta no Apoia.se?

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...