Ir para conteúdo
UGO_HOT

[MG] Indústria dos Jogos | Jogos FPS focados na campanha estão morrendo

Recommended Posts

WolfensteinII_triple-3D-boxfronts-01nora

Wolfenstein II: The New Colossus chegará as lojas no dia 27 de Outubro. O game é um dos poucos jogos de ação na primeira pessoa focado na campanha, ou seja, sem a presença de um modo multiplayer. Jogos desse formato estão cada vez mais raros e o designer de Wolfenstein 2 explicou o motivo.

 

De acordo com Arcade Berg, designer no estúdio Machine Games que desenvolveu o novo Wolfensteinpara a Bethesda, afirma que esses jogos não são tão rentáveis.

 

Para Berg, jogos focados na campanha não geram tanta receita e assim que o jogador finaliza o jogo, ele o vende ou troca.

 

"Minha visão pessoal? Está ligado ao dinheiro. Um jogo multi-jogador bom vai gerar grandes receitas. As pessoas vão dizer aos amigos para comprar o jogo e jogarem com eles. Um jogo multi-jogador para console exige que você fique com o disco, enquanto um jogo singleplayer será devolvido ou trocado assim que o terminarem."

 

 

Berg relembra que as editoras ou estúdios não recebem nada na venda ou compra de jogos usados, algo que é preciso ser pensado ao gerir um negócio.

 

Berg aponta que ainda existem muitos estúdios focados em criar campanhas cinematográficas voltadas para um jogador. Um exemplo disso são os estúdios da Sony, que sempre focam na campanha. 

 

O encerramento recente do estúdio Visceral Games levantou um novo debate na indústria, onde desenvolvedores e consumidores discutem o futuro dos jogos singleplayer.

 

Fonte: Manual dos games

  • Curtir 4

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Os jogadores novos que se auto rotulam de "gamers" estão destruindo a industria

  • Curtir 11

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Fazer um Triple A está cada dia mais caro, em contrapartida, fazer MMOs e Jogos Mobile é cada vez mais barato e dá mais dinheiro. Em um cenário distópico, não duvido muito que os jogos como conhecemos hoje, morram por completo.

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tem que levar em conta que jogos são caros e pra muita gente compensa bem mais comprar um rainbow six ou um Overwatch da vida que tem um fator replay semi infinito do que um jogo de campanha. E o gênero de FPS single player em especifico parece meio datado, o primeiro Wolfenstein New Order achei que foi "Ok", acho que jogos multiplayer tem muita vantagem pelas pessoas jogarem mais e consequentemente gastarem com DLC e microtransação, são jogos com mais tempo de vida útil, uma pessoa que gosta de um jogo multiplayer e tem um canal no YouTube por exemplo vai fazer mais vídeo sobre ele ao longo do tempo e gerar mais propaganda, enquanto que um singleplayer vai virar uma série num canal de alguém e depois vai sumir. E também são jogos mais convidativos pra pessoas com menos tempo jogar, Overwatch você compra o jogo e já pode começar a jogar as partidas na hora e tá toda a essência do jogo ali, e se a pessoa se divertir jogando com amigos ela vai ficar horas e horas jogando "só" aquele multiplayer e vai valer totalmente a pena pra ela.

 

Não é pra todo mundo tho, tem gente que não gosta de multiplayer competitivo e gente que não gosta de nenhum tipo, são muitas dessas que vão comprar Wolfenstein.

 

Eu não acho que tem nada a ver com idade igual o Tio falou, esses jogos multiplayer simplesmente são populares hoje em dia não importa a idade.

  • Curtir 5

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não é pra todo mundo tho, tem gente que não gosta de multiplayer competitivo e gente que não gosta de nenhum tipo, são muitas dessas que vão comprar Wolfenstein.

 

 

Bom, eu sou assim. Prefiro jogar a campanha, sozinho e tranquilo. Os MP de hoje sao extreamamente competitivos e a molecada é muito mal educada. Acho que como jogador mais veelho, minha preferencia em jogos é focada um pouco mais no passado, na época que nao havia MP.

 

Mas talvez seja uma questao de experiencia de diversao porque jogar MP com essa molecada hoje em dia é um saco.

 

Quanto ao topico em si, claro que é por dinheiro. Tudo gira em torno do dinheiro, sem duvida. Uma pena que a industria de jogos esta fadada a joguinhos de celular e a MORPG que surgem como moscas (e morrem como moscas).

  • Curtir 4

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Mas talvez seja uma questao de experiencia de diversao porque jogar MP com essa molecada hoje em dia é um saco.

 

 

Com certeza, inclusive eu acho que depende um pouco do jogo e até da plataforma, minha experiência jogando rainbow six no ps4 foi horrível no fator de criança falando/fazendo merda, enquanto outros tipo Destiny ou Overwatch isso não me foi tão aparente, mas eu gosto bem mais de coop do que PvP.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Cara, vou na contramão. Quão prazeroso é jogar um Bioshock. A história te prende, entretém! Jogos MP tbm não são sinônimo de sucesso. Star Wars Battlefront, a despeito de ter vendido muito, foi criticado por não ter campanha. Destiny, a mesma coisa. Tanto que no segundo buscaram aprofundar mais. Sinceramente, não consigo achar graça nos MP de FPS da vida. Como disseram aí, um monte de pirralho viciado e mal-educado.

Se dizem que o futuro dos jogos será esse, espero que demore o tempo suficiente pra eu ficar gaga a ponto de não conseguir jogar mais. Deixo isso pra posteridade.

  • Curtir 4

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

De fato jogos multiplayer aumentam a vida útil do jogo, até os servidores serem fechados....

 

Mas eu quero é que se F$#@* 

 

Singleplayer >>>>>>>>> Abismo >>>>>>>>>>> Multiplayer 

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Curioso é que mesmo não sendo muito rentável os singleplayres meio que não estão minguando, mas sim aumentando (pelo menos nos consoles, PC é entupido de qualquer coisa que possa custar pouco, logo é difícil de prestar atenção).
Mas em geral? Yeah, parece que subiu.
System shock retornando (E bioshock talvez ainda esteja ativa), Wolfenstein, Doom, Prey, far cry e borderlands ainda são franquias predominantemente singleplayer, Podem ate ter um modo PVP ou CO-OP, mas em geral tem uma campanha solida pra vc jogar sozinho e de boa.

E estamos falando de que? 6 de 11 franquias do gênero em atividade?

Admito que não tenho ideia da pressão que o pessoal pode sofrer nos bastidores, mas as vezes parece que o hype de destiny, a eterna presença de COD & Battlefield ou o sucesso esmagador de um jogo como overwatch meio que sobrepõe o fato de que essas outras ou são grandes, ou ainda fazem sucesso.

Os outros generos também andaram tendo um foco surpreendentemente elevado em singleplayer, quase como se tivessem abandonado a obsessão por multiplayer da geração passada ou então, mais japoneses estão trabalhando na indústria (já que eles preferem singleplayer a multiplayer)

 

De qualquer forma, nos vivemos em uma indústria muito curiosa, que tem mentalidade tão banana quanto a do futebol brasileiro, logo, se alguém fizer "uma coisa que faz sucesso", todo mundo pega essa única coisa e tenta imitar desesperadamente como se fosse a formula para o sucesso total e absoluto (ate a próxima formula aparecer), afinal, foi assim que dragon age ganhou um mondo raid e tivemos um hack'n slash com gameplay e camera de resident evil 1 (Da fuck esse povo fumou na geração 32bits para achar que o controle de tanque de resident evil era uma ideia brilhante pra tudo?)

 

 

PS: Não vou falar de titanfall pq ele é o rei da comédia acidental, fazendo barulho no lançamento e desaparecer da face da terra 3 meses depois.
Alguém tem que estudar essa franquia, pq esse fenômeno já se repetiu e é muito interessante uhahuahuahua

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Nada impede fazer um jogo com campanha e multiplayer, ambos sendo bem feitos. Assim vai vender pra todos os públicos. Mas estão preferindo

Fazer jogos retardados sem nenhum conteúdo de verdade e enchendo linguiça com essa onda de "temporadas", só pra forçar os jogadores a ficarem murrinhando com o mesmo jogo 30 anos. E ainda convenceram a galera de que isso é ótimo...

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eis a questão pagar R$199 num game de FPS online por exemplo um Rainbow Six, Battlefield, Call of Duty  da vida e jogar durante anos seu ÓTIMO multiplayer, ou pagar a mesma grana num jogo que tem somente o modo campanha e que muitas vezes é curta (Ex: Resident Evil 7,  15h a 20h campanha )  Não sei vocês, mas eu não gosto de perder dinheiro.

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Só por que ele veio a público falar essas coisas bonitas, sqn, eu vou comprar um jogo que acaba em poucas horas, história tão triste, nossa, crise no mercado, malditos que não tem R$ 250 pra gastar em um disco que só vai usar por algumas horas ahhhhhhhhhhhhh

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Nada impede fazer um jogo com campanha e multiplayer, ambos sendo bem feitos. Assim vai vender pra todos os públicos.

 

Concordo!. Sou adepto dos jogos single player (jogador das antigas já viu né...) mas quando um multiplayer é bem pensado e divertido, jogo de boa e também me divirto com esse modo (tá aí Sexta Feira 13 que comprei no lançamento e tenho me divertido muito até hoje com ele - e é somente multiplayer).

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

mais um que apenas disse o que já foi dito por muitos outros, ainda mais após o sucesso de jogos como Destiny, Overwatch e até mesmo Star Wars BF.

 

bem... pelo menos ainda temos Far Cry que dificilmente abandonará o Single Player já que é ele que garante o sucesso do jogo ... já jogos como CoD, BF, etc deveriam chutar tudo e focar apenas no MP mesmo, principalmente pelo fato que a maioria das pessoas só compram eles por isso.

 

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

BF, etc deveriam chutar tudo e focar apenas no MP mesmo, principalmente pelo fato que a maioria das pessoas só compram eles por isso.

 

Você acha disso do último BF (Battlefield 1) ?

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Um jogo deve ter campanha legal e longa e também um multiplayer bom. Se tiver só campanha o jogador não tem mais o que fazer após terminar se não tiver multiplayer, mas se tiver só multiplayer o jogador paga caro por um jogo que irá virar peso de papel quando o servidor fechar.

 

Tem jogadores que gostam de colecionar ou guardar jogos para um dia relembrar no futuro, se tiver apenas multiplayer o jogador nem vai poder relembrar do jogo anos depois, pois sem servidor não irá mais funcionar nada. Ai também é um dinheiro jogado fora.

 

Ainda tem alguns focados em multiplayer que acabam entupidos de hackers que estragam todo o jogo e o multiplayer vira inútil.  

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Você acha disso do último BF (Battlefield 1) ?

 

não joguei e nem vi muito sobre ele porque achei que foi apenas mais do mesmo mas, se seguir os jogos anteriores, sim, acho que deveriam causar fúria de meia dúzia de fãs e deixar o SP de lado pra focar 200% no MP.

Até porque só vi pessoal falando que a campanha tem uma premissa muito boa mas foi totalmente mal executada, além de falhar miseravelmente e de ser extremamente curta se comparada a outros jogos do mesmo gênero.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eis a questão pagar R$199 num game de FPS online por exemplo um Rainbow Six, Battlefield, Call of Duty  da vida e jogar durante anos seu ÓTIMO multiplayer, ou pagar a mesma grana num jogo que tem somente o modo campanha e que muitas vezes é curta (Ex: Resident Evil 7,  15h a 20h campanha )  Não sei vocês, mas eu não gosto de perder dinheiro.

 

Não necessariamente õ-o"

Eu realmente não entendo de onde veio esse missconception de "duração = valor" que surgiu na temporada passada, ate pq existem vários jogos longos e morosos que são um tormento de terminar justamente por terem esticado na marra.

 

Mas tipo, se você joga por que gosta é meio obvio que vai depender do jogo que você pegou ser capaz de prender sua atenção de uma forma especifica, logo, não demora muito para você voltar para ele independente de troféu ou duração dele.

Talvez eu esteja ficando velho, mas quando eu era criança não tinha reclamações de Sonic durar menos de 1 hora para se terminar, você apenas pegava e voltava a jogar pq gostava do jogo, afinal, o design dele é bom o suficiente para fazer vc querer voltar \8

Hell, na geração 128bits não tinha ninguém reclamando de ninja gaiden black durar 15 horas e se vc quiser jogar diferente tem que submeter a níveis sádicos...

Mas enfim, como disse antes: tecnicamente vc não perde dinheiro quando compra um jogo que gosta, tudo depende de perspectiva \8

 

 

PS: Não estou questionando seu gosto, só estou dizendo que não vejo dessa forma e nem entendo de onde surgiu esse constante questionamento de que duração = valor.

Como disse antes: posso estar ficando velho e perdi contato com gerações mais novas, mas eu sou o cara que esporadicamente se encontra jogando algo velho just because XD (normalmente beat'n ups uhahuahua)

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Desta vez eu concordo com o WhBlaze. Hoje tem muita gente que dá importância à duração de um jogo independente do conteúdo.

E como ele bem citou, o Sonic é um ótimo exemplo de jogo curto mas que vale cada centavo. Mas hoje se um AAA tiver menos de 50

horas o povo já reclama. Um ótimo exemplo: The Order. Um jogo que foi massacrado por ser muito curto, mas que nem de longe é essa

porcaria que todos acham. Final Fantasy XV também teve choro por ser mais curto que os outros da série.

 

Claro que gosto é pessoal, mas avaliar um game apenas pelo tempo que leva pra terminar é muito equivocado.

  • Curtir 4

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Desta vez eu concordo com o WhBlaze. Hoje tem muita gente que dá importância à duração de um jogo independente do conteúdo.

E como ele bem citou, o Sonic é um ótimo exemplo de jogo curto mas que vale cada centavo. Mas hoje se um AAA tiver menos de 50

horas o povo já reclama. Um ótimo exemplo: The Order. Um jogo que foi massacrado por ser muito curto, mas que nem de longe é essa

porcaria que todos acham. Final Fantasy XV também teve choro por ser mais curto que os outros da série.

 

Claro que gosto é pessoal, mas avaliar um game apenas pelo tempo que leva pra terminar é muito equivocado.

 

 

é pra reviver o tópico de the order onde eu fiquei reclamando que 2 horas de duração definitivamente não é o problema do jogo.

O problema do jogo é (lista bíblica)... Enquanto isso alguém tentou me convencer (Acredito que foi o banin) que o jogo merece uma segunda chance mesmo tendo um final sem vergonha, cínico e arrogante ao ponto de acreditar veemente que poderia criar um jogo que mais parece um prefacio e não estabeleceu absolutamente nada, introduziu plot twists canastrões no ultimo suspiro tudo pq acreditava veemente que teria uma sequencia garantida pois fizeram um trabalho visivelmente brilhante? XD

*trololo sai correndo pq visivelmente se incomodou com the order mas não quer confusão uhahuahua*

 

Brincadeiras a parte, yeah, eu acho esse conceito meio torto. Talvez nos perdemos contato com as gerações mais novas que exigem duração acima de qualquer outra coisa? Sei lá, eu ate entendo o pessoal que quer, mas não entendo como um jogo pode ser julgado assim quando eu to a mais de 20 anos jogando shining force ii e streets of rage õ-o"

 

Já final fantasy.... Serio que o pessoal disse que o XV é mais curto com os outros? Por algum motivo eu acho isso um pouco difícil de acreditar.

FFVII (Citando um queridinho) no tem nem 30 horas de duração se você souber o que infernos esta fazendo e não ficar vadiando enlouquecidamente para subir nível de matéria, criar chocobos e basicamente agir como um complecionista... ai vc faz tudo em 50~60 horas (tadah!) XD

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O negócio que às vezes a gente não se dá conta é que a gente sentiu o aumento do preço dos jogos por que o real perdeu valor perante o dólar... mas lá na gringa um jogo AAA continua sendo vendido a 60 dólares já há quanto tempo? 10 anos? 

 

Salários sobem, precisam de mais gente para fazer um jogo, jogo demora mais para ser feito, etc etc... e continua o mesmo preço na hora da venda. Não tô dizendo que deveriam aumentar (Deus me livre)... mas quando penso assim entendo por que o pessoal enche jogo de DLC ou microtransações... Hoje um jogo para se pagar tem que vender bem mais do que antes.

  • Curtir 5

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...