Ir para conteúdo
Tio_Maluco

[Folha de SP] Alegria de pobre dura pouco - Operadoras de telecomunicações preparam investida contra lei que proíbe cobrar mais na internet

Recommended Posts

internet-fixa-internet-corte-telecomunic

 

As operadoras brasileiras de telefonia aguardam uma decisão do FCC (agência americana de telecomunicações) para pressionar o presidente Michel Temer a modificar um decreto que hoje proíbe as teles de cobrarem mais dos clientes que querem determinados serviços na internet.

Conhecido como neutralidade de rede, o princípio está prestes a ser quebrado pelo FCC. O presidente da agência, Ajit Pai, já afirmou que "sob sua gestão, o governo federal vai parar de fazer 'microgestões' na internet".

Pai disse ainda que quer ter a agenda de desregulamentação da internet aprovada até meados deste mês.

A mudança permitirá, por exemplo, o bloqueio de acessos a determinados conteúdos ou aplicativos, a degradação da velocidade de navegação ou o pagamento extra para que determinados aplicativos de vídeo ofereçam a entrega de filmes em alta definição mais rápido que pelas conexões convencionais.

A alteração seria o fim do princípio que garante a isonomia aos internautas.

No Brasil, as teles aguardam essa decisão para tentar reverter decreto assinado pela ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, e que fechou todas as portas para esse tipo de prática no país.

O decreto tornou ainda mais dura a regra definida pelo Marco Civil da Internet que proíbe qualquer tratamento discriminatório no tráfego da internet. De acordo com ele, no fluxo de informações pela rede, as teles não podem deixar que ninguém "fure a fila" das conexões. Ou seja, um e-mail tem o mesmo peso de um vídeo do YouTube.

A neutralidade pressupõe que as operadoras não podem, à revelia, determinar quem tem prioridade na fila das conexões.
É justamente isso o que está prestes a ser modificado nos EUA. No Brasil, as teles tentam quebrar esse paradigma no setor desde 2014, quando o Marco Civil foi aprovado pelo Congresso.

Elas afirmam que cabe às empresas organizar (gerenciar) o fluxo de dados nas redes para evitar congestionamentos. O setor defende que não haverá prejuízo para os consumidores mesmo se houver tratamento diferenciado com a cobrança extra para pacotes com garantia de entrega mais rápida de vídeos em alta qualidade.

Por isso, começarão uma rodada de visitas ao Planalto, ao Congresso, aos ministérios das Comunicações e da Justiça e à Anatel assim que a decisão do FCC for tomada.

NOVA OPORTUNIDADE
As teles contam ainda com uma nova oportunidade com a regulação da chamada "internet das coisas".

O termo é usado para definir a comunicação via internet entre equipamentos. Semáforos seriam dotados de chips e sensores especiais capazes de controlar o tempo de espera de acordo com as imagens dos carros circulando nas vias. Hospitais teriam cirurgias realizadas via internet à distância. As aplicações são inúmeras e em todos os setores da economia.

Nas discussões iniciais com o governo, as teles já se posicionaram considerando que, devido a motivos de segurança, esse tipo de comunicação precisa ter um tratamento prioritário.

Caso contrário, no trânsito, poderia haver acidentes e, nos hospitais, risco de morte.

Ou seja: as operadoras usam a internet das coisas para justificar a quebra da neutralidade na rede.

Na Anatel (agência reguladora), os regulamentos só fazem detalhar políticas públicas. Hoje, como o Marco Civil proíbe a discriminação, a agência pune infrações.

No entanto, caso a nova política pública seja a de dar tratamento diferenciado para as conexões entre máquinas, os regulamentos da agência terão de ser refeitos.

Para alguns conselheiros, isso abrirá um precedente para que o próprio Marco Civil seja revisto.
 

17335644.jpeg

 

Fonte Folha de SP




 

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

"...O setor defende que não haverá prejuízo para os consumidores..."

serio mesmo???

 

e usar essa 'internet das coisas' como causa dessa mudança é uma puta duma mentira descarada...    vão colocar semáforos e hospitais  como prioridade? serio mesmo que querem que a gente caia nessa? é inacreditável..

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Isso deve afetar principalmente internet movel. na pratica ja vem acontecendo com facebook e whastapp a vontade sem descontar da franquia, apesar de que deveria ser proibido.

nao tem relacao com a reducao da internet a cabo.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tava demorando. Desde que saiu notícia, a algumas semanas, só aguardava os urubus daqui pronunciar.

E caso alguém ainda tenha dúvidas se isso afeta nossos bolsos, bem, assiste Netflix? Sites como Crunchyroll? Sobe conteúdo para YouTube? Servidor dedicado? Cada pedaço de sua internet pode ser destrinchada e cobrada a mais por isso. Os mais diversos tipos de sites e serviços de internet, terão que se submeter às empresas de telecomunicações para levar seu conteúdo aos consumidores. E os consumidores vão ter de pagar mais por esses serviços.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Aff, sempre uma desculpa pra cobrar a mais

 

Enviado de meu LG-D337 usando Tapatalk

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Mas q desgraçados, é pior do q pensava, além de tornar o serviço que já é porco, pior, ainda pretendem retirar mais 60% do pouco pacote q se tem para desviar a outros serviços como semaforos e afins que sequer precisam de grande volume de dados ._.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Bem visível o objetivo deles, aumentar a cobrança de um serviço com muitos consumidores dizendo que é um serviço muito requerido e precisa de atenção maior pra funcionar, dessa forma a cobrança extra atinge um número grande de pessoas, aumentando bastante o lucro, afinal, quem usa pouca banda vai continuar pagando caro.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Alguns falam que é só no Brasil, mas vejam, isso é algo que está acontecendo no mundo inteiro.

 

E aqui não seria diferente.

 

Não costumo defender políticos, mas embora discorde de alguns pontos do Marco Civil, esta neutralidade foi uma das melhores coisas que aprovaram. Agora, como a tendência mundial é destrinchar, aqui não será diferente. Ainda mais no momento, vésperas de eleição, final de ano, as chances de isso ser editado e levado ao congresso na calada da noite e aprovado são muuuuiiito altas.

 

O povo dorme, mais da metade da população só pensam em ver o mundo em uma tela de celular, falando e vendo futilidades, enquanto nossos políticos, que deveriam nos representar, está neste exato momento fazendo de tudo para fechar o cerco e, se um dia percebermos, será muito tarde.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...