Ir para conteúdo
UGO_HOT

[alvanista] Os jogos Single Player estão condenados?

Recommended Posts

single_3561101_featured_image.jpg


 


No meio dessa enxurrada de notícias negativas que é 2017, uma NÃO passou despercebida no mundo gamer: o fechamento do estúdio Visceral Games.


Caso você tenha vivido em uma caverna nos últimos tempos, vou explicar: recentemente, a Eletronic Arts fechou um de seus estúdios, a Visceral Games, responsável pelos jogos da franquia Dead Space e por Battlefield Hardline. Isso por si só já deixou a comunidade gamer em polvorosa, pois a EA tem um histórico de estúdios fechados, e olha que não foram poucos...


Porém, as coisas ficaram ainda piores quando uma IP nova de Star Wars, que estava sendo desenvolvida pelo estúdio já citado (inclusive com a participação da roteirista de Uncharted, Amy Hening), foi realocado para outro estúdio com a intenção de torná-lo uma "experiência mais ampla". Isso não soou muito bacana para os jogadores, pois se sabia que essa nova IP era um jogo mais focado no tradicional single player.


Enfim, a fúria se espalhou como o vento, cabeças rolaram, jogos foram queimados em fogueiras, ameaçou-se usar um Death Note, e MUITOS (muitos mesmo) textos e vídeos sensacionalistas foram feitos alertando para o fim dos jogos com o foco em apenas um jogador (ao invés de vários, com cooperativo ou multiplayer como foco).


O objetivo desse artigo é trazer alguns fatos que essa galera que está reclamando faz 3 semanas não percebeu, e trazer minhas considerações sobre tudo isso. Sem mais delongas, å§‹ã‚ã¾ã—ょㆠ(comecemos).


 


A culpa por essa "decadência" não é só das empresas, também é sua


 


491295_2545907250.jpg


 


Não gosto de culpar as pessoas diretamente quando algo acontece. Sempre prefiro acreditar que existe uma causa para tal comportamento. Mas aqui, não há muito a que fazer. Se você está reclamando que os jogos com foco (quase) exclusivamente no multiplayer estão dominando o mercado, você deveria olhar para si mesmo.


Claro que jogos como Overwatch e Fortnite tiveram uma campanha de marketing por trás, e por isso são tão famosos. Mas quem foi que levou jogos como Player's Unknown Battleground e Rocket League ao estrelato?!


Isso sem contar os vários jogos single player que, apesar de terem sido elogiadíssimos, não foram tão bem assim perante o público, como Resident Evil VII, HITMAN (2016), etc. Claro que seria absurdo supor que eles fracassaram porque não tinham multiplayer (exceto alguns jogos como HITMAN, que tinham alguns elementos online), é claro que existem motivos para não terem ido tão bem, mas cadê os jogadores para apoiarem esse tipo de jogo?!


Enfim, não há muito o que dizer nessa parte além de ressaltar o consentimento dos jogadores para com esse tipo de jogo. Mas o próximo argumento é bastante importante para entender esse fenômeno:


 


Jogos AAA já não são propícios a jogos com foco em apenas um jogador


 


491300_2545907250.jpg


 


Todos já estão carecas de saber que o custo de desenvolvimento de jogos AAA é altíssimo e envolve muitos riscos (por isso a falta de inovação na maioria deles). A consequência não-tão-inesperada disso é que, muitas vezes, os desenvolvedores tentam recuperar o dinheiro gasto com expansões, DLCs, microtransações, formato episódico, GOTY Edition da vida, etc.


A verdade é que os jogos com foco no multiplayer possibilitaram a (sobre)vida desse tipo de jogo. Não é preciso tanto esforço (e, até certo ponto, esmero) ao fazer um jogo puramente online. O custo de produção não é tão alto e ele ainda vai custar $60, o que significa que a empresa terá altos lucros com o jogo.


Ah, e provavelmente a maior parte dos custos do jogo serão para marketing mesmo. 


 


Apesar de tudo, o single player ainda está firme e forte


491328_2545907250.jpg


 


2017 está sendo um dos melhores anos não só para os jogos em geral, mas também para os jogos single player. É impressionante ver essa turba dizendo que os jogos single player "estão em decadência" em um ano em que tivemos:


 


-Persona 5 (foi lançado em 2016 no Japão, mas dane-se)


-NieR: Automata


-The Legend of Zelda: Breath of the Wild


-Super Mario Odyssey


-Resident Evil VII


-Yakuza 0 (também lançou esse ano no Ocidente)


-Yakuza Kiwami (idem)


- Hellblade: Senua's Sacrifice


-Nioh


-Horizon Zero Dawn


-Entre outros...


 


Como será o futuro (eu acho)


 


491334_2545907250.jpg


(Talvez a comunidade gamer devesse dedicar esforços para gêneros de jogos REALMENTE ameaçados, como o co-op local/via LAN)


 


Como eu disse, não creio que os jogos singleplayer estejam ameaçados de extinção. Porém, as empresas que fazem jogos AAA não querem mais se arriscar nesse tipo de gênero devido a suas limitações lucrativas, e por ser muito mais fácil fazer um multiplayer mesmo. Tanto que, se vocês pararem para ver a lista que botei aí em cima, perceberão que vários jogos não tem orçamentos estratosféricos. E olha que deixei uma penca de jogos de fora, como Superhot, The Witcher 3, Life is Strange...


Enfim o futuro, pra mim, é esse: os jogos single player já provaram seu valor diversas vezes e não morrerão. Porém, serão produções menores, sem tantos riscos envolvidos, e com maior capacidade de inovação. Enquanto isso, os jogos com orçamentos Triple -A ou vão acabar ou vão se concentrar em jogos com foco multiplayer/mundo aberto. Inclusive, acredito que já estamos por esse caminho e acho que seria o mais ideal.


 


Considerações finais


 


491352_2545907250.png


 


Esse não foi um artigo muito longo se comparado aos meus últimos. Mas eu acho que é porquê não há muito o que dizer mesmo. Ao contrário de meu último artigo desse tipo, onde tinha bastante coisa que eu falava na tentativa de defender minha tese, aqui é simplesmente uma discussão infrutífera, quase sem argumentos algum, e com muita dose de nostalgia. Só aceitei fazer esse artigo porque achei que poderia ajudar a esclarecer a situação, mesmo que não seja tão complexo quanto artigos anteriores.


Então... basicamente é isso. Espero que tenham gostado do artigo. Até mais!


 


Fonte: alvanista


 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...