Ir para conteúdo

Foto

Decoração de Gameroom - Quadros Dioramas

• Por favor, faça o login para responder
16 respostas neste tópico

#1 JKorso

Postado 01 novembro 2017 - 23:54

Remodelando o tópico. Depois de muito tempo em hiato, decidi retomar projeto.

QUADRO DIORAMA

Pra quem não conhece o trabalho do alemão pioneiro Alain Wildgen 'Wuppes', o quadro diorama é uma simplificação de um diorama original, como a miniatura arquitetônica, no formato quadro de parede. Geralmente produzido em papel de alta gramatura, impresso em alta resolução, para simular planos tridimensionais à cena original, geralmente retro jogos.

Wuppes-600x400.jpg

Iniciei há uns dois anos dois protótipos e os resultados foram ótimos, embora carecessem implementação.
Esse começo de 2019 reformulei formato e implementei padrões pra sair fazendo as peças mais rapidamente.

HISTÓRICO DE PROTÓTIPOS:

Spoiler

Embora seja uma trabalheira imensa e não compense atalhar em momento algum, o projeto bem pensado, feito no computador, agiliza e muito o trabalho de corte e montagem. Se fosse algo realmente fácil e simples, teríamos esse tipo de trabalho em qualquer esquina por aí. Como não é o caso, me vi envolvido em informar, ao mesmo tempo em que sigo produzindo peças, seja da coleção que eu deseje iniciar, seja através de encomendas.

Entrevista com o Alain Wuppes do 3D Paper Diorama (legendado em português by me)

Longe de me achar a bolacha mais recheada do pacote. Tenho sim ideias que depois copiaram e acabaram não comercializando, mas o que vale é ter disponível esse tipo de trabalho por aqui.
Sendo assim, iniciei gravação de footage do processo de corte e montagem das peça, como forma de conscientização e até pra matar a curiosidase de quem daseja saber como é montado uma peça dessa.
O Wuppes não comercializa suas peças, apenas faz workshops ensinando como fazê-las nos eventos nerd/geek de Luxemburgo e proximidades.

HISTÓRICO DE TIME-LAPSES:

Spoiler

DIYers Brasileiros

No Brasil, até onde pesquisei, tem dois brasileiros que fazem esse tipo de arte: o Dioramas 3D, pioneiro no país, provavelmente do DF, que tem suas peças muito bem projetadas e montadas. O esmero do dono é exemplar. Uma pena ficar restrito pelo tamanho e preço de molduras, que nesse país, assim como em qualquer outro país, são muito caras, elevando o preço final da peça ou reduzindo o lucro do artesão a níveis absurdos.

O segundo artesão que conheço é o Super Diobox, provavelmente de SP, que começou em agosto do ano passado e segue angariando muitos seguidores no Instagram. Seus trabalhos também são de alta qualidade e esmero, mas também sofre com o quesito preço final/tamanho de moldura e parece ficar restrito a impressões em formato A4.

Outros usuários que vejo no facebook, Mercado Livre e Youtube, provavelmente de Curitiba, faz suas peças com fundo metálico e usa ímãs nas peças para tornar o quadro editável, algo como os ímãs de geladeira. Porém não considero este o mesmo tipo de produto, já que inclui espaço para colocar figures e afins. Os quadros são bem maiores, o usuário faz uso de corte de peças usando a máquina Silhouette Cameo, porém o resultado final é aquém se comparado ao corte manual. Mais rápido, mas sem nenhum acabamento. Automação nem sempre é o caminho.

Enfim, decidi fazer um refurbishing do tópico, colocá-lo em dia e, quem sabe, adicionar mais um ponto à sentença. O Wuppes deu uma pequena entrevista essa semana para uma revista local e estou faendo legendas para o mesmo. Assim que estiverem prontas, adiciono ao tópico.

Os artesãos que mencionei possuem tanto facebook quanto Instagram.
O meu perfil no Instagram é o @retrogameboxcrafts e pretendo expandir os temas assim que for possível.

Editado por JKorso, 04 maro 2019 - 20:40.

Lgz2COC.gif

674VGoI.jpg | UXzsgaZ.jpg

Spoiler

#2 ZeroSect

•  Zerosect

Postado 02 novembro 2017 - 19:39

Lembro quando compartilhou aqui no fórum um do Castlevania SoTN, até então desconhecia este tipo de trabalho e achei incrível.

Vi o trabalho de diversos artistas desde então e achei o seu um dos, se não o melhor. Nesse em particular, o efeito do fogo com o Led deu ainda mais vida.

Não possuo sugestões de melhora, vim apenas pra parabenizar seu trabalho e acompanhar os próximos que virão.

Aliás, você faria algum pra venda? 

#3 JKorso

Postado 02 novembro 2017 - 22:47

Lembro quando compartilhou aqui no fórum um do Castlevania SoTN, até então desconhecia este tipo de trabalho e achei incrível.

Vi o trabalho de diversos artistas desde então e achei o seu um dos, se não o melhor. Nesse em particular, o efeito do fogo com o Led deu ainda mais vida.
Não possuo sugestões de melhora, vim apenas pra parabenizar seu trabalho e acompanhar os próximos que virão.

Aliás, você faria algum pra venda?

Grato pelo retorno.
Eu recomendo o perfil Dioramas 3D no facebook. É o único brasileiro que conheço que faz com extremo esmero. Único problema que vejo seria a proporção dos qadros, sempre pequenos. Bem, não acho 25cm a 30cm pequeno, mas costumam ser daí pra menos.

A iniciativa dessas peças foi de um alemão chamado Alain Wuppes. Tem perfil no Tumblr e Flickr se não me engano, fora o perfil no facebook também.

Fiz uma encomenda para nosso colega @Lancasther_BR. Ele pode dar uma compartilhada de sua peça encomendada, eu acho.

Tenho um bazilhão desses dioramas pra fazer, tudo iniciado, porém não finalizados.
O de Castlevania Symphony falta ajeitar a moldura, que é muito fora dos padrões.
Farei video assim que puder.

Editado por JKorso, 02 novembro 2017 - 22:48.

Lgz2COC.gif

Spoiler

#4 HolyAngemon0

Postado 04 novembro 2017 - 01:11

eu não conhecia esse tipo de art, achei bem maneira quanto eu tiver tempo vou procurar...

eu adorei o seu, ficou muito bom, a art do fogo fico extramente legal...

deve dar trabalho fazer isso, mais pertente fazer mais ou já tinha feitos outro ? (alem do Castlevania Symphony) 

como o amigo falou acima, acho que seria legal vender isso, principalmente se for customizado ao gosto do cliente, como você mesmo falou são poucos brasileiros que fazem, pode começar como um hoppy e quem sabe um dia se tornar seu ganha pão, talento você já tem.

lucemon_by_digimongif_d6giyh7.gifHolyAngemon0.png2w70p36.gif

“Como as pessoas te tratam é o carma delas. Como você reage é o seu.” Wayne Dyer

““Quando um homem bom é ferido, todos os que se chamam bons devem sofrer com ele.”Euripedes

Todos somos um pouco otaku... descubra o seu nível aki !

Tava jogando o troféu bugou ? sinto muito X.X, poste aki para alertar outros jogadores

Spoiler

#5 JKorso

Postado 04 novembro 2017 - 13:55

eu não conhecia esse tipo de art, achei bem maneira quanto eu tiver tempo vou procurar...

eu adorei o seu, ficou muito bom, a art do fogo fico extramente legal...

deve dar trabalho fazer isso, mais pertente fazer mais ou já tinha feitos outro ? (alem do Castlevania Symphony)

como o amigo falou acima, acho que seria legal vender isso, principalmente se for customizado ao gosto do cliente, como você mesmo falou são poucos brasileiros que fazem, pode começar como um hoppy e quem sabe um dia se tornar seu ganha pão, talento você já tem.

Tem um primeiro de Super Metroid também. Vou colocando aqui com o tempo.
Atualmente tenho Castlevania, Earthworm Jim e Killer Instinct.

Lgz2COC.gif

Spoiler

#6 JKorso

Postado 04 novembro 2017 - 20:48

OK, atualizado.

Lgz2COC.gif

Spoiler

#7 Rossi_TF

Postado 06 novembro 2017 - 16:49

Parabéns pelo trabalho.

Bom saber que você aceita encomendas, senhor.

Queria umas coisas diferentes para o apartamento novo.

#8 JKorso

Postado 19 fevereiro 2019 - 02:25

Rise from the grave!

Pra quem estiver curioso de como é o árduo processo de montagem (desconsiderando a criação que antecede tal processo e demanda mais tempo ainda), editei um vídeo em timelapse do primeiro tema concluído esse mês: Mortal Kombat 3:

Mais informações e conteúdo, pessoal encontra no Instagram @retrogameboxcrafts.
Mil e trocentas ideias sendo colocadas em prática, esse ano promete.

Lgz2COC.gif

Spoiler

#9 JKorso

Postado 19 fevereiro 2019 - 22:02

Acabou de ir ao ar a pequena entrevista com o Wuppes. Legendas by me.

Lgz2COC.gif

Spoiler

#10 Rossi_TF

Postado 20 fevereiro 2019 - 18:11

Parabéns pelo trabalho.
Bom saber que você aceita encomendas, senhor.

Queria umas coisas diferentes para o apartamento novo.

E então, como funciona?
Preços, prazos, entrega?

#11 JKorso

Postado 20 fevereiro 2019 - 23:07

E então, como funciona?
Preços, prazos, entrega?

Resposta Versão Expressa:
Valor: R$ 160,00 (peças complexas custarão mais)
Prazo: depende da complexidade da peça. Em média, 10 dias para conclusão da produção, apenas montagem em si, de 02 a 03 dias, máximo.
Entrega: a entrega via Correios. Cogita-se Mercado Envios, que infelizmente é a mesma coisa.

Resposta Versão Extended Cut:
Essa semana finalizo primeira coleção de temas e, por isso, indisponível para começar produção de mais peças imediatamente. Porém isso não impossibilita a busca, procura e definição de tema escolhido pelo cliente.

Enumerarei o processo:

Spoiler

Essa semana estou terminando primeira coleção criada, então não posso começar produção até a próxima semana, porém nada impede de o cliente solicitar layout de tema durante esse período.

Vou postar adiante o motivo de eu estar ocupado essa semana, pra ser totalmente transparente.

Editado por JKorso, 21 fevereiro 2019 - 09:25.

Lgz2COC.gif

Spoiler

#12 JKorso

Postado 20 fevereiro 2019 - 23:53

Essa semana (última de fevereiro de 2019) estou ocupado para iniciar produções.
Primeira coleção - ou, se preferir, Portfolio Retro Collection 001 - está em sua etapa final.

A primeira retrocoleção consiste de cinco temas retrogame diversos, sem repetição de tema dentro da coleção. São apenas dois itens de cada tema, que serão refeitos mais adiante, caso clientes desejem encomendá-los.
A lista e status das peças da Portfolio Retro Collection 001 segue:

Diorama 01: Mortal Kombat 3 - Soul Chamber Stage
Status das peças: Ambos concluídos.
Spoiler

Diorama 02: Donkey Kong Country 3 - Arich's Ambush Boss Stage
Status das peças: Uma peça concluída. A segunda faltando finalização.
Spoiler

Diorama 03: The King of Fighters '98 - Spain Stage
Status das peças: Uma peça concluída. Segunda peça sendo iniciada.
Spoiler

Diorama 04: Castlevania Symphony of the Night - Entrance Corridor
Status das peças: Na fila de espera para produção.
Spoiler

Diorama 05: Chrono Trigger - Fiona's Forest
Status das peças: Na fila de espera para produção.
PS.: esse tema possui iluminação LED e tem seu valor diferenciado.
Spoiler

Todas as peças dessa coleção seguem os seguintes formatos:

- Arte separada em planos no tamanho total de 22,5cm de altura por 30cm de largura.

- Moldura custom larga, totalizando tamanho final da peça em 28,5cm de altura, por 36 cm de largura e 4cm de profundidade.

- Arte orginal cortada manualmente no pixel, ou como é definido: Exact Pixel Cut. Retro games tem seus pixels respeitados e os mesmos podem oscilar de 0,5mm a 1mm, dependendo da source de origem.

- Aspect Ratio originalmente em 4:3, como foi projetado para ser exibidos no passado, em monitores e televisores de tudo. Ou seja: não se trata de Square Pixel 1:1 como esse tipo de decor é feito pela maioria. A intenção é se aproximar ao máximo do aspecto original projetado pra retrogame em uma CRT, não tendo como base o aspect ratio de emuladores em geral.

- Pré Produção e impressão em alta resolução. Papel Supremo 300g ou maior gramatura. Outros materiais podem ser aplicados nas peças com temas que assim o exijam, como isopor, EVA, cartonado, papelão alta densidade, acrílico cristal, Poliestireno, verniz vitral, tinta acrílica, etc. Há casos que serão necessários outras mídias de impressão, como adesivo brilhoso/fosco ou mesmo vinil adesivo branco/transparente brilhoso/fosco.

- Fidelidade de cores garantida em até 98% da luminescência da arte original
Entenda o motivo desse quesito: o que vemos na tela da TV tem seu padrão de cor RGB (Red, Green e Blue).
No momento em que for solicitado impressão, o padrão de cor é o CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e Key, este último correspondendo a cor Preto). É simples de perceber a diferença: TV: 3 cores, Impressão: 4 cores totalmente distintas. Isso faz com que o vermelho possa se tornar marrom e preto se tornar acinzentado ou azulado caso não se faça a devida correção e prova de cores e calibragem.
Gatanto 98% de procimidade com a source em meus trabalhos.

- Todas as peças supracitadas possuem vidro em sua parte frontal, para evitar acúmulo de poeira e chapa de terciado/eucatex/hardboard no fundo. As mesmas possuem gancho para pendurar na parede. Outros formatos, como alça para sustentação em móvel indisponíveis no momento.

- Todas as peças são revestidas de cartonado de alta gramatura, material antitérmico não comercializado separadamente.

- Parte de trás do diorama é revestido de papel alumínio antitérmico e antimofo por razões óbvias.

- Pintura em tinta acrílica simulando couro ou peça envelhecida/enferrujada. Outras opções de cores, materiais e proporções disponíveis nas próximas peças.

- E, finalmente, embora as peças de mesmo tema pareçam idênticas, nenhuma peça é, literalmente igual a outra. Posicionamento de partes podem oscilar brevemente se comparados com as amostras acima. Trata-se de produto 98% artesanal, sendo assim, terá uma peça única, mesmo que mais alguém solicite o mesmo tema.

---

UFA! Muita info.
Temas de games 3D, por enquanto, não tenho como fazê-los, já que a captura exata do que vemos na tela pode diferir mais do que nesses detalhes mencionados. Quando monar um com sucesso posso confirmar se terei disponibilidade.

Outros temas adjacentes, como concept art de games retro ou mais recentes, capas de revistas, jogos e afins são completamente possíveis. O limite é a imaginação e a qualidade da imagem original a ser trabalhada.

Entendo que seja muita informação para quem apenas quer um quadro decorativo em casa, porém todos esses passos são necessários se você deseja um quadro fiel ao tema e não qualquer simples impressão cortada com estilete.

Editado por JKorso, 04 maro 2019 - 20:26.

Lgz2COC.gif

Spoiler

#13 Rossi_TF

Postado 21 fevereiro 2019 - 08:42

Muito legal mesmo, parabéns pelo trabalho.

Você é um artista de mão cheia.

Vou esperar passar fevereiro e enquanto isso escolho um tema e nós vamos conversando sobre.

Valheu, Diei.

#14 JKorso

Postado 28 fevereiro 2019 - 19:22

UPDATE:

Novo timelapse - Donkey Kong Country 3:

Lgz2COC.gif

Spoiler

#15 MatheusCard

Postado 28 fevereiro 2019 - 23:15

Muito bacana mesmo o do red dead mano, parabéns e continue com o bom trabalho.

Recomendações           Steam              Empréstimos      

MatheusCard.png

#16 JKorso

Postado 02 maro 2019 - 13:59

Muito bacana mesmo o do red dead mano, parabéns e continue com o bom trabalho.

Ei, muito obrigado.

Hoje tem premiere do terceiro tema: KOF'98:

Lgz2COC.gif

Spoiler

#17 ZeroSect

•  Zerosect

Postado 15 maro 2019 - 13:03

Ei, muito obrigado.

Hoje tem premiere do terceiro tema: KOF'98:

Mais um trabalho incrível, parabéns!! 

Eu queria ver contigo como está sua disponibilidade, se está aceitando encomendas.. :) 

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos